domingo, 18 de julho de 2021

Série: As sete cartas às Igrejas. Introdução

 



Por Jânio Santos de Oliveira


 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena


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Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!


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Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra no Livro do Apocalipse 1:9-11 que nos diz:


 Eu João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. Fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouví detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês escreve-o e envia às sete igrejas que estão na Asia: Éfeso, smirna, Pérgamo, Tiatira Sardo Filadelfia e a Laodicéia. Escreve as coisas que tens visto, e as que são e as que depois destas hão de acontecer.

Temos a honra de iniciarmos um estudo de grande importância para os nossos dias, e que parece estar esquecido por alguns estudiosos das escrituras. Durante alguns dias estaremos abordando sobre as Sete Igrejas da Ásia, a qual Deus revelou ao evangelista João  e pede que ele escreva as mesmas.
Vamos  à matéria.



Í N D I C E  D O S  A S S U N T O S

 Resumo
Introdução       TEMA

I.                     Primeira Carta, à Igreja de Éfeso
 1.1 Eu conheço as tuas obras
1.2-  Perseverança de Efésio
1.3- Eram  zelosos
1.4-  Avaliação da Igreja
1.5- Convite ao Arrependimento
1.6- Apelo  6 1.7 Promessa
1.8 - Considerações Finais
 Conclusão

II. Segunda Carta, à Igreja de Esmirna
 Introdução
1.1- Estas coisas dizem o Primeiro e o Último
 1.2- Que estava Morto tornou  reviver
2.3 -Conheço as tuas Obras
 2.4 A tua pobreza e a tua riqueza
2.5- Blasfêmia dos Judeus
2.6 -Não temas as coisas que tens de sofrer
1.7- Se fiel até a morte
 Conclusão
III.  Terceira Carta, à Igreja de Pérgamo


3.1- Aquele que tem a espada aguda de dois gumes
3.2 -Conheço o lugar em que habitas
3.3- O que conserva o meu nome
3.4- Doutrina de Balaão
3.5- Arrepende- te
 Conclusão

 IV. Quarta Carta, à Igreja de Tiatira

 4.1 -O filho de Deus
4.2 -olhos como chama de fogo
 4.3- Pé como Latão polido
4.4 -Conheço as tua obras
4.5 -Tenho porem contra ti que toleras Jezabel
4.6 -Dei lhe tempo para que se arrependesse
4.7- Todas as igrejas conhecerão
4.8 -Ao vencedor darei  poder sobre as nações
 Conclusão

 V. Quinta Carta, à Igreja de Sardes

5.1 -Aquele que tem os sete Espíritos de Deus
5.2 -Conheço as tuas obras
5.3 -Tens nome de que vives mas está morto
5.4 -Lembra-te do que tens recebido e ouvido
5.5 -Se não vigiares virei sobre ti
5.6 -Os que não contaminaram suas vestiduras
5.7 -Promessas para a igreja de Sardes
  Conclusão

VI. Sexta Carta, à Igreja de Filadélfia

6.1 -Isto diz o que é Santo e Verdadeiro
6.2 -Ele é todo poderoso
6.3 -Uma porta aberta
6.4 -Sinagoga de Satanás
6.5 -Promessa para a igreja fiel
6.6 -Eis que venho sem demora
6.7 -Para que ninguém tome a sua coroa
 Conclusão

 VII. Sétima Carta, à Igreja de Laudicéia

  
Introdução
7. 1 O que era a igreja de Laudiceia
7. 2. -Assunto do Jantar
7. 3 -Sei as tuas obras
7. 4- Resultado do Jantar
7.5- Revelar o segredo da Igreja
7.6 - Diagnóstico de Laudiceia
7. 7 -Sou rico e estou enriquecido
7. 8- Deus leva em consideração a sua prepotência
7.9- Remédio para cegueira








I.Visão panorâmica das cartas de Jesus às Igrejas

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 As sete igrejas refere-se a província romana da Asia e não a todo o continente; hoje a localização das sete igrejas pertence a Turquia. Yahshua deu o recado ao apóstolo João para essas igrejas que representam as épocas do ano 30 A.D - ao presente. 

A igreja de Éfeso a igreja que abandonou o seu primeiro amor 2:4 

A igreja de Smirna, a igreja que sofreu perseguição 2:10 

A igreja de Pérgamo, a igreja necessitada de arrependimento 2:16 

A igreja de Tiatira, a igreja da falsa profeta 2:20 

A igreja de Sardes, a igreja adormecida 3:2 

A igreja de Filadelfia, a igreja que sofreu pacientemente 3:10 

A igreja de Laodicéia, a igreja da fé morna 3:16 


1. Carta a igreja de Éfeso

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 A igreja apostólica (A.D. 30-100) Apocalipse 2:1-7 Éfeso significa desejável; esta igreja simboliza o período da igreja apostólica, a época da pureza da doutrina cristã. Ela teve o seu começo no ano 30 A.D e continuou até o ano 100 A.D., com a morte do apóstolo João. O elogio é encontrado nos versos 2-3 e 6. Esta igreja é elogiada por reprovar doutrinas falsas e também por aborrecer as obras dos Nicolaitas. A reprovação de Yahshua a esta igreja é encontrada no verso quatro, “Tenho porem contra ti que deixaste o teu primeiro amor”. Esse amor é referido ao amor a Yahshua e à Sua Palavra. Tão solene e triste é essa reprovação, porque na perda do primeiro amor, a igreja de Éfeso causou a caída espiritual das demais igrejas. A exortação é encontrada no verso cinco. Lembra-te pois de onde caíste e arrepende-te, e volta ao primeiro amor, senão tirarei do seu lugar o teu castiçal. A promessa é encontrada no verso sete para aquele que vencer e voltar ao seu primeiro amor, o comer do fruto da árvore da vida na ordem eterna. 


2. Carta a igreja de Smirna 


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A igreja da perseguição romana (A.D.100-313) Apocalipse 2:8-11 Smirna significa “mirra”, associada com morte e embálsamo porque esta igreja sofreu perseguição e martírio nas mãos de Roma. Esta foi a época quando os crentes foram queimados e oferecidos aos leões. Jesus expressa a esta igreja na definição que Ele é o primeiro e o último; Ele a conforta com as palavras, Eu morri, mas ressuscitei; Eu sei as tuas obras, e tribulação e pobreza(mas tu és rica); nada temas das coisas que hás de sofrer. Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida (vs 9-10). Ela é elogiada pela paciência no sofrimento. Smirna é uma das duas únicas igrejas sem reprovação. Ela é exortada a não temer os sofrimentos e perseguição do futuro, a ser fiel até a morte , a ela será dada a coroa da vida. 


3. Carta a igreja de Pérgamo

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 igreja da era de Constantino (A.D. 313-600) Apocalipse 2:12- A igreja em Pérgamo representa a era dos compromissos; ela é chamada cidadela. Esta igreja era comprometida ao estado quando pagãos abraçaram o cristianismo, e introduziram nele muitas idéias pagãs. Pérgamo era uma cidade onde a idolatria era de grande influencia, com muitos templos, um dos quais era o templo de Esculapius, contendo um ídolo com a forma de serpente. Esta talvez fosse a razão porque Jesus disse ser este lugar o lugar do trono de satanas. Foi no ano de 313 que o imperador Constantino oficializou o cristianismo como a religião do Império Romano resultando na fornicação, e idolatria espirituais. O elogio a esta igreja encontra-se no verso treze. Ela é elogiada por não negar a fé, na pessoa de Antipas, que sofreu martírio por causa do seu testemunho de fé. Ela é avisada por ter nela os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinou Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem”, e foi avisada também por seguir a doutrina dos nicolaitas (Vs 14-15). Esta igreja foi exortada ao arrependimento (v.16). A promessa a esta igreja é tripla: (primeira), ao que vencer é prometido o comer o maná escondido, (segunda) a promessa de uma pedra branca e (terceira), um nome novo. 


4. Carta a igreja em Tiatira


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 A Igreja da época da ignorância (A.D.600-1517) Apocalipse 2:18-29 A época desta igreja é considerada a época da ignorância, pelo motivo do cristianismo abraçar a doutrina do catolecismo romano; ela simboliza a idade media, quando a idolatria e corrupção eram símbolos de religião. A igreja é elogiada pelo serviço de amor, fé, e paciência. No entanto ela é repreendida por tolerar a mulher Jezabel- suas práticas idólatras. A exortação a igreja em Tiatira é encontrada nos versos 24-25 para todos que não adotaram a doutrina do catolecismo. Nos versos 26-29 a promessa é dupla ao que vencer e obedecer Meus mandamentos até o fim darei autoridade e poder sobre as nações. A segunda promessa é ser-lhe-a dada a estrela da manhã. 

5. Carta a igreja em Sardes

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 igreja da reformação (A.D.1517-1645) Apocalipse 3:1-6 Esta igreja representa a era da reforma com o seu começo em 1517 pela divulgação das noventa e cinco teses de Martin Lutero, terminando em 1648. Ela é reprovada por ser morta. A reforma resultou na correção doutrinal, mas não trouxe mudança espiritual na igreja. Depois dela ter separado-se do sistema do catolicismo, ela continuou dependendo do governo, resultando na falta da regeneração espiritual na vida dos membros. Nos versos 2-3 ela é exortada a vigilância e ao fortalecimento da vida espiritual e a volta aos princípios fundamentais da doutrina do cristianismo. A promessa encontra-se nos versos 4-5 “Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco; o que vencer será vestido de vestes brancas e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu pai e diante dos Seus anjos. 

6. Carta a igreja em Filadelfia

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 A igreja do grande movimento missionário (A.D. 1648-1900) Apocalipse 3:7-13 A igreja de Filadelfia quer dizer amor fraternal. Ela simbolizou o período do grande avivamento, período dos famosos missionários como Hudson taylor, Adoniram Judson, William Carey e outros. A igreja em Filadelfia é elogiada por utilizar a “porta aberta” diante dela. A igreja em Filadelfia aproveitou as oportunidades dessa porta aberta para evangelizar muitas partes do mundo entre o período dos anos de 1700-1900. Esta igreja, como a igreja de Smirna, não foi corrigida. Pelo contrário ela foi elogiada e dada várias promessas as quais são encontradas nos versos 9-10 e 12-13. “Como guardaste a palavra da minha paciênciatambém eu te guardarei da hora da provação que ha de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu do Meu Deus e também o Meu novo nome”. Laodiceia: a igreja da apostasia (A.D. 1900-presente) Apocalipse 3:14-22 A igreja de Laodicéia é a igreja da incredulidade e suficiência própria. Esta é a igreja de hoje,completamente governada pelo homem. O Espírito Santo não faz parte da igreja de Laodicéia. Yahshua diz, Eis que estou à porta e bato; quer dizer, Ele encontra-se fora da igreja de Laodicéia.


 7. A igreja em Laodiceia. 

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 Ela é composta de descrentes por ter ela abondonado a fé e os seus fundamentos. Ela pensa ser rica pelas suas riquezas materiais, mas ela é espiritualmente pobre. A igreja de Laodicéia é caracterizada como morna e neste estado morno ela será vomitada ou rejeitada por Yahshua. Entre várias passagens concernentes a igreja de Laodiceia – a igreja dos últimos dias, lemos em Primeira carta a Timoteo. 4:1,2: Mas o Espírito expressadamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciencia. Yahshua, no entanto deixa o convite a pessoa que ouvir Sua voz e abrir a porta: Ele entrará e ceará com ele. E para aquele que vencer ele assentará com Yahshua no Seu trono. Em todas as épocas representadas pelas igrejas, vemos que a igreja de Laodicéia na sua fé morna é o resultado da igreja que abandonou o seu primeiro amor – a igreja de Éfeso. Na perca do seu primeiro, a igreja de Éfeso abriu a porta para todo tipo de idolatria. Não se perde o primeiro amor sem substitui-lo por outro. Ela é o resultado da igreja necessitada de arrependimento – a igreja de Pérgamo, a igreja de Constantino que misturou o cristianismo com o paganismo; ela representa a igreja da falsa profeta- a igreja de Tiatira e também ela representa a igreja adormecida, a igreja de Sardes. Sim, o cristianismo falhou no amor a Deus- obediencia e devoção. Hoje, Ele nos chama ao arrependimento e a renúncia de todas as práticas idólatras, ao nosso primeiro amor – Yahshua. Ele nos adverte contra falsos profetas e nos chama a oração e a vigilancia para não cairmos em tentação encontrada na igreja de hoje, a igreja de Laodicéia- a igreja da Babilônia, a igreja





 Para que João enviasse a mensagem as Sete igrejas, João precisa entender primeiro a soberania de Deus representada no Cristo glorificado em Patmos. As sete igrejas são mencionadas nos capítulos dois e três de livro de Apocalipse a saber:

 Primeira carta à igreja de Éfeso; 

Segunda carta à Esmirna. 

Terceira cara à igreja de Pergamo;

 Quarta carta à igreja de Tiatira; 

Quinta carta à igreja de Sardes; 

Sexta carta à igreja de Filadélfia;

 Sétima carta à igreja de Laodicéia. 

Essas igrejas estavam numa área relativamente pequena, num raio de aproximadamente quinhentos quilometro, porém, cada uma delas com características distinta. Para cada uma dessas igrejas o Senhor tinha uma mensagem especifica. Isso nos indica a diversificação dos problemas existente nessas igrejas. Cada uma dessas cartas seguem a forma de decreto imperial, começando a sua mensagem com a palavra “diz” (Gr. Legei). Elas foram escritas numa forma padrão: Saudação; Posição do Senhor; Avaliação da igreja; E Apelo. Daremos uma passadinha resumida no estudo de Jesus Glorificado em Patmo: Na Ilha de Patmo, o Senhor Jesus quis se revelar a João o que ele era para a as Sete Igreja da Ásia, e que representa as igrejas em as épocas. João não vê um Jesus desfigurado de Isaias 53, mas um Cristo vitorioso; Um dia veremos com ele é. João dá uma descrição de Jesus glorificado usando a linguagem antropofomorgica, ou seja, o Deus espírito em forma humana. 

 Ap. 1.19 4 1. Pés como latão reluzente – Jesus vitorioso sobre o inimigo, que pisa o leão e áspides, que tem a terra como escabelo de seus pés. Pés reluzentes, daqueles que: Quão formoso os pés daquele que anuncia as boas novas; pés como da corsa. Sinto de Linho – que estava na altura do peito para falar do seu sacerdócio. Não era mais um cordão na cintura que fala de um sacerdócio fraco e mortal, mas sim, um sacerdócio eterno segundo a ordem de Melquesedeque. Sacerdote eterno que intercede por nós, um advogado junto ao pai. 3. Olhos como chama de fogo – que procura os fiéis da terra; olhos que tudo vê. Capacidade de conhecer todas as coisa e capacidade de penetra no juízo. Isso fala da sua onisciência e a sua onipotência. 

 Cabelos brancos como a lã – fala de sua santidade. Em Cristo fomos santificados pela lavagem da palavra; nele formos santificados pelo seu sangue. Temos mais uma vez a figura do sacerdote eterno, não aquele que tinha apenas a mitra em sua testa, mas sim cabelos brancos que substituiu a mitra “Santidade ao Senhor”. Assim, quando João escreve as igrejas da Ásia, ele mostrou o Jesus com as características humanas acima descritas. Assim, o Jesus glorificado em Patmo, aparece em todas as cartas escritas as Sete igrejas da Ásia e cada uma dela Ele é uma figura que demonstra a sua gloria, sua saberia, a sua onipotência, a sua onisciência e as onipotência.  

II. Carta à Igreja de Éfeso



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 Éfeso era a cidade mais importante da província romana da Ásia, situado perto do mar Egeu. Duas importantes estradas cruzavam Éfeso, um seguindo a costa e outra para o interior passando por Laudicéia. Assim, teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império. Éfeso desde o início, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Paulo por volta do ano 60 d.C., escreve aos Éfeso a importância dó amor, sendo essa a avaliação que o Senhor faz a está igreja.

1.1-Conheço as tuas obras. O senhor Jesus é apresentado no Cap., 1.15, como aquele que olhos como chama de fogo. Isso fala da capacidade de penetrar todas as coisas. O Senhor conhecia as obras da igreja de Éfeso, e até elogia: O trabalho a paciência e que não podes suportar os maus, e pusestes a prova os que dizem ser apóstolos e não são é tua os achastes mentiroso . 3 Ap 2. 1-7 4 Ap 2. 2. 5 

1.2. A perseverança da igreja de Éfeso. A perseverança é um elemento essencial à vida da igreja. Deus precisa de servos dedicados que não desiste: “Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem falta em coisa algum”. Os efesianos tinham essa qualidade, mas as perseguições fizeram com o amor deles esfriassem.

 1.3. Eram zelosos.  Não suportavam os maus na congregação. Depois de tantas advertências sobre· o perigo de falsos mestres, a defesa da verdade se tornou um ponto forte da igreja de Éfeso.  Homens que se alegavam serem apóstolos, foram postos à prova e achado· mentirosos. Precisamos do mesmo zelo em nossas igrejas hoje. Em tudo a igreja de Éfeso parecia ser uma igreja completa aos olhos humanos. Mas Deus com seu olhar de chama de fogo conhece o íntimo do homem e conhece muito bem a sua igreja.

 1.4. Avaliação dessa igreja. Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade ou amor .  O problema da igreja de Éfeso, não estava na questão doutrinaria, e sim em deixar· o primeiro amor.  Esqueceram dos grandes mandamentos que formam a base para todos os· ensinamentos de Deus. “Amaras o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o seu pensamento”6 . 5 Ap. 2.4 6 Mt 22.37 6 Deus apresentou Sete virtudes louvável de Éfeso, mas nem por isso poderia desculpa-los da falta de amor. O que aconteceu com Éfeso, foi que o tempo passou e as gerações se sucederam, e o que restou foi uma forma exterior estampada na glória do passado. Quando a chama começa a extinguir-se, a igreja perde o objetivo, o coração fica dividido e ai começa a decadência espiritual. Quantas igrejas, quantas congregações que começaram vibrando com a chama do primeiro amor, agora vivem a mercês de lembranças do passado. Novas gerações surgiram, mas o amor desapareceu. 

1.5 Convite ao arrependimento. “Lembra-te, de onde caíste e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”.7 Deus exige dessa igreja uma nova maneira de pensar e agir. É no ponto onde caímos que o Senhor nos espera. Jesus está no mesmo lugar que o deixamos. É preciso voltar; Ele continua no templo, não saiu dele. Voltemos ao primeiro amor. Voltar a praticar as primeiras obras, exige mudança de atitude e comportamento. Lembranças são memórias do que ficou no tempo, e isso é importante. Veja o exemplo do filho pródigo: o que fez ele voltar não foram as alfarrobas que os porcos comiam, mas a lembrança da casa do pai. “E, caindo em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai tem abundancia de pão, e eu aqui pereço de fome” 8 A expressão caindo em si, quer dizer quer lembrou, o que não estava acontecendo com os efesianos. Foi preciso um despertar do Senhor para aquela igreja. 


1.6 O apelo. “Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz as igrejas” 9 7 Ap. 2.5 8 Lc. 15.17 9 Ap 2.7 7 Geralmente o resultado de um coração teimoso, é o efeito de um ouvido tapada que não houve mais as coisas espirituais. 

1.7 A promessa. “Ao vencedor comera da arvore da vida que está nome do paraíso de Deus”. 10 Em toda a Bíblia, a repreensão de Deus e seguida de promessa. Aqueles que ouvem a Deus tem como recompensa a promessa. 

1.8 Considerações gerais. Tirarei do seu lugar o seu teu castiçal Somente o Senhor Deus deve dirigir tanto a igreja quanto seu pastor. Nunca no devemos julgar tão importantes e necessários ou insubstituíveis, quer no individual quer no coletivo. A igreja efesiana, permaneceu por alguns séculos, pois ano 431 d.C., reuniu-se ali o terceiro concílio geral cristão afim de estudar a doutrina e se definir contra a heresia nestoriana, isto é, de um certo bispo chamado Nestor, que ensina que Cristo não teve natureza humana, doutrina está quem foi rechaçada no referido concílio. Segundo um historiador contemporâneo, o que restou de Éfeso, foi uma estação de trem, uma pouca casa e cerca de dez crentes. O Islamismo dominou toda a região. O castiçal do Cp. 2.5, foi removido do seu lugar. O que mais se vê em Éfeso são estatuas com motivos pagão, que deixa admirado os visitantes da alusão ao cristianismo, como se ali jamais houvesse existido uma fervorosa igreja cristã no primeiro século d.C. Por muito tempo o castiçal de Éfeso se manteve em pé; Deus estava dando lhe oportunidade de arrependimento, o que não aconteceu. O juízo de Deus não só atingiu o castiçal (a Igreja), como também a cidade, e no V século a sua glória declinou. Deus removeu o castiçal. Cremos que a igreja de Éfeso, represente a igreja universal em seu período apostólico. 10 Ap. 2.7 8 

 Não basta ser uma igreja zelosa, bem doutrina, perseverante e vigilante. Se não houve a pratica do amor, precisamos volta ao passado. Eis ai o convite; tome posse. Ao finalizar o estudo sobre essa igreja, perguntamos: quais são os pontos de semelhança entre a igreja de Éfeso e a nossa igreja hoje? Não esqueça: nós somos a igreja. Então façamos o julgamento. 



 III. A carta à Igreja de Esmirna



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  Durante o período em que Paulo ficou em Éfeso, na sua terceira viagem evangelística, “todos os habitantes da Ásia” ouviram o evangelho de Jesus (Atos 19:10). Pedro incluiu os eleitos e forasteiros da Ásia entre os destinatários de sua primeira carta (1 Pe 1:1). É bem possível que a igreja em Esmirna, uma cidade situada aproximadamente 65 km ao norte de Éfeso, esteja incluída nestas citações. Mas, a primeira vez que ela é identificada por nome é nas citações no Apocalipse. Por isso, não temos informações específicas sobre esta igreja, além dos quatro versículos desta carta ao anjo da igreja em Esmirna. O pouco que sabemos é positivo. Esta carta elogia e encoraja, sem oferecer nenhuma crítica dos cristãos em Esmirna. A igreja em Esmirna (8): Hoje conhecida com Izmir, a terceira maior cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país, Esmirna era uma cidade antiga de uma região habitada durante milhares de anos antes de Cristo. A antiga cidade foi destruída pelos lídios em 600 a.C. e reconstruída pelos gregos no final do 4º século a.C. A cidade ganhou nova vida, e pode ser descrita como uma cidade que morreu e tornou a viver. Durante o domínio romano, Esmirna se tornou um centro de idolatria oficial, conhecida como Guardião do Templo (grego, neokoros). Foi a primeira cidade da Ásia a construir um templo para a adoração da 11 Ap. 2.8-11 9 cidade (deusa) de Roma (195 a.C.). Em 26 d.C., foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério. Foram descobertas imagens, na praça principal da cidade, de Posêidon (deus grego do mar) e de Deméter (deusa grega da ceifa e da terra). Na época do Novo Testamento, Esmirna provavelmente tinha uma população de aproximadamente 100.000. Por ser um porto excelente, facilitando o comércio entre a Ásia e a Europa, era uma cidade próspera 2.1. Estas coisas dizem, o primeiro e o último

 Neste versículo, Deus começa revelando a igreja de Esmirna a Sua eternidade que foi revelada ao João no capitulo 1.8, como sendo o Alfa e o Ômega. No versículo 13, João descreve Jesus com o Cinto à altura do peito, revelando o sacerdócio de Cristo, segundo a ordem de Melquesedeque. Toda revelação na igreja, precisa ter base nas escrituras, e deve ser reconhecida segundo a pessoa de Jesus. Ao se revelar a igreja de Esmirna, o Senhor Deus fez questão de fazer referência a sua eternidade, conforme já revelado o seu servo João. Todas as vezes que Deus se manifesta a um povo, Ele sempre revela a sua eternidade. Veja quando Ele envia Moisés à Faraó no Egito: “E disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. Disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós”.13 Eu sou, estava dizendo: O eterno, o Criador soberano Senhor. Somente Ele pode assim nomear-se Eu sou. O Eu Sou, precisa se revelar a igreja nos dias atuais, mas a autossuficiência do ego humano, ocupou o lugar de Deus. Quando entendemos a soberania e a eternidade de Deus, Não tememos o que nos pode acontecer. 2.2.

 Que esteve morto e tornou a viver 12 Ap. 2.8 13 Ex 3.14 14 Ap. 2.8 10 Jesus se revela a igreja de Esmirna, sendo Ele vitorioso sobre a morte. A ênfase a ressurreição dada por Jesus à igreja de Esmirna, era para encoraja-los sobre a perseguição que em breve viria sobres. Jesus após ressurreto, aparece e fala do seu poder: “É, chegando-se Jesus, falando-lhes, dizendo: é me dado todo poder no céu e na terra”.15 Jesus encorajava esta igreja, que mesmo que houvesse morte entre ele, eles seriam vitoriosos tanto quanto Jesus foi, porque Ele tem a chave do inferno e da morte


 2.3. Conheço a tua tribulação No campo profético, a igreja de Esmirna representa a igreja subterrânea que sofre por amor a Cristo, até mesmo nos dias atuais em países onde há forte oposição ao evangelho. Ele olhou com compaixão para aqueles que sofriam em Esmirna. Mesmo assim, Ele não os poupou de toda a dor, ou seja: Deus não nos livra da tribulação, mas livra na tribulação. A palavra “tribulação”, aqui, significa pressão que vem de fora. Embora muitas vezes estamos sofrendo tribulação até parece que Deus esquece-nos, mas não, Deus conhece todos as coisas. O seu olha como chama de fogo (Ap.1.14b), vê os nossos sofrimentos, pois é nesse sofrimento que Deus quer manifestar a sua glória e realizar os seus projetos. Deus no momento certo desperta em nosso auxilio. “Então Senhor despertou como de um sono, como um valente que o vinho excitasse”. 17 2.4. A tua pobreza - mas tu és rico A pobreza da igreja de Esmirna, não se compararia as riquezas celestiais: “Tendo iluminado os vossos entendimentos, para que saibais qual seja a esperança da vossa vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”. 18 15 Mt. 28.18 16 Ap. 1.8b 17 Sl. 78.65 18 Ef. 18 11 Ao contrário da igreja de Laodicéia, que se julgava rica e abastada, porém, o Senhor recomendou que dele comprasse ouro refinado no fogo.19 Era uma igreja humilde, por isso o Senhor não achou falha para acusa-la. Das sete igrejas, apenas Esmirna e Filadélfia foram achadas fieis e irrepreensíveis. A pobreza de Esmirna não era espiritual, e sim material por ter seus bens confiscados por causa da sua fé em Cristo. Além disso, sofriam enceramento, impossibilitando-os de trabalhar, não por ociosidade. Apesar de suas pobrezas materiais, os crentes de Esmirna acumulavam saldo de riquezas espiritual. Há um provérbio oriental que diz: aos olhos de Deus existem homens ricos que são pobres, e homens pobres que são ricos. Veja o que diz Provérbios: “Há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre tendo grandes riquezas”. 20 Esse versículo mostra o contrates entre Esmirna e Laodicéia. 2.5. A blasfêmia dos falsos judeus Isso nos lembra de algumas seitas que deseja colocar-nos debaixo da lei de Moisés, com o sábado judaico. Esse ensino errado tem encontrado apoio na carência de um ensino claro que “não estamos debaixo da lei, mas da graça”21 Esses falsos judeus foram taxas de sinagoga de Satanás, provavelmente por estar perseguindo os Cristãos. Deixaram de ser Israel de Deus para ser Sinagoga de Satanás. Assim, trocaram sua primogenitura por um prato de lentilha. Esse é o retrato da falácia de alguns cristãos nos dias atuais, que trocam sua fé por simples coisas banais e por algo passageiro, tais como posição, política, negócios lucrativos. Assim, colocam a igreja Cristo em prova ante o mundo que vive. São falsos crentes e mercadejastes da palavra. Dos tais devemos fugir. 2.6 . Não temas as coisas que tens de sofrer 19 Ap. 3.18 20 Pv. 13.7 21 Rm. 6.15b 12 O temor é pior do que aquilo que se teme. Não temas, ocorrem 365 vezes na Bíblia, uma para cada dia do ano. Temer é como sofrer por antecipação.22 Mais uma vez vemos Deus não dando livramento, mas fortalecendo os cristãos frente às futuras perseguições. O escritor da epístola aos Hebreus deixa bem claro esse encorajamento que só o Senhor Deus mediante fé nos oferece quando somos perseguidos: “Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza iraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos”23 O diabo estava para lançar alguns deles na prisão, como de fato aconteceu alguns tempos depois, quando Policarpo Bispo de Esmirna for morto na fogueira. Policarpo – Um dos discípulos de João, bispo e mártir de Esmirna. Faleceu em 155 d.C. Esse cristão fervoroso foi um marco ou elo de ligação entre a era apostólica e os meados do século II d.C. Importante: Um dos fatos significativo da importância da cidade de Esmirna, dentro do império romano, é que ela foi escolhida para tornar-se o local do segundo templo asiático dedicado à divindade romana e do imperador, bem como sede do culto ao imperador, que tanto sofrimento haveria de causar aos cristãos, dentro de poucos séculos. Dominicano foi um que provocou a explosão perseguidora dos cristãos com ajuda de uma hostil sinagoga judaica. Eis o porquê da expressão sinagoga de Satanás. Esmirna vinha adorando o espírito de Roma de 195 a.C., e templo construído por Tibério aumentou ainda mais o orgulho que ela tinha em seu papel histórico. Para seres postos à prova, e tereis tribulação de dez dias – A expressão dez dias, pode significar um tempo determinado, um espaço curto, um período determinado por Deus. 22 Franklim Rossevelt 23 Hb. 11.34 13 O número Dez é um número exato na numerologia Bíblica, indicando assim, um ciclo completo de perseguição naquela época. Também pode se referir as Dez perseguições que Esmirna sofreu conforme veremos: 1. Perseguição sob Nero – de 64 – 68 d.C. 2. Sob Domiciano – de 68 – 96 d.C. 3. Sob Trajano – de 114 – 117 d.C. 4. Sob Marco Aurélio – de 161 – 180 d.C. 5. Sob Sétimo Severo – de 200 – 211 d.C. 6. Sob Máximo – de 235 – 237 d.C. 7. Sob Décio - de 250 – 253 d.C. 8. Sob Valeriano – de 257 – 260 d.C. 9. Sob Aureliano – de 270 – 275 d.C. 10. Sob Diocleciano – de 303 – 312 d.C. Foram aproximadamente 248 anos de perseguição. Um templo que fecha quase três séculos. 2.7. Sê fiel até à morte, E dar-te-ei a coroa da vida. A vida desse irmão abnegados, era composta de tamanha de tamanha fidelidade, que ao serem levados para as arenas para serem devorados pelas feras, se ajoelhavam, davam-se as mãos e faziam a sua última oração a Deus. Essa perseguição e matança foram tão tremendas, foi em uma catacumba de Roma foram encontrados os ossos de 174.000 cristãos, aproximadamente. Lê-se em Hb 11.37-38: Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de pele de ovelha e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (Homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”. E dar-te-ei a coroa da vida - Em Esmirna havia um diadema de pórtico que circuncidava o alto de sua colina que foi descrita por Apolônio de Tiana Isso serviu como pano de fundo para a promessa ao vencedor. Os cristãos que olhavam para  aquele diadema em forma de coroa (coroa de Esmirna), lembravam da coroa da vida que receberiam após se martirizados por amor a Cristo. O vencedor, De nenhum modo sofrerá dano da segunda morte – Nessa frase fica clara que Deus não ia livrar da primeira morte (física), mas garantia a vida eterna àquele que fosse fiel até o fim. “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobres estes não têm poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos”.

Muitas vezes, nós leitores da Bíblia não entendemos por que o justo sofre. Estudando essa carta escrita a igreja de Esmirna entendemos que Deus permitiu aquela perseguição por aproximadamente quase três séculos (100-316 d.C. aproximadamente), para que essa igreja servisse de exemplo para a igreja universal de Cristo até o presente século. Esmirna não teve o seu castiçal removido como aconteceu com Éfeso. Filadélfia e Esmirna são a únicas que subsistem, e principalmente Esmirna. A sua fidelidade preservou não só o castiçal, como também a cidade.



 IV. A carta à Igreja de  Pérgamo.


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 Seu nome significa torre, castelo ou fortificada e fortaleza. A igreja de pérgamo, embora não tendo apoio nos dicionários, pode significar casada. Na verdade, se encontrava casada com o mundo de sua época, quando ficou sob favor imperial. Pérgamo era uma cidade da província romana da Ásia, nos dias neotestamentário na parte ocidental do que agora é a Turquia Asiática. A igreja de Pérgamo se encontrou numa situação difícil. Estava cercada por todo lado de vizinhos idolatra e deram honra aos governantes romanos. Embora que os cristãos não abandonaram o Senhor, o único e verdadeiro soberano. Mas, 24 Ap 20.6 24 1-96 d.C. 25 Ap. 2.12-17 15 tanto influencia malignas teve um impacto negativo na igreja, poluindo a congregação com doutrinas falsas que incentivavam os irmãos à praticarem idolatria e imoralidade.

 3.1. Aquele que tem a espada aguda de dois gumes. Deus estava se declarando a igreja de Pérgamo como o Deus todo poderoso. Espada de dois gumes poder para julgar e castigar. “Mas julgará com justiça os pobres, e repreendera com equidade os mansos da terra, e ferirá aterra com espada (vara) de sua boca, e com sopro do seu lábio matará os ímpios”. Cristo em seu segundo advento julgará a terra e trará juízo sobre ela com o seu poder. A espada está especificamente relacionada com a palavra de Deus: “Portanto, a apalavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante que espada de gumes, e penetra até a divisão da alma...”. Isso indica que não tem como escapar do juízo de Deus. Toda hipocrisia oculta é desvendada pelo agir da palavra Espada e palavra está intimamente relacionado com os como chama de fogo. 

3.2. Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás. Deus nunca aceitou que sua adoração fosse transferida a homens, mas em Pérgamo estava o trono de Satanás, representado pelos templos edificado em honra aos imperadores: Trajano, e severo. Mas antes em 29 a.C. já havia um templo construído ao imperador Augusto. Além dos imperadores, Pérgamo adorava deuses tais como Zeus, Atenas, Dionísio e Asclépio. Esse conjunto de doutrina e ensinamento que havia em Pérgamo, era o pecado mais abominável que aos olhos de Deus, ao ponto de Deus considerar como trono de Satanás. Os tempos que estamos vivendo não são diferentes. A idolatria está espalhada por todo lugar. 26 Is. 11.4 27 Hb 4.12 16 O homem é centro todas as atenções, e medida de todas as coisas. A chegada do iluminismo do século XVII. Iluminismo: É um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. Culto e adoração a anjos, defensores da hipnose, regressão, curar interior e Etc. Será que Satanás não está no trono de algumas lideranças religiosas? Eis ai o grande perigo. Trono de Satanás: Era um conjunto de sistema idolatra, religioso misturado com misticismo. 

3.3. Os que conservam o meu nome: Jesus em todos o tempo te seus adoradores. Ainda no tempo do Novo Testamento o Senhor procura os verdadeiros adoradores.  Se nos tempos de Jesus, já procurava os verdadeiros adoradores, agora, imaginem dois milênios depois. Lá estava Antipa: um fiel membro da igreja de Pérgamo que foi martirizado. Possivelmente era o pastor dessa igreja. Antipa: foi levado a julgamento e condenado a morrer dentro de um bezerro de ferro incandescente, mas não negou a sua fé. Esse tipo julgamento era uma forma de prestar culto aos deuses de Pérgamo. 3.4. Doutrina de Balaão. Doutrina de Balaão consistia em semear prostituição no meio do povo de Deus. Essa doutrina refere-se ao final dos 40 anos de Israel no deserto, quando estavam próximo da terra prometida. Acamparam-se em Moabe. Os moabitas e 28 Jo 4.23 17 medianistas ficaram amedrontados. Balaque chamou Balaão para amaldiçoar o povo de Deus, mas Deus frustrou as suas tentativas de falar contra Israel. Balaão desistiu de amaldiçoar o povo de Deus, mas instruiu Balaque a fazer um banquete e convidar o povo de Deus a festa. Nesta festa muitos israelitas em envolveram na idolatria e na imoralidade, e Deus mandou uma praga que matou 24.000 israelitas. Houve casamentos dos homens israelitas com os povos moabitas. Isso nos fazer entender quando há casamento da igreja com o mundo. Na igreja de Pérgamo, algumas pessoas agiam como Balaão, incentivavam o povo a tolerar outros tipos de cultos e costumes, tais como a idolatria e a prostituição. Hoje nós temos as ideias atuais do pluralismo (aceitação de diversas religiões como igualmente boas). Todos os caminhos levam a Deus; uma mentira inventada por Satanás. Ideia do sincretismo religioso: Tendência à unificação de ideias ou de doutrinas diversificadas e, por vezes, até mesmo inconciliáveis. 

3.5. Arrepende-te. Para uma igreja comprometido com tal sistema mundano, somente o arrependimento era o único remédio. Está exortação de Cristo consistia em uma verdadeira conversão, mediante o poder transformador do Espírito Santo. 

3.6. Ao vencedor: Mana escondido e pedra branca. O mano: Era um tipo de Cristo, o Pão da Vida. O mana cai no deserto, mas não era do deserto. 31 Cristo estava no mundo, mas não era deste mundo. 32 29 Nm 22, 25 e 31:16 30 Jo 6.48-51 31 Ex 16.35. 32 Jo 17.16 18 Pedra Branca: Eram vários os motivos pelos quais se conferia uma pedra branca gravada o seu nome a uma pessoa: 1.Concedido ao homem que sofrerá processo – Quando absorvido, ele levava pedra branca para provar que não cometera aquele crime, caso fosse condenado levava uma pedra preta. Esse fato se constitui uma figura da nossa justificação em Cristo.33 2. Concedida a um escravo - quando liberto se tornou um cidadão livre. Essa pedra provava a sua cidadania. Isso no ensina uma grande verdade, que já não somos mais escravos do pecado, e sim. Cidadão do céu. 34 3. Ao vencedor de corrida olímpica grega – Como prova que vencerá seu opositor. Estamos também em uma corrida espiritual e precisamos vencer. 35 1. Concedida ao guerreiro – Quando voltava da batalha vitorioso. Nessa passagem a pedra branca será entregue ao vencedor do inimigo de Deus e dos homens. Veja como podemos vence-lo: 1. Pelo sangue do cordeiro (Ap 12.11) 2. Resistindo-o firme na fé (Tg. 4.7; I Pe. 5.8,9) 3. Pelo poder da palavra de Deus (Mt. 4.4,7, 10) 4. Na oração e no jejum ( Mt. 17.21) 5. No poder do Espírito Santo ( 2Tm 1.7) 2. Pedra da amizade – Dois amigos poderiam partir uma pedra branca pelo meio e cada um ficava com uma metade. Ao se encontrarem mesmo que depois de longo tempo a amizade continuaria. Isso fala da nossa comunhão com nossos irmãos em Cristo. Permanece a caridade fraternal. 36 O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco, e nossa comunhão com o Pai e com Filho Jesus Cristo.37 33 Rm 5.1,18 e19 34 Ef. 2.19 34 Hb 12.1 36 Hb 13.1 37 I Jo.1.3 19 6. Novo nome – O nome tem profundo significado nas escrituras. Deus chegou a mudar o nome de pessoas na Bíblia, por que o significado não era agradável a Deus. O nome novo, será o nome que vamos ser chamado por toda a eternidade. Ainda não sabemos esse nome, no momento é um mistério, mas sabemos que será uma grande benção de Deus, por que seremos vencedores. 

 A igreja de Pérgamo, representa a igreja universal o período compreendido os séculos IV e VI d.C., comprometida com o paganismo generalizado e o comprometimento da igreja com Estado. A igreja andou de braços dados com o mundo. No presente século (XXI), não estamos vivendo momentos diferentes da igreja de Pérgamo. É somente olharmos para o sistema religioso, as inovações doutrinarias, o comprometimento da igreja com a política, a aceitação de tudo, ou seja, o relativismo quase que absoluto na igreja. São estás poucas coisas que haviam Pérgamo que levou o Senhor Deus chamar atenção do seu Anjo.


 V. A carta à Igreja em Tiatira



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 Satanás estava presente n Ásia Menor quando o Senhor Jesus enviou estas cartas as igrejas: tinha sinagoga em Asmirna (2.9) e Filadélfia (3.9), um trono em Pergamo (2.13), em Tiatira ela tinha uns profetas que incentivava as pessoas as conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio de influência do diabo, o discípulo de Cristo teria que lutar e confiar em Deus, confiante da recompensa para os vencedores. 38 Ap. 2.18-29 20 Tiatira estava situado no caminho entres Pérgamo e Sarde. Atualmente é chama-se Akhisa, (que significa castelo branco), na Turquia. Esta cidade é conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecido, conforme Atos. 16.14. Havia em Tiatira, além de roupas, cerâmica e bronze. Havia também associações de profissionais como temos hoje, porém, havia elementos religiosos de influência pagã. Uma deusa com figura feminina na cultura religiosa de Tiatira, pode ter facilitado trabalho de Jezabel, a mulher que deduzia o povo e induzia a prostituição e a imoralidade.

 4.1. O filho de Deus. Nesse versículo, Jesus revela a sua intimidade para com o pai, Ele é o unigênito de Deus, conforme Jo 3.16 “Filho unigênito”. Mesmo numa igreja tão influencia pelo espírito de Jezabel, lá Deus tinha alguns filhos. “...Mas todo quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem seu nome.  Sempre no meio de um povo sem Deus, lá existe alguém que tem o temor do Senhor. 

4.2. Olhos como chama de fogo. Em Tiatira estava o Deus Apolo, o deus sol. Jesus estava dizendo que Apolo mesmo sendo prefigurado pelo sol, Ele Jesus é o sol da Justiça divina, e nele não há sobre de variação. Em Malaquias “Jesus” Jesus é apresentado com o sol da Justiça: “Mas pra vós que temi o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo de suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro”.  4.3. Pés semelhantes ao bronze polido.  Jo. 1.12 40 Mal. 4.2 21 Por ter em Tiatira abundancia de bronze, o Senhor faz questão de se identificar o todo poderoso sobre qualquer tipo de poderio humano. O bronze pode significar poder. Os pés semelhantes ao bronze polido, em capacidade de pisar o inimigo e esmaga-lo debaixo de seus pés. “E o seu corpo era como turquesa, e o seu rosto parecia um relâmpago, e seus olhos, como tocha de fogo, e seus braços e seus pés, como cor de bronze acasalado, e a voz de suas palavras como de uma multidão. 4.4. Conheço as suas obras – Ultima mais numerosa que as primeiras Tiatira era uma congregação ativa, antes as ameaças da prostituição, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus. A Igreja de Tiatira pode ser identificada como a igreja do período das trevas, onde se misturou elemento pagão com fé cristã. Esse período é compreendido entre os anos 500 a 1600, quando o romanismo se desenvolveu na sua maior força, e a igreja foi ficando mortalmente ferida. Embora com todo o paganismo que alastrou durante esse período Deus deixa claro que até a sua vinda haverá alguns na igreja que não aderiram as doutrinas e as práticas pagã. “Mas que retendes até que eu venha”  Na igreja de Tiatira havia amor, o que não existia na igreja de Éfeso.·  Era uma igreja serviçal.·  Possuía fé e paciência.· Essa deve ser as qualidades que move a igreja do século XXI. Século da velocidade, da informática, da ciência, do amor livre sem pudor e sem castidade.  Dn. 10.6 42 Ap. 2.25 22 Século do conhecimento material, mas distante do conhecimento de Deus. Tiatira poder sem um exemplo da igreja do fim dos tempos, quando a bíblia diz que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriaria. 4.5. Tenho porem contra ti que toleras Jezabel. Jezabel era mulher do rei acabe, rei de Israel, que fez o rei se corromper com sua ardilosa astúcia. O espírito de Jezabel estava presente em Tiatia ao ponto de levar a igreja ao fracasso. A igreja em Tiatira enfatizava o amor ao ponto de esquecer da pureza da doutrina, tolerava os falsos ensinos que era baseado no espírito de Jezabel. A sabedoria de Deus é mais importante do que a paz com homens: “A sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacifica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia”.  4.6. Dei-lhe tempo para que se arrependa. Jesus é longânime e paciente, deu tempo suficiente para que os seguidores das doutrinas de Jezabel se arrependessem. Deus é cedo em nos no ouvir e tardio e aplicar a sua ira. A misericórdia de Deus é causa de não termos consumido. Arrependimento é peça fundamental para alcançamos vitória. Veja que se não houvesse arrependimento Deus ia coloca-los na cama da tribulação. “Ou despreza tua a riqueza da benignidade, e a paciência, e longanimidade, ignorando que a longanimidade de Deus te leve ao arrependimento?”. Outra situação era que se não houvesse arrependimento Deus ia matar os filhos do resultado da prostituição. Filhos aqui e o sentido figurado daqueles que praticavam tal doutrina. Quando a Bíblia fala de filho do diabo, está se referindo aqueles que imitam as obras de dele. 43 Tg. 3.17 44 Rm. 2.4 23 “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer o desejo de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, por que é mentiroso e pai da mentira”. 

4.7. Todas as igrejas conhecerão. Todo castigo tem um propósito, nesse caso o primeiro propósito era para tirar o pecado do meio da igreja e o segundo propósito era para servir de exemplo para as demais igrejas que possivelmente já estava se contaminado com tal pecado. Nós temos o belo exemplo de Ananias e Safira de Atos 5, que Deus aplicou a correção com morte para que a pureza da igreja fosse mantida. No entanto o Senhor deixa claro que não ia impor uma carga maior do que a igreja suportasse, desde que houvesse arrependimento. Deus não nos dá nada a mais do que aquilo que podemos fazer ou suportar, até mesmo a correção de Deus está dentro do limite que podemos suportar e pôr em prática. Caso não obedecemos a Deus dentro do limite de nossa capacidade, então Deus aplica o seu juízo. 

4.8. Ao vencedor darei poder sobre as nações. Vencedor é aquele que guarda as obras de Cristo até o fim, e não aquele que vai até a metade. A nossa vitória está no fim da jornada e não no início dela. A vencedor é prometida autoridade sobre as nações. Isso se refere ao futuro reino messiânico de Cristo. 

 Vale a pena sofrer perseguição, injuria, calunia e difamação, por que há uma promessa para o vencedor. Então seja um vencedor em nome de Jesus.  Jo. 8.44 24


 VI. A carta à Igreja de Sardes


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 Sardes significa “os que escapam” ou “os remanescentes”. Sardes representa a igreja do período que de 1517 a 1750 d.C., aproximadamente 233 anos em média. No quadro profética, essa igreja representa a época da reforma, com Martinho Lutero em 31.10.1517, afixando as 95 teses na porta da igreja Witemberg, protestando contra o desvio da igreja romana. Assim esse período marca um novo tempo para a história da igreja. Um pequeno remanescente fiel se levanta para se opor contra a apostasia que tinha ganhado força. Essa apostasia começou no período de 500 a 1600 d.C., período representado pela igreja de Tiatira. Fundo histórico – Conforme a história, Sardes foi a primeira cidade dessa região a receber o evangelho através do apostolo João, e também a primeira a se desviar da fé cristã e cair na ruína espiritual. O lugar hoje é uma ruína pobre no meio de grandes ruínas de seu tempo de esplendor, distante apenas 48 km de Tiatira. Por meio século a igreja passou por densas trevas, lutas e perseguições. Poucas pessoas podiam ter as escrituras ou lê-las. Era uma situação caótica para o evangelho de Cristo. Nesse período surge então que a verdade bíblica começou a abrir caminho através dos reformadores. Um novo tempo começou a surgir na história da igreja. Os remanescentes descritos no versículo 4 “Algumas pessoas que não se contaminaram”. O período de Sardes também poder ser considerado o período da renascença, a separação da igreja do estado, tudo isso graça aos reformadores. 5.1. Aquele que tem os sete Espíritos de Deus.  Ap. 3. 1-6 25 Sete representa a totalidade e a perfeição divina. Diante do trono de Deus, “ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus”. , Os setes olhos do Cordeiro “São os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra” Os sete Espíritos revelam a onisciência de Deus, nada escapa do olhar do Senhor. Jesus via a igreja de Sardes e fala dela com a maioria mortos. A igreja do século XXI, em nada se diferencia da igreja de Sardes. A igreja de Sardes tinha desviado da sã doutrina, mudados os marcos antigos, a maioria já tinha morrido espiritualmente falando. Talvez esse seja o quando da igreja do século XXI tomado leis humanas que desvirtua aquilo que é santo e criando sistema herético, modismo e cultos exóticos. Deus precisa levantar homens destemidos e compromissados com a verdade do evangelho.

 5.2. Conheço as tuas obras – Deus via nessa igreja a mudança doutrinaria, criando-se dogmas inventado pelo romanismo, trazendo para dentro da igreja heresias, e ensinamentos divorciados das escrituras. Deus conhece as nossas obras, sabe o que está acontecendo nas nossas igrejas. Culto misturado com elementos estranhos, como por exemplo: as danças na igreja, cânticos distantes da verdadeira adoração. Tudo feito do jeito que o povo gosta. Mas mesmo nesse meio existe um pouco que preservam a pureza do evangelho de Cristo. Muitos pesam que estão adorando a Deus, quando na verdade estão apenas seguindo tradições modernas cridas por invenções humanas, tais com cultos aos anjos, danças de capoeira nos púlpitos da igreja, as igrejas de braços dadas com a política. É tempo de Deus levantar reformadores que mude esse quadro. 

5.3. Tens nome de vive, mas estas morto. Posso ser um pouco exagerado para alguns. Hoje temos grandes organizações religiosos, grandes convenções, realizações de mega trabalhos de nível internacional, mas me deixe te provocar mais um pouco: “Nada é tão bem organizado como os cemitérios”, mas lá não existe vida, somente restos mortais, era está a situação da igreja de Sardes. A organização era perfeita, tudo funcionava  Ap. 4.5 48 Ap. 4.6 26 no tempo e hora certa. Quem o via do lado de fora, dava a impressão de ser está a igreja ideal, mas na realidade ela era sem vidas, era apenas cadáveres ambulantes. Não será está a situação de muitas organizações religiosas em nossos dias? Deus está dizendo Conheço as tuas obras. Se vigilante: Jesus apela para a vigilância da igreja. Foi por falta de vigilância que a igreja de Sardes caiu, e hoje por falta de vigilância muitos estão prestes a morrer também. Muitas passagens no Novo Testamento falam da importância da vigilância, pois o pecado nos ameaça.  Os reformadores do período que compreende a igreja de Sardes, era o mais nobre e sublime, porém não houve vigilância, abriu-se então as portas para o inimigo de nossas almas (I Pe 5.8), o diabo, o mundo e carne, e assim a igreja ficou fracionada e enfraquecida de morte. 

5.4. Lembra-te do que tens recebido e ouvido. A palavra de Deus nos adverte para não sermos ouvintes esquecidos, pois é muito fácil esquecermos das maravilhas de Deus em nossa vida. Esquecemos muito fácil do que Deus fala através de sua palavra, e o recado para a igreja de Sardes era para trazer a memória, ou seja, lembrar. “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança” . Por que Jeremias disse isso? Por que o povo tinha distanciado de Jeová. “Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra, os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos dele, e o meu povo assim deseja; o que farei no fim disso?” . Viveremos em constante espírito de gratidão a Deus pelos seus benefícios recebidos do Senhor, pela Sua palavra, pelo seu amor. Devemos sempre lembrar dos nossos primeiros dias de fé, o nosso primeiro amor.

 5.6. Se não vigiares virei sobre ti.  Mt. 26.41, Pe. 5.8 50 Lm 3.21 51 Jr 5.30-31 27 Essa advertência tinha significado muito especial para Sardes. Veja o que nos diz a história com respeito a Sardes. a. No reinado de Crespo - foi acidade sitiado pó Ciro, seus soldados dormiram julgando que a cidade estava protegida pela natureza. Assim ela caiu facilmente em poder das tropas inimigas. b. No reinado de Acneu – foi tomada por Antíoco, o Grande, e nas mesmas circunstâncias. O Senhor estava agora, usando estes fatos para alertar a igreja em Sardes. “Lembrai da vossa história pátria: se não vigiares tereis a mesma sorte”.

 5.7. Os que não contaminaram seus vestidos Em todas as épocas e tempos, Deus sempre contou com alguns fieis remanescente, e lá estavam eles em Sardes também. Estes eram os restantes de fieis que ainda existiam em Sardes que não tinham contaminado as suas vestes. Veste é símbolo de salvação, ou seja, a pureza da vida cristão de alguns em Sardes estava limpa e sua salvação garantida. Eles tinham vestes brancas – Vestes de salvação (Is. 61,10), que simboliza também a justiça dos santos, devem estar lavada no sempre no sangue do Cordeiro (Ap 22.14)

 5.8. Promessa para a igreja de Sardes.  Nome no livro da vida: Quando aceitamos a Jesus, Ele escreve o nosso nome· no livro da vida, e só risca caso pecamos contra Deus. Essa era uma promessa para o vencedor, aquele que permanecesse até o fim.  Nome confessado na presença do pai e dos anjos: Para que isso aconteça é· necessário que primeiro confessamos o seu nome; 


Jesus como único e suficiente salvador. Eu penso que essa confissão é uma apresentação que Jesus fará ao pai e aos anjos a todos os fiéis que entrarem nos portais eternos. Aleluia. 


 Concluímos que a igreja em Sardes, representa a igreja universal com sua liturgia, que lhe dão aparência de vida espiritual, mas na verdade representa estar mortas. Essa igreja ainda perdura na atualidade, apenas seus nomes são diferentes. 28 É a igreja que está cedendo aos apelos de Roma quanto ao ecumenismo moderno, sem base bíblica que nada mais é que prenuncio da formação da super igreja do Anticristo que aqui estará nos dias da Grande Tribulação. Assim, como essa igreja foi a primeira sacudida pela reforma, continua sendo sacudida pela pregação do evangelho de Cristo, o evangelho pregado por Pedro no dia do Pentecostes. Ainda que muitas igrejas têm aparência de estar viva, mas está em estado de morta, ai dentro Deus tem os seus remanescentes. Se você está numa igreja onde o não se prima mais pela sã doutrina e bons costumes que norteia a fé cristã, saia dela mais rápido possível e procura uma onde a pureza do evangelho ainda é a base centra da mensagem cristo Cêntrica. Amém. 


VI. A carta a Igreja de Filadélfia

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Em escatologia a igreja de Filadélfia representa a igreja do arrebatamento, ou seja, a igreja vai permanecer firme até o a volta de Jesus para levar a sua igreja. Filadélfia se refere também a era missionária da igreja universal a partir de 1650 que chega até os nossos dias, é a igreja avivada e cheia do Espírito Santo. Foi a partir daí que começou a expansão missionária e surgiram os maiores reavivamentos da história da igreja. Embora que em alguns momentos esses avivamentos sofreram certo esfriamento, mas o Espírito sempre reavivou essa época com outros homens que se levantaram para levar adiante o ardor da chama pentecostal em todo mundo. A igreja de Filadélfia junto com a igreja de Esmirna, são as únicas que o senhor não achou o que acusa-las por alguma negligencia. Análise da mensagem à Filadélfia 

6.1. Isto diz o que é Santo e Verdadeira Santidade é o maior atributo divino, pois dela dependem a nossa salvação. 

Na introdução de nosso estudo quando intitulamos O Jesus Glorificado  Ap. 3.7-13 29 em Patmos, falamos da Santidade representada pela mitra, aquela praça que era colocada na testa do sumo Sacerdote quando ministrava no Santíssimo. “E também, farás uma Lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de selos: Santidade ao Senhor Jesus não é visto com a mitra, mas com cabelos brancos, que falam da sua Santidade, por isso da expressão Diz o que é santo e verdadeiro. Santidade é uma exigência de Deus a seu povo: “Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda vossa maneira de viver”.  “Porquanto escrito está: Sede santos por eu sou santo”.

 6.2. Ele é o todo poderoso Aquele que tem a chave de Davi – 

Jesus tem a chave da morte e do inferno que representa sua vitória sobre a morte: “ E o que vivo; fui morto, eis aqui estou vivo para todo sempre. Amém! E tenho a chave da morte e do inferno”. A chave de Davi representa seu direito como Senhor Cabeça da casa de Davi como bem expressou Isaias: “ E porei a chave da casa de Davi sobre os seus ombros, e abrirá e ninguém fechará, e fechará e ninguém abrira”. Também é uma evidencia ao seu reino, quando Ele voltará para estabelecer o Milênio; mil anos de paz.58 Vamos ver mais um texto: “ E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, ele reinara para todo sempre”.59 53 Ex. 28.36 54 I Pe.1.15 55 I Pe. 1.16 56 Ap. 1.18 57 Is. 22.22 58 Dn. 7. 13, 14, 22, 27 59 Ap. 11.15 30 

6.3. Uma porta aberta Essa porta é a oportunidade incomum de anunciar o evangelho. 

Significa a grande colheita de almas para o reino de Cristo, que a igreja deve fazer antes do arrebatamento. Vale apenas ressaltar que só a igreja do primeiro século, ou a igreja primitiva tive esse privilegio, a oportunidade tão grande de avançar as fronteiras com o evangelho de Cristo a todos os povos. Podemos considerar essa promessa de uma porta aberta, o grande reavivamento evangelístico e missionário que a igreja tem experimentado a partir dos séculos XVI e XVII, e continua em nossos dias. Podemos assim afirmar, que somos os trabalhadores da última hora registrado em Mateus capitulo 20. Desde 1686 até 1909, a igreja tem experimentado o avivamento caracterizado pela porta aberta. Se levarmos em consideração a obra missionária no Brasil que este ano completa Cem anos, podemos afirmar que essa promessa nos alcançou também. Precisamos tomar posse dessa promessa e segurar esse bastão de poder que está em nossas mãos, pois muitos movimentos contrários têm se levantado contra a obra de Deus nesses últimos dias para sufocar a igreja de Cristo tentando assim fechar a porta. Assim, como para igreja de Filadélfia, o Senhor mandou vigiar para que ninguém lhe tomasse a corou, a igreja nesses últimos dias deve fazer o mesmo. Vigilância é a marca da igreja vitoriosa. Eis causa da morte de muitas igrejas que por não vigiar cedeu ao formalismo e ao relativismo religioso na sua forma de culto e adoração a Deus. Não vigiaram e caíram nas armadilhas do inimigo. 

6.4. Sinagoga de Satanás Assim, como em Esmirna havia essa sinagoga, em Filadélfia eles também estavam presentes.  

Isso nos ensina que sempre no meio de uma igreja verdadeira existe uma igreja falsa. Assim como existe os verdadeiros adoradores, no meio desses também há os falsos adoradores. Jesus em suas palavras a mulher Samaritana ele disse: “ Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, por que o Pai procura a tais que assim o adorem”. Os judeus nos tempos de Filadélfia já eram um problema na igreja e por isso são taxados de sinagoga de Satanás por causa de seu legalismo religioso que tentavam importo a pratica da lei. Nos tempos de Jesus, ali estavam eles também se opondo a adoração dos Samaritanos. Nesse encontro Jesus quebra a legalidade de adorar apenas em Jerusalém ou no monte Geresin. O legalismo religioso sempre foi problema para igreja de Cristo. Estavam em Esmirna, estavam em Filadélfia, estavam em Jerusalém e continuam na igreja do século XXI. 

6.5. Promessa para a igreja fiel. 

Guardarem da hora da tentação. A expressão da hora da tentação me chamou atenção. Existe grande diferença entre na tentação e da tentação. Isso não parecer ser, mas tem muita importância, pois muda inteiramente o curso da promessa para a igreja. Nós pré-tribulacionista cremos que a igreja não passará pela grande tribulação, mas seremos arrebatados antes dela. Analisando o versículo, nos alegra por que ele afirma que Deus vai nos livrar da hora da tentação e não na hora da tentação. Isso só indica que a igreja vai ser arrebatada antes de grande tribulação. Aleluia “E esperar do céu a seu filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus Cristo, que nos livrará da ira futura”. A ira futura está relacionada com a grande tribulação, quando Deus vai derramar a setes taças da ira divina sobre a terra descrita no livro de Apocalipse.  Jo. 4.23 61 I Ts. 1.10 32 Para tentar os que habitam na terra – Os que habitam tem como pátria e morada permanente. No entanto a igreja não é habitante dessa terra, a sua morada e pátria é no céu. Eis dois versículos que faz a diferença entra os habitantes da terra e os habitantes do céu “ Dos homens com a tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nessa vida e cujo ventre enches do tesouro oculto; seus filhos estão fartos, e estes dão os seus sobejos às suas crianças”. “Mas nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador o Senhor Jesus Cristo”.

6.6. Eis que venho sem demora. Essa é uma advertência acerca da volta de Jesus que não tardará. Essas palavras devem nos encorajar e estimular cada um a esperar por esse glorioso dia. O Senhor virá na hora em que muitos não estão esperando “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiamos e sejamos sóbrios”. A parábola das dez virgens de Mateus 25, ilustra muito bem o momento que Jesus voltará em muitos não estarão esperando. “Vigiai, pois, por que não sabeis o Dia nem a hora que o filho do homem há de vir”.

 6.7. Para que ninguém tome a tua coroa. A igreja de Filadélfia, embora sendo uma igreja que o Senhor não acusou de falta alguma, no entanto ela deferia guardar aquilo que possuía para que não perdesse a sua coroa. No mundo que vivemos, muitos cristãos estão perdendo a salvação por não guardar o que recebeu do Senhor; Seja ela a salvação, os dons espirituais ou a comunhão com Cristo. Alguns já trocaram sua coroa pela fama e gloria deste mundo que são apenas coisas passageiras e perdem a recompensa de ser coluna no templo do Senhor.  Sl. 17.14 63 Fl. 3.20 64 I Ts. 5. 1-11 65 I Ts. 5.6 66 Mt. 25.13 33 Conclusão: Creio que ainda nesses últimos dias da igreja na face da terra, em algum lugar Deus tem uma Filadélfia fiel. Um remanescente com em Sardes não se entregam as coisas dessa vida, mas antes permanece firme esperando a volta de Jesus. Aguardemos bem-aventurada esperança: “ Vide bendito de meu pai, possuir por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.


VIII. Carta à Igreja de Laodiceia 

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Para esta Igreja estudaremos bem resumidamente o seu estado. Laudicéia é a igreja no seu estado final de apostasia prevista já pelo Espírito Santo 

 O nome é derivado de duas palavras juntas que significa julgamento pelo povo, ou direito do povo. É o retrato perfeito de uma igreja que se envaidece. O nome Laudicéia foi dado por Antióco II, em honra a sua mulher Laudice. Distava de Filadélfia 80 km. A igreja de Laudicéia, foi repreendida pelo Senhor por causa do seu orgulho, autossatisfação, autossuficiência, de sorte que a sua comunhão com Cristo enfraqueceu tragicamente Cearei com ele, e ele comigo Texto Ap. 3.20 

 Porque estamos intitulando essa mensagem como Jantar de negócios. Sim, isso mesmo, Jantar de negócios, porque Deus tem negócio a acertar com seu povo como teve com a igreja de Laudicéia.  Mt 25.34b 68 I Tm. 4.1,2; II Tm 3.1-5 

- CEAREI COM ELE 1 – O que era a igreja de Laudiceia. Seu nome era Theopolis cidade de Zeus Zeus - deus da mitologia grega que matou o pai cronos para ocupar o seu lugar. ÂntiocoII Amplia a cidade e em hora a sua mulher Leodice dá o nome de Lauidicéia. 2 – Porque Cearei com ele, e ele comigo - Costume Judaico – Só convidava alguém para cear quando iam fazer pacto, aliança ou negócios. - Jesus e a última ceia Sangue do Testamento  “Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento que é derramado por vós” - Última confraternização de Jesus com seus discípulos. Desejei muito comer convosco está páscoa (ceia).70 II – 

 – Sei as tuas obras - Caráter da igreja de Laudiceia Tuas obras – Fala do Caráter – Característica que forma o conjunto de valores de uma pessoa. Fala da Personalidade – Aquilo que é pessoal Seu caráter deriva do se nome – Laodiceia significa: - Julgamento pelo povo Retrato da igreja que se envaidece: Rico sou e estou enriquecido, de nada tenho falta - Direito do povo Essa é a personalidade da igreja atual  Tudo do jeito que o povo que e acha bom·  Mt 26.28 70 Lc.22.15 35  A Igreja no modelo e medida do homem·  A Igreja dos políticos·  A igreja da democracia e não teocracia· 

- Revelado o segredo da igreja - Seu estado Morno – Desagrada a Deus:  Vida de comunhão com o mundo·  Cristão moderno, nada faz mal·  Não estar vivo e nem morto· Quente –  Estar vivo para com Deus·  É não conforma com as falsas doutrinas de homem· 2

– A Conclusão desse jantar  Quem é sujo, seja se ainda mais.·  Quem é limpo seja purificado.·


  •  O laudo da Igreja de Laodiceia  
  • Sou rico e estou enriquecido  
  • Cheio de riqueza carnal·  
  • Cheio de orgulho· 
  • Se julgam os únicos conhecedores da verdade
  • · 2 – Deus leva em consideração sua prepotência O Senhor fala não em dar, mas comprar o ouro Ap 3.8 “Aconselho que de mim compres ouro provado no fogo para te enriquecer” Comprar aqui é um desafio para os laudiceanos que se julgavam ricos, mas não tinha ouro. Toda riqueza de um pais é calculado pela quantidade de ouro que ele possui. A Igreja de Laudicéia não tinha ouro, portanto era pobre. Vejamos os versículos 17b que diz: “Não sabes que és um desgraçado, miserável, pobre, cego e nu” Remédio para a cegueira (3.6) Ungir os olhos para que veja Remédio para nudez Vestidos branco para que te vista, e não aparece a vergonha da tua nudez. Deus quer fazer jantar de negócios nessa oportunidade. Ele bata a porta para convida-los, eis a grande oportunidade, eis a chance de um grande negócio: Salvação de graça assinada com as mãos furadas na cruz, escrito com o sangue do cordeiro chamado Jesus de Nazaré 


 Qual é o seu estado nessa oportunidade, Frio ou quente? Ou és um morno espiritual. “Eis que estou a porta e bato”. Se bate é porque está do lado de fora e está querendo entrar. Esperamos que nesse estudo podemos ajudar os irmãos a compreender um pouco mais sobre os propósitos das Sete Igrejas da Ásia, embora que bastante resumido, mas com certa relevância porque só extraímos o essencial das profundezas que poderíamos ter mergulhado. Que Deus nos ajude a compreender o seu propósito para igreja em todas as épocas. Penetremo-nos, nos mistérios de Deus através da revelação Santa e gloriosa das sagradas escrituras.


Este é só o início desta série falando sobre as sete cartas que Jesus escreveu às Igrejas da Ásia menor.por certo que estaremos dando continuidade a este tão envolvente assunto.

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