segunda-feira, 26 de julho de 2021

Série a queda de Lúcifer 7. (Os efeitos da precipitação de Lúcifer)

 Por Jânio Santos de Oliveira



 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena


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Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!










Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.” (Ez 28:11-19)





A Bíblia nos mostra como foi a queda de Lúcifer.


Estamos de volta para dar continuidade ao extraordinário estudo bíblico que analisa as circunstâncias da queda de Lúcifer. 
Na primeira parte nós falamos sobre 
"a origem do mal"na segunda parte falamos sobre os "céus dos céus um lugar inacessível". 
Na terceira parte   falamos sobre 
"de onde Lúcifer foi precipitado".
Na quarta parte falamos sobre 

"As quatro quedas de Lúcifer"

Na quinta parte falamos sobre 
"a rebelião de Lúcifer e a terça parte dos anjos".

Na sesta parte falamos sobre"

"As sete armas que o diabo usa para derrubar o homem".

Agora na sétima parte falaremos sobre 

"Os efeitos da precipitação de Lúcifer"


Vamos acompanhar!




À primeira vista, a profecia de Ezequiel 28:11-19 parece referir-se a um rei humano. Tiro foi o destinatário de algumas das mais fortes condenações proféticas da Bíblia (Is 23:1-18; Jr 25:22; 27:1-11, Ez 26:1-28:19; Jl 3:4-8; Am 1:9,10). Tiro foi conhecido por construir a sua riqueza através da exploração de seus vizinhos. Os escritores antigos se referiam à cidade de Tiro como uma cidade cheia de comerciantes sem escrúpulos.
Tiro era um centro de idolatria religiosa e imoralidade sexual. Os profetas bíblicos repreenderam Tiro por seu orgulho provocado por sua grande riqueza e localização estratégica. Ez 28:11-19 parece ser uma acusação muito forte contra o rei de Tiro durante a época do profeta Ezequiel, repreendendo-o por seu orgulho e ganância insaciável.
No entanto, algumas das descrições de Ezequiel 28:11-19 vão além de qualquer mero rei humano. Em nenhum sentido um rei terreno poderia afirmar ter estado “no Éden” ou ser “o querubim ungido” ou estar “no monte santo de Deus”. Por isso, a maioria dos intérpretes da Bíblia acreditam que Ezequiel 28:11-19 seja uma profecia dupla, comparando o orgulho do rei de Tiro ao orgulho de Satanás. Alguns propõem que o rei de Tiro estava realmente possuído por Satanás, tornando a ligação entre os dois ainda mais poderosa e aplicável.
Antes de sua queda, Satanás era de fato uma bela criatura (Ez 28:12-13). Ele foi talvez o mais belo e poderoso de todos os anjos. A frase “querubim guardião” possivelmente indique que Satanás era o anjo que “guardava” a presença de Deus.


Como vencer a soberba e o orgulho

O orgulho causou a queda de Satanás. Em vez de dar glória a Deus por criá-lo tão belo, Satanás teve orgulho de si mesmo, achando que ele mesmo era o responsável por seu estado exaltado. A rebelião de Satanás resultou em Deus expulsando Satanás de Sua presença e vai também eventualmente resultar em Deus condenando Satanás ao lago de fogo por toda a eternidade (Ap 20:10).
Como Satanás, o rei humano de Tiro era orgulhoso. Ao invés de reconhecer a soberania de Deus, o rei de Tiro atribuía as suas riquezas à sua própria sabedoria e força. Não satisfeito com a sua posição extravagante, o rei de Tiro queria mais e mais, resultando em Tiro se aproveitando de outras nações, expandindo a sua própria riqueza à custa dos outros.
Entretanto, assim como o orgulho de Satanás causou a sua queda e, eventualmente, causará a sua destruição eterna, assim também a cidade de Tiro perderá a sua riqueza, poder e posição. A profecia de Ezequiel sobre a destruição total de Tiro foi cumprida parcialmente por Nabucodonosor (Ez 29:17-21) e finalmente por Alexandre, o Grande.
Lúcifer: essa palavra vem de uma raiz hebraica que significa “brilhar”, sendo usada unicamente como título para referir-se à estrela de maior brilho e cujo resplendor mais resiste ao nascimento do Sol.
Sua pessoa: Ele foi o ser mais exaltado de toda a criação (Ez 28.13,15), a mais grandiosa das obras de Deus, um ser celestial radiante, que refletia da maneira mais perfeita o esplendor de seu Criador. Assim, ele apropriadamente era chamado de Lúcifer. O nome Lúcifer tornou-se amplamente usado como título para Satanás antes de sua rebelião porque é o equivalente latino dessa palavra. Na realidade, é difícil saber com certeza se o termo foi empregado com o sentido de nome próprio ou de expressão descritiva.
Seu lugar: Ezequiel afirmou que esse anjo exaltado estava “no Éden, jardim de Deus” (Ez 28.13). Aqui, a referência não é ao Éden terreno que Satanás invadiu para tentar a humanidade, mas à sala do trono em que Deus habita em absoluta majestade e perfeita pureza ( Is 6; Ez 1). Ezequiel 28 também chama esse lugar de “monte santo de Deus”, onde Lúcifer andava “no brilho das pedras” (v. 14). Essas descrições não são apropriadas ao Éden terreno, mas adequadas à sala do trono de Deus, conforme representações em outros lugares da Escritura.
Sua posição: Satanás é denominado “querubim da guarda ungido” (Ez 28.14). Querubins representam a mais alta graduação da autoridade angélica, sendo seu papel guardar simbolicamente o trono de Deus (compare os querubins esculpidos flanqueando a arca da aliança – o trono de Javé – no Tabernáculo ou Templo, Êx 25.18-22; Hb 9.5;  Gn 3.24; Ez 10.1-22).
Lúcifer foi ungido (consagrado) por sentença deliberada de Deus (Ez 28.14: “te estabeleci”) para a tarefa indizivelmente santa de guardar o trono do todo-glorioso Criador. Ele é descrito como sendo dotado de beleza inigualável, vestido de luz radiante, equipado com sabedoria e capacidade ilimitadas, mas também criado com o poder de tomar decisões morais reais. Portanto, a obrigação moral mais básica de Satanás era a de permanecer leal a Deus, de lembrar sempre que, independentemente de quão elevada fosse a sua posição, seu estado era o de um ser criado.

A queda de Satanás

Neste ponto, encontramo-nos diante de um dos mais profundos mistérios do universo moral, conforme revelado nas Escrituras: “Como é que o pecado entrou no universo? ” Está claro que a entrada do pecado tem conexão com a rebelião de Satanás.
Mas, como foi que o impulso perverso surgiu no coração de alguém criado por um Deus perfeitamente santo? Diante de tal enigma, temos de reconhecer que as coisas encobertas de fato pertencem a Deus; as reveladas, no entanto, pertencem a nós (Dt 29.29). E três dessas realidades claramente reveladas merecem ser enfatizadas:
1.  A queda de Lúcifer foi resultado de sua insondável e pervertida determinação de usurpar a glória que pertence unicamente a Deus. Esse fato é explicitado em uma série de cinco afirmações que empregam verbos na primeira pessoa do singular, conforme registradas em Isaías 14.13-14. Nisto consiste a essência do pecado: o desejo e a determinação de viver como se a criatura fosse mais importante que o Criador.



A descrição da criação do mudo angelical de acordo com o livro de Melquisedeque

Lúcifer andava “no brilho das pedras” (Ez 28.14). Essa descrição refere-se à sala do trono de Deus, conforme representações em outros lugares da Escritura.
2. Satanás é inteira e exclusivamente responsável por sua escolha perversa. Nisso existe uma dimensão inescrutável. Alguns têm argumentado que Deus deve ter Sua parcela de responsabilidade por este (e todo outro) crime, porque, caso fosse de Seu desejo, poderia ter criado um mundo em que tal rebelião fosse impossível.
Outros dizem que, se Deus tivesse criado um mundo em que apenas se pudesse fazer o que o seu Criador quisesse, nele não poderiam ser incluídos agentes morais feitos à imagem de Deus, dotados da capacidade de tomar decisões reais – e, consequentemente, de escolher adorar e amar a Deus.
Há verdade nessa observação, mas também há mistério. O relato deixa claro que o orgulho fez com que Lúcifer caísse numa terrível armadilha (Is 14.13-14; Ez 28.17; cf. 1 Tm 3.6), mas nada explica como tal orgulho de perdição pode surgir no coração de uma criatura de Deus não caída e perfeita.
No entanto, não há mistério quanto ao fato de que Satanás é, totalmente e com justiça, responsável pelo seu crime. Ezequiel 28.15 afirma explicitamente que Lúcifer era perfeito desde o dia em que foi criado, “até que se achou iniquidade em ti”. A culpabilidade moral é dele, e apenas dele.
Na verdade, em toda sua extensão, a Bíblia afirma que Deus governa soberanamente o universo moral e controla todas as coisas – inclusive a maldade de homens e anjos – para que correspondam aos seus perfeitos propósitos. Mas ela também ensina que Deus não deve e não será responsabilizado por essa maldade, em qualquer sentido.


Lawrence Olson,  em seu livro O Plano Divino Através dos Séculos, trouxe para nosso conhecimento a Teoria da Terra Original, cujo argumento principal é que o planeta no qual vivemos já passou por um cataclisma, antes da criação descrita em Gênesis 1:3 e versículos seguintes.




Neste vídeo tem a primeira parte deste assunto







Aqui o professor apresenta a conclusão do estudo.


Veja aqui um resumo da descrição dessa teoria:

  1. Deus criou uma Terra original no princípio do Universo (Gênesis 1:1) e não a criou vazia (Is 45:18);
  2. Esta Terra era o local de habitação de Lúcifer (Ezequiel 28:13-16), no qual refletia a glória da criação de Deus;
  3. Neste tempo ele não havia caído ainda, era um anjo de luz;
  4. Porém, no seu coração surgiu o desejo de ser semelhante a Deus (Is 14:12-15)
  5. No seu intento, arregimentou a terça parte dos anjos (Ap 12:7-9), que lutaram em alguma região do Universo, visto que no Céu não entra pecado;
  6. Não venceram e se tornaram o Diabo e seus demônios;
  7. A Terra que era o local de atuação de Lúcifer foi castigada se tornando sem forma e vazia;
  8. A partir daí é que temos uma Terra caótica na qual se desenrolam os fatos narrados em Gênesis 1:3 em diante. 


 O termo hebraico tohu wabohu, traduzido por “sem forma e vazia”, é utilizado para juízos divinos em outros contextos (Jeremias 4:23). Explicaria a idade da Terra e o fato de que a luz já existia, que o Sol e a Lua já haviam sido criados, sendo chamados a prover iluminação para o planeta, que o próprio continente estava apenas submerso.


 Vejamos agora quais foram as consequências maléficas advindas sobre o Diabo, os seus agentes e a toda humanidade em função de sua queda :


1. Ele perdeu o nome Lúcifer que significava: resplandecente, 

brilhante, fulguroso e recebeu o nome de belzebu (Mateus 12: 27), dragão, diabo, satanás, etc. (Ap. 12: 9) que significa: caluniador, acusador, adversário. 
Perdeu os céus, ganhou o lago de fogo (2 Pe 2. 4). Deus não poupou os anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo e levando à destruição igualmente a todos os anjos decaídos que o acompanharam.




Este vídeo sintetiza a criação de lúcifer, êxito, queda e as consequências.


 2. Satanás tornou-se o arqui-inimigo de Deus e de tudo o que é divino. Sua queda – bem como a dos espíritos que se uniram a ele – é irreversível; não há esperança de redenção. Satanás foi privado da comunhão com o Deus Santo de forma final e irrecuperável.



3. A Terra que era o local de atuação de Lúcifer foi castigada se tornando sem forma e vazia;
A partir daí é que temos uma Terra caótica na qual se desenrolam os fatos narrados em Gênesis 1:3 em diante.  


4.  Satanás passou a exercer uma atividade maligna com os seus demônios.





Este vídeo contém a apresentação da aula de angelologia


Satanás pecou antes que qualquer ser humano o fizesse, como se depreende do fato de ele (na forma de uma serpente) ter tentado Eva (Gn 3:1-6; 2Co 11:3). O Novo Testamento também nos informa que Satanás “foi homicida desde o princípio” (I Jo 3:8).
Nos dois textos, a expressão “desde o princípio” não implica que Satanás é mau desde o princípio da criação do mundo (“ desde o princípio do mundo”) nem desde o início da sua existência (“ desde o princípio da sua vida”), mas sim desde a “fase inicial” da história do mundo (Gn 3 e mesmo antes). O Diabo se caracteriza por ter dado origem ao pecado e por tentar os outros ao pecado.

5. Os Demônios passaram a se opor a toda obra de Deus, tentando destruí-la

Assim como Satanás levou Eva a pecar contra Deus, também tentou fazer Jesus pecar e assim falhar na sua missão de messias. As táticas de Satanás e dos seus demônio são a mentira, o engano, o homicídio e todo e qualquer tipo de ação destrutiva.
Os Demônios lançam mão de qualquer ação destrutiva no intuito de fazer as pessoas se afastarem de Deus, rumo à destruição. Os Demônio lançam mão de qualquer artificio para cegar as pessoas ao evangelho e mantê-las presas a coisas que as impedem de aproximar-se de Deus. Também procuram usar a tentação, a dúvida, a culpa, o medo, a confusão, a doença, a inveja, o orgulho, a calunia ou qualquer outro meio para obstruir o testemunho e a utilidade do cristão.




Os falsos ministros do evangelho da atualidade pregam um evangelho falso


6. A rebelião atingiu o primeiro casal Eva e Adão.
Conseqüências desse ato: perderam a comunhão com Deus, o Édem e a Vida eterna. Ganharam a morte, a dor, a condenação, a sua descendência e a própria terra. (Gn 3.1 -19).


7.Os juízos divinos Sobre Satanás e os seus agentes



O Resultado de sua Queda As Escrituras registram diversos resultados decorrentes sua queda, entre eles alistamos que: a) Todos eles perderam sua santidade original e se tornaram corruptos em natureza e conduta (Mt 10.1; Ef 6.11,12; Ap 12.9); b) alguns deles foram lançados no inferno (tártaro) e estão acorrentados até o dia do julgamento (2Pe 2.4); c) outros permaneceram em liberdade e trabalham em definida oposição à obra dos anjos bons (Ap 12.7-9; Dn 10.12,13,20,21; Jd 9); d) pode também ter havido um efeito sobre a criação original em Gn 1; e) eles serão, em um dia futuro, atirados para a terra (Ap 12.8,9) e, após seu julgamento (1Co 6.3), no lago de fogo (Mt 25.41; 2Pe 2.4; Jd 6)



Os juízos contra Satanás: 
a) expulso de sua posição original no céu (Ez. 28.16).
b) julgamento pronunciado no éden (Gn. 3.14,15).
c) julgado na cruz (Jo. 12.31).
d) expulso dos céus na tribulação (Ap. 12.13).
e) preso no abismo no início do milênio (Ap. 20.2).
f) lançado ao lago de fogo ao fim do milênio (Ap. 20.10).
Hoje, como Igreja, temos em Cristo, poder para pisá-lo, mas em breve o esmagaremos debaixo de nossos pés (Rm. 16.20). Isso fala da vitória final que Deus nos dará sobre o mal.


Lugar atual e destino final dos demônios a) Satanás na sua rebelião inicial contra Deus (Mt 4.10) sublevou uma terça parte dos anjos (Ap 12.4). A maioria deles está solta sob o domínio e controle de Satanás (Mt 12.24; ]25.41; Ef 2.2; Ap 12.7). Estes são os emissários altamente organizados do diabo (Ef 6.11,12) que equivalem aos demônios referidos na Bíblia; b) Outros desses estão algemados no poço do abismo (2Pe 2.4; Jd 6), e serão soltos na Grande Tribulação. “E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha e, com a fumaça do poço, escureceu-se o sol e o ar” (Ap 9.1,2). Nesse texto encontramos a estrela que cai do céu que é provavelmente um anjo que executa o julgamento divino e o poço do abismo que é o lugar onde estão aprisionados os demônios que não guardaram o seu principado e ali foram encerrados até que Chegue o tempo de serem soltos (Ap 11.7; 17.8; 20.1,3; Lc 8.31; 2Pe 2.4; Jd 6). Do poço do abismo saem gafanhotos que representam um vultoso número de demônios e também intensa atividade demoníaca na terra, perto do fim da história. c) finalmente todos os demônios serão lançados juntamente com Satanás para dentro do lago de fogo. “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41). 


Meus  amados irmãos em Cristo em breve estaremos de volta para falar sobre a "  A vingança do Diabo" Até breve na Paz do Senhor Jesus!

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