segunda-feira, 26 de julho de 2021

Série a queda de Lúcifer 6.(As sete armas que o diabo usa para derrubar o homem)

 


Por Jânio Santos de Oliveira



 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena


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Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!






Estamos de volta para dar continuidade ao extraordinário estudo bíblico que analisa as circunstâncias da queda de Lúcifer. 
Na primeira parte nós falamos sobre 
"a origem do mal"na segunda parte falamos sobre os "céus dos céus um lugar inacessível". 
Na terceira parte   falamos sobre 
"de onde Lúcifer foi precipitado".
Na quarta parte falamos sobre 

"As quatro quedas de Lúcifer"

Na quinta parte falamos sobre 
"a rebelião de Lúcifer e a terça parte dos anjos".

Agora na sesta parte falaremos sobre "

"As sete armas que o diabo usa para derrubar o homem".

Vamos acompanhar!







Veja neste vídeo "As quatro armas que o diabo usa para derrubar o homem"

Da mesma maneira como o Diabo caiu ele se utiliza dessa tática para derrubar o homem feito à imagem e semelhança do seu criador.

Nesta matéria mostraremos pelo menos sete das tantas táticas que o inimigo usa para nos derrotar. 

Mas, porque é que ele trabalha tanto par nos destruir? A resposta é clara: É um ato de vinhança contra Deus. Ele sabe que não tem mais retorno dele para os céus então se utiliza de tudo o que possui como tática ofensiva para nos destruir.


I. As Astutas Ciladas do Diabo



Aprenda a combater as ciladas do maligno


O diabo sempre usa pessoas que estiveram ativas. Em cada geração a  Igreja tem enfrentado falsos profetas e falsos ensinos. Foi o que aconteceu com o Unitarianismo, o liberalismo teológico, o modernismo, evangelho social, evangelho da cura e prosperidade etc., para não dizer das heresias que a igreja enfrenta desde o período patrístico. Este tem sido sempre o embate da Igreja.

O erro religioso é muito sutil. Qual a maneira como o diabo age na  vida das pessoas, qual sua tática sutil nessa área?

Primeiro É fazer com que o erro  venha disfarçado de verdade.

Segundo O diabo torce a verdade de Deus como fez  lá no Jardim do Éden (Gn 3:1-6). Nós vemos como ele distorceu a Palavra de Deus para levar a mulher a se desviar do mandamento de Deus. Esta é a característica de todo falso mestre. Têm sempre uma interpretação distorcida da Escritura.

b. O diabo se manifesta  como anjo de luz. Paulo nos diz em I Co 11:13-15 exatamente dessa transfiguração de anjo de trevas em anjo de luz. No nascimento de cada seita sempre existe uma revelação. Cada um dos fundadores de seitas, hoje, reivindica que teve uma revelação de Deus. Foi o que fez Joseph Smith, fundador do mormonismo.

Que faremos com tudo isso? Como devemos  lidar com estas coisas? Até mesmo operação de curas, de milagres e de prodígios são efetuadas por estes demônios para dar autoridade à mentira, para dar credibilidade, porque esta foi a arma que a Igreja Católica usou para dar credibilidade ao seu ensino na idade medieval. Assim surgiram os milagres dos santos, de determinada santa, que estes eram mediadores entre o homem e Deus. Dessa forma o prodígio era apresentado como autenticação do ensino propagado. Da mesma forma vemos isso hoje. Muitos, para provar seu ensino, fazem sinais e maravilhas. Assim o espiritismo tem ganho muitos adeptos. No espiritismo se vêem coisas sobrenaturais e isso é como prova de que tudo é verdade, e de fato coisas extraordinárias acontecem. Concluímos que há demônios operadores de sinais, capazes de produzir esses tipos de fenômenos. Em 2 Ts 2:9: "Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais e prodígios da mentira". Esses sinais e prodígios da mentira são chamados assim, não porque eles não sejam verdadeiros, pois de fato são, mas porque têm o propósito de levar as pessoas a crerem na mentira. O alvo é levar as pessoas a crerem no erro que está por trás, no erro que está junto a estas manifestações. "...com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos" (v. 10). É por isso que no V. T. o teste do profeta não era somente se a profecia se cumpria (Dt. 18), mas o teste do verdadeiro profeta (Dt. 13), era se a profecia deles se cumpria e após isso ele dizia "vamos e sirvamos ao Senhor". Era o teste da ortodoxia do profeta, não apenas se a profecia se cumpria, pois a Bíblia está cheia de casos de homens malignos que faziam coisas maravilhosas (Balaão, Judas, etc.). Através da história eclesiásticas nós temos visto como esses demônios têm tido parte em todo misticismo que tem aparecido.

Não percamos de vista que há uma batalha dos espíritos malignos  contra a Igreja e queremos ficar alerta contra as armas do diabo. Uma arma dele é fazer pessoas bem intencionadas perderem o equilíbrio teológico. Isso ele faz com que as pessoas tomem certos pontos secundários e façam deles os pontos centrais produzindo um desequilíbrio. Como exemplo temos expulsão de demônios, curas, que são coisas que Deus pode fazer, e o diabo toma estas coisas, tira-as do seu lugar, que é um lugar secundário no N. T., e as traz como ponto central de várias movimentos, produzindo um desequilíbrio com que faz aquilo que é central seja obscurecido ou seja completamente ignorado, pois seu lugar foi tomado por algo secundário. Um exemplo disso é a questão social que é uma questão boa, necessária e legítima. O que acontece? Pessoas pegam esta questão que não é a central da Igreja, embora faça parte da sua atuação, e a trazem para linha de frente dando tanta ênfase que a função principal da Igreja fica obscurecida e até negligenciada. Aí está estabelecido um desequilíbrio que leva ao erro, porque são poucos os que são capazes de dizer: "Bem, isto está sendo enfatizado, mas não quer dizer que as outras verdades também não sejam necessárias". Poucos dizem isso e geralmente as pessoas vão pelo que está na frente, concentrando-se naquilo e esquecendo o resto. Ou até mesmo, e, digo isso com muito temor, é possível tomar coisas boas e legítimas como os dons do Espírito Santo e trazê-los como o centro de determinado movimento, ao ponto de que as doutrinas centrais, como a pessoa e obra de Cristo, Sua redenção, Sua glória, Seus atributos, Sua obra de salvação no mundo, sejam ignorados ou recebam uma atenção mínima, produzindo igrejas desequilibradas teologicamente e produzindo crentes que vivem em torno disso. Isso é erro religioso da mesma forma, pois existe um desequilíbrio onde a verdade não é apresentada em todas as suas formas harmônicas. Creio que o diabo usa pessoas absolutamente sinceras para trazer desequilíbrio para dentro da Igreja e confusão. O diabo faz esse tipo de coisa! Nós precisamos de discernimento.

O que tudo isso tem a ver conosco? Que devemos  fazer? O erro religioso é tremendamente perigoso, mesmo que líderes achem que não há nenhum perigo. A evidência da Bíblia nos mostra o contrário, diz-nos que o erro religioso, o ensino desequilibrado é prejudicial para as almas da Igreja pois afasta o povo da verdade, corrompe a fé e as consciências. A verdade doutrinária deve ser buscada, perseguida, zelada pelo povo de Deus e defendida com as armas legítimas. O erro religioso conduz à prática religiosa errada e desequilibrada. Se você acredita no erro, sua prática será errada e no final vai oprimi-lo, atormentar e afligir. Só a verdade liberta, só ela traz paz verdadeira e crescimento. O Espírito Santo não abençoa o erro. O Espírito Santo é chamado na Bíblia de o Espírito da Verdade. Por isso só abençoará a verdade. Como resistir à queda no erro? Não há um caminho fácil e digo isso com clamor. Com todo respeito aos irmãos que estão bem intencionados e desejam declarar que o erro religioso está banido, declarar que os espíritos enganadores, de mentira e de heresias sejam amarrados. Àqueles que dizem amarrar o diabo eu digo que não há substituto para se tomar a armadura de Deus especialmente o cinto da verdade. Você pode "amarrar" quantos demônios queira, mas se você não estiver amarrado à verdade e comprometido com ela de nada vai adiantar, só vai iludir-se.

A  Igreja só tem uma defesa contra o erro religioso. É tomar toda a armadura de Deus, vestir-se da verdade, tomar a couraça da justiça, que vem da pare de Deus, empunhar a Palavra a a espada do Espírito. Não há outras armas. Isso significa estudo profundo da Palavra, meditação nela. Que a Igreja tome uma posição contra o erro religioso e resista a esta tendência moderna re reunir tudo debaixo dessa "salada", desse evangelicalismo disforme que temos nos nossos dias. A Igreja tem de zelar por isso, e cada crente faz parte desta luta. Exija do seu pastor que pregue sermões firmes fundamentados na Escritura, que exija do seu presbitério, do seu professor, que seja criterioso nas suas leituras escolhendo bons livros, que participe de bons congressos e não daqueles que nada têm a ver com a Escritura; exija critério, trabalho e sacrifício. Não há outro caminho. É isso que diz a Escritura: tomar a couraça da justiça e o cinto da verdade para poder resistir às astutas ciladas do diabo.

Só existe uma maneira de não se cair  vítima de uma mentira e ser enganado por ela. É você se voltar para o estudo da Escritura debaixo da orientação de alguém que conheça a Palavra, que tenha o propósito de iluminá-lo (1), de ajudá-lo (2). Minha súplica a você: hoje comece um estudo sério da Escritura, leia a Bíblia com atenção, com devoção; peça ajuda de alguém capacitado para isso. Mas não pense que você é capaz de discernir por você mesmo. O inimigo é muito mais poderoso do que você, muito mais sutil. Você precisa de ajuda, peça a Deus.

II. Vejamos agora as sete armas que o diabo se utiliza visando derrubar o cristão:


1. A soberba




Deus resistiu ao rei Nabucodonosor pela sua soberba




A. O que é a soberba

A palavra grega “superbia” recebe algumas traduções no texto bíblico: soberba, orgulho, altivez, entre outros. Agostinho de Hipona, um dos teólogos mais importantes do cristianismo, entendia que a “superbia” (orgulho, soberba) estava na base de todos os outros pecados e definia esse mal como o “encurvamento do homem a si mesmo”.
A soberba é uma inclinação do homem a si mesmo, um sentimento de autoamor idolátrico que transporta a mente humana para uma forma autocentrada de pensar. Comumente ela é reconhecida pelo exceço de autovalor, mas sempre o soberbo é aquela pessoa que conta vantagens de si mesmo. Algumas vezes, a soberba se esconde por detrás de desculpas como “honra”, “bem estar”, etc.. e por isso, sabendo que a soberba muitas vezes se disfarça, o salmista clamava: “...também da soberba guarda o teu servo” (Sl 19.12-13). O perigo que o salmista identificou é que a soberba poderia dominá-lo.


B. Como a soberba veio fazer parte da experiência humana

A soberba sobreveio ao homem quando o pecado entrou no mundo. A tentação do Jardim do Éden consistia primordialmente de uma negação da submissão à ordem de Deus e numa tentativa de um viver independente.
Quando a serpente ofereceu o fruto à Eva usou dessas palavras: “...como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.5.b). O homem desejou demarcar os seus próprios limites.
Deus havia dado toda a liberdade para o homem: “...de toda árvore do jardim, comereis livremente” (Gn 2.16), entretanto, essa liberdade era limitada pela vontade do próprio Deus e isto ficou simbolizado na proibição de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. O homem, no entanto, rejeitou essa demarcação de desejou uma liberdade autônoma, centrada em sua própria vontade (Gn 3.6).
Homem e mulher foram despertados para um desejo novo, que violava a vontade de Deus e começaram uma relação com a Criação que tinha como centro a sua própria vontade e autoamor. Antes, a respeito da daquela árvore diziam: “Deus disse: dele não comereis, nem tocareis nele” (Gn 3.3), mas no verso seis o que se destaca é que retiraram Deus e perceberam a árvore sem Deus: “vendo a mulher que a árvore era boa... agradável... e desejável”.
A soberba havia lançado suas raízes. Um autoamor idolátrico e a vida centrada no ego ocupara espaço na mente do homem que foi dominado e sucumbiu. Foi assim, que a estrutura criacional fora invertida e o homem passou a buscar a si mesmo em lugar de Deus (Sl 14.3; Rm 3.10-12).
Desde então, arrogantemente o homem se tornou rebelde e resistente ao governo de Deus (Sl 2.2-3). Ao inverter a ordem criacional, a soberba conturbou todos os tipos de relacionamento e dessa forma desequilibrou todos os tipos de estruturas de autoridade e limites que se devem respeitar. O homem passou a existir como um ser “encurvado para si mesmo”, na busca de seus próprios interesses e propenso a buscar posições e desejar coisas elevadas para si mesmo (Gn 11,4).

 

C. Onde a soberba atua na natureza humana.

Como a soberba exerce o seu controle sobre o homem e onde ela atua para que o domine? Conhecer o método da ação da soberba nos permite também preveni-la e cuidar antes que se torne efetiva em nossas ações.
Em Marcos 7.1-23, Jesus apresenta uma importante discussão sobre o poder do pecado na vida do homem. Fariseus e escribas acusavam os discípulos de Jesus de não andarem segundo as tradições, pois comiam sem se purificar antes (Mc 7.5). Usando o exemplo da quebra do quinto mandamento (Mc 7.10-13), Jesus responde dizendo que o problema da contaminação do pecado não ocorre de fora para dentro, por meio da ingestão de alimentos, mas acontece de dentro para fora, por aquilo que sai do homem, isto é, as suas mais secretas intenções (Mc 7.15).
Na conclusão dessa discussão com os líderes judaicos, Jesus apresenta o ponto central da atuação do pecado: o coração (Mc 7.21-23). A sede da vida interior do homem está contaminada. Então, como uma nascente de rio, o coração contaminado com o pecado espalha o resultado dessa contaminação por tudo o que o homem faz. Por isso, o sábio aconselha que se tenha prioridade em guardar o coração (Pv 4.23).
Na descrição apresentada por Jesus, encontramos a “soberba” (Mc 7.22). Ela atua a partir do coração humano e, por isso mesmo, domina o homem contaminando as ações, pensamentos, desejos humanos. Cuidar do coração é fundamental, por isso, o salmista se justifica diante de Deus: “...não é soberbo o meu coração” (Sl 131.1).

C . Os prejuízos da soberba
            A soberba, ou o orgulho pecaminoso, produz muitos males. Seu poder contaminador é muito grande e influencia fortemente as ações humanas. Quando o ser humano é conduzido pela soberba do seu coração trilha uma estrada onde colhe muitos prejuízos.

 

a . A soberba prejudica o relacionamento com o próximo.

Um dos casos bíblicos mais conhecidos sobre a ação da soberba humana é o episódio entre Caim e Abel (Gn 4.1-8). Caim, conduzido pela soberba do seu coração, não se inclinou a Deus para ouvir as instruções do Senhor (Gn 4.7). Dominado pela soberba do coração matou Abel, como uma forma de autoafirmação.
A soberba influencia o coração humano a pensar egocentricamente e, por isso, usa a ganância como pensamento matriz da relação humana. Pensando em si mesmo, o soberbo não se conduz pelo mandamento de amar o próximo, mas é o autoamor idolátrico que o comanda. Por isso, os seus relacionamentos com o próximo são muitíssimo prejudicados.
A Bíblia fala que os soberbos perseguem o próximo (Sl 140.5); vivem em contendas (Pv 13.10); são arrogantes (Pv 21.24); violentos (Sl 73.6; Is 13.11); mentirosos (Sl 59.12; 119.69); incapazes de agir com misericórdia (Ez 16.49) etc. Enfim, a soberba prejudica o homem no seu relacionamento com o próximo.
Por causa da soberba, os homens têm dificuldade em ajudar o próximo, perdoar, valorizar o outro e desenvolver um relacionamento sadio sem pensar em tirar vantagens pessoais. O soberbo, por pensar egocentricamente, não consegue amar o próximo com a atitude voluntária que a palavra de Deus exige (Mt 22.39; Fp 2.3-4).

b . A soberba prejudica o relacionamento com Deus.

A inversão dos valores criacionais faz o soberbo retirar Deus do centro de sua existência. Ainda que ela tenha algum respeito a Deus, a inclinação do coração do soberbo o afasta de fazer de Deus a sua prioridade. Na verdade, ele tenderá a considerar Deus como um instrumento de sua vontade egocêntrica.
A soberba induz o homem a resistir à vontade de Deus, por não admitir que Deus o domine ou limite (Sl 2.2-3; Jr 18.11-12). O coração do soberbo não consegue abrigar a ideia de se submeter a Deus e, por isso, Deus oferece resistência ao soberbo (1Pe 5.5; Tg 4.6).
Quando a soberba dirige o coração do homem, ele rejeita a Lei de Deus e tenta fazer o seu próprio caminho (2Cr 26.16-19; Ne 9.16). Desta forma, o relacionamento entre o soberbo e Deus pode seguir duas premissas: a rejeição total de Deus (Sl 10.4) ou a tentativa de usar a religião como um método de autossatisfação (Am 4.4-5; Is 29.13-16).
O soberbo entra em conflito com o Altíssimo e, por não se inclinar e submeter a Deus, está posto em lugar de grande risco de destruição (Sl 73.3-9, 18; Pv 16.18-19). A soberba prejudica grandemente o relacionamento do homem com Deus.

c . A soberba traz prejuízos para a própria pessoa.

O soberbo, por causa do egocentrismo, não confia nas pessoas e não é solicito em ajudá-las. Também, por causa da sua contínua resistência a Deus, não sente o prazer e o consolo da companhia de Deus. Por isso sofre pessoalmente em um tipo de vida incerta, insegura e muito solitária. A soberba, portanto, oferece grandes prejuízos à própria pessoa.
Esses prejuízos pessoais do soberbo são aumentados quando sua soberba recebe a necessária disciplina que vem de Deus (Is 2.12; Jó 40.12). A humilhação é o caminho final dos soberbos, que são arruinados por causa da altivez do seu coração (Pv 16.18). Herodes, o soberbo rei que perseguiu e matou Tiago, morreu de forma surpreendente (At 12.21-23); Nabucodonosor foi humilhado, até que reconheceu o Deus Altíssimo (Dn 4.28-37; 5.18-21); Uzias, depois de ter sido ajudado por Deus, foi humilhado por causa da sua soberba (2Cr 26.16-21). Esses são alguns exemplos do prejuízo que advém sobre todos os que se deixam conduzir pela contaminação da soberba.

C . Como lidar biblicamente com a soberba?

O objetivo de toda a Lei de Deus é nos fazer amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Isso mostra que a soberba não deve ter lugar na vida do crente. Evidentemente, Deus agirá para retirar a influencia da soberba em nosso coração e a Escritura estabelece os princípios deste agir divino.

a . Não negue, nem “tape o sol com a peneira”

Às vezes, as pessoas tentam se convencer de que suas atitudes não são fruto da soberba do seu coração. Procuraram justificar seus atos com frases do tipo: “preciso me valorizar” ou “tenho um pouco de orgulho próprio” etc.. É possível que algum tipo de orgulho seja aceitável, como o orgulho pelas realizações de um filho ou as próprias, mas a soberba produz um tipo de orgulho pecaminoso diferente, que faz a pessoa a pensar e agir contrariamente à Lei de Deus.
Não precisamos negar que algumas vezes rejeitamos a ajuda a alguém ou resistimos à vontade de Deus por causa do orgulho pecaminoso. Reconhecer que o pensamento ou a ação foi fruto da soberba do coração é o primeiro passo para o arrependimento e até a prevenção de pecados (Sl 32.1-3).
É dessa perspectiva do reconhecimento do pecado que Tiago escreve no capítulo 4 de sua carta (Tg 4.1-4). Ao reafirmar a oposição entre Deus e o soberbo (Tg 4.6), Tiago exorta a sujeição a Deus como saída para o homem.

b . Sujeição a Deus

A sujeição a Deus é uma atitude mental que irá ajudar a prevenir ou corrigir a soberba. Muitas vezes, Deus ordena a história de nossa vida para nos ensinar o caminho da sujeição a ele (Dt 8.2-3).
O soberbo procura a autoafirmação e exaltação pessoal e nesse caminho colhe muitos prejuízos. Mas, aos homens que se sujeitam a Deus, submetendo-se à sua vontade, o próprio Deus é quem os exalta (1Pe 5.6).

c . Cultivar a humildade e o amor

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6). Assim como Tiago, Pedro também indica a humildade como a atitude a ser cultivada para que a soberba não domine o coração: “...cingi-vos todos de humildade” (1Pe 5.5).
O cultivo de uma atitude humilde é um ato de obediência que previne que a soberba do coração domine o homem. Voltando ao episódio de Caim e Abel, a proposta de Deus para o filho mais velho de Adão foi que tivesse uma titude humilde e repreendesse o seu próprio coração.
A humildade é desenvolvida em meio a uma consideração séria da nossa dependência de Deus (Tg 4.7-8a). Também é fortalecida por meio de um grave senso dos pecados, que nos conduz a um verdadeiro arrependimento (Tg 4.9-10; Os 5.15; 2Co 7.10).
O resultado natural da humildade é a disposição para amar o próximo. O amor é o cumprimento da Lei (Rm 13.8) e a prática do amor nos ajuda a prevenir toda a soberba. Essa é a instrução do apóstolo Paulo em Romanos 12.
Inicialmente o apóstolo propõe que a nova vida que agrada a Deus (Rm 12.1) inplica em uma atitude humilde de moderação (Rm 12.3). Essa atitude é seguida de um serviço de amor ao outro no uso dos nossos dons em benefício do nosso próximo (Rm 12.16). O amor surge no lugar da soberba e nos ajuda a vencê-la.

d . Imitar Jesus

O maior e mais completo exemplo de humildade é Jesus. Paulo, na carta aos Filipenses, nos convoca a imitar o seu exemplo: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus...” (Fp 2.5-9).
Paulo nos chama a desenvolver o mesmo comportamento humilde de Cristo Jesus e aprender, se necessário, a abrir mão até mesmo de nossos direitos para que uma atitude de humildade nos aproxime de Deus e do nosso próximo (Fp 2.3-4).
O comportamento humilde vai esvaindo as forças da soberba e sua influência sobre nossa natureza. Nosso coração deve ser guardado humilde, por isso, a oração do salmista, mais uma vez é de grande importância: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão” (Sl 19.13).


A soberba é fruto do pecado que atingiu toda a natureza humana. Atuando em nosso coração, ela nos afasta de Deus, do nosso próximo pela busca egocêntrica da autoafirmação e busca da independência em relação a Deus.
Sabendo que ela atua no coração humano e, por isso, tem o poder de contaminar todos os pensamentos e ações, devemos trabalhar diligentemente usando todos os recursos que Deus disponibilizou em sua palavra para que a enfrentemos.
O melhor caminho é começar a analisar se a soberba está espalhando a sua influência em nossa vida e procurar refrear essa ação. Para preveni-la, devemos buscar a Deus, por meio da oração e da imitação de Cristo, desenvolvendo uma atitude humilde e de amor.
Um viver teocêntrico, que agrada a Deus, depende de uma atitude sensata de abandono da soberba.


Procure conversar com outras pessoas a respeito de momentos em que agiram ou pensaram de forma soberba e como corrigiram essa atitude. Fale sobre os efeitos ruins da soberba e como é possível evitar muitos males se ela for abandonada.
Proponha ações práticas que ajudem a promover a interação com o próximo, de tal maneira que o amor possa ser exercitado na igreja, família e em meio à comunidade em que você vive.

2. O ódio




Como quebrar o circulo do ódio



Biblicamente falando, existem aspectos positivos e negativos ao ódio. É aceitável odiar as coisas que Deus odeia; de fato, isso é mais uma prova de um relacionamento correto com Deus. "Vós que amais o SENHOR, detestai o mal" (Sl 97:10a). Na verdade, quanto mais próxima a nossa caminhada com o Senhor e quanto mais tivermos comunhão com Ele, mais conscientes seremos do pecado, tanto dentro como fora. Não nos lamentamos e queimamos com raiva quando o nome de Deus é difamado, quando vemos hipocrisia espiritual e a incredulidade flagrante e comportamento sem Deus? Quanto mais entendermos os atributos e amarmos o caráter de Deus, mais seremos semelhantes a Ele e mais odiaremos as coisas que são contrárias à Sua Palavra e natureza.

No entanto, o ódio negativo certamente tem a ver com o que é dirigido a outras pessoas. O Senhor menciona o ódio no Sermão da Montanha: "Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento..." (Mateus 5:22). O Senhor ordena que não só devemos nos conciliar com o nosso irmão antes de irmos diante dEle, mas que devemos fazê-lo rapidamente (Mt 5:23-26). O ato de assassinato em si foi certamente condenado, mas o ódio é um pecado do "coração", e qualquer pensamento ou ato odioso é um assassinato aos olhos de Deus pelo qual a justiça será exigida, talvez não nesta vida, mas no dia do julgamento. Tão hedionda é a posição do ódio diante de Deus que diz-se que um homem que odeia está andando na escuridão, ao contrário da luz (1 Jo 2:9, 11). A pior situação é a de um homem que continua professando a religião, mas permanece em inimizade com o seu irmão. As Escrituras declaram que tal pessoa é mentirosa (1 Jo 4:20) e que ela pode até enganar aos homens, mas não a Deus. Quantos crentes vivem anos fingindo por fora que está tudo bem, apenas para se encontrarem amargurados por terem nutrido inimizade (ódio) contra um irmão?

O ódio é um veneno que destrói de dentro para fora, produzindo amargura que corrói os nossos corações e mentes. É por isso que as Escrituras nos dizem para não deixarmos que uma "raiz de amargura" cresça em nossos corações (Hb 12:15). O ódio também destrói o testemunho pessoal de um cristão porque o remove da comunhão com o Senhor e com outros crentes. Vamos ter o cuidado de fazer o que o Senhor aconselhou e não ter um espírito rancoroso sobre as coisas pequenas ou grandes, e o Senhor será fiel para perdoar, assim como Ele prometeu (1 João 1:9, 2:1).



Aquele que odeia tem as seguintes características:
1. Está envolvido pelas “trevas” e cativado pela malignidade cósmica (ver I Jo 2:11).
2. Está cercado de armadilhas e tropeços, por ter uma personalidade corrompida (ver I João 2:11), que é prejudicial a outros, e não benéfica.
3.  Está cego (ver I João 2:11).
4.  Seus pecados não estão perdoados; não é pessoa convertida ( I Jo 2:12).
5.  Não tem comunhão com a luz de Deus (ver I Jo 2:10).
6. A obra de transformação segundo a imagem de Cristo ainda não obteve nele qualquer fruto, o amor não está nele aperfeiçoado (ver I Jo 4:12).
7.  Por conseguinte, tal indivíduo não desfruta da presença habitadora do Espírito Santo ( I Jo 4:13).
8.  Não desfruta de comunhão mística com Deus, não permanece nele ( I Jo 4:16).
9.  Vive cheio de temores, e com toda a razão, porquanto anseia devido ao juízo vindouro (ver I Jo 4:17,18).
10.  Finalmente, conforme nos diz o apóstolo, esse indivíduo é um ”mentiroso”. Por conseguinte, pertence a Satanás, que lhe é pai, pois Satanás foi mentiroso desde o princípio (ver João 8:44 que afirma: “porque é mentiroso e pai da mentira”),
A polêmica. Tal como antes, esta passagem ataca os falsos mestres gnósticos, os cismáticos que não sabem o que é amar, que prejudicavam ao cristianismo com suas doutrinas e práticas imorais. Odiavam os irmãos e provocavam sessões, divisões e ódio no seio da igreja. Punham violentamente de lado o “novo mandamento” do amor fraternal.
Não ama... a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê... É fato bem conhecido e universalmente demonstrado todos os dias que amamos aqueles que nos são mais íntimos, que fazem parte de nossa vida.
“Senhor, disse eu,
Eu nunca poderia matar outro homem;
Crime tão grande que é próprio das feras, é uma excrescência repelente de uma mente maldita, um ato ultrajante do tipo mais vil.
Senhor, disse eu,
Eu nunca poderia matar outro homem;
Um ato desprezível de ira sem misericórdia, um golpe irreversível de inclinação perversa, um ato inconcebível de ímpio desígnio.
Diz-me o Senhor:
Uma palavra ferina, lançada contra a vítima que desdenhas,
É um dardo que inflige uma dor sem misericórdia.
maledicência ataca um homem pelas costas, um ato covarde do qual não te poderás retratar.
O ódio em teu coração, ou a inveja a levantar a feia cabeça.
É o desejo secreto de ver alguém morto” (Russell Champlin).
Católicos mataram protestantes e protestantes tiraram a vida de católicos, e ambos se têm voltado contra os judeus e os têm assassinado, todo o tempo atribuindo ao Deus dos cristãos a inspiração de tão grande malícia. Tão profunda é a cegueira e a perversidade do homem!
Quiçá o pior de tudo quanto sucede na questão que ora debatemos é que as diversas culturas, ao imaginarem seus deuses de conformidade com a sua impiedade, registram tais conceitos permanentemente em seus livros sagrados, fixando-os nessas culturas. O resultado é que as gerações sucessivas, lendo e estudando esses registros, e considerando-os livros inspirados e sem erro, atribuem o caráter mais horrendo e bestial aos seus “deuses”. Tudo isso tem servido de grave injúria contra a busca espiritualautêntica.

A .  O Ódio Exemplificado em Personagens da Bíblia

Caim tinha ódio no coração (Gn 4:5); também Esaú (Gn 27:41) e os irmãos de José (Gn 37:4); os habitantes de Gileade (Jz 11:7); Saul (I Sm 18:8,9); Acabe (I Rs 22:8); Hamã (Et 3:5,6); os inimigos dos judeus (Et 9:1,5; Ez 35:5); os adversários de Daniel (Dn 6:4-15); Herodias (Mt 14:3,8); os judeus (A 23:12,14); o mundo inteiro (Jo 7:7).

B .  O Ódio Divino

Como é óbvio, Deus odeia o mal (Pv 6:6). Porém quando lemos na Bíblia que ele aborreceu Esaú e que amou seu irmão, Jacó (Ml 1:3, Rm 8:12,13), então já entramos naquele problema que circunda a questão do determinismo versus livre-arbítrio. Os intérpretes muito se têm esforçado para fazer esses trechos bíblicos amoldarem-se àquilo que eles já compreendem sobre a natureza e o amor de Deus. Daí surgem ideias como aquelas que enumeramos abaixo:
1. O termo “ódio” é antropomórfico, ao qual devemos entender metaforicamente, e não em termos reais do ódio humano. Penso que essa é a resposta certa. Os homens aplicam às palavras de Deus sentidos que lhes são significativos, por causa de suas próprias naturezas emocionais; porque é difícil imaginarmos Deus sujeito ao mesmo tipo de natureza emocional que os homens têm. Porém, penso que os autores que aplicaram o termo ódio a Deus, no tocante, por exemplo, a Esaú, estavam pensando em termos de simples ódio, sem qualquer alusão a ideias antropomórficas. Visto que os intérpretes insistem em aplicar emoções humanas a Deus, em sua forma humanizada de teologia, ainda outras interpretações têm aparecido, segundo se vê nos dois outros pontos, abaixo:
2.  Esse “ódio” seria simples rejeição, ou não-eleição.
3. Esse “ódio” deveria ser entendido comparativamente, como um amor inferior, ou como menor interesse, ou mesmo como total ausência de interesse pelos odiados.
Minha opinião pessoal é que esses versículos têm uma visão míope do amor de Deus, deixando de perceber que esse amor tem uma aplicação universal, de tal modo que haverá uma restauração geral (vide). Meu artigo sobre esse assunto mostra que o amor de Deus, finalmente, haverá de prevalecer, ainda que comparativamente poucos terminem remidos. Estou convencido de que a antiga ideia do ódio a Esaú foi ultrapassada, na própria revelação bíblica, por um novo e mais amplo evangelho, uma mensagem que não foi antecipada no Antigo Testamento, e nem mesmo nos primeiros livros do Novo Testamento. Na verdade, o ódio divino, visto ser ativo e visto que impõe juízo, exprime o seu amor, já que o próprio julgamento tenciona trazer uma grande bênção aos perdidos (ver I Ped. 4:6). Sem dúvida os atos de Deus em todas as suas formas, incluindo o seu ódio no julgamento contra o mal, fazem parte do mistério de sua vontade (Efé. 1:9,10), o que criará uma unidade universal, em torno da pessoa do Logos (Cristo), em última análise. Ver o artigo separado sobre os Vícios. Ver também sobre o Amor.

C . O Ódio e a Possessão Demoníaca

amor é a prova da verdadeira espiritualidade. Contrariamente, o ódio facilita a possessão demoníaca. Sem o ódio, ela praticamente não pode existir.

3. Egoísmo



Como vencer o egoismo (em espanhol)



Embora raramente identificado, o pecado do egoísmo é o culpado responsável por quase todos os problemas, tristezas, miséria e divisões que ocorrem no lar. Uma das marcas dos “tempos difíceis” sobre a qual Paulo profetizou era que os homens seriam egoístas (2 Tm 3:1-2). E, como é triste quando os maridos e as esposas subordinarão as necessidades da família às preferências pessoais, pensando nos termos do egoísmo: O que eu quero, o que eu gosto, meus direitos, meus interesses, e minha felicidade. Pensar de tal modo é praticamente a garantia de tempos difíceis no lar. Mas poucas pessoas vêem o egoísmo como um problema pessoal.


EGOÍSMO E EGOCENTRISMO


Definições: Amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios. Exclusivismo que faz o indivíduo referir tudo a si próprio.

1. O egoísmo é uma falta de amor e consideração pelas necessidades dos outros.
Gn 4:9 Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?
Pv 18:17 O que primeiro apresenta o seu caso parece justo, até que vem outro e o examina.
Pv 24:11,12 Livra os que estão destinados à morte, e salva os que cambaleiam para a matança. 12 Se disseres: Não o soubemos, não perceberá Aquele que pondera os corações? Não saberá Aquele que atenta para a tua alma? Não pagará Ele ao homem conforme a sua obra?
Ez 34:8b,10,18,23,24 [Deus fala contra pastores egoístas, e promete levantar um Davi dos últimos dias, que alimentará as ovelhas altruisticamente.] E os Meus pastores não procuram as Minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos, e não apascentam as Minhas ovelhas, … 10 Assim diz o Senhor Deus: Eu estou contra os pastores e requererei as Minhas ovelhas das suas mãos, e eles deixarão de apascentar as ovelhas, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as Minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. … 18 Não vos basta pastar o bom pasto? Haveis de pisar o resto de vossos pastos? Não vos basta beber as águas limpas? Haveis de sujar o resto com os vossos pés? … 23 Levantarei sobre elas um só pastor, o Meu servo Davi, e ele as apascentará; ele as apascentará; e lhes servirá de pastor. 24Eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o Meu servo Davi será príncipe no meio delas. Eu, o Senhor, o disse.
Zc 7:6 Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes?
Mt 25:42-45 Pois tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; 43 fui forasteiro e não Me recolhestes; estive nu e não Me vestistes; enfermo e preso e não Me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão: Senhor, quando Te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou preso e não Te servimos? 45 Então lhes responderá: Em verdade vos digo que, todas as vezes que o deixastes de fazer a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer.
Fp 2:21 [O egoísmo causa danos à obra do Senhor:] Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
2 Tm 3:1,2a [À medida que o mundo entra no Tempo do Fim, o egoísmo se pronuncia mais:] Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; 2a pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos. [Ver também Mt 24:12.]
Tg 2:15,16 Se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz; aquentai-vos e fartai-vos; mas não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?
Tg 4:17 Aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado.
1 Jo 3:17 Quem tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, cerrar-lhe o seu coração, como estará nele o amor de Deus?
2. O egoísmo acumula até ficar pobre.
Pv 11:24b Outro retêm mais do que é justo, e se empobrece.
Pv 13:7a Uns se dizem ricos sem ter nada.
Pv 15:27a O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa.
Pv 28:27b O que dele esconde os olhos terá muitas maldições.
Ec 5:13 Há um grave mal que vi debaixo do sol: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano.
Ag 1:6,9,10 Semeais muito, e recolheis pouco. Comeis, mas não vos saciais. Vesti-vos, mas ninguém se aquece. O que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saco furado. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco. Esse pouco, quando o trouxestes para casa, Eu o dissipei com um assopro. Por quê? diz o Senhor dos Exércitos. Por causa da Minha casa, que está deserta, enquanto que cada um de vós se ocupa com a sua própria casa. 10 Por isso retêm os céus o seu orvalho, e a terra os seus frutos.
Mc 10:21,22 Jesus, olhando para ele, o amou, e disse: Falta-te uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-Me. 22 Mas ele, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Lc 12:15 Então lhes disse [Jesus]: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
2 Co 9:6a E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará.
Gl 6:7 Não vos enganeis: Deus não Se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. [Ver também Gn 31:5-9,41,42 onde se encontra a história de como Deus ajudou Jacó a recolher o que lhe era de direito de Labão, seu sogro egoísta.]
Tg 5:1-5 Agora, vós, ricos, chorai, e pranteai, por causa das misérias que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram. A sua ferrugem dará testemunho contra vós, e devorará a vossa carne como fogo. Entesourastes nos últimos dias. Vede! O salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, e que por vós foi retido com fraude, está clamando. Os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor Todo-Poderoso. Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes. Cevastes os vossos corações no dia de matança.
3. O egoísmo é a causa de muitos males no mundo, inclusive da guerra, do sofrimento e da miséria.
Jr 5:26-28 Entre o Meu povo se acham ímpios que estão à espreita, como se acaçapam como passarinheiros e como os que colocam armadilhas para apanharem homens. 27 Como uma gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de engano; engrandeceram- se e enriqueceram, 28 tornaram-se gordos e nédios. Os seus feitos malignos não têm limites; não julgam a causa dos órfãos, para que prosperem, nem defendem o direito dos necessitados.
Os 12:7 O mercador tem balança enganadora em sua mão; ele ama a opressão.
Mq 6:12 Os seus ricos estão cheios de violência, os seus habitantes falam mentiras, e a sua língua é enganosa na sua boca.
1 Tm 6:9,10 Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e perdição. 10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Tg 4:1,2a Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Não vêm disto, dos prazeres que nos vossos membros guerreiam? 2aCobiçais, mas nada tendes. Matais e invejais, mas não podeis obter o que desejais.
4. Ser egocêntrico e agir como bem entende produz mau fruto.
1 Sm 2:22-25a e 3:13 [O sacerdote Eli foi julgado por Deus por deixar os seus filhos fazerem o que bem entendiam:] Ora, Eli que já era muito velho, ouvia tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel, e de como tinham relações com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. 23 Então ele lhes disse: Por que fazeis tais coisas? Ouço de todo este povo os vossos malefícios. 24Não, filhos meus, não é boa fama a que ouço entre o povo do Senhor. 25a Pecando o homem contra o próximo, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem intercederá por ele? Mas não deram ouvidos à voz de seu pai. 3:13Pois já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia; seus filhos se fizeram execráveis,e ele não os repreendeu.
1 Rs 1:1a,5,6a [O mau fruto do rei Davi mimar o seu filho:] O rei Davi era já velho, de idade avançada. Então Adonias, filho de Hagite, se exaltou, dizendo: Eu reinarei. Preparou carros e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem diante dele.
6a Seu pai jamais o havia contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? [Ver versículos 16-21.]
Pv 1:30-32 Visto que não quiseram o Meu conselho e desprezaram toda a Minha repreensão, 31 comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 32 Porque o desvio dos tolos os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.
Pv 14:14a Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração.
Is 65:2 Estendi as mãos o dia todo a um povo rebelde, que caminha por caminho que não é bom, após os seus próprios pensamentos.
Jr 7:24 Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos; pelo contrário, andaram nos seus próprios conselhos, na dureza do seu coração maligno. Andaram para trás, e não para diante.
Lc 15:12,13 [A história do Filho Pródigo:] O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E o pai repartiu os bens entre os dois. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
5. Perseguir os seus próprios desejos e interesses pessoais não vai trazer satisfação.
Jó 9:4b Quem se endureceu contra Ele, e teve paz?
Jó 27:8 Pois que esperança tem o ímpio quando é cortado, quando Deus lhe arranca a vida?
Sl 106:15 De sorte que lhes satisfez o desejo, mas fez definhar as suas almas.
Pv 27:20 O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.
Ec 1:8 Todas as coisas são canseiras, mais do que ninguém o pode declarar. Os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir.
Ec 2:10,11 [O rei Salomão, amante da boa-vida, disse:] Tudo o que desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma. O meu coração se alegrou por toda a minha obra, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. 11Olhei para todas as obras que as minhas mãos fizeram, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e vi que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
6. A verdadeira vida cristã é uma de abnegação - o oposto do egocentrismo.
Lc 9:23 Então disse a todos: Se alguém quer vir após Mim,negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-Me. [Ver Tt 2:12.]
Lc 14:26,27 Se alguém vier a Mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e até mesmo a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo. 27 Qualquer que não tomar a sua cruz, e não vier após Mim, não pode ser Meu discípulo.
At 20:24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Ap 12:11 Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; não amaram a suas vidas até à morte.
2 Co 5:15 E Ele morreu por todos, para que os que vivemnão vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressurgiu.
Gl 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
7. Quando damos prioridade ao Senhor e aos outros, Ele geralmente nos dá o que desejamos ter.
Sl 34:9,10 Temei ao Senhor, vós, os Seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que O temem. 10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta.

4. O tempo



Cuidado obreiro com o seu tempo


O demônio pode nos atormentar no corpo e na mente. Ele nos tenta até cairmos no pecado, e então nos faz pensar que nossa situação é irremediável. Busca, assim, que duvidemos da misericórdia de Deus e caiamos no desespero.

Os planos estratégicos de Satanás
Satanás fez uma convenção universal de demônios. Em seu discurso de abertura, disse:
Não podemos evitar diretamente que os cristãos vão à igreja nem que leiam suas Bíblias e conheçam a verdade. Se tentarmos tirar isso deles diretamente, seremos expostos. Tampouco podemos evitar diretamente que se entreguem a uma relação íntima com seu Salvador. Ao mesmo tempo, sabemos que, se chegarem a isso, nosso poder sobre eles acabará.
Mas há algo que podemos fazer e que sempre nos deu resultado.
Deixemos que eles acreditem que são bons cristãos. Deixemos que façam coisas por Cristo quando sentirem vontade, mas roubemos seu tempo. Isso é o que quero que façam: distraiam-nos durante o dia inteiro, para que não mantenham sua conexão com seu Senhor.
Mas como fazer isso?
Mantenham-nos ocupados em trivialidades da vida e inventem inúmeras estratégias para ocupar suas mentes. Façam que eles gastem, gastem, gastem. Convençam-nos a trabalhar por longas horas todos os dias, 10, 12 horas por dia, para que mantenham esse estilo vazio de vida. Evitem que passem tempo com os filhos.
Sobrecarreguem suas mentes, para que não consigam ouvir aquela calma voz de Deus. Façam que escutem muito rádio e músicas o tempo todo, que mantenham os aparelhos ligados constantemente, seja TV, computadores, celulares… O importante é mantê-los distraídos com as nossas seduções. Eles nem perceberão que estão sendo tentados.
Com isso, eles viverão ocupados e ansiosos; não conseguirão escutar Deus, e muito menos deixar-se guiar por Ele. Encham as mesas com revistas, bombardeiem-nos com notícias da atualidade o tempo todo, invadam as ruas com anúncios publicitários, inundem-nos de propagandas inúteis, que ofereçam produtos gratuitos, serviços e falsas esperanças.
Apresentem lindas e magras modelos nas revistas, filmes e televisão, para que pensem que a beleza exterior é o mais importante, e fiquem insatisfeitos consigo mesmos e com seus cônjuges.
Substituam as festas religiosas por costumes pagãos: ao invés de Natal, Papai Noel; ao invés de Todos os Santos, Halloween; ao invés de quaresma, prolonguem o carnaval e as festas sensuais. Eles cairão facilmente.
Que nem se fale em morte, pecado nem nada disso. Que não se lembrem dessas realidades. Ofereçam coelhinhos e chocolates na Páscoa.
Mesmo em seu tempo livre, é preciso mantê-los muito ocupados, tentando fazer mil coisas; que não consigam contemplar o reflexo de Deus na natureza; que, quando voltem para casa, estejam exaustos. Mantenham-nos ocupados, ocupados, ocupados.
Encham suas vidas com coisas, ainda que sejam boas, para que não tenham tempo para a oração. Assim, em pouco tempo, eles estarão trabalhando com suas próprias forças somente, sacrificarão sua saúde e sua família.
Quando forem para alguma reunião ou atividade espiritual, que estejam atentos às fofocas e ao que acontece o redor deles, e não consigam prestar atenção no essencial.
Sigam estas ordens e eles serão seduzidos por nós. E se esquecerão da presença e do amor de Deus, caindo em nossas armadilhas.



5. Orgulho





Cuidado obreiro com o orgulho espiritual


Orgulho e humildade

1.O que Deus acha do orgulho? 
A. Ele o odeia:
Pv 6:16,17 (Isto)... aborrece (odeia) o Senhor... olhos altivos
Pro.16:5 Abominação é para o Senhor todo o altivo de coração

B. Nós também deveríamos odiar isso:
Pv 8:13 O temor do Senhor é aborrecer (odiar)... a soberba, e a arrogância

C. Orgulho é um pecado, não uma virtude:
Pv 21:4a Olhar altivo, coração orgulhoso... é pecado
Hb.2:4 Eis que a sua alma se incha (orgulha), não é reta nele
1Jo 2:16 A soberba... não é do Pai, mas do mundo

2.Por que é errado sermos orgulhosos?
A. Porque apenas o Senhor é grande; nós não somos:
Sl.66:5-7 Vinde e vede as obras de Deus... Ele domina... não se exaltem os rebeldes
Sl 97:9 Tu, Senhor, és o Altíssimo... muito mais elevado que todos
Ez 28:2 Visto como se eleva o teu coração.... sendo tu homem e não Deus, estimas o teu coração como se fora... Deus
Fl 2:9,10 Deus o exaltou soberanamente (Jesus), e Lhe deu um nome que é sobre todo o nome... se dobre todo o joelho
( Sl.21:13; 57:5,11; 108:5; Is 2:11,17)

B. Só Deus deveria receber a glória:
At 12:20-23 Feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus
1Co 10:31 Portanto... (qualquer coisa que) façais, fazei tudo para a glória de Deus
( Jr 9:23,24; 1 Co1:28,29)

C. Orgulho nos faz ignorar e esquecer Deus:
Deu.8:14 Não se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor
Sl 10:4 Por causa do seu orgulho, o ímpio não busca a Deus 
Os 13:6b Ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de Mim

D. Deus Se afastará e resistirá aos orgulhosos:
Sl.138:6 Ao soberbo, conhece-o (o Senhor) de longe
Tiago 4:6 Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes

E. Orgulho nos faz rebelar contra a Palavra:
Nee.9:16,17,29 Houveram (procederam) soberbamente... não deram ouvidos (à Tua Palavra)

F. Nos dá um senso exagerado de grandeza:
Oba.3 A soberba to teu coração te enganou... que diz no seu coração: Quem me derribará em terra?
Rm 12:3 Não pense de si mesmo além do que convém 
Gl 6:3 Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo

G. Cria auto-exaltação e o desejo de ser honrado:
Pv  25:27 A investigação (procura) da própria glória não é glória.
Mt 23:5-7 (Os fariseus orgulhosos) amam as saudações nas praças e o serem chamados pelos homens (Mestre, Mestre)
Mc12:38,39 Escribas... gostam... das primeiras cadeiras e primeiros assentos nas ceias
Judas 16 Cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse

H. Quando procuramos agradar aos homens, muitas vezes desagradamos ao Senhor:
1Sm 15:30 Pequei;  honra-me... diante do meu povo
Jo 5:44 Vós... (recebeis) honra uns dos outros, e não (buscais) a honra que vem só de Deus
Jo 12:43 Amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus
Gl 1:10 Se estivesse agradando a homens, não seria servo de Cristo

I. O orgulho nos faz pensar que somos "sábios":
Pv 3:7 Não sejas sábios a teus próprios olhos; teme ao Senhor
1Co 3:18 Ninguém se engane a si mesmo; se alguém... se tem por sábio
1 Co 8:2 Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber

J. O orgulho nos faz ter uma atitude de quem "sabe tudo":
Sl 131:1 [Os altivos se exercitam em assuntos muito grandes e em coisas muito elevadas para eles]
Pv 26:12 Tens visto a um homem que é "sábio" a seus próprios olhos? Maior esperança há no tolo do que nele ( 1Tm.1:7)

K. O orgulho causa brigas:
Pv13:10 Da soberba só provem a contenda
Pv 28:25 O altivo de ânimo levanta contendas
( Pv 14:3; 21:24)

L. O orgulho nos corrompe:
Mc 7:22,23 A soberba... (procede) de dentro e (contamina) o homem

M. O orgulho originará a sua queda:
Pv 11:2a Vindo a soberba, virá também a afronta
Pv 16:18 A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda
Pv 18:12a Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem
Pv 29:23a A soberba do homem o abaterá
Ez 28:12-17 [Satanás caiu porque se exaltou em orgulho] (Is 14:12-15)
Dn 5:18, 20,21 Deus... deu a Nabucodonozor... glória e magnificência. Mas quando o seu coração se exalçou... foi derribado
1Co 10:12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia

3.Algumas causas do orgulho:
A. Beleza:
Ez 28:17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura

B. Fartura material:
Dt 8:12-14 Para que porventura... estando farto... e se multiplicar tudo quanto tens, se não eleve o teu coração
Ez 28:5 Eleva-se o teu coração por causa do teu poder
Os 13:6 Estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração

C. Sentir-se seguro demais:
Sl 73:5,6a Não são afligidos como outros homens... pelo que a soberba os cerca como um colar

D. Ser afetado pela exaltação:
2Cr 26:15,16 Foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte. Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração
Dn 11:11,12 [A vitória sobre os inimigos faz o coração se exaltar]
1Tm 3:6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia

E. Mente carnal (orgulho de intelectualismo):
Gn 2:16,17; 3:16 [Eva, querendo ser sábia, desobedeceu a Deus e comeu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal]
1 Tm 6:3,4 Se alguém ensina alguma outra coisa (do que a doutrina segundo a piedade)... é soberbo, e nada sabe
(Jr 9:23,24a; Rm 8:6,7; Tg 3:14-16)

4.Advertências contra o orgulho:
A. Deveríamos evitar nos gabar orgulhosamente:
1Sm 2:3a Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam coisas árduas (ásperas) da vossa boca
Pv 27:2 Louve-te o estranho, e não a tua boca
2 Co 10:18 Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas sim aquele a quem o Senhor louva

B. Não deveríamos nos enaltecer:
Pv 25:6,7 Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes
Lc 14:10 Quando fores convidado... assenta-te no derradeiro lugar

C. Se somos orgulhosos, estamos numa situação perigosa:
Sl18:27 Tu (Deus)... abaterás os olhos altivos
Pv 15:25a O Senhor arrancará a casa dos soberbos
Ec l7:16 Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?
Jr 48:25, 26,29 [Os moabitas eram extremamente soberbos, altivos, arrogantes e orgulhosos, e se glorificaram contra o Senhor e foram destruídos]

5.Autojustiça: Por que é errado achar que nós por nós mesmos somos bons e justos?
A. Porque nós não somos:
Jó 15:14 Que é o homem, para que seja puro?... justo?
Jó 15:15,16 Nem os céus são puros aos Seus olhos; quanto mais abominável e corrupto é o homem
Sl 130:3 Se Tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?
Pv 20:9 Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou?
Ec 7:20 Não há homem justo sobre a terra, que faça bem, e nunca peque
Is 64:6a Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundície
Rm 3:10,23 Não há um justo, nem um sequer... todos pecaram
Rm 7:18a Em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum

B. Somente Deus é bom:

Mt19:17a Não há bom senão um só, que é Deus
Jó 9:2b Como se justificaria o homem para com Deus?
Sl 71:16b Farei menção da Tua justiça, e só dela

C. Isso nos faz ficar orgulhosos:
Pv 30:12,13 Há uma geração que é pura aos seus olhos... cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas pra cima
Lc 18:11 Deus, graças Te dou, porque não sou como os demais homens... injustos

D. Nos separa de Deus:
Rm 10:3 (Eles) procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus
Jó 13:16b O ímpio (hipócrita) não virá diante d`Ele

E. Impede-nos de vermos os nossos pecados:
Jó 32:1 Jó... era justo aos seus próprios olhos (Pv 16:2; 21:2)
Pv 30:12 Há uma geração que é pura aos seus olhos, e que nunca foi lavada da sua imundície
Lc 6:41,42 Por que não reparas na trave que está no teu olho?
Jo 9:41 Dizeis: "Vemos"; por isso o vosso pecado permanece

F. A verdadeira justiça significa confiar em Deus:
Gl 3:6 Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça
Fp 3:9 Não tendo a minha justiça... mas... a que vem de Deus
Tito 3:5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo (por causa da) a Sua misericórdia, nos salvou

6.Autojustiça: Por que é errado achar que nós por nós mesmos somos melhores do que os outros?
A. Por que não somos:
João 8:7 Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a pedra
Rm 3:23 Todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus

B. Não deveríamos pensar que somos melhores do que os outros:
Rm 14:2,3 O que come não despreze o que não come
1Co 13:4 O amor não trata com leviandade, não se ensoberbece
Fp 2:3b Não por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo

C. Uma atitude orgulhosa desagrada a Deus e O deixa irado:
Is 65:5 Dizem: "Sou mais santo do que tu". Estes são um fumo no Meu (de Deus) nariz
Lc 16:15 Vós sois os que vos justificais a vós mesmos... mas... o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação


O reino das trevas nasceu no orgulho que encheu o coração de Satanás (Is 14: 12-18). A arrogância de Satanás tinha suas raízes em sua beleza física (Ez. 28: 12-18). O pecado original ocorreu no Jardim do Éden, como resultado do recurso da serpente para o orgulho de Adão e Eva (Gn 3: 1-7). O orgulho é um dos três pecados profundos da humanidade.
"Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não são do Pai, mas do mundo" (1 Jo 2:16).O orgulho é a raiz de toda contenda e discórdia (Pv 13:10). O apóstolo João escreveu sobre o orgulho e como Satanás vai usá-lo para destruir a igreja.”O orgulho vem antes da destruição, e a altivez do espírito precede a queda" (Pv. 16:18).

6. Arrogância






Cuidado com a arrogância 


A arrogância causa muitos males ao ser humano, mas essa nem sempre é percebida, isso porque o orgulhoso não atenta para a sua condição. Por outro lado, a humildade, uma das principais virtudes cristãs, precisa ser cultivada, contrapondo a altivez de espírito. Na aula de hoje, com base no livro de Provérbios, bem como em outros textos bíblicos, faremos um estudo comparativo entre esses dois comportamentos. Ao final ressaltaremos os aspectos cristãos da humildade, personificados no próprio Cristo, o maior exemplo de serviço.

1. ARROGÂNCIA E HUMILDADE: DEFINIÇÕES

A arrogância (hb. gabahh) é caracterizada pela falta de humildade e geralmente está associada ao fato de a pessoa se mostrar indisposta para ouvir os outros. A pessoa arrogante não quer aprender com o próximo, pois pensa ser dona da verdade. Ela se coloca acima dos outros, e se orgulha das percepções que tem de si mesmo. Esse é um pecado perigoso, pois não tem limites, o arrogante pode chegar a pensar que é o próprio Deus (Ez. 28.2). Esse foi o pecado que conduziu Satanás à queda, o inimigo não quis ficar na sua posição, tentou tomar o trono do Altíssimo (Is. 14.13,14). Como fez Satanás, o arrogante não se submete às normas, na verdade ele estabelece suas próprias regras, que geralmente favorecem apenas a ele mesmo (II Ts. 2.4). Aqueles que são altivos de coração também são orgulhosos, e por não se coadunarem aos princípios divinos, se voltam em rebelião contra Ele (Pv. 24.1; Tg. 3.16). A Torre de Babel, de Gn. 11, é uma demonstração do que o homem arrogante pode fazer, revela também as consequências dessa vaidade. Esse é também um pecado de cegueira espiritual, pois a pessoa que assim procede nega-se a ver o engano no qual se encontra (Mt. 15.14; 23.16-23; Rm. 2.19; Is. 3.12; 9.16; 42.19; 56.10; Os. 4.12). Por esse motivo os arrogantes não se dobram diante da Palavra de Deus (II Tm. 3.16), não se submetem em humildade ao que Deus diz (Pv. 11.2). Os falsos mestres tendem à arrogância, presunção e orgulho (I Co. 8.1; Cl. 2.18), e não são facilmente libertos do pecado porque rejeitam o ensinamento bíblico (Hb. 10.25; II Tm. 4.3; II Jo. 10,11). A oposição à arrogância é a humildade, uma virtude extremamente necessária àqueles que professam a fé em Cristo. Ser humilde (gr. ani) é uma disposição de dependência do outro, o verbo grego tapainoô tem a ver com a condição de fazer-se pequeno, mais que isso, a de ser obediente. Jesus, em Lc. 18.14, diz que aqueles que se exaltam serão humilhados, e os humilhados serão exaltados. Ele deu o maior exemplo de humildade, esvaziando a si mesmo, assumindo a posição de servo (Fp. 2.8).

2. ARROGÂNCIA E HUMILDADE EM PROVÉRBIOS

No livro de Provérbios, a contraposição entre arrogância e humildade é um dos principais temas desse texto sapiencial. O autor de Provérbios aconselha as pessoas a não se considerarem sábias aos seus próprios olhos, antes devem confiar no Senhor (Pv. 3.5-8), considerando que Ele exalta o soberbo, e dá graça aos humildes (Pv. 3.34). A arrogância, em várias passagens, traz consequências nefastas, pois com ela vem a desonra, a humildade, por sua vez, é uma demonstração de sabedoria (Pv. 11.2). O arrogante é comparado a um tolo, já que esse não aprende, não extrai lições da vida, não recebe conselhos (Pv. 13.10). A humildade, em Provérbios, é sinônima de sabedoria, que desvia o homem do mal, a arrogância, por sua vez, faz com que as pessoas tomem decisões precipitadas (Pv. 14.16). A arrogância é um pecado grave, pois faz com que as pessoas se afastem de Deus, conduzindo-as ao julgamento (Pv. 16.5). Ao se comparar a arrogância com a humildade, vale muito mais a pena viver entre os humildes do que entre os arrogantes (Pv. 16.16-18). Os arrogantes são comumente levados à ruina, enquanto que os humildes alcançam posição de honra (Pv. 18.12; 22.4; 25.6,7). Os arrogantes fazem muita propaganda enganosa, eles falam muito bem a respeito de si mesmos, mas passam vergonha quando são testados (Pv. 25.14,27). É melhor se aproximar de um tolo do que de uma pessoa arrogante, elas são altamente tóxicas, estragam tudo e todos que se encontra por perto (Pv. 26.12). Em virtude do muito dinheiro que conseguem acumular, os ricos são propensos à arrogância, os pobres, por serem dependentes, se aproximam de Deus, e encontram a verdadeira prosperidade (Pv. 28.11,25). Os pobres, especialmente os de espírito, se voltam para Deus, reconhecem que dEle vem a purificação (Pv. 30.13). O arrogante, por sua altivez de espírito, não pode ser salvo, peca contra Deus, diz blasfêmias, caminha para a perdição (Pv. 30.12), seria melhor que ele se calasse, ou então colocasse a mão na sua boca (Pv. 30.32).

3. HUMILDADE VERSUS ARROGÂNCIA

Deus se opõe aos arrogantes, mas dá graça aos humildes, pois são estes que percebem sua condição, sua necessidade de salvação, que vem de cima, não deles mesmos (Tg. 4.6). Jesus deixou claro que não podemos fazer coisa alguma sem Ele, somos como um galho que precisa da raiz e do tronco para se desenvolver (Jo. 15.5). A humildade começa diante do próprio Deus, pois o ser humano é pequeno, somente o Senhor é grande, digno de honra, glória e louvor. Ao ouvir a Palavra de Deus, o humilde, diferentemente do arrogante, treme, e se arrepende dos seus pecados (Is. 6.5; 66.2). Ao invés de se gloriar da sua força, o humilde tem consciência da sua fraqueza, sabe que nisso consiste sua fortaleza, fundamentada na graça de Deus em Cristo (II Co. 12.9,10). Paulo precisou experimentar o sofrimento para aprender a não se gloriar nas revelações que recebeu de Deus. O espinho na carne pode ser um tratamento divino para modificar o comportamento dos arrogantes (I Co. 12.7). Mas a conversão da arrogância para a humildade não acontece apenas com palavras, é preciso que essa seja demonstrada em ações, assim procedeu Israel, ao se dobrar perante o Senhor, depois de ter seu orgulho abatido (Jz. 10.15-16). A pessoa quebrantada por Deus, e que vive em humildade, não coloca a si mesmo em primeiro lugar, antes tem consideração por aquilo que é dos outros (Fp. 2.3,4). Na visão cristã, o humilde é justamente aquele que se coloca na condição de servo, assim como fez Cristo, ao lavar os pés dos seus discípulos (Jo. 13). O próprio Senhor lembrou que aqueles que querem ser maiores, devem buscar servir aos seus irmãos, no reino de Deus é maior quem mais serve (Mc. 9.35), Jesus mesmo vem para servir, não para ser servido (Mc. 10.45). Ao invés de agirem como os arrogantes, os cristãos devem se humilhar debaixo da potente mão de Deus, a fim de serem exaltados em tempo oportuno (I Pe. 5.6).

A observância semanal da Ceia do Senhor pode também funcionar na destruição do orgulho. Tudo sobre o esquema da redenção é destrutivo do orgulho humano. Deus não usou a sabedoria ou o poder humano e, assim, arranca a vanglória (1 Coríntios 1:19,31). "Onde pois a jactância? Foi de todo excluída" (Romanos 3:27; veja 4:2). A salvação pela graça exclui a vanglória humana (Efésios 2:9). É-nos permitido gloriar-nos no Senhor (1 Coríntios 1:31) e seu cumprimento na cruz (Gálatas 6:14) A meditação concentrada ao pé da cruz pode destruir o orgulho.

Reconheça sua própria responsabilidade pelo pecado. Examine sua própria obra, em vez de fazer comparações com a de outros. Isto ajudará a evitar a ilusão de que somos algo quando nada somos (Gálatas 6:1-5).

"E todos nós, com o rosto desvendado," fixemos os olhos na "glória do Senhor" (2 Coríntios 3:18), Aquele cingido pela tolha (João 13:1-5), e deixemos isto transformar-nos em Sua imagem, como a presença de Jeová fez a face de Moisés brilhar. Pratique como servo, colocando os outros como se fosse acima de você (veja Efésios 5:21; Filipenses 2:1-4).

Finalmente, se a luta for dura, mas se você é sincero, entregue-se inteiramente a Deus, orando para que Ele lhe ensine humildade. Ele sabe como rebaixar aqueles que "andam no orgulho" (Daniel 4:37 no contexto; veja Jó 40:3-5; 42:1-6). Mas fique de sobreaviso! Você pode estar pedindo dor. Algumas vezes a dor e a humilhação parecem ser o único meio pelo qual a humildade pode ser aprendida.



7. A mentira e a dúvida



Cuidado com a mentira e a dúvida
A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira e que todos que estão cegos pela mentira são seus filhos. Isso significa que a mentira é muito perigosa, porque é obra do diabo. Jesus veio para nos libertar através da verdade.
Em Jo 8:44, Jesus explicou um pouco sobre o caráter do diabo:
  • É homicida – seu propósito é nos destruir
  • Rejeitou a verdade – ao se rebelar contra Deus
  • A mentira é sua “língua materna” – ele mente o tempo todo
  • É o pai da mentira – a mentira é sua grande obra
O diabo é perito na mentira! Foi através da mentira que ele enganou Adão e Eva, que não acreditaram na verdade e cometeram pecado. Esse primeiro exemplo mostra como a mentira pode ser destrutiva. Deus fala a verdade; a mentira nos afasta de Sua vontade.
Quando se rebelou contra Deus, o diabo se afastou de tudo o que é bom, incluindo a verdade. O diabo é o mentiroso original. Ele usa a mentira para cegar e destruir (2 Co 4:4).

Os filhos do pai da mentira

Jesus fez uma distinção entre os filhos de Deus e os filhos do diabo. Os filhos de Deus reconhecem e aceitam as palavras de Jesus. Eles são libertados do poder do pecado pela verdade de Jesus. Seu coração está cheio de amor por Jesus (Jo 8:31-32).
Os filhos do diabo são diferentes. Eles podem até achar que são filhos de Deus mas eles rejeitam a verdade de Jesus. Estão tão presos nas mentiras do diabo que não conseguem sequer reconhecer a verdade! Sua visão está distorcida; a verdade lhes parece mentira (Jo 8:43-45).
Isso é muito triste, porque somente Jesus pode nos libertar. Não existe outra forma de ser salvo do pecado e da condenação (João 14:6). O diabo usa a mentira para manter as pessoas debaixo de seu poder. Quem ainda não foi libertado por Jesus está debaixo da autoridade do diabo, como um filho debaixo de seu pai.

Como vencer o pai da mentira?

Com a verdade! Quando foi tentado no deserto, Jesus usou as palavras da Bíblia para destruir as mentiras enganosas do diabo. A verdade é a arma mais poderosa contra o diabo. E a verdade está na Bíblia.
Ler a Bíblia e pensar na Bíblia é muito importante. Quanto mais cheios estamos da palavra de Deus, que é a verdade, menos espaço teremos para a mentira (Tiago 4:7). Quando declaramos a verdade de Deus, isso nos fortalece contra o pai da mentira. A verdade é muito mais poderosa que a mentira!

 Definição: Incerteza sobre a realidade de um fato ou verdade de uma asserção; hesitação, indecisão. Dificuldade em crer; descrença, cepticismo.
1. O trabalho do Diabo é nos fazer duvidar da Palavra de Deus e acreditar na palavra dele.
Gn 3:1-6 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. Esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu.
2 Co 11:3 [O Diabo gosta de minar a fé simples e infantil.] Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
2 Co 2:10,11 [Quando o Diabo nos convence a acreditar em suas mentiras ele ganha vantagem:] Para que não sejamos vencidos por Satanás. Pois não ignoramos os seus ardis. [Ver também Rm 6:16.]
Jo 8:44b [O Diabo é o pai da mentira.] Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira. [Ver também At 13:10; Ap 12:9.]
1 Jo 4:1 [Acautele-se das vozes que disseminam dúvidas e temores na sua mente. Coloque-as à prova com a Palavra, oração e conselhos de pessoas tementes a Deus.] Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus, porque já muitos falsos profetas têm surgido no mundo.
2. Não é pecado ser tentado com dúvidas, mas é pecado entretê-las e submeter-se a elas.
Rm 14:23b E tudo o que não provém da fé é pecado.
1 Co 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Hb 3:12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.
Tg 1:12-15 Bem-aventurado o homem que suporta a provação, porque depois de ter passado na prova, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. 13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta. 14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
3. As mentiras do Diabo, ou as dúvidas dos outros, não mudam os fatos da verdade de Deus.
Nm 23:19 Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que Se arrependa. Porventura tendo Ele dito não o fará, ou tendo falado não o realizará?
Is 55:11 Assim será a palavra que sair da Minha boca: Ela não voltará para Mim vazia, mas fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Ml 3:6a Eu, o Senhor, não mudo.
Mt 24:35 O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras jamais passarão.
Rm 3:3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
2 Tm 2:13 Se somos infiéis, Ele permanece fiel; porque não pode negar-Se a Si mesmo.
4. Causas comuns de dúvidas:
Pv 29:18 [Falta de conexão com a Palavra:] Não havendo profecia, o povo se corrompe, mas bem-aventurado é o que guarda a lei.
Mq 3:14a [Desanimar de fazer o bem:] Vós dizeis: Inútil é servir a Deus. O que nos aproveitou termos cuidado em guardar os Seus preceitos?
Mt 14:30,31 [Olhar para as circunstâncias em vez de para o Senhor:] Mas, [Pedro] observando o vento forte, teve medo e, começando a afundar, clamou: Senhor, salva-me. 31Imediatamente, Jesus estendeu a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
Lc 12:29,30 [Preocupação demasiada com as necessidades materiais:] Não pergunteis que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis inquietos. 30 Pois os gentios de todo o mundo buscam todas essas coisas, e vosso Pai sabe que necessitais delas.
Jo 5:44 [Não manter o Senhor em primeiro lugar] Como podeis crer, recebendo glória uns dos outros, mas não vos esforçando por obter a glória que vem do único Deus?
Hb 10:35,36 [Impaciência:] Portanto, não lanceis fora a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 36 Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Sl 78:11,19,20 [Esquecer-se de todas as maravilhas que o Senhor tem feito:] Esqueceram-se das Suas obras, das maravilhas que lhes fizera ver. 19 Falaram contra Deus, dizendo: Pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? 20 Quando [Moisés] feriu a penha, águas correram dela, e rebentaram ribeiros em abundância. Mas pode Ele também dar-nos pão, ou preparar carne para o Seu povo?
5. As dúvidas se manifestam através de nossas lamúrias e queixas. Quem faz isso difunde as doutrinas de Satanás.
Nm 13:31-33; 14:1,2 [O relatório cheio de dúvidas, exagerado e negativo que os homens de Israel deram a respeito da terra que Deus lhes prometera, fez o povo reclamar de Moisés.] Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. 32 E diante dos filhos de Israel infamaram a terra que tinham explorado, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora os seus moradores. Todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali gigantes (pois os descendentes de Enoque são de raça gigante), e éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos, e assim também lhes parecíamos. 14:1,2 Então toda a congregação levantou a voz, e chorou em voz alta aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão, e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito! ou mesmo neste deserto!
Sl 106:24,25 Então [os filhos de Israel] desprezaram a terra aprazível; não creram na Sua promessa. 25 Murmuraram nas suas tendas, e não deram ouvidos à voz do Senhor. [Ver também Nm 14:36; Dt 1:28.]
Ef 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem.
6. Algumas outras conseqüências das dúvidas:
Hb 11:6 [A dúvida nos faz desapontar e desagradar a Deus:] Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.
Is 7:9b [Dúvidas fazem o Senhor reter as Suas bênçãos:] Se não o crerdes, certamente não ficareis firmes.
Mt 13:58 [Dúvidas limitam o que Deus pode fazer por nós:] E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.
Mc 4:40 [Dúvidas abrem a porta para o medo:] Ele disse aos discípulos: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
Mr 11:22,23 [Dúvidas impedem o Senhor de trabalhar através de nós:] Ao que Jesus respondeu: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará o que diz, lhe será feito.
Rm 14:22b [Dúvidas roubam a nossa felicidade:] Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova.
Hb 3:18,19 [Dúvidas nos roubam a paz e a tranqüilidade que o Senhor nos dá:] E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.
Hb 4:2 [Dúvidas fazem a Palavra perder o seu poder milagroso em nossa vida:] Pois também a nós foram anunciadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra que ouviram nada lhes aproveitou, visto não ser acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram. [Ver também Dt 32:20]
Tg 1:6,7 [Dúvidas fazem o Senhor reter as respostas às nossas orações:] Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
7. Se não aceitarmos a verdade, só nos restará crer em dúvidas e ilusões.
Mt 13:15 Pois o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos, para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, se convertam e Eu os cure.
2 Co 4:3,4 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Lc 8:12 Os que estão à beira do caminho são os que ouvem [a Palavra]; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo.
1 Tm 1:18b,19 Combatas o bom combate, 19 conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, havendo rejeitado, vieram a naufragar na fé.
2 Tm 4:3,4 [Cuidado quando não agüentar a verdade e procurar ensinamentos que lhe agradem mais.] Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas.
2 Ts 2:12 E para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
1 Pe 2:7,8 Ora, para vós, os que credes, essa pedra é preciosa. Mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como a principal de esquina, e: Uma pedra de tropeço e rocha de escândalo. Tropeçam porque são desobedientes à palavra; para o que também foram destinados.
8. É o Senhor que supera as dúvidas em resposta ao nosso interesse e orações sinceros.
Sl 51:10-13 [Davi orou:] Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. 11 Não me lances fora da Tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo.
12 Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão.
Sl 138:8 O Senhor cumprirá o que me diz respeito; o Teu amor, ó Senhor, dura para sempre! Não desampares as obras das Tuas mãos.
Mc 9:23,24,28b,29 Disse-lhe Jesus: Se tu podes! Tudo é possível ao que crê. 24 Imediatamente o pai do menino [possesso], exclamou: Eu creio; ajuda-me a vencer a minha falta de fé. [Depois que Jesus repreendeu o mau espírito e curou a criança:]28b Os Seus discípulos Lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos expulsá-lo? 29 Respondeu-lhes: Esta casta só pode sair por meio de oração e jejum.
Lc 17:5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
Hb 12:2 Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
1 Pd 1:22,23 Tendo purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros de coração, 23 tendo sido regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
9. Resista ao Diabo e submeta a sua mente ao Senhor.
Is 55:7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e torne para o nosso Deus, pois grandioso é em perdoar.
Jr 4:14 Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva. Até quando permanecerão no meio de ti os teus maus pensamentos?
Mt 15:19 Pois do coração procedem maus pensamentos, assassínio, adultério, prostituição, furto, falso testemunho, blasfêmia. [Ver também Jr 17:9.]
2 Co 10:5 Derrubando raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo,
Ef 4:27 [Não entretenha dúvidas ou elas aumentarão:] Não deis lugar ao diabo.
Ef 6:13,16,17 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.16 Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
1 Pe 1:13a Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios. [Ver também Lc 12:35.]
10. A mente carnal gera dúvidas. Não é possível entender os caminhos do Senhor com a mente carnal.
Pv 3:5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
Is 55:8,9 Pois os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.




4 MENTIRAS QUE O DIABO QUER QUE VOCÊ ACREDITE





III. 10 poderosas armas para lutar contra o demônio

Saiba como fugir das armadilhas do diabo de maneira eficaz

Os cristãos enfrentam uma batalha espiritual diariamente. A própria Bíblia nos ensina que a nossa vida na terra é um combate constante contra o Maligno, e nos recomenda estar sempre preparados para enfrentar os embates do diabo.
Apresentamos, a seguir, 10 armas espirituais eficazes para lutar contra os ataques do demônio no dia a dia:
1. Tenha uma vida espiritual ordenada
Em primeiro lugar, preste atenção à sua vida de oração, que é a base da sua vida espiritual. Dedique um tempo também a ler a Bíblia. Você pode começar lendo Mateus 25, 35-40. Finalmente, dedique um tempo à Igreja, colaborando segundo suas possibilidades.
2. Rejeite radicalmente a tentação
Um problema no combate espiritual é a resposta lenta e fraca à tentação. Mas, com a graça de Deus, você pode fortalecer sua vontade para rejeitar com decisão e firmeza a tentação desde o começo. Não se esqueça de evitar as ocasiões de pecado, não brinque com fogo.
3. Identifique o inimigo e peça ajuda a Deus
Ao sentir uma tentação, lembre-se de que ela é obra do demônio, inimigo de Deus. E invoque o Senhor com orações breves ou jaculatórias: “Vinde, ó Deus, em meu auxílio”, “Jesus, confio em Vós” etc.
4. Combata a desolação
A desolação espiritual se manifesta como escuridão diante da verdade divina, insensibilidade frente à Palavra, preguiça de fazer o bem, distanciamento do Senhor. Nesses momentos, intensifique a oração, o exame de consciência e os sacrifícios.
5. Lute contra a preguiça
Realmente, mente desocupada é oficina do diabo. Se você não tem nada para fazer, o diabo lhe oferecerá muitas opções. Fique atento.
6. Use as armas de Jesus no deserto
A oração fervente e prolongada, a mortificação constante (jejum) e a familiaridade com a Palavra de Deus, tanto meditando-a quanto colocando-a em prática, são armas eficazes para combater e vencer Satanás.
7. Procure um diretor espiritual
O diabo gosta do que é secreto, oculto, mas conversar com um diretor espiritual sobre suas tentações ajuda a trazê-las à luz e adquirir poder sobre elas.
8. Recorra aos sacramentais
O uso adequado dos sacramentais pode chegar a ser muito eficaz na luta contra o diabo, sobretudo estes três: o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, a medalha de São Bento e a água benta.
9. Invoque São Miguel Arcanjo
Em nossa batalha contra Satanás, precisamos utilizar todas as armas. Deus escolheu São Miguel Arcanjo como o anjo fiel, o príncipe da milícia celestial, para mandar Lúcifer ao inferno. E esse poder continua até hoje. Invoque-o!
10. Invoque Maria
Maria é a pessoa humana de quem Satanás mais tem medo, segundo relatos de inúmeros exorcistas. Qualquer forma de invocação de Maria é suficiente para afastar o inimigo. A serpente do mal pode querer nos envenenar, mas Maria tem o poder de esmagar sua cabeça. Tenha sempre Maria Santíssima ao seu lado na jornada de cada dia.

Passagem Bíblica: Efésios 6.10-18.: I Pedro 5.8


O tema em apreço aborda um assunto vivido no dia-a-dia de cada cristão. Quando se fala em ciladas, trata-se de situações embaraçosas preparadas contra o cristão.
IV. O grande inimigo do homem.
A Luta Espiritual
Desde que o homem nasce, ele está exposto a enfrentar uma luta constante que persistirá por toda a sua vida.
A luta espiritual do cristão se dá no mundo espiritual, contra quem não existem técnicas ou métodos, ou mesmo armas humanas que sejam capazes de vencê-las. O apóstolo Paulo adverte acerca da intensidade da luta, levando em consideração que satanás é um espírito e, dada à sua situação, ele leva certas vantagens sobre o ser humano. Satanás odeia o homem por ser a imagem e semelhança de Deus. O seu poder de destruição é imenso. Ele também é um exímio enganador (Gn 3.4,5). Mesmo assim muitas pessoas não crêem que ele existe. Outros pensam que, se não o incomodarem ele não atacará. Até mesmo muitos crentes, o consideram fraco e derrotado. Derrotado, sim, pelo Jesus ressuscitado (Colossenses 2.15), mas ainda possuidor de força e poder, capaz de fazer estragos em muitas vidas.
1. Características do Inimigo do Homem
Satanás, o inimigo número um dos filhos de Deus, antes era Lúcifer, cujo significado é portador de luz. Era o querubim ungido. Pertencia a uma alta esfera e possuía privilégios servindo diante do trono de Deus (Ezequiel 28.12-19). Sua queda foi o resultado do orgulho, da auto exaltação e da rebelião. Ele conseguiu enganar uma multidão de anjos, levando-os a também se rebelarem contra Deus (Apocalipse 12.4; Is 14.12-15).
2. Principados e Potestades
Principados são territórios ou estados cujo soberano é um príncipe, nesse caso, o príncipe das trevas.
Potestade significa aquele que tem grande poder (Ef 2.2). Mesmo com todo o poder que possuem, serão aniquilados por Jesus (Hb 2.14).
O príncipe das trevas – Esse grupo trabalha exclusivamente no mundo espiritual, ofuscando a visão do homem para que esse não veja a glória de Deus e não reconheça Jesus. Essa estratégia é usada para enfraquecer a Igreja ( I Co 4.4).
O príncipe das trevas – (Ef 6.12) – São como tropas de um exército que estão prontas para atacar a qualquer hora em qualquer lugar que precisar de reforço.
3. Níveis de batalha
Cilada é sinônimo de emboscada, deslealdade, traição, perfídia,embuste, engano, armadilha, ardil. Satanás está sempre preparando armadilhas, ciladas para o crente cair. Satanás observa o crente e investe contra ele. Às vezes de maneira sutil, com pequenas coisas. Por exemplo, leva-o a pensar que não faz mal ganhar algum dinheiro de forma desonesta, se for para comprar coisas necessárias para casa. Segundo ele, os fins justificam os meios.
4. Aplicando os meios para alcançar a vitória.
Para livrar-se dos ardis do inimigo é preciso estar bem armado. Apossar-se de toda armadura de Deus que está à disposição.
O príncipe das trevas – Essa é a posição de ataque. É quando o soldado está enfrentando o inimigo de frente, destemido, com ousadia. Ele não foge, não recua, mas avança, varonilmente. Da mesma forma acontece no sentido espiritual com o crente. Ele usa as armas de ataque, providas por Deus e obedece ao comando que diz: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” Tg 4.7
Armas de Ataque –  Palavra de Deus (Efésios 6.17)  – Jesus usou esta arma para vencer a satanás na tentação (Mateus 4). É por esse fato que o diabo quer tirar a Palavra de Deus da Igreja. “…a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus.” Rm 10.17. Muitos crentes atualmente estão se satisfazendo apenas em participar de musicais, de shows gospel.  É só canção, músicas, cantos. O louvor deve ter o seu lugar. Deus se agrada dos louvores. Mas nada deve ocupar o lugar de ensino da Palavra de Deus. É ela que fortalece e dá crescimento ao crente. É uma arma poderosa de defesa (Sl 119.11). Além da palavra, o crente deve estar em constante oração. Esta é uma estratégia para a vitória.
5. Posição de Retaguarda
Essa é a posição de defesa e proteção – muitos crentes só se preocupam com a posição de ataque, deixando a defesa descoberta. Outros, ao contrário, não atacam. Só se defendem. Nunca chegam a alcançar a vitória porque na espera não reagem, não enfrentam a luta.
Arma de Defesa e Proteção –
  • Fé – cultivar a fé (Ef 6.16)
  • Palavra de Deus – (Ef 6.13)
  • Evangelho – (Ef 6.15)
  • Couraça da Justiça – (Ef 6.14)
  • Verdade – (Ef 6.14)
6. Posição de Sustentação
Essa é a linha de suprimento. É perigoso para o cristão, se ele pretende enfrentar o inimigo, ficar só preocupado com o ataque e a defesa. Com o passar do tempo, há o desgaste e, se faltar suprimento, ele enfraquecerá. O diabo espera o momento exato de fraqueza para investir com ousadia a fim de derrotar o crente.
Oração intercessória (Ef 6.18, 19; Tg 5.16). É também uma forte arma de sustentação. Por isso, por onde o apóstolo Paulo passava, pedia orações nas igrejas (Colossenses 4.13; Tessalonicenses 3.1). O cristão precisa estar atento e preparado em todos os aspectos.
V. Armas Certas Para o Combate Espiritual


Os recursos humanos de nada servirão nessa guerra. Os equipamentos procedem de Deus.
Encher-se do Espírito Santo – (Ef 5.18). Sem o Senhor Jesus, sem a unção do Espírito Santo, ninguém vence a batalha espiritual. Quando o crente está revestido do poder de Deus, quando ele deixa transparecer a glória do Senhor em sua vida, dessa forma fortalecido, para vencer a satanás.
Estar firme – (Ef 6.14)  – Firmeza significa resistência, persistência, consistência. Essa situação deve ser constante. Não se pode ter altos e baixos. Não se pode fazer de conta que é cristão. O diabo não faz de conta que é diabo. Ele é de fato.
Buscar proteção – Se a mente do homem for danificada, todo o resto do seu corpo sofrerá. Satanás sabe que, se conseguir danificar a mente do cristão, será muito fácil derrotá-lo. Porém, o filho de Deus tem o “capacete da salvação” para se proteger.

A vitória só será alcançada se o cristão permanecer firme na fé, obediente aos preceitos divinos, orando e vigiando em todo o tempo. Cumprindo esses princípios, o cristão será um vencedor. (I Jo 2.13, 14; 5.18).
Meus  amados irmãos em Cristo em breve estaremos de volta para falar sobre a "Os efeitos da precipitação de Lúcifer" Até breve na Paz do Senhor Jesus!

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