Por Jânio Santos de Oliveira
Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena
Contatos 0+operadora 21 36527277 ou (Zap)21 xx 990647385 (claro) ou 989504285 (oi)
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra no Livro do Apocalipse 2.18-29 que nos diz:
E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Nós estamos apresentando uma série de estudos bíblicos sobre as sete cartas que Jesus escreveu às Igrejas da Ásia menor com a seguinte sequência:
- Introdução
- Primeira Carta, à Igreja de Éfeso
- Segunda carta, à Igreja de Esmirna
- Terceira Carta, à Igreja de Pérgamo
- Agora,
- Quarta Carta, à Igreja de Tiatira
I. Análise preliminar do texto.
A maior das cartas é dirigida a menor das igrejas. E a cidade de Tiatira não era uma cidade tão importante quanto as demais, não era um centro político nem religioso, tinha apenas um pouco de destaque no comércio.
Havia grêmios (grupos de comerciantes de lã, de couro, de linho, de bronze, de tintureiros, de alfaiates, de vendedores de púrpura) que se reuniam com frequência. Era importante para os comerciantes fazer parte desses grêmios, ajudava nos negócios, na verdade, era essencial. Nessas reuniões havia sacrifícios aos ídolos e normalmente terminavam em orgias.
Essa carta nos mostra os perigos em ser cristão em um ambiente hostil e que não é possível servir a dois senhores (Mt.6:24; Tg.4:4). Infelizmente a igreja de Tiatira estava fazendo justamente isso, por ser demasiada tolerante com o pecado, tentavam agradar à sociedade e assim se contaminavam. Era como se estivessem tentando servir a dois senhores.
1. Tiatira, uma Igreja dinâmica ( V.18-19).
V. 18 Mais uma vez a carta inicia com a apresentação de seu autor. Quem lhes escreve é o Filho de Deus. Essa ênfase no óbvio se faz necessária porque a carta é enviada a uma igreja que se encontra inserida em uma sociedade onde César e Apolo são tidos como divindades.
Ele apresenta-se como aquele que sonda e conhece todas as coisas, tem os “olhos como chama de fogo”(1:14), nada lhe é oculto. Além disso, diz que tem “pés semelhantes ao bronze polido” (1:15), ou seja, indica com isso que sua presença será percebida, pois ele julga a todos.
Depois de apresentar-se o Senhor falar-lhes o que está lhe agradando naquela igreja
v.19 – Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Aqui o Senhor revela que aquela era uma igreja dinâmica. Trabalhava bastante. Seria hoje uma igreja com agenda bem cheia. Também o amor era notório, e isso era algo muito positivo. Confiava no Senhor, a fé era genuína. Era perseverante em meio às provações. Tudo isso estava bem, contudo, ainda não era o suficiente. Em meio a todas essas coisas positivas havia algo que estava maculando sua santidade.
2. Tiatira, uma Igreja que era tolerante com o pecado (V. 20).
Percebam que antes de o Senhor repreender a Jezabel repreende a igreja por ser tolerante com aquela mulher. Quando os falsos ensinos estão no contexto da igreja aqueles que ouvem a aceitam são tão culpados quando os que ensinam heresias.
Jezabel faz lembrar aquela do A. T. de mesmo nome. A Jezabel do A. T. ensinou a idolatria ao povo, introduziu o culto pagão a Baal, perseguiu os profetas do SENHOR matando-os.
A Jezabel de Tiatira ensinava e induzia o povo ao erro. Pregava uma liberdade enganosa quanto ao pecado, uma tolerância não bíblica. Ensinava uma liberdade que era uma escravidão. Possivelmente dizia aos crentes comerciantes que não havia problemas de eles participarem daqueles grupos de comerciantes que sacrificavam aos ídolos e viviam na libertinagem sexual, afinal ela entendia que isso era necessário para poder se manter naquela sociedade. Transigir com o pecado nunca é a saída diante de uma situação de dificuldade.
Havia então nos ensinos daquela mulher uma falsa doutrina e uma falsa moralidade.
a) A falsa doutrina. Além de defender que não poderiam cometer um suicídio comercial deixando de participar daquelas festas, também dizia ela que era necessário conhecer as coisas profundas de Satanás (v. 24). Com isto ela queria dizer que só é possível de fato vencer o pecado se de algum modo mais profundo você conhecê-lo, ou seja, é necessário passar pela experiência da fornicação para saber o que de fato é isso e então poder vencer. Segundo Jezabel era necessário adulterar para poder vencer o adultério. Mas a Palavra de Deus nos diz totalmente o contrário, ora se nós já morremos para o pecado, como pois iremos admitir que vivamos sua prática? Como diz Paulo "na malícia... sede crianças(1 Co 14:20); "devemos ser símplices para o mal" (Rm 16:19), ou seja, esse tipo de conhecimento prático não podemos jamais admitir.
b) A falsa moralidade. Jezabel está a ensinar uma moralidade liberal, ou seja, sem regras, sem legalismos, sem proibições.
3. A Igreja de tiatira foi confrontada por Jesus (V. 21).
Veja o Senhor em sua longanimidade. Ela teve tempo para que se arrependesse de seu pecado. O prazer do Senhor está não no exercício do juízo, mas em acolher quem se arrepende a vai aos seus braços.
Cada dia que o senhor não nos trata consoante os nossos pecados é tempo de graça para nós, que possamos aproveitar longanimidade e cair aos seus pés em arrependimento.
4. A Igreja de Tiatira seria ajuizada pelo Senhor ( V. 22-23).
Os atos de justiça do Senhor Jesus foi profetizado àqueles que comungavam com o pecado de Jezabel e que assim como ela não se arrependeram. Com sua atitude eles estavam a zombar da paciência de Cristo, mas o Senhor não se deixa escarnecer. Eles receberiam o salário devido pelo seu pecado. O pecado inicialmente pode parecer atraente, mas o resultado é destruição. É como a oferta de estelionatário, que enaltece as supostas vantagens buscando seduzir sua vítima, mas no final a pessoa ver a realidade de sua condição.
5. Jesus encoraja a Igreja de Tiatira a permanecer fiel até o fim (V. 24-25).
Embora alguns tenham sido seduzidos pela influência de Jezabel, havia aqueles que permaneceram vivendo em santidade. É possível mesmo em meio a grande corrupção permanecer fiel. O Senhor diz que não colocaria outra carga sobre eles, apenas deveriam permanecer fiéis. Que eles continuassem levando o julgo de Cristo aguardando o Senhor.
O grande propósito do diabo é arruinar a igreja, afastá-la da fidelidade ao Senhor. Ele poderá usar de muitas estratégias para isso; naquele contexto a perseguição era uma dessas estratégias, a heresia também, assim como a influência do pecado.
Aqui no Brasil não somos uma igreja perseguida, mas somos uma igreja que está sangrando por conta das heresias e porque está permitindo que coisas mundanas lhe influencie. Que apesar desse contexto negativo possamos permanecer fiéis!
6. Jesus prometeu recompensar à Igreja de Tiatira (V. 26-28).
O vencedor é todo aquele que guarda as obras de Jesus, são os verdadeiros salvos. Aqueles que desistem o fazem na verdade porque nunca foram salvos, são como Judas, vivem um grande privilégio de estar entre os salvos, presenciar o agir de Deus no meio de sua igreja, mas não possui a vida em si, pois nunca foram regenerados.
Essa “autoridade sobre as nações” faz lembrar que Jesus recebeu depois de sua obra expiatória toda a autoridade (Mt 28.18), e ao nos ordenar anunciar o evangelho ele está nos enviando a conquistar as nações pela pregação da Boas Novas, que é salvação para os eleitos, mas perdição para os ímpios (Sl.2:8,9). Também aqui está imbuído do sentido que quando o Senhor voltar, aqueles que foram desprezados por amor a Cristo, com ele estarão em glória.
A “estrela da manhã” é o próprio Cristo. Ele é a nossa herança, o nosso deleite, o nosso prazer para sempre, muito mais excelente do que qualquer banquete deste mundo.
II. Visão panorâmica
A igreja em Tiatira foi a quarta das sete igrejas da Ásia a receber carta do Senhor Jesus através do apóstolo João. Alguns dos símbolos existentes nessa carta fazem alusão a certas circunstâncias da cidade como veremos neste estudo. A igreja em Tiatira é conhecida como uma igreja corrompida e sem compromisso com o evangelho e representa o quarto período do cristianismo – a igreja da Idade Média, entre os séculos V e XV. Neste período, a igreja romana dominava a Europa e o Oriente Próximo. Foi época de sucessivas lutas pela conquista da Terra Santa conhecida como Cruzadas. Templos grandiosos cobertos de riquezas foram edificados neste período profético, mas o povo não tinha acesso à Palavra de Deus e incontáveis costumes pagãos entraram na Igreja.
Tiatira era uma colônia da Macedônia na Ásia menor (atualmente a moderna Turquia). Ficava no caminho de quem ia de Pérgamo para Sardes ou de Pérgamo para Laudicéia. Localizada em um vale do Rio Lico, Tiatira era a menos importante de todas as sete cidades da Ásia que receberam cartas do Senhor Jesus por intermédio do apóstolo João.
Tiatira era conhecida como uma importante produtora do meio têxtil. Havia naquela cidade importantes fabricantes e fornecedores de púrpuras, assim como um grande número de corporações de artesãos.
Assim como Pérgamo, Tiatira era também uma cidade extremamente pagã, o deus predileto daquele lugar era Apolo (filho do deus pagão Zeus), mas também cultuavam ali a Ártemis (ou Diana, como também era conhecida). Havia naquele lugar uma espécie de oráculo cuja profetiza (ou sibila) era chamada de Sambate.
Cada corporação de artesão daquele lugar escolhia um deus para que fosse uma espécie de padroeiro daquela corporação. Assim, toda vez que um funcionário negava-se a adorar o deus da corporação, era vítima de demissão e tremenda perseguição pessoal em razão da sua fé.
Tratando de igreja, Os irmãos de Tiatira tinham por meio de salvação as obras humanas como que estando acima do sacrifício de Cristo no calvário. A carta a Tiatira contém uma das mais duras repreensões dentre todas as outras.
A igreja foi fortemente repreendida por tolerar a falsa profetisa Jezabel com seus ensinamentos que promoviam imoralidade e idolatria. Ela evidentemente estava ensinando a liberdade de um crente em Cristo participar das festas imorais e idólatras que muitas vezes incluíam a prostituição cultual. Ao abrirmos o A.T., podemos entender bem o caráter depreciativo de Jezabel, e assim entender a mensagem em Apocalipse. Compare:
JEZABEL (A.T.)
JEZABEL (APOCALIPSE)
seduziu o povo israelita à idolatria seduz o povo de Deus à prostituição espiritual
buscou o poder se declara profetiza
perseguiu os profetas de Deus se opõe à sã doutrina do Senhor
Jezabel do Antigo Testamento atraiu os servos de Deus para abandonar sua lealdade ao Senhor e participar de suas práticas idólatras; semelhantemente, a Jezabel de Tiatira estava atraindo os cristãos a abandonar a santificação e a sua lealdade a Cristo.
Tiatira representa igrejas que têm a porta larga ( Mt 7:13-14) que não mantém compromisso com a verdade e adotam o mundanismo (1Jo 2:15). Mundanismo é sistema de valores da cultura oposta à vida espiritual que faz o pecado parecer normal e o que é correto parecer estranho.
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg 4:4)
Em Sua graça, o Senhor deu tempo para se arrepender, mas parece que ela e os seus seguidores não tiveram tempo nem interesse. A questão aqui, foi um chamado para se arrepender mudando de ideia sobre o seu presente curso, sua condição do mal e sobre sua necessidade de Cristo para que ela se voltasse para Ele na fé. O versículo 22 refere-se ao seu julgamento por não se arrepender.
“Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.” (Ap 2.19)
O Senhor reconheceu boas obras dentro dessa igreja: serviço, amor, demonstrações de fé, obras assistenciais; no entanto, Ele diz:
“Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.” (Ap 2.20)
Não basta a igreja ter qualidades especificadas acima, tem que haver temor do Senhor, respeito pela Sua Palavra, santificação dos seus membros, ensinamento de renúncia ao mundo, busca pelo Reino dos céus, e unidade do corpo de Cristo. Vemos hoje inúmeras igrejas praticando grandes obras, porém, ensinando os seus membros a se prostituírem com Jezabel. As suas pregações são vazias, e quase sempre voltadas ao financeiro.
“Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações” (Ap 2:26)
“O vencedor”– refere-se aos crentes que superam os desafios especificados na carta e são recompensados pela sua fidelidade. Isto é sugerido pela exortação para se manter firme no versículo 25 e pelas palavras “quem guarda meus atos até o fim”, no versículo seguinte.
“E aquele que guarda minhas ações” – Sem dúvidas, se refere ao modo de vida em Cristo e à obediência aos princípios bíblicos. Manter as ações de Cristo significa experimentar a vida e o caráter de Cristo em contraste com as obras de Jezabel. Manter seus feitos é um resultado da superação através da caminhada da fé e da comunhão cristã diária. A superação também é a base para recompensas especiais, como posições de autoridade e responsabilidade.
III. O pano de fundo da carta à Igreja de Tiatira
A Igreja de Tiatira representa também o período histórico chamado de Idade das Trevas que compreendeu o período de 606 d.C. a 1517 d.C. "Trevas", siguinifica que durante esse período se acentuou muito o paganismo dentro do Cristianismo, dando continuidade ao processo de contaminação iniciado por Satanás no período histórico da Igreja representado pela Igreja de Pérgamo.
Nessa época, a igreja que agora já era conhecida como Católica Apostólica Romana, se dizia ser a única portadora da palavra de Deus, assim como a sua única representante na terra.
O nome Tiatira, é, na verdade, a junção de duas palavras, a tradução final seria “sacrifício contínuo”. Esse nome é bem representativo para essa fase negra da história cristã, já que, nesse período, a salvação pelo sacrifício do calvário foi omitida pela igreja aos seus fiéis, levando-os a viverem em um sacrifício diário de compras de indulgências e pagamentos de promessas para obterem o direito da salvação.
Em continuidade ao que já tinha se iniciado na carta de Pérgamo, a igreja permaneceu se corrompendo, criando cada vez mais preceitos antibíblicos e forçando aos seus fiéis a segui-los como norma de fé e salvação. Vejamos algumas dessas criações da igreja nesse período:
607 d.C.
Bonifácio III é nomeado o primeiro Papa
709 d.C.
Os fiéis passam a beijar os pés do Papa
786 d.C.
Começa a adoração a imagens e relíquias
850 d.C.
Começa o uso da "água benta"
995 d.C.
Começa a canonização dos santos que morreram
998 d.C.
Começa o jejum às sextas-feiras e no período de quaresma
1090 d.C.
Começa-se a rezar o rosário
1184 d.C.
Começa a inquisição
1190 d.C.
Vendem-se as indulgências
1220 d.C.
Adoração à hóstia
1229 d.C.
Proibição do povo de ler a Bíblia (somente sacerdotes poderiam ler)
1414 d.C.
O povo é proibido de participar da ceia durante a comunhão
1439 d.C.
Decretada a doutrina do purgatório
1546 d.C.
Os livros apócrifos são inseridos na Bíblia
1870 d.C.
Proclamada a infalibilidade do Papa (o Papa passa a ser um homem que jamais se engana)
Como foi visto nessa tabela, a cada ano que se passava, novas normas eram criadas para a igreja que, por não poder ler a Bíblia, aceitavam tudo o que recebiam de seus líderes como sendo oriundo da palavra de Deus.
A liderança papal é oficializada e, para que evitassem controvérsias entre o povo, explica-se que Pedro teria sido o primeiro papa e que, desde então, mesmo de forma irreconhecível, tal cargo vinha sendo herdado pelos líderes da igreja em Roma. Obviamente que, assim como os demais assuntos levantados pela igreja, o povo aceita na certeza de que aquilo era uma norma extraída de dentro da Bíblia.
Observe como tudo o que a igreja fazia, seguia a mesma forma do paganismo grego e romano.
Paganismo grego e romano e a Igreja católica
O imperador tinha de ser adorado
Os fiéis se prostram perante o papa
Eram politeístas, (tinham vários deuses)
Os templos foram cheios de imagens
Adoravam os imperadores mortos
Passam a adorar os bispos mortos na perseguição
Perseguia e matava aqueles que não adoravam seus deuses
Perseguia e matava aqueles que não adoravam o seu líder maior (o papa)
Odiavam as escrituras sagradas
Proibiram o povo de ler a Bíblia, e a distorceram.
Odiavam a Cristo
Afasta o povo de Cristo, pregando salvação por indulgências
O imperador não poderia ser contestado
O papa (segundo eles), nunca erra.
Como deu para perceber, o paganismo agora morava dentro da igreja, já não havia mais diferença entre, ser pagão, ou ser cristão, em ambos os lugares se ouviria a mesma mensagem e se adoraria as mesmas imagens (apenas com nomes diferentes). No entanto, Deus tinha preservado em meio a toda aquela sujeira, um pequeno grupo de fiéis que não se dobraram diante das imagens da “grande prostituta” (apocalipse 19.2).
Cinco grandes movimentos de reformas surgiram na igreja; contudo, o mundo não estava preparado para recebê-los, de modo que foram reprimidos com sangrentas perseguições que tiveram as suas origens na própria igreja.
Os Albigenses - "Puritanos", surgiram em 1170 no sul da França. Eles rejeitavam a autoridade da tradição, distribuíam o Novo Testamento e opunham-se às doutrinas romanas do purgatório, à adoração de imagens e às pretensões sacerdotais. O papa Inocêncio III promoveu uma grande perseguição contra eles, e a seita foi dissolvida com o assassinato de quase toda a população da região.
Os Valdenses - Apareceram ao mesmo tempo, em 1170, com Pedro Valdo, que lia, explicava e distribuía Bíblias, as quais contrariavam os costumes e as doutrinas dos católicos romanos. Foram cruelmente perseguidos e expulsos da França; apesar das perseguições, eles permaneceram firmes, e atualmente constituem uma parte do pequeno grupo de protestante na Itália.
João Wyclif - Nascido em 1324 Recusava-se a reconhecer a autoridade do papa e opunha-se a ela. Era contra a doutrina da transubstanciação, considerando o pão e o vinho meros símbolos. Traduziu o Novo testamento para o Inglês. Seus seguidores foram exterminados por Henrique V.
João Huss - Nascido em 1369 foi um dos leitores de Wyclif, pregou as mesmas doutrinas, e especialmente proclamou a necessidade de se libertarem da autoridade papal. Foi excomungado pelo papa, e então se retirou para algum esconderijo desconhecido. Ao fim de dois anos voltou a convite da igreja para participar de um concílio católico-romano de Constança, sob a proteção de um salvo-conduto. Entretanto, o acordo foi violado sob o pretexto de que "Não se deve ser fiel a hereges". Assim João Huss foi condenado e queimado.
Jerônimo Savonarola - Nascido em 1452 foi monge Dominicano em Florença. A grande catedral enchia-se de multidões ansiosas, não só de ouvi-lo, mas também para obedecer aos seus ensinos. Pregava contra os males sociais, eclesiásticos e político de seu tempo. Foi preso, condenado e enforcado. O seu corpo foi queimado na Praça de Florença em 1498.
Todavia, Deus já estava preparando algo muito maior para retirar o seu povo do meio daquela lama, separar de vez o sujo do limpo e o santo do imundo. Na carta a igreja de Sardes, veremos a maneira como Deus levantou homens de coragem para trazer de volta a essência do evangelho.
A queda de constantinopla
A queda de Constantinopla em 1453 foi assinalada como linha divisória entre os tempos medievais e os tempos modernos. Província após província do grande império romano foi tomada, até ficar somente a cidade de Constantinopla, que finalmente, em 1453, foi tomada pelos turcos sob as ordens de Maomé II. O templo foi transformado em mesquita. Constantinopla (Istambul) tornou-se a capital do Império Turco e assim terminou também o período da Igreja Medieval.
IV. Análise conjuntural da carta de Jesus a Tiatira
1. Apear do dinamismo Tiatira se viu sob a ameaça do Senhor Jesus V. 18-19
Jesus se apresenta como aquele que conhece profundamente a igreja - v. 18,23
• Ele não apenas está no meio dos candeeiros (1:16). Ele também anda no meio dos candeeiros (2:1). Ele conhece as obras da igreja (2:19), as tribulações da igreja (2:9), bem como, o lugar em que a igreja está (2:13).
• Seus olhos são como chama de fogo (2:18). Ele vê tudo, conhece tudo e sonda a todos. Nada escapa ao seu conhecimento. Ele conhece as obras (2:19) e também as intenções (2:23).
• Cristo se apresenta assim, porque muitas práticas vis estavam sendo toleradas secretamente dentro da igreja. Mas ninguém pode esconder-se do olhar penetrante e onisciente de Jesus. Pedro não pôde apagar da sua memória o olhar penetrante de Jesus. Ele esquadrinha o coração e os pensamentos. No dia do juízo ele vai julgar o segredo do coração dos homens.
Jesus se apresenta como aquele que distingue dentro da igreja as pessoas fiéis e as infiéis - v. 24
• Numa mesma comunidade havia três grupos: os que eram fiéis (2:24), os que estavam tolerando o pecado (2:20) e os que estavam vivendo no pecado (2:20-22).
• A igreja está bem, está em perigo e está mal. Jesus sabe distinguir uns dos outros. Numa mesma igreja há gente salva e gente perdida. Há joio e trigo.
Jesus se apresenta como aquele que reconhece e elogia as marcas positivas da igreja-v.19
a) A igreja era operosa - Havia trabalho, labor, agenda cheia.
b) A igreja era marcada por amor - A igreja possuía a maior das virtudes, o amor. O que faltava em Éfeso havia em Tiatira.
c) A igreja era marcada por fé - Confiança em Deus.
d) A igreja era marcada pela perseverança ou paciência triunfadora - A igreja passava pelas provas com firmeza.
e) A igreja estava em franco progresso espiritual - As últimas obras da igreja eram mais numerosas que as primeiras. Essas marcas eram do remanescente fiel e não da totalidade dos membros.
2. Jesus reprovou a Igreja de Tiatira em função dos seus pecados (V.20)
Antes de Jesus reprovar a falsa profetisa. Jesus reprova a igreja - v. 20
• Tiatira estava crescendo (2:19), por isso, Satanás procura corromper o seu interior, em vez de atacá-la de fora para dentro.
• Jesus reprova a igreja por ser tolerante com o falso ensino e com a falsa moralidade. Enquanto Éfeso não podia suportar os homens maus e os falsos ensinos, Tiatira tolerava uma falsa profetisa, chamada Jezabel.
• Essa falsa profetisa estava exercendo uma influência tão nefasta na igreja como Jezabel tinha exercido em Israel. O nome Jezabel significa puro, mas sua vida e conduta negavam o seu nome. Foi Jezabel quem introduziu em Israel o culto pagão a Baal e misturou religião com prostituição. Ela não só perseguiu os profetas de Deus, mas também promoveu o paganismo.
• A segunda Jezabel estava induzindo os servos de Deus ao pecado. Pregava que os pecados da carne podiam ser livremente tolerados. A liberdade que ela pregava era uma verdadeira escravidão.
• A tolerância da igreja com o falso ensino provoca a ira de Jesus. A igreja abriu as portas para essa mulher. Ela subia ao púlpito da igreja. Ela exercia a docência na igreja. Ela induzia os crentes ao pecado. A igreja não tinha pulso para desmascará-la e enfrentá-la.
• Naquele bonito campo permite-se que uma planta venenosa viceje. Naquele corpo saudável um câncer maligno começou a formar-se. Um inimigo está encontrando guarida no meio da comunidade. Havia transigência moral dentro da igreja. Aqui não é o lobo que veio de fora, mas o lobo que estava enrustido dentro da igreja.
2. Jesus demonstra o seu zelo pela igreja e denuncia a falsa doutrina e a falsa moralidade - v. 20
a) A falsa doutrina - Jezabel estava ensinando a igreja que a maneira de vencer o pecado era conhecer as coisas profundas de Satanás (2:23). Ela ensinava que os crentes não podiam cometer suicídio comercial, eles deviam participar dos banquetes dos grêmios e comer carne sacrificadas aos ídolos bem como das festas imorais. Ela ensinava que os crentes deviam defender seus interesses materiais a todo custo. Prejuízo financeiro para ela era mais perigoso que o pecado. Amava mais o dinheiro que a Jesus. Mais as exigências materiais que as exigências de Deus. O ensino dela era que não há mérito em vencer um pecado sem antes experimentá-lo. O argumento dela é que para vencer a Satanás é preciso conhecê-lo e que o pecado jamais será vencido a menos que você tenha conhecido tudo por meio da experiência. Mas a Bíblia diz que não podemos viver no pecado, nós o que para ele já morremos. Paulo diz, "na malícia... sede crianças (1 Co 14:20) e "que devemos ser símplices para o mal" (Rm 16:19). b) A falsa moral - A proposta de Jezabel era oferecer uma nova versão do Cristianismo, um Cristianismo liberal, sem regras, sem proibições, sem legalismos. Ela queria modificar o Cristianismo para se adaptar à moralidade do mundo. Ele ensina uma prática ecumênica com o paganismo.
3 . Jesus concede a oportunidade para Igreja de Tiatira arrepender-se (V. 21)
Antes de Jesus tratar a igreja com juízo, a confronta em misericórdia - v. 21
• Deus é paciente. Ele é longânimo. Ele não tem prazer na morte do ímpio. Ele não quer que nenhum se perca. Ele chama ao arrependimento. Ele dá tempo para que o pecador se arrependa. Cada dia é um tempo de graça, é uma oportunidade de se voltar para Deus. As portas da graça estão abertas. Os braços do perdão estão estendidos. Como fez com Jerusalém, ele faz com aquele os faltosos da igreja: "Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis eu ajuntar os seus filhotes como a galinha ajunta os seus filhotes e vós não o quisestes" (Mt 23:37). Doutra feita Jesus disse: "Contudo não quereis vir a mim para terdes vida" (Jo 5:40).
Antes de Jesus tratar a igreja com juízo, a confronta com a disciplina - v. 22
• A disciplina é um ato de amor. Jesus traz o sofrimento. Ele transformou o leito do adultério em leito do sofrimento. Ele transformou o prazer do pecado em chicote de disciplina. Ele está usando todos os recursos para levar o faltoso ao arrependimento.
A falta de arrependimento implica necessariamente na aplicação inexorável do juízo - v. 19,22,23
• Jezabel não quis se arrepender. Ela desprezou o tempo da sua oportunidade. Ela fechou a porta da graça com as suas próprias mãos. Ela calcou aos pés o sangue purificador de Cristo. Ela zombou da paciência de Cordeiro.
• Agora ela e seus seguidores são castigados com a doença, com grande tribulação e com a morte (2:22-23). O salário do pecado é a morte. O pecado é doce ao paladar, mas amargo no estômago. O pecado é uma fraude, oferece prazer e traz desgosto. Satanás é um estelionatário, promete vida e paga com a morte.
• O juízo contra o pecado será final e completo no dia do juízo. Jesus não apenas tem olhos como de fogo (2:19). Ele não apenas sonda mente e corações (2:23), mas também tem os pés semelhantes ao bronze polido, prontos a esmagar os seus inimigos (2:19). No dia do juízo Cristo colocará todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. Naquele dia o Cordeiro estará irado (6:17).
4. Jesus encorajou à Igreja de tiatira a ser fiel té o fim, mesmo em detrimento da infidelidade alheia (V. 24-25)
É possível manter-se firme na doutrina mesmo quando outros se desviam -v. 24
• Alguns membros da igreja não apenas tinham tolerado o ensino e as práticas imorais de Jezabel, mas também estavam seguindo os seus ensinos para a sua própria destruição.
• Porém, havia na igreja, um remanescente fiel (v. 24). Pessoas que permaneceram firmes, mantendo a sã doutrina, agarradas na verdade. Cristo diz que esses de fato são livres. O jugo de Cristo é suave e leve. Os mandamentos de Deus não são penosos. Não são fardos. Ser crente é ser verdadeiramente livre.
É possível manter-se puro na conduta mesmo quando outros se corrompem -v. 24
• Alguns crentes de Tiatira tinham-se curvado aos ensinos pervertidos de Jezabel e iam aos templos pagãos para comer carne sacrificadas aos ídolos. Também participavam das festas cheias de licenciosidade. Buscavam conhecer as coisas profundas de Satanás. E assim se corromperam moralmente.
• Porém, havia nessa mesma igreja, irmãos que buscavam a santificação. A santidade de vida e de caráter é uma marca da igreja verdadeira. A santidade não é apenas a vontade de Deus, mas seu propósito. Deus nos escolheu para sermos santos. Só os puros de coração verão a Deus. Sem santificação ninguém verá o Senhor. Eles se apartavam do mal e viviam em novidade de vida.
• Se o propósito de Deus é nossa santidade, o propósito de Satanás é frustrar tal propósito. Ele está sempre procurando induzir os crentes a pecar. Ele vai usar o anticristo para esmagar a igreja pela força. Ele vai usar o falso profeta para perverteu o testemunho da igreja pela mal. Mas se não lograr êxito, ele vai seduzir a igreja através da grande Babilônia, esse sedutor sistema do mundo. Se o diabo não pode destruir a igreja por meio da perseguição ou heresia, tentará corrompê-la com o pecado.
É preciso entender que já temos tudo em Cristo para uma vida plena - v. 25
• Um dos grandes enganos de Satanás é induzir os crentes a pensar que precisam buscar novidades para terem uma experiência mais profunda com Deus.
• A verdade de Deus é suficiente. Não precisamos de mais nada. Tudo está feito. O banquete da salvação foi preparado. O que precisamos não é de novidades, de buscar fora das Escrituras coisas novas, mas tomar posse da vida eterna, conhecer o que Deus já nos deu, nos apropriarmos das insondáveis riquezas de Cristo.
• A provisão de Deus para nós é suficiente para uma vida plena até a volta de Jesus (2:25). Precisamos permanecer firmes e fiéis, conservando essa herança até o fim.
V. Tiatira foi recompensada por ter permanecido Fiel até o fim (V. 26-29)
O vencedor é o que guarda até o fim as obras de Jesus (v. 26)
• Perseverança é a marca dos santos. Aqueles que se desviam e perecem no pecado são como Judas, filhos da perdição, nunca nasceram de novo.
O vencedor vai julgar os ímpios e reinar com Cristo (v. 26-27)
• A falsa profetisa estava pregando que os crentes que não entrassem nos grêmios comerciais e não participassem das suas cerimônias pagas perdiam o prestígio e cometiam um suicídio econômico e estavam fadados à falência.
• Mas Cristo ensina que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Aqueles que não vendem a sua consciência e não trocam Deus pelo dinheiro, vão ser honrados, vão assentar no trono, e vão julgar os ímpios. Os santos julgarão o mundo (1 Co 6:2). Aqueles que têm dominado suas próprias paixões sobre a terra terão ascendência sobe outros no céu. No dia do juízo os perversos serão quebrados como um vaso de barro (SI 2:8-9).
• Em vez de desprezo, teremos uma posição de honra. Vamos reinar com Cristo. Aqueles que perdem a vida por amor a Cristo, encontram a verdadeira vida, mas aqueles que querem ganhar a vida, perdem-na.
O vencedor vai conhecer não as coisas profundas de Satanás, mas as coisas profundas de Cristo - v. 28
• Os salvos receberão a estrela da manhã. Não apenas eles receberão corpos gloriosos que vão brilhar como as estrelas no firmamento, mas também, vão conhecer a Cristo, a estrela da manhã (Ap 22:16), na sua plenitude. Os salvos terão parte não apenas na autoridade de Cristo de governador o mundo, mas também na sua glória. Recusando-se a penetrar nas profundezas de Satanás, eles sondarão as profundezas de Cristo. Voltando suas costas às trevas do pecado, eles verão a luz da glória de Deus na face de Cristo. Os que renunciaram o pecado e as vantagens do mundo, viverão na glória com Cristo em completo e eterno contentamento.
• Cristo é a nossa herança, a nossa riqueza, a nossa recompensa. Vê-lo-emos face a face. Servi-lo-emos eternamente. Ele será nosso prazer e deleite para sempre. Cristo é melhor que os banquetes do mundo. Só ele satisfaz nossa alma.
V. Não apenas Tiatira permitia as profundezas de Satanás
Esta carta é a mais longa de todas do Apocalipse e contém uma apresentação do Senhor Jesus com ênfase em sua divindade, nos versículos iniciais da carta encontramos essa poderosa revelação do Mestre Amado: “Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo e os pés como semelhantes ao latão reluzente” (Ap 2.18), sem dúvida era pra que neste lugar em que se falava e ensinava sobre “profundezas de satanás”(v 24),eles entendessem que a maior e mais profunda verdade sobre o mundo espiritual,o único que tem autoridade para ensinar é o Senhor que é o soberano incontestável.
Neste rápido comentário vamos nos deter apenas na intrigante expressão do Senhor Jesus no versículo 24: “Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram como dizem as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei”. "As profundezas de Satanás" (isto é, "os segredos profundos") talvez se refiram ao falso ensino de que, para experimentar plenamente a graça e a salvação divinas, devemos penetrar nas profundezas do pecado e conhecer todos os tipos de males .
Satanás. Satanás (do gr. satan, que significa adversário)
Diabo (do latim diabolus, por sua vez do grego διάβολος, transl. diábolos, "caluniador", ou "acusador") é o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna da tradição cristã.
Em nosso modo de ver estamos vendo o pleno cumprimento do texto de Paulo encontrado em (1 Tm 4.1) “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”.
Satanás estava presente e ativo na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às igrejas. Ele tinha sinagogas em Esmirna (2.9) e Filadélfia (3.9), e um trono em Pérgamo (2.13). Em Tiatira, ele tinha uma profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”. Para servir a Deus num ambiente cheio da influência do diabo, com tanto misticismo e aberto satanismo, o discípulo de Cristo teria que lutar muito pela sanidade doutrinária e espiritual e confiar em Deus, certo da recompensa para os vencedores.
Acreditamos,como alguns comentadores,que a referência às “profundezas de satanás”poderia ser uma ironia da parte do Senhor sobre o que os próprios falsos profetas e mestres se arrogavam como sendo muito profundos em termos de “espiritualidade” e com isso desprezavam ou ridicularizavam o Anjo da Igreja com seu ensino verdadeiramente bíblico. “Como os ensinamentos apresentados eram baseados nos ensinamentos dos gnósticos que diziam apresentar as profundezas espirituais de Deus, Jesus faz uma ironia considerando esses ensinamentos como sendo as profundezas de Satanás e não de Deus. Afinal a imoralidade pregada e praticada pelos gnósticos e cristãos que as seguiam e aceitavam esses ensinamentos não faziam parte da ética cristã”.
Um dos perigos atuais e que quase ninguém está enxergando, ou talvez não querendo enxergar! Trata-se das apresentações puramente artísticas a guisa de “culto”, ou adoração, nos templos e que tem tido maciça aceitação são os propalados “Ministérios de danças”, “Rap”,de “malabaris”, que ao invés de inspirar verdadeira adoração,gera somente emoção às vezes verdadeira histeria irracional ou quando não até mesmo sensualidade instintiva. Não tenho nada contra estas apresentações, desde que se realizem em locais para isso designados onde vai certamente acontecer vaias,gritos histéricos,e até fanatismo religioso confundido com espiritualidade. Não é de admirar que estejam caindo endemoninhados em tais reuniões e mesmo assim iludem multidões,é simplesmente impressionante!
Atualmente, temos muita gente nas igrejas em busca de algo excêntrico, místico ou misterioso,e com toda certeza essa maneira de falar impressiona,convence e até amedronta muita agente incauta e despreparada espiritual, bíblica e teologicamente no seio da Igreja. Aliás, as coisas que perturbavam a fé daqueles fiéis do século primeiro igualmente contaminam a crença de muita agente que hoje se diz crente em nosso “século das luzes”, como se diz por ai. E por estarem os homens muito abertos a esse tipo de misticismo, o diabo, enganador por excelência, tem achado uma tremenda área de conforto onde posar e frutificar suas nefastas e perniciosas ideias nos corações dessa gente que somente se interessa pelo que lhes dê algum sentido emocional ou sentimental de vida. Temos um forte movimento nas Igrejas Neopentecostais propondo sempre extravagâncias e busca do sobrenatural, e com isso abundam os relatos de pessoas com revelações fantásticas e naturalmente sem apoio da bíblia Sagrada, umas buscas pelos milagres venham de onde vierem e isso gerou a síndrome da “milagrolatria”.
Muitas pessoas hoje estão limitando o chamado avivamento espiritual a milagres, curas exorcismos (expulsões de demônios). Toda vez que super enfatizamos uma verdade em detrimento de outra, nós produzimos deformações e distorções nesta verdade. Deus pode e faz maravilhas, curas e prodígios extraordinários quando Ele quer. Ele é soberano, entretanto, esta não é a ênfase principal de uma vida verdadeiramente avivada. Isto será um dos resultados. Algumas igrejas hoje estão correndo mais atrás de sinais do que atrás de santidade, existem alguns crentes que, empolga-se mais com milagres do que com a vida cheia do Espírito. Como o diabo sabe perfeitamente dessa tendência humana pelo sobrenatural, tem se aproveitado disso exaustivamente se imiscuído no seio das comunidades, não somente os incrédulos, mas também, e infelizmente no meio de muitas chamadas comunidades “evangélicas”, principalmente neopentecostais. Nestes arraiais abundam as “revelações”, onde tudo, ou quase tudo é feito ou deixado de fazer obedecem a tais experiências, geralmente individuais e que acabam por determinar o modo de agir da comunidade local toda, que consideram isso como vontade de Deus mostrada para o tal “Ministério”.
Um Igreja elogiada por suas muita obras e até mesmo pelo seu Amor maior. Mas, nem tudo eram flores no seio daquela comunidade de fé. Havia uma atitude complacente por parte do Anjo da Igreja,e certamente pelos seus líderes. Qual eram os problemas lá? O Senhor Jesus os identifica como sendo tolerância para com um ensino herético ministrado por uma Mulher, cognominada de profetiza pela congregação local. O conteúdo daquilo que esta senhora divulgava não estava nem um pouco agradando ao Senhor Jesus que repreendeu o líder da igreja e por extensão a todos os crentes da região para que não dessem guarida ao tal ensino extra ou até antibíblico.
Os gnósticos chamavam suas doutrinas de “as profundezas de Deus”, afirmando que elas continham segredos e mistérios arcanos. Contudo, Cristo as chama “profundezas de satanás”. A Bíblia diz que os que procuram tais coisas são os que sentem comichões nos ouvidos. Isso acontece quando a doutrina gnóstica persuade o homem a buscar os mistérios e o profundo conhecimento dos homens que já os obtiveram. A Escritura classifica isso como ocultismo. No Evangelho de Tomé (gnóstico) é declarado que aqueles que alcançam um conhecimento mais elevado não são simplesmente cristãos, mas “cristos”. Como? Experimentando o Espírito e o seu conhecimento arcano da sabedoria divina.
Os primeiros falsos profetas que seduziram os membros da Igreja de Tiatira eram mulheres. A mulher Jezabel, abandonava os profetas de Deus, colocando em seu lugar as próprias falsidades, levando a Igreja ao adultério espiritual. Isso mesmo acontece, hoje em dia, com algumas célebres mulheres carismáticas, que têm os seus próprios ministérios (milionários), seduzindo os crentes mal informados.Tiatira ainda praticava a fé e o amor, porém havia sido apanhada na aracnídea rede de uma adúltera, seduzida pelo seu carisma.
Existem dois ministérios batalhando pelas almas: o ministério da iniquidade e o ministério da piedade. Quem se entrega ao primeiro, recebe os mistérios espirituais provenientes de Satanás. Não é possível seguir os dois ministérios, ao mesmo tempo. Satanás é a criatura mais forte criada por Deus e não há qualquer indício de que ele tenha perdido o seu poder e conhecimento, após ter-se corrompido pelo pecado. Não devemos subestimá-lo, pois ele tem grande poder e influência nos assuntos espirituais. O mundo jaz no maligno, isto é, sob sua influência e o seu principal objetivo é levedar e destruir a Igreja do Senhor.
Os falsos profetas da Igreja moderna vangloriam-se de conhecer as profundezas espirituais de Deus, usando os pomposos e egocêntricos títulos de apóstolos e profetas. (cheios do conhecimento) por eles mesmos declarados. Jesus disse que essas chamadas “profundezas” (do conhecimento) eram, na verdade, “as profundezas de satanás” (Ap 2.24). Esse tipo de engodo satânico tem seduzido a Igreja.
O apóstolo Paulo escreveu a maior parte do Novo Testamento, tendo permitido e até ordenado que questionássemos tais ensinos. Devemos considerar hoje o que a Escritura realmente diz a respeito dos tempos que se aproximam, quando não será tão fácil mudarmos a mente das pessoas em direção à verdade. Como cristãos, nossa atitude deveria ser falar somente a Verdade, não importa que possamos desgostar certos homens, os quais estão ensinando de modo contrário à Escritura. Devemos seguir somente Jesus Cristo, Seus ensinos e os ensinos dos apóstolos por Ele nomeados, de andarmos sempre na verdade. Que possamos ser os Seus discípulos, perseverando até o fim!
Que Deus por seu Glorioso Espírito, nos capacite a não nos deixar envolver com os falsos ensinos, tais como os que acabaram por contaminar parte dos crentes da antiga Tiatira,a idolatria que hoje também se vê a respeito de alguns líderes,homens mulheres chamados modernamente de “profetas e profetisas”,que estão cada vez mais elitizadas,mais ricos e instigando mais e mais uma vida de muito glamour ao seus seguidores no lugar da simplicidade proposta por Jesus.
Por exemplo, com tristeza, tenho constatado que um trimestre inteiro onde estudamos sobre os perigos da falácia da “doutrina” da prosperidade, não surtiu efeito duradouro em algumas lideranças de nossa Igreja, visto que ainda os estou ouvindo defendendo famosos líderes adeptos desses desvios doutrinários, mesmo vendo as vergonhosas divulgações na mídia de escândalos e mais escândalos envolvendo as lideranças desses movimentos. Então só posso aplicar a este tempo as palavras de Paulo em (2Co 4.4)
Há vários ensinos disseminados, hoje por ai, que pode ser facilmente enquadrado no seguinte texto da Palavra de Deus: “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”(1Tm 4.1,2)
hodiernamente, muitos dos nossos irmãos estão vivendo como os de Tiatira, misturados com o mundo, participando de tudo o que ele lhes oferece. Desde o princípio, todas as vezes que o povo de Deus entrou no “vale da indecisão”, a ira de Deus se acendeu contra eles. Deus não nos chamou para vivermos indecisos, estarmos nos cultos à noite, e depois do culto estar infiltrados nas coisas do mundo (Ef 4. 14). Decida hoje a quem servir, se a Deus, sirva-o com sinceridade, se ao mundo, vigiai, pois, para que o diabo não arrebate a sua alma.
Todo cuidado ainda é pouco em relação aos modismos dos dias atuais que invadem muitas igrejas. São falsa doutrinas em pretexto do que é aprazível e no intuito da facilidade muitos vão longe. Numa igreja que o hedonismo impera a graça de Cristo já ficou longe só restando agora a ira de Deus sobre os tais, caso não se arrependam. Que Deus nos guarde e que possamos continuar firmes na rocha inabalável que é Cristo!
Em breve estaremos de volta dando sequencia a esta série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário