Por Jânio Santos de Oliveira
Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra Pastor Presidente: Eliseu Cadena
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Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
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Veja o tamanho do universo e grandiosidade do nosso Deus neste vídeo.
Estamos de volta para dar continuidade ao extraordinário estudo bíblico que analisa as circunstâncias da queda de Lúcifer.
na primeira parte nós falamos sobre "a origem do mal";
agora falaremos sobre os "céus dos céus um lugar inacessível".
Neste segundo seguimento nós estaremos mostrando que a despeito de Lúcifer ter sido expulso do céu, no entanto existem diferentes céus e dimensões diferenciadas.
Eu ouso afirmar que no trono aonde Deus habita jamais Lúcifer pode acessar; ele teria sido expulso do Paraíso aonde residia o Jardim do Éden mineral.
Vamos a partir de agora procurar entender melhor um pouco mais deste polêmico assunto através de textos e vídeos disponíveis para nós na Internet.
I. Como, por que e quando Satanás caiu do céu ( Paraíso)?
A queda de Satanás do céu é descrita em Isaías 14:12-14 e Ezequiel 28:12-18. Enquanto essas duas passagens estão se referindo especificamente ao rei da Babilônia e ao Rei de Tiro, elas também se referem ao poder espiritual por trás daqueles reis – Satanás. Em relação a quando Satanás caiu, essas passagens dizem o porquê da queda de Satanás, mas não dizem especificamente quando a queda ocorreu. O que sabemos é isto: os anjos foram criados antes da terra (Jó 38:4-7). Satanás caiu antes de tentar Adão e Eva no Jardim (Gn 3:1-14). A queda de Satanás, portanto, deve ter ocorrido depois dos anjos terem sido criados e antes da tentação de Adão e Eva no Jardim do Éden. Quer sua queda tenha ocorrido alguns minutos, horas ou dias antes de tentar Adão e Eva no Jardim, a Bíblia não diz especificamente.
O livro de Jó nos diz que, pelo menos por um tempo, Satanás ainda tinha acesso ao céu e ao trono de Deus. “E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela” (Jó 1:6-7). Pelo menos daquela vez, Satanás ainda estava aparentemente se movendo livremente entre o céu e a terra, falando com Deus diretamente e prestando contas das suas atividades. Em que ponto Deus quebrou esse acesso, não sabemos.
Por que Satanás caiu do Céu? Satanás caiu por causa do seu orgulho. Ele queria ser Deus, não Seu servo. Note tudo que Satanás queria fazer em Isaías 14:12-15. Ezequiel 28:12-15 descreve Satanás como um anjo excessivamente bonito. Satanás provavelmente era o anjo de classe mais alta do que todos os outros anjos, o mais bonito de todas as criaturas de Deus, mas não estava contente com sua posição. Ao invés, Satanás queria ser como Deus, para expulsar Deus de Seu trono e reinar no universo. Satanás queria ser Deus, e é interessante notar que isso foi o que Ele usou para tentar Adão e Eva no Jardim do Éden (Gênesis 3:1-5). Como Satanás caiu do Céu? Na verdade, uma queda não é uma descrição correta. Seria mais correto dizer que Deus expulsou Satanás do Céu (Is 14:15; Ez 28:16-17).
Definição e significado da palavra Inacessível
Descrição: adj. Que não é acessível; a que se não pôde chegar: uma felicidade inacessível. Em que se não pôde entrar. Que não é tratável, insociável: criatura inacessível.
II. Deus não pode ser visto pelo homem ( veja o vídeo abaixo)
João 1.18 (e 1 Jo 4.12) deixa claro que ninguém jamais viu a Deus, nem mesmo Moisés. O que Moisés pôde contemplar foi a glória de Deus, mas não a Sua face. Creio que não poderemos ver a Deus mesmo depois de nossa partida deste mundo. Vamos ver a Cristo, Deus feito homem, mas nunca poderemos contemplar a face de Deus fora de Cristo. Deus se manifestou, na Pessoa de Cristo, fazendo‑se homem. Jesus Cristo é Deus e nEle habita a plenitude da divindade.
No AT os homens sempre viram Jesus, que se apresentava também como Jeová. 1Jo_4:12 "Ninguém jamais viu a Deus". 2Co_4:6 "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo". Deus habita na luz inacessível e isso não mudará quando estivermos ressuscitados e transformados à semelhança (não idênticos) de Cristo. Assim como Jesus veio ao mundo semelhante aos homens (mas distinto em sua essência), seremos semelhantes a ele, mas continuaremos não sendo Deus como ele é. 1 Tm 6:16 "Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno". Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Deuteronômio 4:15 Por isso é impossível ver a Deus, porque não existe aparência ou figura. Mas quando Deus quis que nós O víssemos, veio na Pessoa do Filho, e é por isso que ele foi chamado de Emanuel, que é "Deus conosco". Quando vemos Jesus vemos Deus conosco, do modo como Ele quis se revelar a nós.
No Antigo Testamento, quando é dito que o Senhor aparecia a alguém (como apareceu a Abraão junto com dois anjos, antes da destruição de Sodoma), é sempre a Pessoa do Filho eterno, o Senhor Jesus Cristo, numa forma humana. Ele ainda não se fizera carne, como aconteceu no Novo Testamento, mas assumia uma forma humana visível assim como faziam os anjos. Mas Deus, na Sua essência, nunca foi visto por ninguém e jamais será. Mesmo depois de salvos e levados para o céu, Deus continuará sendo por demais sublime e elevado para nós. Evidentemente Ele nos satisfará em Cristo, em Quem todos os Seus atributos divinos estão. Mas a essência de Deus continuará inacessível ao homem, mesmo ao redimido. Ele habita, e continuará habitando, na luz inacessível (1 Tm 6.16), o céu onde homem ou anjo algum tem acesso.
Vamos morar no céu, mas não acima de todos os céus, que é onde Deus habita. Efs_4:10 "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas." Há vários céus que são mencionados na Bíblia. Há o céu que vemos, onde os pássaros voam, onde os relâmpagos brilham e de onde a chuva cai (Gn 7.23; Dt 11.11; Dn 4.21; Lc 17.24). Este céu passará (2 Pd 3.10,12). Há o céu no sentido de firmamento, ou expansão, onde estão o sol, a lua e as estrelas (Gn 1.14,15,17). Há ainda o céu onde se encontra o trono de Deus (Sl 2.4; 11.4; Mt 5.34), de onde o Senhor desceu e ao qual Ele subiu, onde também foi visto por Estevão (Mc 16.19; At 7.55; 1 Co 15.47. Talvez seja este o céu (terceiro céu) para onde Paulo foi arrebatado (2 Co 12.2) e onde os anjos, tanto os puros como os caídos, e Satanás estão (Jó 1.6; 2.1; Ap 12.7‑9). O acesso que Satanás e seus anjos têm a Deus é limitado. Satanás ainda não foi expulso do céu onde se encontra, mas logo o será. Mas a Bíblia fala ainda dos "céus dos céus" (Dt 10.14; 1 Rs 7.27) e que haverá "novos céus" (2 Pd 3.13). Mas creio que o lugar inacessível a nós é onde Cristo subiu, "acima de TODOS os céus" (Ef 4.10).
No AT os homens sempre viram Jesus, que se apresentava também como Jeová. 1Jo_4:12 "Ninguém jamais viu a Deus". 2Co_4:6 "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo". Deus habita na luz inacessível e isso não mudará quando estivermos ressuscitados e transformados à semelhança (não idênticos) de Cristo. Assim como Jesus veio ao mundo semelhante aos homens (mas distinto em sua essência), seremos semelhantes a ele, mas continuaremos não sendo Deus como ele é. 1 Tm 6:16 "Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno". Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Deuteronômio 4:15 Por isso é impossível ver a Deus, porque não existe aparência ou figura. Mas quando Deus quis que nós O víssemos, veio na Pessoa do Filho, e é por isso que ele foi chamado de Emanuel, que é "Deus conosco". Quando vemos Jesus vemos Deus conosco, do modo como Ele quis se revelar a nós.
No Antigo Testamento, quando é dito que o Senhor aparecia a alguém (como apareceu a Abraão junto com dois anjos, antes da destruição de Sodoma), é sempre a Pessoa do Filho eterno, o Senhor Jesus Cristo, numa forma humana. Ele ainda não se fizera carne, como aconteceu no Novo Testamento, mas assumia uma forma humana visível assim como faziam os anjos. Mas Deus, na Sua essência, nunca foi visto por ninguém e jamais será. Mesmo depois de salvos e levados para o céu, Deus continuará sendo por demais sublime e elevado para nós. Evidentemente Ele nos satisfará em Cristo, em Quem todos os Seus atributos divinos estão. Mas a essência de Deus continuará inacessível ao homem, mesmo ao redimido. Ele habita, e continuará habitando, na luz inacessível (1 Tm 6.16), o céu onde homem ou anjo algum tem acesso.
Vamos morar no céu, mas não acima de todos os céus, que é onde Deus habita. Efs_4:10 "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas." Há vários céus que são mencionados na Bíblia. Há o céu que vemos, onde os pássaros voam, onde os relâmpagos brilham e de onde a chuva cai (Gn 7.23; Dt 11.11; Dn 4.21; Lc 17.24). Este céu passará (2 Pd 3.10,12). Há o céu no sentido de firmamento, ou expansão, onde estão o sol, a lua e as estrelas (Gn 1.14,15,17). Há ainda o céu onde se encontra o trono de Deus (Sl 2.4; 11.4; Mt 5.34), de onde o Senhor desceu e ao qual Ele subiu, onde também foi visto por Estevão (Mc 16.19; At 7.55; 1 Co 15.47. Talvez seja este o céu (terceiro céu) para onde Paulo foi arrebatado (2 Co 12.2) e onde os anjos, tanto os puros como os caídos, e Satanás estão (Jó 1.6; 2.1; Ap 12.7‑9). O acesso que Satanás e seus anjos têm a Deus é limitado. Satanás ainda não foi expulso do céu onde se encontra, mas logo o será. Mas a Bíblia fala ainda dos "céus dos céus" (Dt 10.14; 1 Rs 7.27) e que haverá "novos céus" (2 Pd 3.13). Mas creio que o lugar inacessível a nós é onde Cristo subiu, "acima de TODOS os céus" (Ef 4.10).
Deus não pode ser visto pelo homem
III. Uma análise de Jó 1.6 e João 3.13
Elienai Cabral Pastor Elienai Cabral é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD
Neste vídeo o professor explica muito bem sobre o assunto
Faz algum tempo que recebi a seguinte pergunta: “Qual a diferença entre a expressão bíblica do livro de Jó 1.6 - '...e num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor...” - e João 3.13, que diz que 'ninguém subiu ao céu', se em Romanos hão de comparecer ao Tribunal de Cristo?”.
Ora, quando Jó 1.6 diz que “os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor”, refere-se aos seres espirituais, ou seja, anjos, os quais são responsáveis diante de Deus e prestam-lhe contas. Uma vez que em Jó 2.1 está escrito que “Satanás veio entre eles apresentar-se diante de Deus”, subtende-se que mesmo os anjos rebeldes estão debaixo da soberania divina.
Nem toda vez que encontramos essa expressão "filhos de Deus" na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, ela está se referindo a anjos. Por isso, pelas regras mais simples da hermenêutica, devemos sempre recorrer ao contexto daquela expressão. Algumas vezes, a expressão refere-se aos filhos de Israel que representavam o povo de Deus na terra. Já em Gênesis 6, a expressão “filhos de Deus” refere-se a uma geração especial da linhagem de Sete, uma geração que temia e servia a Deus. O que favorece essa ideia é a doutrina bíblica acerca dos anjos que, no seu ensino geral, rejeita qualquer tipo de miscigenação de anjos com seres humanos. A Bíblia - aliás, o próprio Jesus - declara que os anjos não se casam nem se dão em casamento (Mt 22.30; Lc 20.36). Eles são criaturas puramente espirituais e, por isso, não foram dotadas de sexualidade. São seres assexuais, isto é, não geram outros seres. A Bíblia também diz que os crentes em Cristo são feitos “filhos de Deus” ao aceitarem o Evangelho e serem regeneradas pelo Espírito Santo (Jo 1.12; Rm 8.16;Gl 3.26; Fp 2.15). Ora, uma vez que a expressão “filhos de Deus” não se restringe apenas aos anjos e que o contexto histórico de Gênesis 6 fala de relações físicas, podemos entender que aqueles “filhos de Deus” são, na verdade, filhos dos homens, nascidos de mulher, que perderam a pureza primária e se degeneraram.
Quanto à relação entre os textos de Jó 1.6 e João 3.13: no primeiro texto, “os filhos de Deus” (anjos) comparecem diante de Deus e no segundo texto (Jo 3.13), Jesus declara que “ninguém subiu ao céu”. Em primeiro lugar, não há qualquer relação entre as expressões, porque Jesus estava falando ao povo, feito de carne e osso. Naturalmente, “carne e osso” jamais tiveram acesso às dimensões espirituais. Paulo declarou que “carne e osso” não herdam o Reino de Deus (1Co 15.50). Não há relação alguma entre os filhos de Deus de Jó 1.6 com os salvos em Cristo que comparecerão um dia no “Tribunal de Cristo” (2Co 5.10). Nesse Tribunal, somente os transformados do material para o espiritual estarão na presença de Cristo para receberem seus galardões pelas obras feitas através do corpo aqui na Terra. Outrossim, os filhos de Deus que comparecerem diante de Deus no céu eram, sem dúvida, os anjos criados por Deus, os quais sempre tiveram acesso ao Trono de Deus. Entre esses filhos de Deus apareceu num dia Satanás, o anjo rebelde, o qual, inevitavelmente, está sob o poder soberano do Criador. Satanás, tanto quanto os demais anjos, são seres espirituais, por isso somente seres espirituais tem acesso ao céu.
Romanos 14.10 diz que “todos havemos de comparecer ante o Tribunal de Cristo”. O termo “todos” tem um caráter especial e particular porque se refere apenas aos salvos, arrebatados ou ressuscitados na Vinda de Cristo (1Co 15.51,52; 1Ts 4.13-18). Na Escatologia Bíblica, o Tribunal de Cristo e o Tribunal do “Grande Trono Branco” (Ap 20.11,12) são tribunais distintos no tempo e no espaço. O grande comparecimento dos salvos diante do Tribunal de Cristo acontecerá muito antes do último grande julgamento histórico, que é o Tribunal do Trono Branco, Trono do Juízo final, quando todas as criaturas que não passaram pelo Tribunal de Cristo hão de comparecer (Ap 20.12-14).
Outrossim, o texto de Romanos 14.10 tem no seu contexto a discussão sobre o comportamento social entre os cristãos, quando alguns tinham atitudes arrogantes, depreciativas e discriminatórias em relação aos outros irmãos da mesma fé. Paulo desfaz essa discussão e fortalece o fato de que todos, fracos e fortes, hão de comparecer ante o Tribunal de Cristo para que suas obras feitas através do corpo sejam julgadas. Nesse Tribunal, não há condenação, somente premiação pelas obras feitas.
Ora, quando Jó 1.6 diz que “os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor”, refere-se aos seres espirituais, ou seja, anjos, os quais são responsáveis diante de Deus e prestam-lhe contas. Uma vez que em Jó 2.1 está escrito que “Satanás veio entre eles apresentar-se diante de Deus”, subtende-se que mesmo os anjos rebeldes estão debaixo da soberania divina.
Nem toda vez que encontramos essa expressão "filhos de Deus" na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, ela está se referindo a anjos. Por isso, pelas regras mais simples da hermenêutica, devemos sempre recorrer ao contexto daquela expressão. Algumas vezes, a expressão refere-se aos filhos de Israel que representavam o povo de Deus na terra. Já em Gênesis 6, a expressão “filhos de Deus” refere-se a uma geração especial da linhagem de Sete, uma geração que temia e servia a Deus. O que favorece essa ideia é a doutrina bíblica acerca dos anjos que, no seu ensino geral, rejeita qualquer tipo de miscigenação de anjos com seres humanos. A Bíblia - aliás, o próprio Jesus - declara que os anjos não se casam nem se dão em casamento (Mt 22.30; Lc 20.36). Eles são criaturas puramente espirituais e, por isso, não foram dotadas de sexualidade. São seres assexuais, isto é, não geram outros seres. A Bíblia também diz que os crentes em Cristo são feitos “filhos de Deus” ao aceitarem o Evangelho e serem regeneradas pelo Espírito Santo (Jo 1.12; Rm 8.16;Gl 3.26; Fp 2.15). Ora, uma vez que a expressão “filhos de Deus” não se restringe apenas aos anjos e que o contexto histórico de Gênesis 6 fala de relações físicas, podemos entender que aqueles “filhos de Deus” são, na verdade, filhos dos homens, nascidos de mulher, que perderam a pureza primária e se degeneraram.
Quanto à relação entre os textos de Jó 1.6 e João 3.13: no primeiro texto, “os filhos de Deus” (anjos) comparecem diante de Deus e no segundo texto (Jo 3.13), Jesus declara que “ninguém subiu ao céu”. Em primeiro lugar, não há qualquer relação entre as expressões, porque Jesus estava falando ao povo, feito de carne e osso. Naturalmente, “carne e osso” jamais tiveram acesso às dimensões espirituais. Paulo declarou que “carne e osso” não herdam o Reino de Deus (1Co 15.50). Não há relação alguma entre os filhos de Deus de Jó 1.6 com os salvos em Cristo que comparecerão um dia no “Tribunal de Cristo” (2Co 5.10). Nesse Tribunal, somente os transformados do material para o espiritual estarão na presença de Cristo para receberem seus galardões pelas obras feitas através do corpo aqui na Terra. Outrossim, os filhos de Deus que comparecerem diante de Deus no céu eram, sem dúvida, os anjos criados por Deus, os quais sempre tiveram acesso ao Trono de Deus. Entre esses filhos de Deus apareceu num dia Satanás, o anjo rebelde, o qual, inevitavelmente, está sob o poder soberano do Criador. Satanás, tanto quanto os demais anjos, são seres espirituais, por isso somente seres espirituais tem acesso ao céu.
Romanos 14.10 diz que “todos havemos de comparecer ante o Tribunal de Cristo”. O termo “todos” tem um caráter especial e particular porque se refere apenas aos salvos, arrebatados ou ressuscitados na Vinda de Cristo (1Co 15.51,52; 1Ts 4.13-18). Na Escatologia Bíblica, o Tribunal de Cristo e o Tribunal do “Grande Trono Branco” (Ap 20.11,12) são tribunais distintos no tempo e no espaço. O grande comparecimento dos salvos diante do Tribunal de Cristo acontecerá muito antes do último grande julgamento histórico, que é o Tribunal do Trono Branco, Trono do Juízo final, quando todas as criaturas que não passaram pelo Tribunal de Cristo hão de comparecer (Ap 20.12-14).
Outrossim, o texto de Romanos 14.10 tem no seu contexto a discussão sobre o comportamento social entre os cristãos, quando alguns tinham atitudes arrogantes, depreciativas e discriminatórias em relação aos outros irmãos da mesma fé. Paulo desfaz essa discussão e fortalece o fato de que todos, fracos e fortes, hão de comparecer ante o Tribunal de Cristo para que suas obras feitas através do corpo sejam julgadas. Nesse Tribunal, não há condenação, somente premiação pelas obras feitas.
IV. Satanás já foi expulso do céu?
Satanás foi expulso do Paraíso
Satanás já caiu do céu ou se ainda cairá? Em Lc 10:17-18 Jesus diz ter visto Satanás caindo do céu, com a passagem em Apocalipse que diz que ele foi precipitado dos céus juntamente com seus anjos após uma luta contra Miguel e os anjos deste.
Lc 10:17-18 "E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu".
Apo 12:7-9 "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele".
Ao dizer aos discípulos que voltavam de sua missão que viu Satanás cair do céu, Jesus provavelmente tinha três objetivos.
O primeiro era revelar que a sua perspectiva era de alguém que não estava limitado ao tempo e espaço. Ele podia contar que viu e participou de coisas que tanto ocorreram no passado como as que ocorreriam no futuro. Veja por exemplo esta outra passagem:
Mat_23:37 "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!"
Quando foi que ele quis fazer isso? Obviamente não apenas nos 3 anos de seu ministério aqui na terra, mas desde quando Israel passou a existir ele cuidou daquele povo. A eterna pré-existência de Jesus e sua capacidade de ver e agir tanto no passado como no futuro e eternamente é uma das provas de sua divindade. Ao profetizar sobre a vinda de Cristo em carne, o profeta Miquéias escreveu que "suas saídas são... desde os dias da eternidade".
Miq_5:2 E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Mas ao dizer que via Satanás cair do céu o tempo do verbo pode criar essa dúvida, como se Jesus estivesse falando de um evento que já tivesse ocorrido. Acontece que diversas vezes a profecia fala com o verbo no passado, talvez para deixar evidente que aquele acontecimento não tem como falhar, pois Deus o vê como já realizado. É o caso da profecia de Isaías sobre a morte do Messias, que é anunciada com os verbos no passado:
Isa 53:4 "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido."
O segundo objetivo do que Jesus diz a seus discípulos pode ser no sentido de "baixar a bola" deles, ou seja, alertá-los contra o perigo de se ensoberbecerem por terem visto os demônios se sujeitarem a eles. Foi o orgulho que causou a queda de Satanás, não no sentido literal de cair do céu, mas no sentido espiritual de ser banido de sua posição e privilégios originais. Esta advertência ainda vale para muitos que se gabam de repreender demônios.
O terceiro objetivo foi mostrar o que iria acontecer com Satanás no futuro, quando ele for literalmente expulso do céu e descer à terra sabendo que seus dias estão contados. Isso acontecerá após o arrebatamento da Igreja, quando o Senhor vem até o meio do caminho (nos ares) para buscar os que morreram em Cristo e os vivos que crêem nele (sua igreja), e antes de Cristo vir ao mundo em glória para reinar.
Enquanto isso Satanás continua no céu e passeando de vez em quando pela terra, como vemos nos capítulos 1 e 2 do livro de Jó. Ali ele aparece acusando Jó, e nesta função ele trabalha até hoje na presença de Deus.
Jó 1:6-11 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
Apo 12:10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
Embora Satanás continue no céu acusando o crente diante de Deus, e também passeie pela terra para cumprir seus objetivos, por enquanto ele não tem aqui neste mundo o poder e liberdade de ação que terá quando efetivamente mudar seu domicílio para a terra, que já não contará com o Espírito Santo habitando aqui na igreja para equilibrar ou "deter" sua ação direta ou por intermédio de seus asseclas, a besta e o anticristo.
2Ts 2:6-7 "E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;"
Portanto, a queda de Satanás ainda é futura e aqueles que dizem que a passagem de Apocalipse 12:7-9 já ocorreu e que Satanás e seus anjos não estão mais nos céus precisarão encontrar outros anjos malignos para substituí-los nas regiões celestiais no presente momento, já que somos exortados a combatê-los em oração em seu domicílio atual, que é o céu.
Ef_2:2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Ef_6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
V. Os três céus e as quatro dimensões existentes (Nm 9.1- 6)
É através dos céus que nós podemos entender a grandeza de Deus, ver o seu grande poder e de como Ele é maravilhoso (Sl 77: 13). Vemos que Deus fez os céus, e o céu dos céus, porque Ele é o único Criador (Is 45: 5- 7). Criou tudo para a Sua glória (Rm 11: 33- 36; Nm 9: 6), para mostrar a todos os incrédulos e também aos seus inimigos (Satanás e os seus demônios) que Ele é o único, que tudo foi feito por Ele e para Ele. Não conheço ninguém maior que Deus (Sl. 63: 1,2; Is. 44: 23,24; Sl 60: 12).
Quando falamos dos céus é lógico que a Palavra de Deus mostra que não existe apenas um céu, mas sim três céus (II Co 12: 1,2). Vamos ver na Bíblia e entender esta maravilhosa obra de Deus (Gn. 1:1- 8; Sl 33: 9; Sl 104: 1- 24).
PRIMEIRO CÉU: O FIRMAMENTO (Gn 1: 6- 8)
Deus criou três céus, mas o primeiro é visível e está ao nosso alcance, ou seja, até aonde nossa visão humana pode alcançar e se chama Firmamento (Gn. 1: 7,8). O primeiro céu, Deus fez para toda a humanidade, para crente ou não crente (Dt 10: 17,18). Todos têm acesso a este céu (Mt. 5: 44 ,45). Lógico que além do homem se beneficiar com este primeiro céu, Deus o fez para a sua glória e para que o homem, independente de raça, cor ou credo, O glorificasse e soubesse que existe um Criador que criou todas as coisas (Is. 42:8; Sl. 19:1; Nm 9: 6; Is 45: 5- 7).
O homem comum pode olhar para o firmamento, achar muito bonito e também glorificar a Deus, mas na maioria das vezes o homem não glorifica a Deus por este céu (Rm. 1: 18-22; Is. 44: 6-25; Jr 44). Nós compreendemos o fato do homem natural (I Co 2: 14) não glorificar a Deus pelo firmamento (Rm 1: 18- 22). Agora os crentes sim, têm que glorificar a Deus, olhando o céu com olhos humanos e glorificando-o com os olhos Espirituais (I Co. 2:9-13; I Pd 2: 5; Sl 34: 5).
O firmamento está aí, não para nós conhecedores da Palavra de Deus apenas olharmos, mas através dele ver a grandeza de Deus e adorá-lo por causa das Suas maravilhas (Ne. 9:6; Sl. 136:1-9; Ap. 14:6 e 7; Is. 66:23; Sl 77: 13). E através do firmamento, podemos ver a obra Espiritual que Deus fez, faz e fará em nossas vidas, se olharmos para ele com olhos espirituais (I Co. 15: 41; Gn 1: 6- 7; II Co 3: 6- 8). Acesse Estudos Bíblicos: “O segredo da criação de Deus”; no tema Poder de Deus.
Olhando o céu com olhos espirituais: O astro rei, o maior, aquele que nos dá luz - o Sol - se encontra em um lugar, ou seja, em uma posição de rei, de poder, porque a Terra, a Lua, os Planetas e as Estrelas menores dependem da sua luz (Ec 11:7; Sl. 136:1-8). A Bíblia nos compara com as estrelas (Gn. 15:1-5; Gn. 22: 17), mas, para que brilhemos, precisamos do Sol e este Sol é Jesus (Ml 4: 1,2). Nós, como crentes, dependemos totalmente de Jesus para brilharmos (Jo. 8: 12; Jo. 15: 1-5; Jo. 7: 16- 17).
A Lua também depende do Sol para ter a sua luz. Pode-se interpretar espiritualmente que a Lua seria a igreja e as estrelas os crentes (Ap 12: 1. Tanto a igreja como os crentes dependem totalmente da luz de Cristo (Lc. 2: 25-32; Is 9: 1,2; Jo. 8:12).
SEGUNDO CÉU: AS REGIÕES CELESTES (Ef. 6: 10-12)
As regiões celestes, mais conhecidas como o segundo céu, não podem ser vistas com olhos carnais (I Co 2: 9). É um céu onde se encontra tudo o que é Espiritual (Ef 3: 9,10), pois o Reino de Deus é Espiritual (Lc 22: 29; Lc. 17: 20,21; II Co 4: 18; II Co 5: 7). É também onde os anjos de Deus travam as batalhas Espirituais com Satanás e seus demônios (Ap. 12:7; Dn. 10:1-13), nos quais não podemos ver com olhos humanos (Jo. 13: 21- 27; I Pd 5: 8; Ef 4: 27). Nas regiões celestes é onde Satanás e seus demônios planejam as suas estratégias para derrubar os crentes e destruir igrejas inteiras (Zc 13: 7; Mt 26: 31). Mas também é o lugar onde os Anjos de Deus estão, a todo o momento, preparados para nos defender (Atos 5: 17- 20; Atos 12: 1- 12; Sl. 34:7- 8; Sl 91: 7- 11).
Podemos até entender biblicamente este assunto apenas lendo, mas conhecer este mundo, entrar nele, fazer a diferença nele, assim como fez Daniel, somente com uma mudança de postura (Dn 6: 1- 10; Sl 55: 17; Lc 18: 1- 8). Crente com visão carnal não pode compreender isto (I Co. 2: 14,15). Somente com uma postura Espiritual podemos fazer parte deste Reino (Tg 4: 4- 10; I Pd 5: 6- 9; Sl 25: 14). É impossível um crente que vive de forma carnal, que não deixa a Palavra de Deus produzir mudança em sua vida, entrar neste Céu, Regiões Celestes (I Co 8: 2; I Co 3: 18; I Co 1: 27- 29; Lc 10: 18- 24).
Muitos falam que Satanás morre de medo do crente, mas na verdade Satanás recua, afasta-se e até sofre derrota para o crente (Sl 34: 7; Zc 3: 1- 5), porém, somente os crentes Espirituais conseguem esta façanha (Jo. 4: 23,24; Jo. 3: 1- 8; Sl 101: 6). Para vencer Satanás e seus demônios, somente trazendo dentro de si as marcas de Cristo (Atos 19: 1- 17; Gl 6: 17; Gl 2: 20; Atos 26:1- 18). É também, nas regiões celestes, que estão às promessas, profecias e bênçãos para as nossas vidas (Ef 1: 3). Nós não podemos vê-las, mas sabemos que estão lá (Rm. 4: 17-21; Gn 12: 1- 3; Hb 11: 6; 2Co 5: 7).
A melhor maneira de entrarmos nas regiões celestes e alcançarmos as promessas, profecias e as bênçãos para as nossas vidas, é jejuando, orando, lendo muito a Palavra de Deus e tendo muita fé no invisível (Ef 3: 10- 12; Lc. 2: 36-38; I Ts. 5:17; Sl. 119:11 e 105; II Co. 5:7; Hb. 11:1). Também é nas regiões celestes que nós temos contato com Deus (Hb 11: 6; II Co 5: 7; II Co 4: 18). São nas regiões celestes que recebemos informações, revelações (Jr 33: 3) e as correções de Deus para as nossas vidas (Hb 12: 5- 8), através do Espírito Santo (Jo. 14: 26; Jo. 16: 7- 15; Rm. 8:26- 27; Ap. 2: 7). A igreja, ou seja, o conjunto de membros, que juntos formam o Corpo de Cristo (I Co 12: 12- 27), e tem como habitação as Regiões Celestiais (Cl 1: 12,13; I Pd 2: 9), ou seja, ela está em terreno celestial (II Co. 5: 20; Ef. 6: 19,20).
TERCEIRO CÉU: O CÉU DOS CÉUS - O PARAÍSO (2 Co. 12:1- 4)
O terceiro céu, o Céu dos Céus é o lugar que Deus fez para a sua habitação, o lugar que Deus escolheu para colocar o seu Trono (Sl 11: 4; Is. 66:1; Is. 63: 14,15; Sl. 47: 8; Sl. 103: 19). Embora a Bíblia diga que Deus é Onipresente, e nós cremos (Sl 139: 1- 12). Ele enche toda a Terra e está em todo lugar (Jr 23: 23,24), o Céu dos Céus é o lugar do seu repouso, do seu descanso (Gn. 2:1-3; Hb. 4: 1-4). É o lugar de onde Deus observa toda a Terra e continuamente olha os filhos dos homens (Dt 26: 15; Zc 2: 13; II Cr. 16: 9). É um lugar que, nem com os olhos Espirituais podemos enxergar e nem com toda a nossa santidade e espiritualidade podemos entrar (Jó 4: 17- 19). Somente Deus, por Sua Soberana Vontade, pode nos fazer ver o Céu dos Céus – o paraíso (Ap.4: 1,2; Is. 6:1-7; II Co. 12:1-9). O terceiro céu é um lugar que já está preparado para os verdadeiros adoradores (Jo 4: 23,24), espirituais e fiéis (Sl 101: 6), morarem (Jó 19: 23- 27; I Ts 4: 13- 17; Ap 19: 1- 9; 1: 6). Estes vivem com os olhos humanos vendo o primeiro céu (Gn 15: 1- 5; Gl 3: 16- 29), com a vida espiritual nas regiões celestes (Sl 34: 5; Cl 3: 1- 3; Rm 6: 1- 11), mas gemendo de vontade de ir para o paraíso (Fp. 1:15-23; Fp. 3:20 e 21; Hb. 11:13 - 16).
O paraíso é o lugar onde está preparada a cidade feita só para os filhos (Jo. 1: 1- 12; Rm 8: 1- 17; Ap. 21: 9- 11; Hb. 12: 14-22). Um lugar que, com certeza, um dia iremos morar, porque Jesus foi preparar um lugar para nós (Jo. 14:1-3). É um lugar onde iremos contemplar a Glória de Deus e de Jesus (Ap 21: 9- 23). Vamos ter contato com os nossos irmãos da primeira Igreja: Atos dos Apóstolos (II Co 4: 11- 14), e juntos, vamos participar das Bodas do Cordeiro (Ap. 19:1-9). Um lugar onde não teremos que sofrer mais as acusações de Satanás (Ap. 12: 10,11). Onde não haverá mais dor, tristeza e morte (Ap 21: 1- 5 e, juntos com os anjos e nossos irmãos, estaremos alegres e glorificando ao Senhor Jesus Cristo e o nosso Deus (Ap. 7: 9-12). É um lugar maravilhoso que nós devemos tomar o maior cuidado para não perder o direito de entrar (Ap. 16:15; Ap. 3:11). Pois pode ser que no último momento possamos deixar de entrar. Podemos viver uma vida Espiritual e de santidade e ainda assim perder o direito (Dt. 3: 23-27; Hb. 12:14-17; Jo. 5: 21;).
Agora vamos falar da 4ª dimensão, sendo esta dividida em duas partes. Dimensões estas que não existem por si só e sim quando um homem vem a fazer escolhas em suas vidas, a 4ª dimensão é quando o espírito do homem se junta ao Espírito de Deus ou com o espírito do diabo.
Primeiro vou falar da 4ª dimensão do diabo, esta dimensão acontece quando o homem decide consciente ou inconscientemente juntar o seu espírito ao do diabo, fazendo a escolha de viver uma vida de pecado, de devassidão, de crimes, de cultos a falsos deuses, cultuando até espíritos demoníacos ou até mesmo ao próprio Satanás, o espírito do homem se junta ao espírito do diabo também quando um homem que já foi servo de Deus passar a usar isso para ganhar dinheiro, para enganar as pessoas usando o nome de Deus, até mesmo ensinando coisas que não são bíblicas como se fossem.
Agora vou falar da 4ª dimensão de Deus, esta acontece quando o espírito do homem se junta ao Espírito de Deus.
"Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós." (2ª Timóteo 1:13 e14)
"Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo." (At 9 : 31)
"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1ª Coríntios 6 : 19)
Quando o espírito do homem se junta com o Espírito de Deus, as coisas mais lindas desta Terra acontece, o pecador se arrepende, o adúltero para de fazer tal coisa, o prostituta vive uma vida digna, o alcoólatra para de beber, o assassino vira pregador da Palavra de Deus(foi assim com o apóstolo Paulo), quando o espírito do homem se junta ao Espírito de Deus, esta pessoa recebe uma paz enorme, já não senti aquele vazio que sentia em sua vida quando tentava encontrar o preenchimento deste vazio com baladas e festas regadas a bebidas e luxúria. Assim o homem fica mais próximo de Deus, sua fé aumenta grandemente, começa a ter um grande desejo de ler e aprender mais sobre a Bíblia, e tudo isto lhe traz transformação de vida e de hábitos e forte esperança e confiança em Deus.
Quando o homem aceita Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, o seu espírito se junta com o Espírito de Deus, o homem recebe a salvação que é a melhor coisa na vida de alguém, ele recebe o Espírito Santo dentro dele e terá Deus Pai como seu abençoador e Jesus como seu mediador.
Quando o espírito do homem se junta com o Espírito de Deus, acontece o que é a segunda melhor coisa na vida de uma pessoa, que é a possibilidade de ser batizada com o Espírito Santo e fogo.
"Respondeu João a todos, dizendo: eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (lucas 3 :16)
Isto nos dá mais intimidade com Deus, a possibilidade de receber dons espirituais como os descritos em 1ª Coríntios 12, e é quando o ser humano é batizado com o Espírito Santo que este pode chegar ao ápice da 4ª dimensão de Deus, tendo experiências transcendentais, altamente espirituais, tudo movido por Deus.
Acredito que o Paraíso (onde Lúcifer residia no Jardim do Éden que era um Reino (mineral) não é exatamente o lugar da morada do Altíssimo, haja visto que Ele habita nos céus dos céus portanto um lugar inacessível pelo mal.
Por ser onisciente, antes mesmo de Lúcifer chegar ao Trono , o Senhor se antecipou ao seu plano e o destituiu porque nos céus não entra pecado.
Deus já me deu a oportunidade em arrebatamento de ir lá por duas vezes, mas confesso que em nenhuma delas eu pude ver ao Senhor!
A minha esperança é a de um dia poder vê-lo face a face
Em breve estaremos de volta falando sobre o seguinte tema:
"De onde Lúcifer foi precipitado". Até breve na Paz do Senhor Jesus.
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