quarta-feira, 14 de julho de 2021

Série de mensagens sobre a Mulher Samaritana.Jesus a fonte de água viva

 





Por Jânio Santos de Oliveira

 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena


Contatos 0+operadora 21 36527277 ou 21 xx 990647385 (claro)

Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!


Resultado de imagem para Jesus a fonte de água viva

 

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva (Jo 4.10


No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

 

Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado (Jo 7.37,38).

 


Estamos de volta dando sequência a esta série de conferências sobre a Mulher Samaritana; desta feita estaremos enfatizando o Senhor Jesus como a fonte de água viva.

  •  A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra. Somente um ser Divino pode dar vida, como  Ele próprio disse quem beber dessa água (da fonte) voltará  a ter sede, mas quem beber da água que eu dou jamais tornará a ter sede, porque a água que eu dou se fará nele uma fonte de águas  a jorrar para a vida eterna. Jesus se apresentou aquela mulher como o ser Supremo vindo direto de Deus como dom, ou seja, Cristo não veio a terra porque Deus sentia que devia alguma coisa a humanidade. Esta visão parece ser mais consistente, pois mostra a pessoa de Cristo como foco do dom, e não como algo que ele tenha trazido consigo. 




  • Embora frequentemente não se pense na água como um nutriente, a nossa sobrevivência depende mais desse líquido do que qualquer outro substrato energético que possamos ingerir. Bastam cinco dias sem a mesma para o organismo humano se extinguir. A ingestão de água está ligada a dissolver a maioria das substâncias que ingerimos ou produzimos (eliminar toxinas), transportar substancias orgânicas (principalmente  o oxigênio), regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, aumentar a saciedade precoce reduzindo o apetite (coadjuvante em dietas de emagrecimento, uma vez que não possui caloria nem gordura). Todo funcionamento do seu organismo depende da água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. 
    Não diferente dos tempos atuais, a água foi importante nos tempos bíblicos. O povo de Deus sempre esteve próximo de poços, ribeiros e rios.  Geograficamente verificamos que quando Abraão saiu de Ur dos Caldeus ele seguiu nas proximidades onde podia recolher água.  Fez o percurso pela Mesopotâmia (Meso - entre, Potamos - rio, entre dois rios), que fica entre o rio Tigre e o Eufrates. Acompanhava os rios e recolhia água para sobreviver, evitando assim atravessar o Deserto.
    É neste quadro importante da necessidade da água para a existência da vida, que Jesus nos diz que ele é Fonte de Água Viva. No Antigo Testamento muitos textos comparam a sede de Deus com a sede de água. Salmo 42:1 diz: “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira minha alma por ti, ó Deus”. Jeremias 2:13 diz:“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”.
     
      



  • Mesmo com toda a importância da água, o ser humano tem esgotado os recursos pelo seu egoísmo. O rio Tietê começa em uma nascente limpa, percorre até chegar próximo de São Paulo que deposita o lixo nas águas do rio. O Aqüífero Guarani é fonte de água de boa qualidade em nossa região (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). As áreas de recarga são onde a água da chuva se infiltra para chegar ao subterrâneo. As fontes de água potável tem sido alvo de preocupação por causa da exploração de empresas no engarrafamento de água mineral, as ameaças pelo uso de agrotóxicos na agricultura, a presença de lixões, a extração de minérios e a desordenada perfuração de poços artesianos para consumo e irrigação.

  • I. Jesus se referiu  a festa dos Judeus do Antigo testamento.

  • Resultado de imagem para Moisés tirou água da rocha para o povo beber.
  • Era a época da festa das cabanas. Aquela festa rememorava a experiência vivida por Israel no deserto quando Moisés tirou água da rocha para o povo beber.


  • Naquela festa havia a cerimônia da água em que uma procissão liderada por um sacerdote descia ao tanque de Siloé onde um jarro de ouro era enchido de água e levado ao templo.

  • A água era derramada no altar, e o coro do templo cantavam os Salmos 113 a 118,.
Também, aquela festa trazia em si o sentido da expectativa da vinda do Messias.

Provavelmente, no oitavo dia, era realizada uma oração para que a chuva viesse sobre a terra. E nesse momento que Jesus, de pé, no meio do templo, se apresenta como o manancial prometido.

(Vs. 40-44) O texto diz que alguns creram que ele era um profeta, outros que era o Cristo e os fariseus queriam prende-lo.
Mas Jesus estava ali para dizer que aquele ritual nada mais tinha de significado, pois ele era a fonte da águas vivas.

Ao cheiro das águas brotará. A água biblicamente é símbolo do poder de Deus.
Esta água também é o símbolo do espirito Santo, e é ele que nos sustenta, que produz em nós vida abundante. Quem era os discípulos antes do Pentecoste quando foram cheios de poder?
Apenas homens comuns que faziam coisas comuns, mais depois deste derreamento do Espirito de Deus suas vidas nunca foram comum.
Eles passaram a viver o sobrenatural de Deus em suas vidas, e também ministravam este sobrenatural na vida de outras pessoas.
*Qualquer que beber desta água jamais terá sede, então beba sem moderação desta água e tua vida nunca mais será comum.
*Porque esta água que produz vida, quebra a maldição, restaura, purifica, desmente a medicina porque é o próprio poder de Deus jorrando em nós.
A vida daquela pobre mulher foi radicalmente mudada porque ela bebeu da água da vida que esta na fonte chamada JESUS.
Na vida de Jó a benção se estendeu para todos em sua casa, na vida desta mulher foi para uma cidade inteira.
Você já pensou em ser usado por Deus para gerar vida em outras pessoas?

C. Jesus esta convidando Samaritanas aqui hoje para mudar sua história e de outras pessoas também.
Então nossas impossibilidades serão possibilidades para Deus.
Teremos a certeza de que Deus esta no controle agora, quanto a nós, não há necessidade de preocupação a não ser com o reino de Deus e a sua justiça.

II. Os atributos de Jesus como a fonte de água viva.


Resultado de imagem para Jesus é fonte das águas vivas.

1. Jesus é fonte das águas vivas.

Se ele disse ser a fonte das águas vivas, podemos concluir que poderiam haver outras fontes das quais as pessoas bebiam. Jeremias 2:13, Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Israel, como povo de Deus, havia deixado a Deus para cavar as suas cisternas tentando saciar a sede de sua alma em outros lugares. Se na antiguidade esse povo ao invés de contar com o poder de Deus preferia aliar-se as nações poderosas, agora esse povo vivia em função de uma lei que em muito se distanciava do propósito de Deus.
E naquela festa Jesus veio alertar que não adiantava fazer a festa, o ritual e buscas saciar a sede em outras fontes.

  • Esse brado de Jesus (disse em alta voz) também é para nós hoje. “ Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de águas viva.”

  • Hoje também, existem muitas fontes nas quais o homem tem procurado beber. O homem procura saciar a sua sede em terapias alternativas, como é comum ver as pessoas procurando o zen budismo, as filosofias orientais para diminuir o stress, buscando o poder dos cristais, meditando em pirâmides, buscando na  ioga um equilíbrio interior, fazendo romarias a lugares santos, procissões em busca de um milagre.
  • Mas Tudo isso é em vão, são cisternas rotas como eu disse. As águas dessa cisterna são misturadas, inúteis para saciar a sede da alma.

  • São águas que não curam as enfermidades do espírito. Só Jesus é a fonte das águas vivas.

2 . Jesus é fonte acessível e de graça.

Jesus convida a vir até a ele. Se alguém tem sede, venha e beba.

Não é preciso fazer penitências, não é preciso subir escadas de joelhos, não é preciso caminhar milhares de quilômetros, não é preciso repetir preces intermináveis, não é preciso repetir mantras desconhecidos, não é preciso viajar quilômetros até Meca, não é preciso tomar banho em nenhum rio, não é preciso viajar para nenhum santuário, não é preciso sair de igreja em igreja.

Jesus é a fonte que podemos chegar e
  • Ele estará na sua casa quando você chegar,
  • Ele estará junto ao seu lado quando você deitar.
  • Ele está aqui, e agora mesmo Você pode aqui, agora, beber da água viva, você pode a qualquer momento beber da água viva.

A fonte é acessível: se alguém tem sede venha a mim e beba...

A qualquer momento, a qualquer hora, em qualquer lugar, sem pagar nada, sem sacrifícios, você pode beber água viva.

3. Jesus é fonte inesgotável.

1 Coríntios 10:4, e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.

João 4.13 e 14, Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Jesus Cristo é fonte eterna por isso é inesgotável.
Israel bebeu no deserto de uma fonte espiritual, quando Moisés tocou a rocha e água jorrou. 

E Hoje, nós bebemos da mesma fonte, Jesus.

Na eternidade beberemos dessa mesma fonte, Jesus. Apocalipse 22:1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

Todas as fontes que o mundo oferece, além de não saciarem a sede do coração do homem, desaparecerão.
Jesus é fonte inesgotável de água viva, porque Jesus é o princípio e o fim, o alfa e o ômega.

  • Um dia, todos os livros de meditação virarão pó.
  • Um dia, todos os ensinamentos de Buda serão esquecidos.
  • Um dia, todos os escritos para tentar saciar a sede do homem serão apagados e de nada servirão.

Mas as palavras de Jesus são eternas. Passarão os céus e a terra; mas, as palavras de Jesus não passarão.

4. Jesus é fonte de transformação.

  • Quem bebe dessa fonte, não permanece o mesmo.
  • Essa fonte cura feridas, essa fonte limpa os pecados,
  • Essa fonte muda o coração,
  • Essa fonte dá uma nova natureza,
  • Essa fonte dá vida abundante.

A fonte é Jesus, a água que Ele dá é o Espírito Santo.

Você é transformado porque quando você bebe na fonte, a água da fonte passa a viver em você.
Por isso ela é chamada de água viva. Quando você bebe na fonte a água da fonte passa a fluir a partir de você.

As outras fontes que existem, mas que não são fontes de águas vivas não produzem refrigério para o coração. As pessoas estão sempre buscando, mas, nunca alcançando.
Em todas elas as mudanças são buscadas de fora para dentro.

Jesus, a fonte de água viva nos muda de dentro para fora:

2 Coríntios 3:18, E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Sem que eu perceba, sem que você perceba o Espírito Santo, a água viva que flui de dentro de nós, vai nos moldando à imagem de Cristo, porque:  Filipenses 1:6, Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Se você ainda não veio à fonte, venha para Jesus. Se você está sedento, se sua vida é sem sentido, se você está sempre com aquele sentimento de que alguma coisa está faltando; Jesus está dizendo para você: se você tem sede venha a mim e beba...

Se você já veio, descubra as inesgotáveis e eternas riquezas que há nessa fonte.

Na fonte que é Jesus, quanto mais você bebe, mais você quer beber. Quanto mais você quer beber, mais você tem para beber.


III. Por quais aspectos entendemos que Jesus é a fonte de água viva?

Resultado de imagem para Jesus é fonte das águas vivas.


1. O  da Sede – Jo 4.4-9.
“E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)” – João 4:4-9.
Nunca se deve esperar a sede ou vontade de beber de fato, pois, é possível

que o organismo desidrate antes disso. Daí dizer que é um erro beber água apenas quando se tem sede. Fatores como boca seca, mal estar, diminuição da produção salivar e respiração vigorosa pela boca são sinais de que o corpo evidencia que a reposição deve ser imediata.
Igualmente, não devemos esperar a sede para nos nutrir de Deus. Mas infelizmente as pessoas esperam a sede evidenciar e na maioria das vezes esperam pela sede de solução de problemas, de dificuldades para buscarem saciar a sua sede de Deus nas fontes erradas. Buscam na religiosidade, nas boas obras e deuses mudos. O povo de Israel muitas vezes buscou saciar a sede de Deus nas fontes erradas.  O povo de Israel foi liberto da escravidão dos egípcios pela mão de Deus, atravessaram o mar a seco. Deus os alimentou com o maná no deserto, ofereceu um padrão de vida para o próprio bem do povo com leis e mandamentos, mas quando Moisés sobe ao monte para falar com Deus, o povo cansa de esperar e pede um deus a Arão. Arão faz um bezerro de ouro (Êxodo 32:1).
Jesus no aspecto físico sentiu sede e na sua limitação humana, percorrendo o caminho da Judéia para a Galiléia, sente o cansaço do caminho e assenta-se sendo o horário (“hora sexta”) de meio dia e pede água a uma mulher samaritana.
Mas o fato é que para Jesus a sede espiritual das pessoas é mais importante, ele se preocupa com a nossa sede espiritual. João 4:4 diz: “E era-lhe necessário passar por Samaria”.  Dois caminhos havia de Jerusalém a Galiléia – a que circundava o vale do rio Jordão e que os Judeus ortodoxos sempre trilhavam para não entrar em contato com os samaritanos (João 4:9) e tinha o caminho que ia mais direto para Galiléia, através de Samaria. Havendo dois caminhos ou não, Jesus na Sua onisciência, sabia a necessidade da sede espiritual daquela mulher. Não diferente de hoje, Jesus enxerga a sede espiritual das pessoas.
Por quais aspectos entendemos que Jesus é a fonte de água viva?
2. O  da Satisfação – Jo 4.10-15.
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?   Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;   Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la” – Jo 4.10-15.
Quando bebemos água, há uma satisfação imediata no nosso organismo. O nosso organismo é nutrido. A boca já não está seca e há até uma sensação de alívio.
A mulher samaritana ia ao poço para tirar água para satisfação de sua sede física, assim como os antepassados faziam.
Jesus Cristo queria satisfazer espiritualmente aquela mulher samaritana. A mulher erroneamente creu que se recebesse da água que Jesus lhe ofereceu não teria que retornar ao poço todos os dias (Jo 4.10-15).
Jesus expõe a vida dela e ela percebe que Jesus sabe tudo a respeito de sua vida. Assim é Jesus, a Sua presença expõe o pecado para que possamos nos arrepender e pedir perdão ao único que nos pode perdoar e dar uma vida nova (Jo 4.16-19).
Ela creu em Jesus como “Messias”, o “Cristo”, o salvador do mundo, doador da vida (Jo 4:25,26,28 e 29).
A satisfação espiritual de Jesus é fazer a vontade do Pai (João 4:34). Jesus satisfaz a si mesmo satisfazendo a vontade do Pai – “que quer todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade”. 1Tm 2:4.
Assim como Jesus enxergou e satisfez à sede espiritual daquela mulher, ele enxerga e quer satisfazer a sua sede espiritual.

3. O  da Substância (essência) – Jo 4.39-42.
“E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo” – Jo 4.39-42.
A água é um composto de duas partes de Hidrogênio e uma de Oxigênio, sem cheiro, sem gosto, sem cor. Sempre que sentimos sede, verificamos a fonte da água e seus aspectos. Se tiver dentro dos aspectos da pureza da água, nós nos satisfazemos, caso contrário a rejeitamos. 
Jesus é a substância, a essência pura do amor de Deus. João 3:16“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Jesus é o amor de Deus. Voluntariamente aceitou nossa punição carregando sobre si os nossos pecados, pagou o preço por nossos pecados morrendo na cruz do calvário e ressuscitou dos mortos oferecendo uma nova vida.
Jesus é o Amor de Deus, a Reconciliação com Deus, a Nossa Salvação, uma Vida Nova.
Veio a este mundo e morreu naquela cruz do calvário, não para saciar os nossos lábios, mas para saciar os nossos corações que estavam cheios de água morta e agora com a fonte de água, vivificados por Jesus.
 A mulher samaritana não só encheu o coração de água vivificada, mas também levou da água vivificada a outros (Versículos 39-42).


 IV. O que Jesus oferece:
1. A vida e a salvação eterna.
(Jo 5.24) Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
2. A vida abundante.
(Jo 10.10) O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
3. A libertação.
(Jo 8.32) e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
(Gl 5:1) Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
4. O amor sem fim.
(Jo 13.1) Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
5. A paz verdadeira.
(Is 9.6) Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
V. Jesus é a fonte da água viva (Jo 7.37 ).

Resultado de imagem para Jesus é fonte das águas vivas.

1. I Co 10.1-5, “1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual, 4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto”. Neste texto, Paulo compara Jesus à pedra que produziu água no deserto. Comparar com Êx 17.1-7.
2. A água natural cria dependência. A água espiritual, resolve a situação para sempre, Jo 4.13-14, “13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Jesus estava neste texto conversando com a mulher samaritana”.
3. Jesus convida você para beber dele, Vs. 37, “Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.
VI – Todos podem ter acesso a  água viva.

Resultado de imagem para Todos podem ter acesso a  água viva
1. Porém, é necessário ter sede, Vs. 37, “Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.
a. Sl 42.2, “A minha alma tem sede do Deus Vivo”.
b. Is 55.1, 6, “1 ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. “Sede, necessidade, busca”.
2. A fé é o elemento indispensável, Vs. 38, “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva”. Vejam alguns textos que falam desta crença em Deus:
a. Hb 11.6, “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
b. Deus é Espírito, Jo 4.24, “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.
c. Como Espírito não é visível. O “mostra-nos o Pai” de Jo 14.8, “Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. indica que Felipe queria ver alguma coisa”.
d. É preciso ter fé para salvação eterna.
d.1. O fato de você crer em Deus, não lhe dá o direito à vida eterna, Tg 2.19-20, “18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem”.
d.2. Rm 1.16, “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”. Evangelho é o poder de Deus, para todo aquele que crê.
d.3. At 8.26sess. “36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] É preciso crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus”.
3. Você quer beber desta água? É preciso ter sede, e crer pela fé.
VII – A água viva tem valor permanente.

Resultado de imagem para A água viva tem valor eterno
1. Vs. 38. “Rios de água viva correrão de seu ventre”. Você passa a ser “depositário” desta água conforme Jo 4.14, “mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”.
2. Em outras palavras é “carregar Jesus no interior”, Ap 3.20, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.
3. I Co 6.17, 19-20, “17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo”. Temos aqui a verdade de que nosso corpo é casa de Deus.
4. A expressão “Fonte que salte para a vida eterna”, nos transmite a idéia de salvação eterna:
a. Jo 6.47, “Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna”. Indica o “crer”, para ter vida eterna. A palavra “eterna”, vem do grego “aion” – aion, que significa “sem princípio”, ou “sem fim”, o que sempre tem existido e existirá, o que existe para sempre.
c. Jo 5.24, “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.
d. Jo 10.28, “eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”. Ninguém pode interromper a salvação de Jesus.
5. Você não quer a Água Viva para ser em você um fonte que salte para vida eterna?

O mundo nos oferece poços artificiais e corremos o risco de cair dentro deles. O Senhor nos oferece um manancial que trará refrigério para as nossas almas.

Em breve estaremos de volta dando sequência a esta série de conferência sobre a Mulher Samaritana com tema " se conheceras oi  dom de Deus". Fiquem com Deus e a Paz do Senhor Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário