quarta-feira, 7 de julho de 2021

Série Gideão.3 - Deus encoraja a Gideão

 



Por Jânio Santos de Oliveira




 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena


Contatos 0+operadora 21 36527277 ou (Zap)21 xx 990647385 (claro) ou 989504285 (oi)








Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

 Nesta oportunidade estaremos meditando na Palavra de Deus que nos diz:

Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.

Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.

Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.

Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?

E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.

E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.

Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.

E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu.

Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez.

E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos.

Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face.

Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás.

Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas (Jz 6.11-24).

Nós estamos apresentando uma série de estudos bíblicos especiais sobre a vida de Gideão. Inicialmente falamos sobre a sua biografia;  em seguida falamos sobre As circunstâncias da chamada de gideão; agora estaremos  apresentando o seguinte tema: Deus encoraja a Gideão.

Vamos então continuar neste excelente estudo!

I. Analisando o texto numa visão preliminar.


 Gideão foi o quinto juiz da Nação Israelita, que lutou duas vezes com os midianitas, primeiro sob as instruções divinas e, depois, por iniciativa própria. A história de Gideão é a segunda principal passagem no livro dos Juízes. Nesta narrativa — juntamente com a subsequente tragédia de Abimeleque que se segue no capítulo 9 —, podemos observar, de forma não previamente evidente, a contínua deterioração do estado espiritual de Israel. Primeiro, Deus censurou Israel quando o povo clamou por Ele (Jz 6.7-10). Depois, o próprio juiz contribuiu para o declínio espiritual (Jz 8.24-27). Então, as tribos de Israel lutaram entre si pela primeira vez (Jz 8.16,17; 9.23-54), antes de uma discórdia ainda pior mais tarde (Jz 12.1-6; 20.1-48). Apesar da continua intervenção divina e dos lampejos de retidão de Gideão, Israel corroeu-se espiritualmente e politicamente.

6.1-10 — O padrão da contínua apostasia é resumido: Israel pecou, foi oprimido pelos estrangeiros e, então, clamou pela libertação divina. Entretanto, em vez de mandar automaticamente um juiz-redentor, como aconteceu das vezes anteriores, Deus enviou, desta vez, um profeta que condenou Israel. Deus iria, de fato, libertar Israel por intermédio de Gideão, mas ficou claro que o Senhor não responderia mecanicamente a todo e qualquer apelo de Israel, apesar das circunstâncias.

6.1 — Midiã estava localizada na península arábica, a sudeste de Israel e a leste da península do Sinai. Os midianitas eram descendentes de Abraão por intermédio de sua esposa, Quetura (Gn 25.1,2). Assim, eles tinham uma relação distante com os israelitas. Os midianitas levaram José de seus irmãos (Gn 37.25-36), acolheram Moisés no deserto (Êx 2.15-21) e contrataram Balaão para amaldiçoar Israel (Nm 22.7). De modo geral, Israel colocava Midiã entre seus inimigos. Nesta passagem, os midianitas ameaçavam Israel, causavam incêndios, saqueavam e deixavam muitos com fome (Jz 6.4,5).

6.2 — As covas ou as cavernas. As cavernas não eram usadas como habitações permanentes no tempo do AT. O fato de que os israelitas foram forçados a abandonar suas casas e a viver em cavernas indica o grande desespero em que se encontravam.

6.3,4 — Os amalequitas eram um povo nômade que vivia no deserto do Sinai e no Neguebe, o  deserto ao sul de Israel. Eles descendiam de Esaú (Gn 36.12) e, no contexto destes versículos, juntaram-se aos midianitas contra Israel. Os do Oriente. Eram nômades não especificados, que também pilharam Israel. Estes ocidentais são mencionados em muitos contextos proféticos (Is 11.14; Jr 49.28; Ez 25.4).

6.5-7 — Vinham como gafanhotos. As pragas de gafanhotos eram — e ainda são — uma ocorrência bastante comum no Oriente Médio. Na época do profeta Joel, tal ataque foi profetizado como uma punição sobre a terra (J11.4,15-17; 2.1-11).

6.8-10 — Enviou o Senhor um profeta. Este servo do Altíssimo lembrou aos israelitas a fidelidade de Deus e de como as pessoas, apesar disso, tinham-no rejeitado.

6.11-24 — O chamado de Gideão é a peça central do capítulo 6. A passagem começa com o aparecimento do Anjo do Senhor a Gideão (Jz 6.11-24), seguida pela narrativa da destruição de um altar de Baal (v. 25-35). Após este episódio, observamos a fé titubeante de Gideão (v. 36-40). Em meio a tudo isso, ele mostrou ambivalência com relação a ter sido chamado para libertar Israel, tanto quanto Moisés o fora.

6.11,12 — O terebinto palestino [carvalho, na arc e nvi] é uma grande árvore com tronco espesso e ramos pesados, algumas vezes, confundida com o carvalho. Ele pode crescer até uma altura de 8m. Figura nas histórias de Abraão, que armou sua tenda perto dos carvalhais de Mame (Gn 13.18; 18.1), e de Jacó, que escondeu um tesouro embaixo de uma dessas árvores (Gn 35.4). A localização exata de Ofra não é conhecida, mas era uma cidade em algum ponto do território de Manassés. Não é a cidade de Benjamim, que possui o mesmo nome Os 18.23; 1 Sm 13.17). Sobre o termo abiezrita, leia o comentário sobre Juízes 6.24. X

Lagar era uma espécie de tanque em formato circular ou quadrado, escavado em uma rocha, no qual as uvas eram amassadas (Is 16.10; Jr 48.33). O trigo era separado nas eiras, para que o vento pudesse levar o joio no processo de joeiramento (2 Sm 24.18). O fato de Gideão ter sido forçado a malhar o trigo escondido em um lagar — apesar de ter acesso à eira (Jz 6.37) — mostra novamente a situação desesperadora em que os israelitas se encontravam.

6.13,14 — Senhor meu. Esta era uma forma educada de tratamento, mas o SENHOR é o nome pessoal de Deus (Yehovah), cujo significado completo foi revelado a Moisés no monte Sinai (Êx 3.13-16). A palavra hebraica para maravilhas [pala] faz referência a milagres (Ex 3.20; Js 3.5).

6.15 — Eu, o menor na casa de meu pai. A objeção de Gideão assemelha-se às palavras ditas por Moisés (Ex3.11) e Jeremias (Jr 1.6).

6.16 — Eu hei de ser contigo. Esta era a grande promessa da presença divina, que Ele dera anteriormente a Moisés e a Josué (Ex 3.12; Js 1.5,9). Tais palavras deveriam ter encorajado Gideão vigorosamente, mas ele, ainda assim, demonstrava dúvidas (Jz 6.17,36-40). Frequentemente, julgamos de pronto aqueles que duvidam de Deus, mesmo quando tiveram uma prova, em primeira mão, de Suas ações poderosas. Contudo, também falhamos muitas vezes em demonstrar confiança total. Deus realizou sua vontade apesar da fraqueza de Gideão, e Ele pode fazer a mesma coisa conosco.

6.17,18 — A fé que Gideão possuía precisava de um apoio, por isso, ele pediu um sinal para Deus. Aqui, como em outros trechos, Gideão não respondeu prontamente a Deus (Jz 6.39,40).

6.19-21 — Um efa de farinha. Efa é uma medida de capacidade para secos que vai de 20 a 40 litros.

6.22,23 — Então, viu Gideão. Quando o Anjo do Senhor desapareceu, Gideão percebeu (literalmente, viu) quem ele era e temeu por sua vida. Esta reação de medo, aparentemente, tem origem no conhecimento de que morre qualquer um que olhe para Deus. Em Êxodo 33.20, ao falar com Moisés, Deus diz: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. O contexto de Êxodo 33.18-23 indica que era a completude da glória de Deus que Moisés não poderia ver, visto que o profeta falou com Ele, conheceu-o “face a face” (Êx 33.11; Nm 12.8; Dt 34.10) e, até mesmo, viu a forma do próprio Deus (Nm 12.8). Contudo, o medo de Gideão era uma resposta adequada para aqueles que se viram na presença do Anjo de Deus. Esta também foi a reação de Manoá quando o Anjo o visitou (Jz 13.21,22).

6.24 — Até ao dia de hoje. Esta expressão, bastante comum nos livros de Josué e Juízes (Jz 1.21,26; 15.19; Js 4-9; 5.9; 6.25; 7.26), confere autenticidade à passagem. È a maneira de o autor de declarar às gerações posteriores que elas poderiam comprovar a história indo até o local e vendo o altar por si próprias.

Os abiezritas eram os descendentes de José por intermédio do seu filho Manassés. Eles faziam parte da tribo de Manassés que estava assentada a oeste do rio Jordão (Nm 26.30 [Jezer]; Js 17.1,2).



II. Deus via em Gideão um varão valoroso.


Resultado de imagem para Deus encoraja a Gideão

Como alguém que está malhando as escondidas temendo ser pego pelos inimigos pode ser chamando de Homem Valente? Eu vejo aqui o olhar de Deus para conosco, porque Deus não vê o nosso agora, Deus não vê o que estamos passando no momento, mas Ele vê o que realmente somos, Deus não nos chama pelo nosso pecado ou pelos nossos defeitos e limitações mas Ele nos chama pelo que realmente somos, nos chama como nos vê, homens valentes, homens de coragem, homens valorosos, homens vitoriosos.
Deus não olhou para Gideão como um covarde medroso, mas Olhou pra ele como o libertador do seu povo, olhou para alguém que mesmo que se achasse o menor de sua família, o mais fracos de Todos, Deus olhou os planos dEle a serem cumpridos.

Quando um homem medroso se encontra com Deus ele automaticamente se torna o mais valente de Todos.

 Quantas vezes nós não dizemos, se o Senhor está conosco por que nos sobreveio este mal??? Vejo aqui algo muito em comum conosco, todas as vezes que somos chamados pelo Senhor pra alguma grande obra temos sempre algo pra questionar com o Senhor, como fez Gideão, Deus envia um Anjo para anunciar que através dele o povo ia ser liberto dos midianitas e que Deus seria com ele, o chama de Valente e ele só sabe questionar sobre tudo que aconteceu e que acontece com sua vida e seu povo, questionando aonde estava Deus que permitiu que todo aquele mal estivesse sobre o povo, Ah meu querido leitor Deus sabe de todas as coisas, mesmo que em nossa limitação e nossa pequenez vejamos que Deus está longe de nós, estamos enganados Ele está bem pertinho e no tempo determinado Ele entrará em ação e nos dará o resgate de todas as situações que nos prendem Glória Deus, Deus não se esqueceu do seu povo e nem estava longe deles, mas a desobediência fez com que eles mesmo fossem punidos abrindo uma brecha para serem atacados pelos inimigos.
Conosco não é assim também???? Quando estamos debaixo da proteção de Deus estamos guardados, mas quando achamos que podemos caminhar com nossas próprias pernas, quando achamos que sabemos de todas as coisas, desobedecemos ao Senhor, fazemos coisas que desagradam ao Senhor e acabamos abrindo brechas para o inimigo entrar com sua bagagem, nos deixando acorrentados, amedrontados, nos levando cativos, saqueando tudo que temos e destruindo nossa família. Hoje Deus dá um basta nessa situação e diz Eu o Senhor sou Contigo e Levantei meu Filho Jesus para que vocês tenham Vida e Vida em abundância, para que sejam verdadeiramente livres de todo o domínio das trevas e vivam na maravilhosa luz do Senhor, Oh Glória.

"Então, se virou o Senhor para ele e disse: VAI NESSA TUA FORÇA e livra Israel da mão dos midianitas: porventura não te enviei eu??" Jz 6:14

Deus quer você, Quer a força que você tem, Deus quer seu primeiro passo, Você pode agora estar pensando, Mas eu?? Quem sou eu??Que força que tenho? Que coragem que tenho?? Essa mesmo que Deus quer, Deus pega alguém que nunca seria usado por suas limitações e transforma em grandes homens e mulheres de Deus como fez com Gideão.
Gideão podia fazer parte da menor tribo de seu povo, era o menor de seu povo, estava as escondidas tentando salvar o pouco de alimento que o restara, mas Deus de lá dos altos céus olhou pra ele e disse É esse que eu quero,é com este que eu vou libertar o meu povo é com este que eu usarei para ser um grande guerreiro, é com este que eu vou manifestar a minha Glória.

III. Gideão agora precisava acreditar na providência Divina.


... Se tu podes! Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9:23)

Para Gideão, seu problema não havia solução – note a sua declaração:
“Aí meu Senhor! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isso? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram? Porém agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.” (Jz. 6:13)

Muitas pessoas estão usando declarações como essas:
- Aí, o Senhor me desamparou!
- Deus não ouve minhas orações!
- Deus não gosta de mim!

Não deixe satanás incutir isso em sua mente, saiba que Deus está com você até mesmo nos momentos mais críticos da sua vida. O Salmista disse no Salmo 23:4.

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo...”

Aleluia! Glórias a Deus! Deus não nos desampara!

“Em Ti confiarão os que conhecem o teu Nome, pois tu, ó Senhor, nunca desamparaste os que te buscam” (Sl 9:10)

Os ouvidos de Deus estão atentos para ouvir o nosso clamor e as suas mãos estendidas para nos dar socorro, “socorro bem presente na hora da angústia”. O que precisamos compreender é que, Deus tem o seu tempo determinado para tudo. Confiar no Senhor é o melhor caminho, talvez Ele ainda não o atendeu, mas espere, meu irmão... O tempo de Deus não é o nosso tempo, porém é o tempo perfeito – espere Nele, como Davi esperou.

Salmo 40:1. “Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”

Vai nessa tua força!

Depois de ouvir o “desabafo” de Gideão, o Anjo transferiu a responsabilidade de salvação do povo de Israel, para a sua fé.

Vai nessa tua fé, Sou Eu quem está te enviando!

Deus disse isso também para Moisés: “... diga que EU SOU me enviou a vós.” (Êxodo 3:14)

Jesus nos disse: “Ide.”. Se Deus nos enviou, não devemos temer. Você é a pessoa que Deus escolheu e enviou para pregar a boa nova de salvação para a sua família, para seus amigos e a todos que te rodeiam.

“Não te enviei eu?” Jesus nos enviou para uma grande missão aqui na terra: “Pregar o Evangelho a toda criatura...” (Mc. 16:15) e nos capacitou para tal tarefa (Lc. 10:19).

Vai nesta tua força, Deus te enviou, Ele estará contigo!

“Não temas porque Eu sou contigo; não te assombres porque Eu sou teu Deus; Eu te esforço, Eu te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)

 Deus é quem nos capacita


“Respondeu-lhe Gideão: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? A minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Eu hei de ser contigo, e tu ferirás aos midianitas como a um só homem.” (Juízes 6:14-15)

Gideão precisava ser liberto de um problema que é encontrado em muitos cristãos: complexo de inferioridade. Veja suas declarações:

“Ai meu Senhor”
“com que livrarei a Israel?”
“A minha família é a mais pobre em Manassés”
“e eu o menor na casa de meu pai”.

“Deus não chama homens capacitados, e sim, os capacita”

“Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;” (I Co 1:26-28)

Quando você pensar que não pode, que não sabe, que não tem... Lembre-se que é você mesmo que Deus escolheu. Não se preocupe com as suas debilidades, Deus vai suprir suas necessidades, preencher os vazios e te capacitar para toda boa obra.

Podemos observar que Deus tem chamado homens e mulheres que na sua maioria, não tem um nome importante, poderes especiais ou grandes riquezas. Mas Deus tem levantado um povo ungido, pessoas dispostas a fazerem a Sua vontade – que vivem para agradar Aquele que os alistou para esse grande exército.

Deus mostrou para Gideão que ele não necessitava ter nascido de uma família nobre e nem Ter “cursado nas melhores faculdades da época” para liberar o povo de Israel das mãos dos midianitas.

“Eu hei de ser contigo...”.

A presença de Deus é o suficiente para que alcancemos vitórias!

Gideão era o menor da sua casa, e a sua casa a menor do seu povo, e pra piorar a situação daquele povo não era lá muito favorável, imaginem só para alguém então tão pequeno aos olhos das pessoas?!!
Mas Gideão não se conformou, e quis fazer a diferença, não queria ver sua família passando pelas privações que lhes era imposta, então foi "malhar o trigo no lagar...", malhar o trigo era o processo de tirar o grão de trigo da casca. Agricultores como Gideão faziam isso de três maneiras: batiam na palha com um bastão, usavam os animais para pisarem o trigo ou passavam uma espécie de trenó sobre o cereal. Tudo isso era feito em campo aberto.


IV. Deus via virtudes em Gideão.



1- Gideão Varão de Valor.

O Senhor o chama de valoroso – A maneira como o Senhor se dirige a Gideão é algo glorioso: “Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso”. (v. 12). Deus estava valorizando a trabalho que Gideão estava fazendo, e reconhecendo seu esforço para salvar o trigo dos midianitas. Naquele momento de crise, ele era o mais valoroso em Israel.
O Nosso Valor.
O valor do ser humano pode ser inferido do preço pago para resgatar o homem (Jo 3.16; 1Co 6.20). Deus, o Filho, através de quem os mundos foram criados, tornou-se carne e morreu pelos pecados da humanidade. O fato de Ele ter derramado seu sangue e morrido por nós de livre e espontânea vontade não revela apenas o valor de ser humano, mas também a importância da salvação.
Fomos comprados por bom preço. (1Co 6.20; 7.23).
Fomos resgatados pelo sangue de Cristo. (1Pe 1.18,19).
O nosso corpo pertence a Deus. (At 20.28b; 1Co 6.20b).
O nosso corpo deve ser dedicado ao serviço e a glória do Senhor Jesus.
Ainda hoje o Senhor reconhece o nosso trabalho e nosso valor e diz: Você é especial! Você tem valor! Você é importante para Deus!


2- Gideão Varão de Força.

O Senhor comissiona Gideão – “Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas…” (v. 14). Mesmo diante de tão grande convite, Gideão ainda retruca, dizendo: “… com que livrarei a Israel?…” (v. 15). Ele achava-se o menor, mas a Bíblia diz que todos aqueles que se humilharem serão exaltados. (Lc 14.11; Tg 4.10; 1Pe 5.6).
“Eu estou contigo”, disse Deus a Gideão, e prometeu dar-lhe força necessária para que pudesse vencer o inimigo. Assim como Gideão, fomos chamados para servir a Deus em áreas específicas.
A Nossa Força.
Ninguém é suficientemente competente para desempenhar as responsabilidades do chamado de Deus por sua própria força. Sem a habilitação do Espírito Santo, nosso talento (força) natural pode levar somente até certo ponto. Como testemunhas de Cristo, precisamos do caráter e da força especial que somente Deus pode dar.  A Escritura Sagrada  diz:
– A nossa força vem do Senhor. (2Co 3.5b). O apóstolo Paulo disse: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fl 4.13). Por quê?: “… quando estou fraco, então, sou forte.” (2Co 12.10c).
– “… a alegria do Senhor é a vossa força”. (Ne 8.10b).
– “… sois fortes…” (1Jo 2.14b).
– Os heróis da fé: “… da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga exércitos inimigo.” (Hb 11.34).
Quando os obstáculos vierem, devemos depender de Deus. Somente seu poder nos fará eficientes para Ele e nos ajudará a realizar trabalhos de valor duradouro. O poder que recebemos em nossa união com Cristo será suficiente para fazermos a sua vontade e enfrentarmos os desafios que surgirem devido ao nosso compromisso. Ao lutar pela fé, enfrentaremos dificuldades, pressões e provações. Quando estas chegarem, peça Cristo para fortalecê-lo.


3- Gideão Varão de Poder.

Deus revestiu Gideão de seu Espírito – “Então o Espírito do Senhor revestiu a Gideão…” (v. 34).
O verbo “revestir” significa literalmente “vestir-se de.” O Espírito de Deus revestiu Gideão a fim de capacitá-lo para servir ao povo de Deus, e Gideão saiu no poder do Espírito.
O Nosso Poder.
Nenhum de nós pode fazer coisa alguma na obra de Deus sem o revestimento espiritual, Paulo nos ensina: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Ef 6.10).
É a promessa do Pai. (Lc 24.49).
Foi dado por Jesus. (Mt 10.1).
É presença do Espírito Santo sobre nossas vidas. (At 1.8).
Está no Senhor. (Ef 6.10).


V. Deus vai transformar a vida de Gideão.

Algo especial que acontece quando somos chamados por Deus e reconhecemos esse chamado é a transformação que acontece conosco, isso é tremendo quando um homem e uma mulher aceitam esse chamado de Deus o reconhecem na sua vida, começam a tirar tudo que não pertence a Deus, começam a retirar todas as coisas que estavam desobedecendo e desagradando ao Senhor, Gideão começa então a retirar tudo aquilo que estava ocupando o lugar do Senhor, começa a tirar todo poste-idolo que estava impedindo que Deus pudesse trabalhar no meio do seu povo e alí naquele lugar que antes servia de adoração a outros ídolos Gideão agora levanta um altar ao Senhor e chama aquele lugar de  O Senhor é PAZ.

Retire hoje tudo que tem impedido o Senhor de trabalhar na sua vida, retire hoje tudo que tem ocupado o lugar do Senhor na sua vida seja o que for, Deus quer trabalhar na sua vida e precisa de espaço, precisa de liberdade em sua vida, repita comigo nessa hora "Deus se até hoje eu tenho ocupado o lugar que é do Senhor na minha vida com outras coisas, adorando a outros ídolos e não ao Senhor te peço perdão, te peço que liberte a minha vida e que transforme meu interior de uma maneira sobrenatural e gloriosa em nome de Jesus Amém"
Gideão pediu sinais ao Senhor pra que tivesse certeza de que Deus era com ele, e a todos os sinais Deus afirmou e confirmou que seria com ele e que daria seus inimigos em suas mãos e no versículo de numero 34 o Espírito de Deus revestiu a Gideão, é assim que Deus trabalha, Deus no chama, nos limpa e nos reveste com o Espirito Santo pra conquistarmos suas promessas.
Para que a Glória não fosse de Gideão e nem dos homens que estavam com ele pra guerrear contra os Midianitas, por estratégia de Deus muitos retrocederam e restaram somente 300 homens e mesmo sendo em numero menor do que o povo inimigo, Deus trabalhou de maneira sobrenatural e fez com que Gideão visse com seus próprios olhos e ouvidos que Deus daria os inimigos em suas mãos.
Vai nessa tua força homem valoroso, receba de Deus nessa hora a coragem pra se levantar e lutar para que sua família seja liberta, curada, restaurada e salva, retire da sua vida e de sua casa agora tudo que não agrada ao Senhor, ore com sua família,, seja revestido com o Espirito de Deus, faça prova com Deus, peça a Ele sinais e Ele responderá e no momento certo usará você como um canal de bençãos pra alcançar sua família e todos ao seu redor.
Gideão podia se achar pequeno e sem valor mas Deus provou que é Ele que faz e acontece na vida de qualquer pessoa que aceita o chamado de Deus e não é diferente na minha e na sua vida.


VI. A força de Gideão vinha do Senhor.


 Vai nesta tua força, porque Deus é contigo! Muitas vezes, pensamos que estamos sós e com isso ficamos abatidos, fechados em nós mesmos e parece não haver solução. Ficamos como Gideão, nos vemos sozinhos em meio ao lagar, sem nenhuma ajuda, nenhuma esperança! Nessas horas, as maravilhas e promessas de Deus parecem ficar num passado esquecido e achamos que Ele nem sequer está olhando para nós. Mas é aí que ele aparece e nos diz: Vai nesta tua força! Não importa se ela é grande ou se é pequena, a ordem de Deus é que você vá! O resto ficará com ele! Não temas os midianitas, filisteus, moabitas ou seja o que for! Deus está contigo e a ordem para ti  é:

 Vai nesta tua força!

 Quando Deus nos chama, se responsabiliza em cuidar de nós e nos fortalecer quando a força parece nos faltar! E isso não é apenas para os pastores, líderes ou dirigentes de órgãos da igreja! É para todos nós, pois todos fomos chamados e escolhidos por Deus para sua obra! Você pode achar que é o menor da casa do Senhor ou que o seu trabalho não é válido, apenas porque não é visto. Mas Deus está te olhando e só Ele é que pode recompensar o te trabalho! Tão somente, a ordem de Deus para ti é a mesma que para Josué: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite! Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

 Vai nesta tua força!

 E embora vivamos nesse mundo, dele não somos, por isso, temos que nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder! Sem Ele, não somos nada! Por mais que nos esforcemos, se nossa confiança não estiver no Senhor, nada poderemos fazer! Temos que buscar o seu poder e sua graça, através da oração. Temos que fazer como Daniel! O lugar não era favorável à sua fé; os outros jovens judeus de sua idade entregaram-se aos prazeres de Babilônia, mas ele, junto Ananias, Misael e Azarias, puseram o propósito de não se contaminar! Por isso, Deus lhes recompensou com graça, sabedoria e inteligência acima de todos os outros! Queres também prosperar na vida secular? Vai nesta tua força, como Daniel e não te contamines com os manjares do rei!

Vai nesta tua força!

 E ainda mais assim te diz o Senhor nesta noite: "Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." O Senhor te vê nos momentos de angústia, nos momentos de solidão. Quando a dor aflige no peito; quando as forças faltam e achas que vais ceder. Sim, Deus também está contigo nesses momentos. E ai de ti se não fora ao mão do Senhor que está estendida sobre a tua vida! O inimigo já teria te destruído, mas o Senhor está contigo como um valente guerreiro, assim como esteve ao lado de Jeremias. Tão somente:

 Vai nesta tua força!

Jeremias se sentiu sozinho quando todo o povo o desprezava e até zombava dele. Ele até tentou se calar, disse que iria abandonar tudo, não iria mais sequer falar no nome do Senhor! Mas a promessa de Deus para ele era: "E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar." E Jeremias foi até ao fim. Chegou até mesmo a descer ao calabouço, mas permaneceu firme porque Deus era com ele e é contigo também! Fica firme! Não desanimes, pois a porta está aberta! Tem fé em Deus e na fraqueza Ele te dará forças, te esforçará na batalha e porá em fuga os exércitos do adversário!


 Vai nesta tua força!

 Vai nesta tua força, porque Jesus nos falou: “Eis que é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele." O céu está aberto, mas precisas fazer força para chegar lá. A caminhada não é fácil, há espinhos por todo percurso, mas Jesus é o teu tesouro, a tua esperança, o teu guia fiel! Com ele, o arco dos fortes é quebrado e os que tropeçam são cingidos de força! Recebe força de Deus! Renova-te pela sua palavra! Enche-te do Espírito Santo e prossegue firme de força em força. Esforça-te para a peleja, porque força há em Deus para ajudar e para fazer cair. Prossegue como Davi, Daniel, Timóteo, Jeremias, Josué, Gideão e tantos outros, que não desanimaram ante as lutas desta vida, mas foram vencedores não porque tinham força neles, mas porque sua força estava no Senhor!




VII. Deus dá sinais claros de que era com Gideão.

 Quando  apareceu o Anjo do Senhor a  Gideão e lhe comunicou a missão, ele estranhou muito e pediu um sinal – que o Anjo do Senhor esperasse uma oferta que ele prepararia. O Anjo esperou e utilizando um cajado fez subir fogo da pedra e consumiu a oferta.

Num segundo momento, ele pede a Deus outro sinal:

Juízes 6:36-40 - “(36) E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, (37) Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. (38) E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. (39) E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. (40) E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.”

Mais uma vez, Deus atendeu. No dia seguinte, a lã estava molhada e a terra no entorno dela estava seca.

Num terceiro momento, Gideão ainda vacilante, mas com humildade, pediu a Deus para inverter o sinal: a lã ficar seca e a terra molhada. E outra vez Deus atendeu.

Somente após essas 3 manifestações divinas, Gideão creu que de fato Deus o escolhera e o fortaleceria para assumir a responsabilidade de livrar Israel das mãos dos Midianitas!

Como é difícil acreditar né. Como é difícil ter uma fé capaz de andarmos no escuro.
Gideão não acreditou de imediato, foi por isso que pediu algum sinal de Deus para confirmar essa palavra. As vezes pedimos um sinal para Deus mas temos que prestar atenção se Ele já não nos mostrou qual é a vontade Dele. Muitas vezes Deus fala e a gente não quer aceitar, não é verdade?

Na nossa vida corrida, se existe algo realmente difícil, é parar e prestar atenção nos sinais de Deus... e olha que são muitos...

As vezes não temos forças para nada. Estamos passando por tantas lutas que se Deus chegar em nós e dizer pessoalmente que está conosco é capaz de indagarmos à Ele igualzinho fez Gideão, se não fizermos pior ainda.

O fato é que as vezes nem nos sinais acreditamos mais.

Mas Deus cumpre suas promessas. Ele nunca nos abandona, mesmo que pareça que Deus esqueceu-se de nós. Lembre-se: Para TUDO existe um momento!

Deus disse a Gideão: "Eu estarei com você e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem". Juízes 6:16.

Olha só o poder que nos é dado por Deus. Devemos crer nessa palavra.

Afinal a bíblia já nos confirma isso dizendo: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE" (Fp 4:13)

Deus te diz nessa hora: "FORÇA, VÁ EM FRENTE. EU ESTOU CONTIGO!"
Peça sinais à Ele. Ele lhe mostrará maravilhas!

Quando buscamos ouvir a voz de Deus, como podemos saber se é Ele mesmo quem está falando?

Em primeiro lugar, temos algo que Gideão não tinha: temos a Bíblia completa, a palavra de Deus inspirada para ler, estudar e meditar. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Tm 3:16-17).

Em segundo lugar, para ouvirmos a voz de Deus devemos reconhecê-la. Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (Jo 10:27). Se devemos conhecer a voz de Deus, devemos passar tempo com Ele todos os dias!!! Fale com Deus em sua caminhada, no trem, lavando a louça, no banho... crie o hábito de se relacionar com Ele!

“Nosso Pai Celestial deve ficar muito triste com nossos sofrimentos desnecessários.” Stormie Omartian

“Eu podia ter evitado… Eu devia ter prestado atenção… Eu queria fazer a coisa certa… Eu não podia ter me enganado tanto…”

E por aí vai… Ah se pudéssemos voltar no tempo e fazer tudo diferente.

Muitos estão errando nas suas escolhas e decisões, por não possuírem a GRANDE VISÃO. Esta visão só provém de Deus, só Ele pode te proporcionar esta sensibilidade de entender e enxergar os sinais que Ele prontamente coloca no nosso caminho todos os dias. Sim! Todos os dias Deus fala conosco, a questão, é que não estamos preparados, muito menos sensíveis a voz de Deus para entender o que Ele está querendo nos mostrar, revelar.

Um passo fora da direção e da vontade de Deus, e tudo que o Senhor te prometeu e planejou para a sua vida pode ser frustrado! Essa é a intenção do inimigo da sua alma, te colocar no caminho oposto a vontade Soberana e Perfeita do Senhor para a sua vida.

O inimigo vem de mansinho e cheio de estratégias…

Não foi em vão que o apóstolo Pedro comparou as estratégias de Satanás às táticas de caça de um Leão.

“Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí, como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.” 1 Pedro 5. 8


Deus sabe exatamente o que você precisa fazer para fugir do ataque do Leão! Ele possui as suas táticas e estratégias, mas o Senhor é o nosso refúgio e esconderijo!!!

“Tu és o lugar em que me escondo, Tu me preservas da angústia, Tu me cinges de alegres cantos de livramento.” Salmo 32: 7

Que bom que podemos nos esconder Nele! Que bom contarmos com esta proteção!

O inimigo não dorme, e ele vai tentar de tudo para confundir você.


O Senhor tem planos de paz para você.

Infelizmente nós mesmos nos colocamos em um lugar de aperto, de sufoco e sofrimento. Existem as permissões de Deus para trabalhar na nossa vida, mas Deus é tão maravilhoso que até mesmo quando permite provações e ventos contrários, Ele nos avisa.

Todas as vezes que o Senhor tem algo para te entregar, quando a sua vitória está pertinho de acontecer, quando você decide se colocar no centro da vontade de Deus para que Ele possa agir com liberdade na sua vida, o inimigo se levanta. O propósito dele é distrair você para tentar roubar aquilo que já está preparado por Deus para a sua vida. Quem sabe na área emocional, talvez o Senhor esteja a um passo de te apresentar o seu amado, então o inimigo começa a preparar pratos irresistíveis para te distrair e roubar a sua atenção, ele tenta te tirar do foco para que você mesmo atrase a sua benção. Nesse momento, acredite, o Senhor te dará sinais, Ele vai te mostrar e te avisar, não sei se através de um sonho, como tantas vezes aconteceu comigo, ou quem sabe usará alguém para falar com você, ou simplesmente te fará entender o que deve ser feito. 

Se você foi chamado por Deus para exercer um ministério específico, então com certeza você precisará de uma pessoa capacitada para ser benção e não atraso na sua vida. Essa pessoa precisará entender o seu ministério e não somente entender, mas te ajudar a exercê-lo.

Se você não possui um ministério, uma chamada específica, ainda assim você precisa da pessoa certa. Por exemplo: Você é alguém que ama estar em família, é super caseiro e adora curtir a vida de uma forma mais tranquila… Você cometerá o maior erro da sua vida se escolher uma pessoa totalmente oposta a você. A pessoa é agitada, não gosta de ficar em casa, ama a família mas prefere um bom passeio a ficar em casa com os parentes.




Confie no Senhor.

Ele te olha em todo o tempo, e deseja que você possua esta sensibilidade para entender os Seus sinais. Quando você conseguir entender o que Deus está querendo te dizer, você com certeza saberá o que fazer, quando fazer, quando começar, quando parar, enfim, todas as decisões e passos na sua vida serão guiados e controlados por Deus. O desejo Dele é que você não perca e nem atrase nenhuma das suas bênçãos, e evite os sofrimentos desnecessários.

Se o Senhor te deu sinais, e você sentiu e entendeu o que precisava ser feito, descanse Nele sabendo que você tomou a decisão certa.

“O descanso é uma âncora da alma, que nos mantém longe de naufragar nos mares das circunstâncias.” Stormie Omartian

Se nesse momento você está entendendo que o Senhor tem te dado sinais em relação a determinadas áreas da sua vida, peça que Ele te ajude a entender o que precisa ser feito. Nosso Deus não é Deus de confusão, se você pedir auxílio, Ele estará pronto para te auxiliar, e não permitirá que você se engane ou perca as suas bênçãos.



Deus sabe até onde você pode ir, e quando não conseguir mais Ele então fará o impossível por você!


Escolha aceitar! Perceber, e entender a vontade de Deus para você.

Espero que estas palavras tenham te tocado de alguma forma, e te inspirem a confiar mais em Deus, atentando para os sinais que Ele nos dá.

Quem sabe ainda hoje… O Senhor te dará um sinal, e te revelará algo da Sua parte.

Esteja sensível. Atenta!

O milagre que Deus quer nos dar sempre surge da forma

mais inesperada possível.

Você ficará perdido se achar que sabe, com certeza, que

tipo de milagre Deus lhe reservou. Lembre-se de que os

milagres vêm de lugares surpreendentes e de maneiras

inesperadas. Você tem de crer que Deus está agindo de

acordo com seu grande plano. Faça tudo o que puder para

agir de acordo com o plano divino, ao invés de forçá-lo a

abençoar o seu. Deus ama você e tem um plano

maravilhoso para a sua vida!



“Os justos clamam, o Senhor os ouve e os LIVRA de todas

as suas tribulações. O Senhor está PERTO dos que têm o

coração quebrantado e salva os de espírito abatido…” Sl

34.17


VIII. As sete lições que fica para nós.



1. Não é necessário viver dominado pelo medo do inimigo.

“Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas.” (Jz 6.11). 

Esconder o trigo dos midianitas, que oprimiam os israelitas naqueles dias, era tudo o que Gideão conseguia pensar e fazer. O medo o dominava, o fazia refém daquela situação humilhante. Tem muita gente encolhida, porque o medo os paralisa.


2. Não é necessário viver das histórias dos outros.

“Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.” (Jz 6.13). 

Quantas histórias Gideão já tinha ouvido acerca do poder e do livramento do Senhor no passado. Até quando contaremos dos feitos do Senhor na vida dos outros? Contaremos nossas próprias experiências com o Senhor, quando mudarmos nossa atitude de vida. Quando nosso conhecimento de Deus deixar de ser mera teoria e se tornar prático.


3. Não é necessário viver como vítima da nossa história.

“E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.” (Jz 6.15)

Gideão sentia-se incapaz e derrotado em sua auto-estima. Sentia-se impotente porque sua experiência de vida era-lhe absolutamente injusta. Que pena de mim, pensava ele. Não reconhecia que tudo era conseqüência de sua escolha pela desobediência ao Senhor. É mais fácil culpar a vida, do que assumir a culpa pelas conseqüências de nossos pecados.
Não é necessário esperar pelos sinais do interesse de Deus pela nossa história

“Ele respondeu: Se, agora, achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu, SENHOR, que me falas.” 

(Jz 6.17). Ele aguardava um sinal extraordinário da parte de Deus. Muita gente vive como se a cruz não bastasse como prova do amor de Deus por nós. Lá na cruz, ensanguentado, era Deus mesmo – encarnado, cheio de graça e de verdade. Deus já provou que está do nosso lado (Rm 8.31).



4. A história muda quando nos arrependemos de nossos pecados.


“Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos..” (Jz 6.1). 

Israel só estava colhendo o que plantou, nada mais. A única maneira de nos livrarmos das conseqüências do pecado é abandonando-o. A vida muda quando mudamos a direção de nossas ações. Quando deixamos a rebeldia e voltamos para Deus.


5. A história muda quando deixamos de reclamar da vida e passamos a clamar ao Senhor da nossa vida.

“Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao SENHOR. Tendo os filhos de Israel clamado ao SENHOR, por causa dos midianitas, o SENHOR lhes enviou um profeta, que lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu é que vos fiz subir do Egito e vos tirei da casa da servidão;” (Jz 6.6-8). 

Reclamar, resmungar, falar mal além de ser absolutamente inútil, é também contrário à vontade de Deus; que deseja ouvir a nossa voz clamando, humildemente, por Ele.

6. A história muda quando deixamos de ouvir acerca do inimigo e passamos a ouvir a voz do Senhor.

“o SENHOR lhes enviou um profeta, que lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu é que vos fiz subir do Egito e vos tirei da casa da servidão; e vos livrei da mão dos egípcios e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós e vos dei a sua terra; e disse: Eu sou o SENHOR, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não destes ouvidos à minha voz.” (Jz 6.8-10). 

O medo do inimigo tantas vezes é maior que a confiança em Deus. É preciso parar de dar ouvidos às ações do inimigo e focar a atenção no caráter de Deus. Saber de fato quem Deus é, afasta todo o nosso medo.

7. A história muda quando deixamos de confiar em nossas providências e passamos a confiar no poder do Senhor.

“Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.” (Jz 6.16). 

A medida adotada por Gideão era esconder trigo dos midianitas. Isso era apenas um paliativo. Era um arranjo humano completamente ineficiente. Era preciso enfrentar e vencer o inimigo. Era hora de, ao invés de afrontar o Senhor, unir-se a Ele e enfrentar e vencer o inimigo, de forma definitiva. É o poder do Senhor e não no nosso suposto “jeitinho” que garante a vitória.

A história muda quando deixamos de esconder do inimigo e passamos a enfrentá-lo.


Em breve estaremos de volta com a quarta parte com o tema:Derrubando os altares de Baal. Até breve na Paz do Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário