Por Jânio Santos de Oliveira
Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da SerraPastor Presidente: Eliseu Cadena
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Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Nesta oportunidade estaremos abrindo a Bíblia Sagrada no livro do Gn 25.24-34 que nos diz:
E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.
E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.
E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.
Estamos de volta dando sequência a uma série de
conferências sobre os Patriarcas; Já falamos sobre Abraão;;
Isaque e agora estamos no terceiro seguimento pra falar
sobre Jacó.
Na primeira matéria falamos da
- sua biografia,
- o seu nascimento.
agora vamos falar sobre ."Esaú vende a primogenitura".
Os dois irmãos cresceram e Esaú se transformou em um homem muito habilidoso com a caça. Isaque amava mais a Esaú porque gostava da caça, mas Raquel amava a Jacó.
Certo dia, Jacó cozinhou uma carne. Esaú chegou cansado do campo e pediu a Jacó que lhe desse um pouco de carne. Jacó respondeu:
– Está bem, mas primeiro me venda o seu direito de primogenitura.
– Eu estou quase morrendo! Pra que vai me servir a primogenitura nessa hora? – questionou Esaú
Então naquele dia os dois fizeram juramento, e Esaú vendeu sua primogenitura em troca da comida.
I. Análise preliminar do texto.
O direito de Primogenitura de Esaú
O nome “Esaú” (עשׂו, ‛ēsāw, “peludo”; Ησαύ, Ēsaú). Primogênito de Isaque e Rebeca; irmão gêmeo de Jacó e antepassado dos edomitas. Recebeu o nome de Esaú por causa da sua incomum aparência peluda ao nascer, mas foi-lhe dado o nome de Edom (que significa “Vermelho”) por causa do cozido vermelho de lentilhas pelo qual vendeu a sua primogenitura (Gn 25.25, 26, 30).
Mesmo já antes do nascimento dos gêmeos, em 1858 A.c., quando Isaque tinha 60 anos, os bebês lutaram no ventre da sua mãe. Em resposta à indagação de Rebeca, a respeito do significado disso, Yehowah revelou-lhe que dois grupos nacionais seriam separados das suas entranhas e que o mais velho serviria ao mais jovem. — Gên 25:22, 23.
Desprezo por Assuntos Espirituais. Esaú tornou-se caçador hábil e aventureiro, “homem selvagem”. Dessemelhante do seu irmão, o “inculpe” Jacó, Esaú tinha mentalidade carnal e era materialista. (Gn 25:27) Isaque, porém, amava Esaú, “porque significava caça para a sua boca”( Gn 25:28).
Certo dia, Esaú, cansado e faminto, veio do campo enquanto Jacó fazia um cozido. Em resposta ao pedido de Esaú: “Depressa, por favor, dá-me um bocado do vermelho — do vermelho aí”, Jacó pediu que lhe vendesse sua primogenitura. Não tendo nenhum apreço por coisas sagradas, a saber, pela promessa de Deus a Abraão a respeito do descendente, ou semente, por meio de quem todas as nações da terra abençoariam a si mesmas, Esaú, de modo impetuoso, por juramento, vendeu sua primogenitura a Jacó em troca de uma só refeição de cozido de lentilhas e pão. Por desprezar assim a sua primogenitura, considerando-a de pouco valor, Esaú mostrou uma total falta de fé.
Talvez não quisesse ter parte em sofrer o cumprimento das palavras de Deus a respeito da semente de Abraão: “Teu descendente se tornará residente forasteiro numa terra que não é sua; e eles terão de servir-lhes, e estes certamente os atribularão por quatrocentos anos.” ( Gn 15.13; 25:29-34; Hb 12:16).
Primogenitura é a tradição comum de herança de toda a riqueza, estado ou função dos pais pelo primeiro filho; ou, na falta de uma criança, por parentes próximos, de forma a manter o status da linhagem familiar.
“Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e a amada e a aborrecida lhe derem filhos, e o filho primogênito for da aborrecida, será que no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, adiante do filho da aborrecida, que é o primogênito. Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto aquele é o princípio da sua força; o direito da primogenitura seu é” (Dt 21.15-17).
Segundo a Bíblia, tanto a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao Senhor no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do Senhor (Ex 13,2; 22,29). Mas como sacrifícios humanos eram severamente proibidos, os pais, depois de oferecer o menino no templo, o resgatavam mediante uma oferta material. Esse costume devia lembrar aos israelitas a noite do êxodo, quando Deus fez morrer os primogênitos dos egípcios, ao passo que preservou os filhos dos israelitas (Ex 12,29). Também Jesus, ao completar os oito dias para ser circuncidado , foi levado ao templo por seus pais, oferecido ao Senhor e em seguida resgatado (Lc 2.28s; Ex 13,12s ).
Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Dt 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gn 27,29.40; 49,8). Mas às vezes, como no caso de Jacó e de Judá (27,30-37; 49,4-8), este direito não foi respeitado.
Jesus é chamado “primogênito de toda criatura” (Cl 1,15; Hb 1,6) em razão da supremacia que o Pai lhe concedeu entre os homens (Rm 8,29).
Não havia harmonia entre os gêmeos de Rebeca. Mesmo antes de nascerem, eles já estavam lutando entre si. Sua mãe, perplexa, indagou do SENHOR a razão e Ele esclareceu que os dois seriam os progenitores de dois povos distintos, que um seria mais forte que o outro, e que o mais velho serviria o mais novo. Esaú e Jacó uma analogia entre o bem e o mal Esaú era o primogênito. Na cultura hebraica esta posição garantia o direito à maior parte da herança (Dt. 21:17), à esperança messiânica e ao sacerdócio da família. (I Cr 5:1-2). Em termos de hoje, a primogenitura correspondia à posição do crente em Cristo, incluindo: a salvação, a santificação, o serviço e o galardão. Algo, portanto, para ninguém jogar fora.
II. Os gêmeos com comportamentos diferentes.
Esaú tinha o direito de receber a benção da primogenitura. Isso era feito do pai ao filho mais velho. Essa benção significava a presença de Deus pelo resto da vida daquele que a recebia. Essa benção, em última análise, era a presença de Deus. Era o que de melhor Deus podia dar a um homem naquele tempo.
O que deixou Deus irado com Esaú foi exatamente o desprezo de Esaú com o que significava a benção da primogenitura. Ó, meus queridos, como falta luz para muitos pregadores hoje em dia. Quantos púlpitos estão sendo usados por homens carnais, líderes que não possuem a iluminação da palavra de Deus, e, com isso, falam besteiras. Eu sou prova disso. Já ouvi pastor criticando Adão, criticando Jacó, e, ainda, ouvi certa vez um pastor tão ignorante (embora se achasse muito sábio) criticando Pedro. É muito hilário um homem que se diz de Deus criticar o apóstolo Pedro por ele ter se afundado sobre as águas. O fato dele ter se afundado é completamente normal, mas ter andado sobre as águas é onde Deus nos traz a revelação. Qual pessoa já fez isso? Mas o homem que não entende as coisas de Deus é assim. Critica onde Deus está nos ensinando coisas espirituais. É exatamente o caso de Esaú. Jacó não errou em nada. Ele apenas foi consequência do pecado de seu irmão.
Isso reflete a história do próprio povo hebreu. O povo mais peculiar desta terra também desprezou a benção da primogenitura. O Senhor Jesus veio ao mundo para os seus (Jo 1.12), mas eles o rejeitaram. Foi por isso que nós, os que eram de fora, nos tornamos filhos de Deus. Desprezar a presença de Deus, meus amados, é algo que irrita ao Senhor, é algo que entristece nosso Deus, além, claro, de nos afastar cada vez mais das coisas do alto. Paulo orienta que devemos buscar as coisas que são de cima, devemos pensar nas coisas do alto (Col 3.1), mas quando começamos a desprezar a benção da primogenitura (ou seja, a presença de Deus), então nos tornamos como Esaú, profanos e rebeldes. Esaú trocou algo eterno, algo especial, algo do altar de Deus, enfim trocou a presença de Deus por um prato de guisado com lentilhas, um simples prato de carne moída com um tipo de feijão. Meus Deus! Trocar Deus por comida desta terra. Mas isso está acontecendo que a maioria da igreja de Jesus nesta terra, em especial em nosso querido Brasil. Uma triste realidade, uma pena!
Certamente que a inveja tem sua origem no pecado, mas indiretamente o meio em que vivemos também é propicio a isto, digo não apenas ao fato de sermos atraídos pela propaganda do mundo em oferecer bens de consumo, mas uma educação espiritual de pouca qualidade também pode fazer com haja este sentimento pecaminoso.
Aqui fica claro que Deus quando determina que alguém seja abençoado; a sua palavra se cumpre no seu devido tempo. Embora o direito de primogenitura fosse algo destinado ao mais velho, vemos que o Senhor alterou o curso das coisas, isto por seu propósito.
Logo os filhos de Isaque foram crescendo se distinguiram um do outro, em muitos aspectos conforme descrito no comentário da revista, mas no campo espiritual ambos eram “desviados” afirmo porque eles nasceram em um “berço evangélico” mas não andavam conforme a vontade de Deus, ao lermos a historia completa vemos claramente isto, ainda mais quando seus pais não procediam corretamente, pois Isaque dava preferência a um filho e Rebeca a outro filho
É uma figura da luta constante entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, entre o Espírito e a carne. Como o SENHOR revelou ao profeta Malaquias, Ele amou a Jacó e aborreceu a Esaú (Ml 1:2-3), pois Esaú era de caráter profano (Hebreus 12:16).
Ao que parece, Isaque era um homem piedoso, caseiro, de vida relativamente tranqüila, que não passou por muitas aventuras e provações. Ele é mencionado como parte do relato sobre a vida de seu pai Abraão, e no relato sobre seus filhos.
Herdeiro da promessa de Deus a Abraão, Isaque não se apressou em casar: casou aos quarenta anos, após as providências tomadas por seu pai. Ele depois verificou que Rebeca era estéril e após muitos anos ele orou ao SENHOR sobre isso, e suas orações foram respondidas: ela concebeu um par de gêmeos, que nasceram vinte anos depois de seu casamento.
Mas, não havia harmonia entre eles. Mesmo antes de nascerem, eles já estavam lutando entre si. Sua mãe, perplexa, indagou do SENHOR a razão e Ele esclareceu que os dois seriam os progenitores de dois povos distintos, que um seria mais forte que o outro, e que o mais velho serviria o mais novo.
É uma figura da luta constante entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, entre o Espírito e a carne. Como o SENHOR revelou ao profeta Malaquias, Ele amou a Jacó e aborreceu a Esaú (Ml 1:2-3), pois Esaú era de caráter profano (Hb 12:16). O SENHOR, onisciente, sabia o que haveria de suceder mais tarde.
Esaú nasceu primeiro, e era ruivo, por isso o chamaram de Esaú, que significa cabeludo, mais tarde recebendo o apelido de Edom, vermelho, cor-da-terra (o mesmo que Adão). O segundo estava segurando-o pela perna, levando então o nome de Jacó (traduzido Tiago no Novo Testamento) que significa o suplantador, o que segue imediatamente após o outro. Abraão ainda estava vivo, com cento e sessenta anos.
Os dois gêmeos eram não só fisicamente diferentes, mas também em seu caráter:
Esaú cresceu para se tornar um perito caçador (como Ninrode – capítulo 10:9), enquanto Jacó era pacato (amistoso, piedoso, refinado), habitando em tendas.
Esaú vivia para os prazeres materiais, Jacó ambicionava as bênçãos do SENHOR.
Esaú gozava da preferência de seu pai, por causa de sua caça. Jacó era o preferido da sua mãe, por ser manso e caseiro.
Sua natureza foi provada no incidente aqui relatado: Jacó, bom cozinheiro, havia preparado um ensopado grosso de lentilhas. Esaú acabara de voltar do campo, e estava cansado e com fome: o ensopado, de cor avermelhada, estava pronto para ser comido. Esaú então pediu para Jacó lhe dar um pouco desse vermelho (conforme o original).
Jacó, vendo uma oportunidade para fazer um bom negócio, propôs que Esaú lhe vendesse primeiro seu direito à primogenitura; aqui vemos que Jacó ressentia o fato que Esaú nascera primeiro, e ambicionava as vantagens que isso lhe dava: ser o principal da família, depois do pai, e o principal herdeiro.
Notemos que Jacó não estava propondo a troca por um prato do ensopado, mas a venda: Jacó dava muito valor ao direito de primogenitura e decerto pagaria bastante por ele, se fosse necessário.
Mas, sem dúvida para sua surpresa, Esaú declarou que estava a ponto de morrer (um grande exagero, pois nenhum filho do abastado Isaque iria morrer de fome), e que de nada lhe valia o direito à primogenitura, ou seja, considerava-o sem valor algum.
Sem perda de tempo, Jacó o fez jurar que abdicava desse direito, em favor dele. Feito isso, Jacó, feliz, deu-lhe pão e o cozinhado de lentilhas.
A importância de Jacó no cenário bíblico.
Jacó está entre as pessoas mais importantes do Antigo Testamento, apesar do seu nome significar “enganador”, esse fato não implica no relacionamento de Deus. Sua mãe Rebeca o primeiro caso de gêmeos da bíblia, nasce Esaú e Jacó. Gn 25.25 “Esaú saiu primeiro, ruivo e todo como uma veste cabeluda, por isso, chamaram o seu nome Esaú” em Gn 25.26 “…saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú, por isso chamou o seu nome Jacó.
Quem tinha direito a primogenitura era o primeiro filho, nesse caso Esaú um desinteressado, porém Jacó esperto, compra a primogenitura do seu irmão, depois desse acontecido Jacó engana seu pai Isaque, com apoio de sua mãe, Esaú percebe que foi enganado procura mata Jacó, mas tarde de mais seu percebe a fúria de seu filho Esaú e orienta Jacó à fugir da presença dele e manda para Padã-Arã onde morava Labão seu tio.
III. Como a Bíblia trata o assunto da primogenitura.
Moises no livro de Deuteronômio ratifica que o direito de primogenitura seria do filhos mais velho, a primogenitura se consistia no fato de que o filho primogênito possuía o direito de receber uma porção dobrada no caso de herança. Este direito portanto pertencia a Esaú, visto que ele foi o primogênito. Mas ele perdeu porque não dava importância a isso, o livro de gênesis afirma que ele desprezou a primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou se, e foi se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura. (Gn 25.32,34)
Isto se deu também porque Jacó induzido por sua mãe enganaram a Isaque em um momento de fragilidade, este episodio também nos deixa um exemplo.
Jacó certamente possuía um desejo pela primogenitura, mas isto não poderia ter sido alcançado por meio do engano. Quando o Senhor afirmou que o maior serviria o menor, certamente que por meios justos isto se cumpriria.
A forma usada foi uma troca, Jacó aproveitou a ocasião em que Esaú retornará de uma caça com muita fome, Jacó aproveita a situação e propõe uma troca. Jacó lhe daria comida pelo direito de primogenitura, o que Esaú logo aceitou.
IV. Pessoas que perderam o seu direito das bênçãos prometidas por Deus.
Quem conhece o livro de gênesis sabe que Deus havia prometido abençoar os primogênitos e que a bênção era deles por direito, mas eu fiquei intrigado ao ver que todos perderam esta bênção e a promessa foi passada a outros.
1. Ismael.
foi o primeiro filho de abraão, mas ele não era o filho da promessa. Ele nasceu 14 anos antes de Isaque, mas mesmo sendo o primogênito, ele perdeu a sua bênção de primogenitura (Que seria dele por direito) porque abraão quis antecipar o tempo de Deus e a bênção de Ismael passou para Isaque."Quando Deus tem promessas ele tem o tempo certo para cumprir, e se você quiser antecipar o tempo dele você vai perder sua bênção!"
2. Esaú.
foi o primeiro filho de Isaque, portanto a bênção era dele por direito, porém ele perdeu a bênção porque ele foi infiel aos olhos de Deus e trocou seu direito por um prato de comida, assim a benção do Esaú passou para Jacó. "se você não der valor a sua promessa e preferir se alimentar do presente saiba que no futuro você não terá mais direito ao que era seu, e mesmo chorando você não poderá voltar atrás em sua escolha"
3. Rubens.
foi o primeiro filho de Jacó e teoricamente seria o herdeiro das bênçãos, porem ele perdeu sua bênção quando manteve relação sexual com Bila, uma concubina (esposa) de seu pai e por profanação perdeu esta bênção que acabou sendo repassada para José. "Uma única ação abominável que a pessoa fizer pode significar uma grande perda no futuro"
E, por último, quero falar sobre o exemplo de Judas Iscariotes que teve nas mãos uma grande bênção de ser um dos 12 apóstolos e ter um grande ministério, porém preferiu trair Jesus e trocar este privilégio por 30 moedas.
Depois este privilégio foi repassado para Paulo (embora o escolhido dos apóstolos fosse Matias). "Valorize o ministério que Deus te deu, não troque este privilégio de estar diante do Senhor pelas coisas passageiras deste mundo. Deus precisa de você, mas você não é insubstituível!"
O que desejo alertar, é que você tome cuidado e não fique brincando com Deus. Deus vê suas ações e, se você vacilar, aquilo que era para ser para você será dado a outro. Depois não adianta você ficar chorando a oportunidade perdida.
Já parou para pensar quantas bênçãos você teria recebido se tivesse sido sempre obediente e fiel a Deus? Já parou para pensar que tem muitas bênçãos que poderiam estar nas suas mas estão nas mãos de outras pessoas? E tudo isso aconteceu porque você não deu valor e não correu atrás.
Espere o tempo certo para Deus cumprir na sua vida todas as promessas que ele te fez! Não tente antecipar o tempo dela chegar e nem troque ela por coisas passageiras. Cuidado com suas ações e não troque seu ministério por nada. Valorize tudo o que Deus te concedeu e não duvide de suas promessas, pois só assim você não irá se lamentar depois.
V. Deus teria sido predileto em escolher a Jacó?
Vamos analisar o texto bíblico onde Deus diz: “amei Jacó, e aborreci Esaú”. Muitos não gostam da palavra “aborrecer” ou “odiar”. Tais pessoas dizem que o significado desta palavra é “amar com menos intensidade”. Essa palavra “aborrecer” vai aparecer novamente e dizendo a mesma coisa em Lucas 14:26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Deus já sabia que Esaú seria um homem negligente, descuidado e indiferente com as coisas santas e também com o Senhor e a Sua Palavra. Esaú vendeu o seu direito de primogenitura por um repasto, uma comida, ou seja, um prato de lentilha. As Escrituras chama Esaú de impuro e profano. Sabe o que significa profano? Profano na Vulgata latina significa: “Fane” significa templo. “Profanu” era uma área que circundava o templo e acessível a todo judeu comum. Mas o templo era exclusivamente acessível somente ao sacerdote. Então o que é ser um profano? Ser um profano é você estar ao redor e não estar dentro. Esse era Esaú. Ele considerou o Santo como sendo comum. Depois ele se arrependeu, então o que ele buscou? Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado. Hb 12:17.
Esaú não foi desfilhado ele foi deserdado. Porque ele vendeu o seu direito de primogenitura. E primogenitura aponta para uma porção dobrada. Não tem nada a ver com regeneração, porque aquilo que Deus nos deu é nosso, mas tem a ver com a plenitude de Cristo, ou seja, com aquele mais com que Deus nos chamou. É muito importante você compreender isso, para que de acordo com o que Deus tem te falado, você possa reagir. Hb 3:7-8a. Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
Em síntese: exagerando em sua necessidade (fome), Esaú vendeu seu direito de primogenitura a Jacó, seu irmão. Parece algo sem importância. Afinal, se o direito era de Esaú, ele podia fazer o que bem quisesse com ele, podemos indagar. A primogenitura dava ao primogênito o direito de ser abençoado pelo pai e de receber maior parte na herança. Era um privilégio e uma Graça de Deus aos primogênitos. Portanto, o que Esaú desprezou, na verdade, foi a Benção e a Graça de Deus. Preferiu satisfazer sua necessidade física, no caso, a fome a preservar o que Deus lhe havia dado. Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim? Gn 27:36.
Mas, afinal, onde lemos que Esaú tinha costumes impuros ou profanos no passado? Não somos informados pelas Escrituras que Esaú era um homem promíscuo, imoral, com hábitos e atitudes pornográficos, uma pessoa que se dedicava a uma vida imersa em bebedeiras e orgias. Qual a razão então, de Esaú ter sido considerado impuro ou profano? Hb 12:16 nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.
Nossa cultura atribui impureza somente àqueles de vida pródiga. Àqueles que se embriagam, que vivem em festas noturnas, que fazem sexo livre, satisfazendo os prazeres carnais. É preciso dizer que tais pessoas são reputadas, corretamente, como impuras. Contudo, não temos informações de que Esaú fosse uma dessas pessoas. Muito embora Esaú não tenha sido uma pessoa de vida desregrada, a Bíblia afirma que ele foi impuro ou profano. São um alerta a todos aqueles que se julgam santos só por não fumar, beber e falar palavrão. As vezes por não terem essas atitudes promíscuas se julgam mais santos que outros. Mas as Escrituras afirmam em Is 65:5 povo que diz: Fica onde estás, não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. És no meu nariz como fumaça de fogo que arde o dia todo.
Qual a razão única de Esaú ter sido considerado um impuro ou profano então? Foi devido ao fato de ter trocado o espiritual pelo material. Esaú foi um homem que, por um alívio temporário e imediato, sacrificou um futuro ganho, de considerável valor. Aqueles que tratam as coisas espirituais como se fossem coisas de pouca monta e que se mostram indolentes em sua inquirição espiritual, que se desviam e que contradizem os princípios espirituais em sua vida diária, se assemelham a Esaú. Tratar a Cristo como algo sem valor, viver exclusivamente para as coisas terrenas é perder as Bênçãos futuras prometidas a todos os que Nele depositam essa esperança. Fp 3:19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.
VI. O que a Bíblia diz no N.T. sobre a primogenitura.
No Novo Testamento Jesus plantou um novo conceito de primogenitura: “E Ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse” (Cl 1.18-19).
O que é primogênito dos mortos? É o que ressuscita para a vida eterna. Cristo foi o primeiro homem que saiu da morte para a vida. E os que creem nele vão ressuscitar na carne como Ele ressuscitou e vão ser chamados de irmãos de Cristo: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8:29). “Mas chegastes ao monte de Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembléia e Igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espírito dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor que do que o de Abel” (Hb 12:22-24).
Explicando melhor: Para fazer parte dos primogênitos dos mortos, não pode esperar morrer para ressuscitar. Tem que morrer antes da morte, para ressuscitar antes da ressurreição. Então, há muitos que fazem isso: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória” (Cl 3.1-4).
VII. As lições do episódio da primogenitura.
Atualmente, a igreja está se apostatando e se aproximando de Esaú.
hoje em dia tem mais pessoas do lado de Esaú do que do lado de Jacó. Muitos crentes hoje não conhecem as histórias mais básicas da Bíblia e, por isso, é difícil entenderem certas pregações, pois se perdem nos conceitos de histórias que já deviam saber.
Ora, quando aceito pecado em minha vida e na minha igreja, quando não tenho limites para o meu estilo de vida, para meu vestir, para meu falar, enfim, nos meus atos diários, quando aceito cantar no altar diabólico do catolicismo, quando aceito que crentes se separem, recasem e continuam em cargos de liderança, quando aceito tudo que Satanás oferece, o que estou fazendo se não exatamente o que fez Esaú? É isso mesmo, uma igreja que está desprezando a benção da presença de Deus, por meio de seu Filho Jesus Cristo. Uma igreja que está desprezando o melhor de Deus, para se parecer mais e mais com o mundo.
A igreja de Cristo está mais do lado de Esaú e devia estar mais ao lado de Jacó. Jacó ficou por herança de Deus (Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança Dt 32.9). Cuidado com o que tu andas fazendo com a benção da presença de Deus em sua vida. Você pode estar trocando o melhor de Deus por besteiras desta terra. Fique atento, como foi com Esaú pode acontecer com você. Portanto, não seja nem rebelde e nem profano como foi Esaú.
O pecado de Esaú não foi por uma troca qualquer. Por ser o primogênito, Esaú tinha direito o privilégio de receber o direito de primogenitura. Na verdade, Esaú desprezou seu lugar na linhagem das promessas da aliança. E o pior de tudo: Esaú não achou lugar para arrependimento, embora com lágrimas o tivesse buscado (Gn 27:38;2 Co. 10:7). O fato de Esaú ter pecado é aceitável vindo de uma criatura caída, embora não seja recomendável. Mas, o fato dEle não ter conseguido arrepender-se é trágico! Uma verdade aqui merece destaque: o arrependimento é um dom de Deus. É a bondade e a benignidade de Deus que nos leva ao arrependimento, conforme Paulo nos ensina em Romanos 2:4. Não conseguimos nos arrepender quando quisermos. Até para nos arrependermos, dependemos do Senhor conceder-nos o arrependimento. Ou seja, não podemos viver como quisermos achando que conseguiremos nos arrepender quando quisermos. Isso é um forte alerta a todos nós a buscarmos desde já a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb. 14:12).
Portanto, com o exemplo de Esaú, concluímos que diante da sociedade e até mesmo da igreja a qual participamos, podemos ser considerados crentes “puros”, ou seja, sem vícios prejudiciais ao corpo, bem como, sermos pessoas trabalhadoras e até honestas nos negócios. Podemos ainda ser bons pais de família, bons patrões, confiáveis empregados, fiéis membros de igreja. Podemos também, ser pessoas que cuidam da saúde, fugindo da promiscuidade, envolvidas em amizades sadias e ainda assim, sermos impuros ou profanos diante de Deus. A questão é a mesma que seduziu Esaú: espiritual versus material. Temos amado e servido a quem: a Deus ou as coisas terrenas?
Devemos examinar-nos enquanto é tempo. Temos trocado a busca pela santidade a qual ninguém verá o Senhor por coisas terrenas? Os exemplos são muitos: temos amado mais o lucro do que a verdade, negociando nossa paz com Deus por um negócio mais lucrativo (I Co 10:31)? Temos mentido a nosso respeito para evitar danos causados pela pratica da verdade à nossa imagem (Ef 4:25)? Temos manipulado as pessoas a fim de que sejamos protegidos em nossos pecados, evitando confessá-los (Tg 5:16)? Trocamos nossa boa consciência por uma piada suja (Ef 4:32)? Trocamos nossa paz com Deus por uma revista pornográfica (Hb 14:12)? Trocamos nossa santidade por ambientes e amizades mundanos e impróprios a cristãos (I Jo 2:6)? Temos preferido amizades mundanas a amigos da fé (Tg 4:4)? Temos amado o mundo e as coisas que há no mundo (I Jo 2:15 a 17)? Temos cultivado pensamentos de ganância, inveja, ódio (Fp 4:8)? Enfim, temos amado mais as coisas espirituais ou as coisas materiais?
Hoje, diante de Deus, você tem vivido de forma impura ou profana como foi Esaú? Lembremo-nos que tudo que plantarmos iremos colher (Gl 6:7) e que pode ser tarde demais para nos arrependermos, pois é a bondade de Deus que nos leva ao arrependimento (Rm. 2:4), logo o arrependimento é dom de Deus. Não temos a capacidade de arrepender quando quisermos. Dependemos da bondade do Senhor em conceder-nos o arrependimento! João já nos alterou sobre nossa total dependência, ao nos dizer no capítulo 15:5 que "sem Ele nada podeis fazer". Nada mesmo, nem nos arrepender por conta própria!
Então, todo aquele que prefere as coisas materiais diante das espirituais, todo aquele que faz da graça de Deus, do amor de Deus, da misericórdia de Deus algo sem valor, inexpressivo, substituível, ainda que diante da sociedade e da igreja ele seja considerado um bom crente, uma boa pessoa, um bom pai, diante de Deus ele não passa de um impuro ou profano como foi Esaú.
Em breve estaremos de volta para falar sobre "a bênção de Isaque".
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