sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Série o ajustamento do corpo de Cristo. 4. Jesus levou cativo o cativeiro

 Por Jânio Santos de Oliveira



 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena


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Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!


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Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra na carta de Paulo aos efésios 4.8-10 que nos diz:



 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
Ora, isto— - ele subiu— - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.




Nós estamos de volta para dar continuidade à série de conferências com o tema: "O ajustamento do corpo de Cristo". Já falamos sobre:


A Unidade da Igreja
A unidade da fé


Agora estaremos falando sobre "Jesus levou cativo o cativeiro".


 “Levar cativo o cativeiro” quer dizer que Jesus é Senhor daquilo que nos aprisionava – que era nosso cativeiro, no caso, o pecado. Jesus tem todo domínio e poder sobre o que nos prendia, quando éramos escravos do pecado. Agora, libertos do pecado fomos feitos servos de Deus e o aguilhão da morte não tem mais poder sobre nossas vidas.

Percebem um sabor Redentor nessa expressão, pois o cativeiro seria remidor e não destruidor. Por isso comentou Braune in loc.: os homens...ele recebeu e levou consigo para o mesmo santuário... Pois Deus conquista, vence, leva consigo, toma para si, torna seu mesmo e não deseja reter para si mesmo, mas transforma-o, dota-o e faz dele um presente: seus
cativos tornam-se seus servos, os servos de Israel. Ele faz dos inimigos e antagonistas de sua teocracia servos da mesma. Assim também, em um sentido mais elevado, faz Cristo—fez de Paulo, do inimigo e destruidor da igreja um apostolo. O ato de Deus tomar e receber para’ si aponta para uma doação subsequente, a doação de Cristo a um recebimento prévio...Pela palavra homens devemos compreender principalmente os homens conquistados por ele, seus homens, a quem ele outorgou dons da graça, a fim de que eles mesmos sejam e possam tornar-se dons para os homens.

I. Que tipo de região foi a que Jesus desceu?

Interpretar que “levar cativo o cativeiro” significa exatamente transportar espíritos desencarnados justos do Hades para o Céu é forçar a passagem completamente – o texto não diz isso e poderíamos forçá-la do jeito que quisermos para fundamentar qualquer doutrina! Se essa transferência realmente tivesse ocorrido, então certamente isso estaria sendo mencionado de maneira clara nas Escrituras. Mas isso não ocorre em parte nenhuma. Vejamos, por exemplo, no comentário do mesmo apologista imortalista anteriormente citado, o que ele tem a nos dizer sobre Efésios 4:8-9:




Sobre o “descer às regiões inferiores da terra”

“A expressão ‘até as regiões inferiores da terra’ não é uma referência ao inferno, mas ao túmulo. Até mesmo o ventre de uma mulher é descrito como sendo ‘profundezas da terra’ (Sl 139:15). Essa expressão significa simplesmente covas, túmulos, lugares fechados na terra, em oposição a partes altas, como montanhas"

O comentário dos tradutores na nota de rodapé da Nova Versão Internacional, que por sinal também adota a crença na imortalidade da alma, também faz questão de refutar esse mito no que diz respeito a Efésios 4:9:

"Embora Paulo cite o salmo para introduzir a ideia de 'dons aos homens', aproveita a oportunidade para relembrar ao leitor a vinda de Cristo à terra (sua encarnação) e a subsequente ressurreição e ascensão. É provável que o texto não signifique (como pensam alguns e como querem algumas traduções) que Cristo desceu ao inferno"

Jesus teria descido ao inferno entre a sua morte e ressurreição?

"Em Efésios 4:9, é dito que Cristo desceu às partes mais baixas da terra. Isso provavelmente significa que ele desceu à terra, que é as partes mais baixas. O “da” ali não significa que ele estava afundando na terra. Assim, não penso que o texto garanta a interpretação que ele desceu ao inferno . Não existe nenhuma base textual para crer que Cristo desceu ao inferno"

Vemos, portanto, que são os próprios imortalistas que refutam esse mito amplamente crido por muitos deles, de que "levar cativo o cativeiro" significa ter tirado pessoas do Hades e as transferido para o Paraíso. Levar cativo o cativeiro é uma linguagem que expressa a vitória de Cristo sobre as trevas e sobre os inimigos espirituais de Cristo. Não significa que ele desceu até o inferno e nem que ele tenha levado amigos cativos para o Céu. Se assim fosse, os próprios imortalistas teriam que rever sua própria teologia, pois ensinam que o Sheol (Hades) era um local de paz para os justos, e não um "cativeiro".





II.  O que de fato Paulo queria dizer com isso?


Efésios 4:8,9 diz: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?”

Efésios 4:7-13 diz: "Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens". (Que significa "ele subiu", senão que também descera às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.) E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo."



Isaías 49:24 diz: "Porventura pode alguém arrancar o despojo dos guerreiros, ou será que os prisioneiros podem ser resgatados do poder dos dominadores?"

A resposta para ambas as perguntas daremos no final!

Veremos já, o que Paulo está de fato querendo dizer no trecho inicial; mas antes, vamos ver de onde Paulo tirou esse texto:*

Salmo 68:18 diz: "Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles."

Mas do que o salmista está falando aqui a final de contas?!

A resposta está no contexto, ou seja: O Salmista está falando da conquista de Jebus = Jerusalém, por parte de Deus e de Davi das mãos dos inimigos. Salmos 68:15-17 diz: "O monte de Deus é como o monte de Basã, um monte elevado como o monte de Basã. Por que saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para a sua habitação, e o Senhor habitará nele eternamente. Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo."

Deus estava com Davi subindo ao alto de Jebus levando cativo o cativeiro dando dons aos homens.

2 Samuel 5:6,7,9,10 diz: "O rei e seus soldados marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus que viviam lá. E os jebuseus disseram a Davi: "Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você". Eles achavam que Davi não conseguiria entrar, mas, Davi conquistou a fortaleza de Sião, que veio a ser a cidade de Davi. Davi passou a morar na fortaleza e chamou-a cidade de Davi. Construiu defesas na parte interna da cidade desde os muros de arrimo. E foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor Deus dos Exércitos estava com ele."

A cidade de Jebus representa os cativos sob poder de Satanás no reino das trevas e da morte.

Deus e Cristo subiu ao alto - isto é, subiu ao calvário onde ali foi crucificado, e na sua morte e supultamento, Cristo ao subir da sepultura e ao subir ao céu, levou cativo o cativeito, isto é, ele conquistou definitivamente a libertação daqueles que estavam sob o domínio das trevas e como prisioneiros do império da morte e servos ou agentes de satanás na terra, e então por meio da vitória de Cristo nós por meio da fé somos transportados por Deus para o reino do seu filho amado - o reino da luz e da vida, e passamos a ser servos ou agentes de Deus e Cristo em seu reino aqui na terra, e para isso nos foi concedidos dons.

Assim como Davi triunfou sobre os inimigos, assim também Cristo triunfou.

Assim como Deus triunfou em Davi sobre os inimigos, assim também Deus triunfou em Cristo sobre os inimigos.

Assim como Davi triunfou por meio de seu exército sobre os inimigos, assim também Cristo triunfa por meio do seu exército sobre os inimigos.

Somos soldados de Jesus Cristo e nossos inimigos são espirituais.

Quando triunfamos quem Triunfa automaticamente é Cristo.

 Como ocorreu na subida de Davi, assim também ocorreu na subida de Jesus que se deu após sua morte e ressurreição; ele verdadeiramente triunfou e despojou todo o império das trevas e da morte:

Colossenses 2:15 diz: “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

Ele anulou a ação de Satanás na vida daqueles que abraçaram a obra realizada no alto do calvário onde foi crucificado no madeiro:

Mateus 12:25-29 diz: "Entretanto, Jesus compreendia os pensamentos deles, e lhes afirmou: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não resistirá. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra ele próprio. Como poderá então subsistir o seu reino? E se Eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? E, por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se é pelo Espírito de Deus que Eu expulso demônios, então, verdadeiramente, é chegado o Reino de Deus sobre vós! Ou ainda, como pode alguém entrar na casa do homem forte e roubar-lhe todos os bens sem primeiro amarrá-lo? Só depois disso será possível saquear a sua casa."

Cristo libertou, vivificou e salvou os que estavam cativos, mortos e perdidos:

Efésios 2: 1-7 diz: "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus."

Estes por meio de Cristo, passaram para outras mãos, para outro reino, para outro império:

Colossenses 1:12-14 diz: "Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;"

O significado da frase "Aquele que desceu até as partes mais baixas da terra e subiu ao alto e levou cativo o cativeiro" *não é*:

"Jesus morreu e subiu ao paraíso celestial levando almas ou espíritos desencarnados para o paraíso celestial."

O significado da frase "Aquele que desceu até as partes mais baixas da terra e subiu ao alto e levou cativo o cativeiro" é:

O Jesus QUE morreu, triunfou sobre satanás e sobre o império das trevas, ao subir da sepultura na qual foi introduzido após ressuscitar, e posteriormente ao subir ao céu, ele confirmou verdadeiramente essa vitória, e nessa vitória, nós que eramos cativos de satanás e que estávamos no reino das trevas e da morte vivendo no mundo como servos e filhos das trevas, AGORA, por meio do crer no evangelho, passamos para outras mãos, passamos a estar no reino da luz e da vida, fomos libertos, vivificados e salvos; nossa identidade mudou, assim como a cidade que antes era Jebus agora é Jerusalém, nós que antes eramos trevas agora somos luz, nós que estávamos mortos agora estamos vivos, nós que pertencíamos a um império pertencemos a outro, nós que eramos agentes de um império agora somos agentes de outro império, nós que eramos prisioneiros de um agora somos prisioneiros de outro.

Ou seja, Paulo NÃO está falando de uma transferência de lugar dos mortos fisicamente, isto é, de almas ou espíritos desencarnados; Paulo ESTÁ na verdade falando de uma transferência de lugar dos vivos fisicamente mas que estavam sim mortos espiritualmente (privados de comunhão com Deus) em decorrência dos seus próprios pecados; esta transferência se deu após a vitória de Cristo sobre satanás e o império das trevas, que se deu plenamente após a morte, ressurreição e assenção de Cristo, e quando se abraça com fé essa mensagem do evangelho, a saber, a mensagem de que Cristo morreu, foi sepultado, ressuscitou e subiu ao céu!

Agora somos agentes de outro reino, de outro império e dons foram concedidos para isso, conforme a graça que a cada um é concedida:*

Efésios 4:7-13 diz: "Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.
Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens". (Que significa "ele subiu", senão que também descera às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.) E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo."

A pesar do texto a seguir ser muito questionado sobre o fato de ter sido ou não realmente escrito por Marcos, quero utilizar ele, pois nele é dito que Cristo conferiu algo a todos os crentes nele ao subir ao céu:

 Marcos 16: 15-20 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. 

Vejamos ele conferindo isso primeiramente aos aos 12 durante seu ministério terreno:

Mateus 10:1-8 "E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

OU SEJA, Assim como os doze, somos também discípulos; assim como os doze, somos também apóstolos no sentido de sermos emissários, ou seja, fomos incumbidos (já que fazemos parte da igreja de Cristo) de anunciar o evangelho com poder pelo mundo a fora, no momento em que Cristo subiu ao céu, naquele momento o cativeiro estava sendo levado cativo, pois verdadeiramente aquelas pessoas haviam passado do reino das trevas para o reino do filho de Deus, e agora tem a incumbência de fazer com que outras pessoas cativas no império das trevas passem de igual modo para o reino do filho amado de Deus por meio do evangelho que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer!

Ele conferiu também aos 70 durante seu ministério terreno:*

Lucas 10:1-9 diz: "E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus."




Isaías 49:24 diz: "Porventura pode alguém arrancar o despojo dos guerreiros, ou será que os prisioneiros podem ser resgatados do poder dos dominadores?"


Ef 4:1 diz: "Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam."


Jesus ‘levou cativo o cativeiro’. Esse cativeiro seria o inferno?
Vamos, então, ao texto bíblico citado por nosso ouvinte. Efésios 4:8 e 9: ‘Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra’

‘Ás partes inferiores da terra’ . Esta frase pode ser entendida como se referindo tanto para a própria terra quanto para o ‘inferno’ (hades ‘ sepultura) aonde o corpo de Cristo é descrito como tendo ido por ocasião da sua morte (At 2:31).

Entender a passagem como se referindo ao ‘inferno’ (sepultura), faz com que a passagem fale especificamente a respeito da morte e sepultamento de Cristo. Foi esta humilhação de Cristo que o levou a Sua exaltação (Fp 2:5-11).

Ao participar de tal experiência em sua vida, Jesus Cristo tornou-se um Sumo Sacerdote eficaz e conhecedor de todas as fraquezas da vida humana, até mesma a própria morte (Hb 2:14-18 e 7:25-27)

Esse mesmo Jesus que neste mundo viveu, e morreu não continua morto. Ele ressuscitou. Mas você sabia que ele não ressuscitou sozinho da morte? Mateus 27:50 a 53 relata: ‘E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.’

O que Efésios está dizendo é que quando Jesus ascendeu aos céus Ele levou para o céu com ele um grupo de pessoas ressuscitadas com Ele. Ele levou as pessoas que estavam no cativeiro da morte, cativas (isto é, redimidas) com Ele (longe do poder de Satanás) para o reino de Seu Pai. Foi uma pequena amostra da eficácia de seu sacrifício.

Um dia por ocasião de sua Segunda Vinda todos aqueles que creram nEle irão também ressurgir da tumba para serem revestidos da imortalidade.


Vale mais ser prisioneiros de Deus e de Cristo do que ser prisioneiros do diabo!



Em breve estaremos de volta com este maravilhoso estudo!

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