terça-feira, 31 de agosto de 2021

Série os Patriarcas- Isaque - 3. Isaque um tipo de Cristo

 Por Jânio Santos de Oliveira



 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena


Contatos 0+operadora 21 36527277 ou (Zap)21 xx 990647385 (claro) ou 989504285 (oi)


Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

 Resultado de imagem para Isaque um tipo de cristo


Gn 22.1-14

E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.


 Resultado de imagem para Isaque um tipo de cristo


Nós estamos de volta para dar continuidade a série "Os Patriarcas" nesta nova sequência estaremos falando sobre o segundo deles que é Isaque. Inicialmente apresentamos

  • A sua biografia.
  •  O seu nascimento


Agora vamos falar sobre Isaque um tipo de Cristo. Vamos ao estudo!





I. Uma visão panorâmica do texto.

 Resultado de imagem para Isaque um tipo de cristo

1.  prova. Trata-se, aqui, de uma prova para o fortalecimento da fé que Abraão possuía e não de uma tentação para o mal (Tg 1.12-15). Tal prova consistia na requisição daquilo que lhe era mais caro, aquilo que lhe era absolutamente indispensável e de maior valor

2. Esta prova, em vez de destruí-lo, traz Abraão ao cume de sua vida, seguindo a Jesus .
Eis-me aqui! O mesmo exemplo de Moisés (Êx 3.4), Samuel (1Sm 3.4) e Isaías (Is 6.8). Ver também as próprias palavras de Cristo no mesmo sentido (Hb 10.7;  Sl 40.7-8) .
2 toma… oferece. O comando divino é atenuado por uma partícula de súplica .
teu único filho… a quem amas. Isaque é o filho amado, o único filho da promessa (25.1-18). Ismael foi deserdado e mandado embora (21.10,14), deixando Isaque como único filho de Abraão. Estes termos são aplicados a Cristo no Novo testamento (Mt 3.17, 17.5; Jo 3.16; Ef 1.6; 2 Pe 1.17) .
terra de Moriá.  Mais tarde, este lugar veio a ser o local do templo em Jerusalém (2 Cr 3:1).
A região montanhosa que circunda Jerusalém é a “terra de Moriá” (lit. “O mostrado por Jeová”). Abraão construiu o altar na montanha ( v 9) onde, mais tarde, apareceu o Anjo do Senhor a Davi (2 Sm 24.16, 17;  2 Cr 3.1) e, subsequentemente, situara-se o templo.
A distância de Berseba a Jerusalém  é de aproximadamente 50 milhas (80 km), que corresponde a três dias de viagem (Gn 22:4) .
oferece-o. Texto extremamente difícil. Sacrifícios humanos são claramente proibidos na lei do VT (Lv 18:21; Dt 12:31; 18:10). A referência à “prova” de Deus (Gn 22:1) prepara o leitor para aguardar um julgamento .
Em princípio, esta ordem nos deixa perplexos. Sem conhecer o que Deus realmente queria ( Êx 13.11-13; 22.29; 34.19-20), a ordem parece contradizer o sexto mandamento (Êx 20.13). À medida em que a narrativa se desdobra, entretanto, fica evidente que o teste era para verificar se Abraão levaria adiante a preparação para o sacrifício enquanto procurava se ater firmemente à promessa de 21.12: “porque por Isaque será chamada a tua descendência.” Abraão sabia que Deus se comprometera a manter a promessa e que Isaque, uma vez morto, não daria continuidade à linhagem da promessa. Hb 11.19 revela o segredo de Abraão: este concluiu que “Deus era poderoso até para ressuscitá-lo (Isaque) dentre os mortos” .
holocausto. Sacrifício totalmente queimado  .
3 A obediência de Abraão foi imediata. Ele se levantou cedo, de madrugada. Foi exata. Foi executada em espírito de culto. Foi contagiosa, porque Isaque usou, falando ao pai, a mesma expressão que este usara para com Deus: “Eis-me aqui” .
4 terceiro dia. Frequentemente um momento decisivo em histórias bíblicas (31:22; 34:25; Êx. 19:11; Jz 20:30; Et 5:1; Mt 16:21; Mc 9:31; Lc 9:22.) .
5 voltaremos. Um expressão de fé, semelhante à resposta de Abraão em Gn 22:8 .
Era a firme convicção de Abraão que ele e Isaque, de fato, voltariam. Sua fé, destacada em Hb 11.17-19, se fundamentava sobre a promessa de Deus claramente proferida, “… por Isaque será chamada a tua descendência” (21.12).
7 Isaque perguntou: “Onde está o cordeiro?” João Batista dá a resposta em João 1.29 .
8 Deus proverá… o cordeiro. Este versículo é profético, tanto na experiência de Abraão, como concernente à primeira vinda de Cristo e sua morte sacrifical por nós (Jo 1.29 e Rm 5.8). O v 5 deixa patente que Abraão admite que Isaque haveria de voltar com ele, que por efeito de uma intervenção especial antes de oferecê-lo, quer pela ressurreição da vítima (Hb 11.19).
9 amarrou. Após a construção do altar, Isaque é “amarrado” e colocado sobre o altar. Devido ao foco sobre a fé de Abraão, o autor bíblico proveu muito pouca informação sobre a reação de Isaque. Desde que ele era forte o suficiente para carregar a lenha, ele certamente teria sido capaz de resistir ao idoso pai. A amarração da vítima sacrifical não aparece em mais nenhum outro lugar no VT e dá o nome (aqedah) à história na literatura judaica .
10 e, estendendo a mão, tomou o cutelo.  Descrição em câmera lenta do momento mais comovente de Abraão .
11  Abraão! Abraão!  O duplo chamado a Abraão expressa urgência. Abraão tinha passado no teste, mas seu compromisso, obediência e sofrimento são somente uma sombra do imenso sacrifício de Cristo que é o verdadeiro Cordeiro que salva o mundo (Mc 10:45; Jo. 1:29, 36; 2 Co 5:17-21; 1 Pe 1:18-19). Abraão vê o cordeiro no arbusto (compare com Gn 21:19) e o oferece “em lugar de seu filho”, uma clara referência ao concerto de substituição.
Foi somente no último instante que o cordeiro foi mostrado e houve a substituição. Só quando chegamos ao monte do sacrifício é que vemos o livramento de Deus. Só quando Faraó já tinha quase alcançado Israel foi que se abriu um caminho no mar Vermelho. Foi pela madrugada que Jesus veio andando sobre a água. O anjo libertou Pedro pouco antes da execução. Deus nunca chega um instante mais cedo ou mais tarde.
12 não me negaste… o teu único filho. Há um paralelismo admirável entre o acontecimento aqui descrito e o oferecimento de Cristo por nós: 1) Ambos, tanto Isaque como Cristo, foram obedientes até à morte (observe-se o fato de que Isaque era, então, um jovem e, como tal, bem mais forte do que o era Abraão, v 6); 2) Ambos, tanto Abraão como Deus, o Pai celestial, “não poupou a Seu próprio Filho, antes por todos nós O entregou” (Jo 3.16 e Rm 8.32); 3) O cordeiro que viera a substituir Isaque é paralelo a Cristo, que se ofereceu em substituição por todos nós que nEle cremos (Hb 10.5-10); 4) Ambos, tanto Isaque como Cristo, foram restaurados (Hb11-17-19).
13 em lugar de seu filho. O propósito substitutivo do sacrifício é evidente e prenuncia o sacrifício de Cristo, que morreu em nosso lugar (Mc 10.45; Rm 8.32; 2Co 5.21; Tt 2.14).
14 O SENHOR Proverá. Lit “Jeová-Jireh“. É a mesma expressão que Abraão usou no v 8).
A palavra hebraica aqui traduzida por “proverá” significa “ver” ou “prover” (usada nos vs. 4.8, 13-14). O nome que Abraão dá ao lugar demonstra que ele percebe a revelação do propósito salvífico de Deus (Bíblia de Genebra).
16 Jurei, por mim mesmo. Deus reforça a certeza da Sua promessa infalível deste juramento (15.8-21; 22.17; Hb 6.13-18). Enquanto os serres humanos pecadores e falíveis juram por uma autoridade maior do que eles mesmos, Deus, o Ser e Autoridade Supremos, jura por si mesmo (Hb 6.13) (Bíblia de Genebra).
não me negaste o teu único filho. A ação de Abraão aponta para a provisão de Deus de “seu único filho” como o sacrifício final pelo pecado (Jo 3.16; Rm 8.32).
17 descendência como as estrelas… a areia. Tão somente neste  século XX é que a correlação exata existente entre o número de estrelas e grãos de areia se tem tornado conhecida. Enquanto se sabe que, somente cerca de trezentas estrelas são visíveis a olho nu, a invenção de telescópios capazes de atingir a mais de um bilhão de anos-luz através do espaço, tem permitido a certo cientista de renome, afirmar que o número total de estrelas equivale ao número de grãos de areia existentes em todas as praias do globo. Entretanto, não é pelo número dos descendentes de Abraão que o mundo haveria de ser bendito (8), mas sim, mediante o descendente único, isto é, Cristo ( Gl 3.16).
20-24 Uma breve nota genealógica prepara o caminho para o cap. 24 e à importante questão de encontrar uma esposa adequada ao filho prometido (e redimido).

Esta seção final do relato de Tera fornece a transição da liderança patriarcal de Abraão para Isaque (2.4). Ela narra a morte de Sara (cap. 23), o casamento de Isaque com Rebeca (cap. 24), a exclusão de outros filhos de Abraão, deixando Isaque como único herdeiro, (25.1-6) e a morte de Abraão (25.7-11)


II. A importância da tipologia e dos símbolos da Bíblia.


Resultado de imagem para A importância da tipologia e dos símbolos da Bíblia.

É de grande valor e necessidade, também uma bênção, quando podemos penetrar e ultrapassar os limites de nossa mente e espírito, no grande palácio de Deus, e conhecermos um pouco mais de sua ciência e filosofia, bem como, conhecer melhor do sábio construtor, através da revelação e iluminação do Espírito, como escreveu São Paulo em Romanos 11 : 33 - 36, conseqüentemente, isto nos torna capacitados ante as descobertas dos mistérios do Reino de Deus.

1. O que é tipologia ?


É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Visto a incapacidade da mente humana de compreender as coisas divinas, nos mesmos termos encontramos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS, ou o que revelam o ANTI-TIPO.
Não se pode conhecer o ANTI-TIPO, sem antes conhecer o TIPO.


Quando dizemos que alguém é um tipo de Cristo, estamos dizendo que uma pessoa no Antigo Testamento se comporta de uma maneira que corresponde ao caráter ou ações de Jesus no Novo Testamento. Quando dizemos que algo é "típico" de Cristo, estamos dizendo que um objeto ou evento no Antigo Testamento pode ser visto como representante de alguma qualidade de Jesus.

A própria Escritura identifica vários eventos do Antigo Testamento como tipos da redenção de Cristo, tais como o tabernáculo, o sistema sacrificial e a Páscoa. O tabernáculo do Antigo Testamento é identificado como um tipo em Hebreus 9:8-9: "o primeiro tabernáculo…. é isto uma parábola para a época presente." A entrada do sumo sacerdote no lugar mais sagrado uma vez por ano prefigurava a mediação de Cristo, nosso Sumo Sacerdote. Mais tarde, diz-se que o véu da tenda é um tipo de Cristo (Hebreus 10:19-20) porque a Sua carne foi rasgada (assim como o véu durante a crucificação) a fim de proporcionar acesso à presença de Deus para aqueles que são cobertos pelo Seu sacrifício.

Todo o sistema de sacrifício é visto como um tipo em Hebreus 9:19-26. Os artigos do "primeiro testamento" foram dedicados com o sangue do sacrifício; estes artigos são chamados de "figuras das coisas que se acham nos céus" e "figura do verdadeiro" (versículos 23-24). Esta passagem ensina que os sacrifícios do Antigo Testamento tipificam o sacrifício final de Cristo pelos pecados do mundo. A Páscoa é também um tipo de Cristo, de acordo com 1 Coríntios 5:7: "Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado." Descobrir exatamente o que os eventos da Páscoa nos ensinam sobre Cristo é um estudo rico e gratificante.

Devemos destacar a diferença entre uma ilustração e um tipo. Um tipo é sempre identificado como tal no Novo Testamento. Um estudante da Bíblia encontrando correlações entre uma história do Antigo Testamento e a vida de Cristo está simplesmente encontrando ilustrações, não tipos. Em outras palavras, a tipologia é determinada pela Escritura. O Espírito Santo inspirou o uso de tipos; ilustrações e analogias são o resultado do estudo do homem. Por exemplo, muitas pessoas veem paralelos entre José (Gênesis 37-45) e Jesus. A humilhação e subsequente glorificação de José parecem corresponder à morte e ressurreição de Cristo. No entanto, o Novo Testamento nunca usa José como um modelo de Cristo; portanto, essa narrativa é chamada apenas de uma ilustração, mas não um tipo, de Cristo.

2. O que é tipo e antítipo


 A grande maioria das pessoas vêem apenas o Antigo testamento  no ponto de vista histórico, mas nunca atentou para as magníficas representações de Cristo nele contidas.
O A.T. Retrata uma série de figuras que apontam para algum aspecto importante da pessoa ou obra de Cristo, revelando assim Seu caráter e ministério. Vamos saber sobre este assunto agora.

Tipo e Antítipo

Tipos (do grego TYPOS) são figuras que Deus utilizou ao longo da história bíblica para revelar acontecimentos futuros. Ele tem seu cumprimento na vinda do Messias. Este cumprimento é chamado antítipo.
Num tipo há uma correspondência entre certas pessoas, eventos ou coisas do Antigo Testamento e Jesus Cristo no Novo Testamento.
O que a Bíblia fala sobre isto:
Hebreus 10:1
Romanos 5:14
1 Cor. 10:11
Davi ao escrever o  Salmo 22 nem percebeu que seu sofrimento descrevia o sofrimento de Jesus Cristo na cruz.
Para ser considerados Tipos ou Antítipos são necessários um ou mais pontos de semelhança
Figuras de Cristo no A. T.
¨  O apóstolo Paulo em I Coríntios 15: 21,22 45-49 aponta Adão com um tipo de Cristo:
¨  O livro de Hebreus por sua vez apresenta Melquisedeque como um tipo da realeza e sacerdócio de Cristo.  Hebreus 7:1-3
¨  Mas porque Melquisedeque? Quem foi Melquisedeque? O escritor de Hebreus nota que ele foi tanto sacerdote como rei de Salém (outro nome de Jerusalém; veja Gênesis 14:18-20; Hebreus 7:1). Ele também observa que as escrituras do Velho Testamento dão a Melquisedeque a aparência de ser eterno, não sendo registrado seu nascimento, linhagem ou morte (7:1-3). Assim, existem algumas semelhanças entre Melquisedeque e Jesus. Melquisedeque parece continuar para sempre como sacerdote, porque as Escrituras nunca registram sua morte. Jesus, sendo divino, vive e serve para sempre como sacerdote (Hebreus 7:23-25). Melquisedeque era tanto rei quanto sacerdote ao mesmo tempo (que era impossível sob a Lei de Moisés). Jesus é tanto rei como sacerdote ao mesmo tempo, em cumprimento da profecia de Zacarias.
¨  O que significa “segundo a ordem de Melquisedeque”?
¨  Davi profetizou, mil anos antes do nascimento de Jesus, que o Messias seria “sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmo 110:4). O autor de Hebreus cita esta profecia várias vezes, e explica o seu significado em relação à superioridade total de Jesus.
¨  A “ordem de Melquisedeque” não se refere a algum tipo de sociedade secreta ou mística como a Rosa Cruz, os Maçons ou os Templários. Não é alguma organização preservada desde a antigüidade, nem uma classe de sacerdotes na igreja do Senhor. A expressão “segundo a ordem de Melquisedeque” significa que o sacerdócio de Jesus é do mesmo tipo, ou parecido com, o sacerdócio de Melquisedeque.
¨  Melquisedeque aparece na história bíblica, e some logo em seguida. Ele era rei de Salém e sacerdote de Deus (Gênesis 14:18). Abençoou Abraão e recebeu o dízimo dele depois da vitória do patriarca contra Quedorlaomer.
¨  As Escrituras não relatam nada sobre antepassados nem descendentes de Melquisedeque (o ponto de Hebreus 7:3). Ele servia como sacerdote antes do nascimento de Isaque, então não era descendente da tribo de Levi (um dos netos de Isaque). Era sacerdote aprovado por Deus, independente de linhagem.
¨  Deus fez algumas coisas no Velho Testamento pensando na vinda de Jesus, e assim ajudando o povo a entender a missão de Cristo. Os comentários em Gênesis e Salmos sobre Melquisedeque mostraram a possibilidade de ter um sacerdote que não era sujeito à Lei dada aos israelitas no Monte Sinai. É exatamente isso que o autor de Hebreus nos mostra, usando Melquisedeque como tipo de Cristo.
¨  Jesus não podia ser sacerdote no sistema dado no Monte Sinai (Hebreus 8:4). O fato de Deus ter declarado Jesus sacerdote eterno serve de prova de mudança de lei: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei” (Hebreus 7:14). “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (Hebreus 8:6).
¨  Salmo 110, como o autor de Hebreus bem explica, aponta para o perfeito Rei e eterno Sacerdote, Jesus Cristo. Qualquer ensinamento que procura preservar algum sacerdócio humano segundo a ordem de Melquisedeque (como fazem, por exemplo, os mórmons), age por autoridade humana, e não divina (cf. Gálatas 1:10; 2 João 9), e diminui a importância de Jesus Cristo como o eterno e suficiente Sumo Sacerdote.
Exemplos que tipificam Cristo
¨  Abel – por ter oferecido mais excelente sacrifício.
¨  Arca de Noé – Assim como existia somente uma porta para entrar na arca, há somente uma porta que nos leva a salvação... Jesus Cristo.
¨  Genesis 22;2-13 Abrão oferecendo Isaque  - assim como Isaque poderia ter se negado ao sacrifício, o Senhor Jesus poderia se desejasse, ter evitado a cruz
Também muito maior que o amor de Abrão por Isaque é o amor de Deus como Pai, permitindo que seu filho morresse na cruz para nos salvar.
¨   José do Egito – como Cristo era objeto do amor do pai e do ódio de seus irmãos.



III. Isaque um tipo de Cristo.

Resultado de imagem para Isaque um tipo de Cristo..

Agora aqui nesse tema, entraremos em um dos mais belos tipos da Bíblia sagrada, onde tentaremos aborda-lo da melhor forma possível.

Gênesis 17.19 E disse Deus: Na verdade, Sara tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

Gênesis 22.18 E em tua “descendência” serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Isaque se torna o tipo perfeito de Jesus Cristo, pois sua vida em exatidão, mostra os passos espirituais de Cristo na sua obra de redenção e remissão, e na sua busca por uma esposa “Igreja” perfeita que lhe agradaria a alma.

Pois se observarmos, através de Isaque um povo seria abençoado, e aquela descendência gerada de Abraão, traria bênçãos sobre toda a terra. Pois, através de Abraão foi gerado Isaque para abençoar um povo, assim como, através de Deus foi gerado Jesus Cristo, para trazer a benção da remissão a um povo.

Pois como diz a escritura: “Em Isaque será chamada a tua descendência”, ou seja, as pessoas não são filhos de Deus, por serem filhos de “carne”, mais por causa da promessa, por causa de serem geradas no seio do próprio Cristo, por receberem sua “Palavra”.

Gênesis 24:2-6 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque. E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste? E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho.

Aqui vemos um quadro perfeito de Deus e seu profeta, tipificado em Abraão e seu servo Eliézer, respectivamente, (OBS: o tipo do profeta da última era que chamaria o povo para casar-se com Cristo todavia não falaremos aqui sobre a “tipologia do profeta”, sobre o plano profético pois isso será abordado ainda em outro artigo) olhem como o quadro é perfeito, Abraão chama Eliézer para ir buscar uma esposa para seu filho Isaque, Deus sempre envia um profeta para preparar uma esposa para se casar com Jesus Cristo, aonde se encontrava a Noiva naquele momento? Ela se encontrava na Caldéia, ou seja, na Babilônia, Deus estava falando ali que enviaria um profeta, para tirar uma noiva do meio da Babilônia (bagunça religiosa, denominações, da avareza e amor ao dinheiro), afinal foi lá que se originou toda espécie de paganismo que conhecemos.

Gênesis 24:10-21 E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor. E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água. E disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor. E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu. Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro. E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber. E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos. E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o SENHOR havia prosperado a sua jornada ou não.

Isso é muito grande, muito profundo, observem, Rebeca; quando o servo de Abraão, Eliezer, veio apanhar Rebeca, ele a montou em um camelo, o mesmo camelo ao qual ela deu água. E ela montou aquele camelo, para encontrar o seu noivo não invisível. O próprio animal à qual ela deu água, foi o que a levou para o seu futuro lar. E é a mesma coisa hoje, veja, a própria Palavra que a igreja genuína está regando, a qual é a Semente da Palavra é a própria Palavra que se torna viva e nos leva para o nosso Noivo invisível, Cristo.

Como é linda a Noiva do Senhor, como ela é disposta, humilde, tem amor pelo próximo, se preocupa em dar água, aos forasteiros, a Igreja verdadeira, ajuda os necessitados esse é o tipo perfeito da noiva que se casará com Jesus Cristo.

Agora observem de onde a Noiva foi tirada? Do meio da mesopotâmia, isso mesmo, da babilônia antiga, lar de toda idolatria e avareza, e é por isso que Labão o irmão de Rebeca é o tipo perfeito das Religiões, denominação modernas, ora a Igreja tem uma irmã corrompida chamada de religião; veja o que diz a Bíblia: Gênesis 24.29-31 E Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão, o qual correu ao encontro daquele homem até a fonte. E aconteceu que, quando ele viu o “pendente”, e as “pulseiras” sobre as mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos, à fonte, E disse: Entra, bendito do SENHOR; por que estás fora? pois eu já preparei a casa, e o lugar para os camelos.

Quando ele viu as pulseiras de ouro, quando ele viu o pendente, ele até correu ao encontro e preparou lugar para o seu repouso, e não é assim que faz a denominação vai correndo, ao encontro do membro, da tanta importância para um membro rico diz que já lhe é preparado lugar, ou seja, congregue-se conosco, faz isso apenas interessado no seu dinheiro, foi desse meio, corrompido, falido que Deus veio arrancar uma Noiva para casar, pois Ele não aceita sua noiva está misturada com tantos erros.

Quando a Palavra de casamento vem de encontro a Noiva por meio do profeta, aí você ver a diferença entre Religião e a Igreja (noiva), pois a noiva sempre aceitará sair dessa bagunça Babilônica para casar-se com Cristo, enquanto a religião não dará um passo para isso, veja a resposta da igreja para ir para Cristo: Gênesis 24.58 E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.

Agora, lembre-se Labão (A religião), não quer deixar Rebeca (Noiva, Igreja) ir, ele quer segurar a Noiva por mais tempo nessa Babilônia. Gênesis 24:50,51 Então responderam Labão e Betuel, e disseram: Do Senhor procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem. Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR.

Note há princípio Labão, (A religião) mostra duas coisas claras, primeiro é. Sua mornidão, mesmo sabendo que aquilo vinha de Deus, ele não tomou a decisão “Do Senhor procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem” mesmo em meio a revelação da chamada, as religiões mostram que de fato nunca tomaram sua decisão. Agora o segundo ponto é que a religião, quer segurar a Igreja (Noiva) por mais tempo nessa Babilônia, bagunça, por causa do dinheiro, assim como Labão queria segurar um pouco mais Rebeca por causa do ouro; Gênesis 24:55,56 Então disseram seu irmão e sua mãe: Fique a donzela conosco alguns dias, ou pelo menos dez dias, depois irá. Ele, porém, lhes disse: Não me detenhais, pois o SENHOR tem prosperado o meu caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor.

Já o quadro da Noiva, (Igreja) é bem diferente, Rebeca quando deu sua palavra que iria, independente se o mundo religioso aceitasse ou não, ela simplesmente foi, abandonou tudo que era da Babilônia. Gênesis 24.61-65 E Rebeca se levantou com as suas moças, e  subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu. Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul. E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se.

E veja quão perfeito. Isaque havia deixado a casa, e estava fora no campo, longe de sua casa, quando Rebeca o viu. E a Igreja se encontra com Cristo nos ares, e então Ele A leva de volta para Casa, a Casa do Pai, onde as mansões estão preparadas. Isaque levou Rebeca do mesmo modo. E, notem, foi amor à primeira vista. Nossa! Ela simplesmente correu para encontrá-lo. E esta é a maneira que a Igreja “NOIVA” se encontrará com Cristo, nos ares, e estará com Ele para sempre.



IV. O paralelo entre Isaque e Jesus. (Gn 22)

Resultado de imagem para O paralelo entre Isaque e Jesus.


• Isaque era o único filho de Abraão (2) – Jesus, o Unigênito de Deus (Jo 3.16)
• Isaque era o filho amado de Abraão (2) – Deus disse a respeito de Jesus: “Este é o meu Filho Amado” (Mt 3.17)
• Isaque seria oferecido na terra de Moriá (2). Moriá significa “ordenado/considerado por Deus” É a mesma região do Calvário onde Jesus, por ordenação divina foi crucificado.
• Em um trecho do caminho estavam apenas Abraão e Isaque (5). Jesus também foi abandonado pelos seus discípulos, só o Pai esteve com ele.
• Isaque foi obediente a Abraão – Jesus foi obediente ao Pai, Obediente até a morte. (Fp 2.8; Mc 14.35,36)
• Isaque elevou sobre si a lenha do holocausto (6) Jesus levou sobre si a cruz (Jo 19.17) Ele levou sobre si muito mais do que a cruz, levou “as nossas enfermidades”, “as nossas dores”, “o castigo que nos traz a paz”, “a iniqüidade de nós todos” (Is 53.4-11)
• Isaque foi colocado em cima do altar (9).Jesus foi crucificado.
• Para Isaque havia um carneiro substituto (13) – Mas para Jesus não havia substituto – Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29)
• Isaque morreu e ressurgiu em figura – Jesus morreu e ressuscitou em realidade. (Hb 11.18,19)
2) O Casamento de Isaque (Gn 23-24).
• Abraão representa Deus, Sara havia morrido, ela representa Israel afastado de Deus –
• Neste momento Abraão incumbe a Eliézer que vá a sua terra em busca de uma noiva para Isaque – Deus enviou o Espírito Santo para preparar a noiva de Cristo – a Igreja “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.27).
• Ele não foi de mãos vazias trouxe muitos presentes para rebeca – O Espírito Santo trouxe muito presentes espirituais para a igreja.
• Eliézer na viagem tomou dez camelos cheios de presentes, vasos de prata e vasos de ouro. Na Bíblia, o número dez significa perfeita ordem divina, onde nada falta. “De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 1.7).
• Vasos de prata – simbolizam redenção (Êx 30.12-16; Lv 5.15;Tt 3.5; 1 Jo 1.7)
• Vasos de Ouro – O ouro indica a glória de Deus (2 Co 318)
• Vestidos – A Igreja jamais poderá ser apresentada ao seu Noivo trajada dos trapos imundos da sua própria justiça. Por isso o Espírito santo dá-lhe vestidos apropriados – vestidos de salvação e vestidos de louvor (Is 61.3,10).
• Rebeca deixou tudo para se casar com Isaque, a Igreja deixou tudo para se casar com Cristo.
• O encontro de Isaque e Rebeca se deu ainda no caminho – Jesus se encontrará com a igreja, nos ares, Isaque conduziu Rebeca à sua casa – Jesus conduzirá a Igreja ao Céu.
• Após o casamento de Isaque, Abraão casou-se com Quetura - Depois que Jesus receber a Igreja,Israel será restaurado por Deus (Rm 9-11)



 Isaque, foi filho de uma Promessa, e filho Único - Jesus, foi o unigênito do Pai, e prometido como "semente da mulher" (Ler Gálatas 4:23, João 1.14 e Gênesis 3:15).

. O nascimento de Isaque foi sobrenatural - O nascimento de Jesus foi sobrenatural (Ler Romanos 4:19).

. Isaque foi oferecido em sacrifício e obediente em tudo - Jesus, foi obediente em tudo e sacrificou a sua vida na cruz (Ler Gênesis 22 e Filipenses 2:8).

. No casamento de Isaque, o pai, através de um servo, providenciou-lhe a noiva - No casamento de Jesus com a igreja, o Pai enviou o Seu Espírito, para convencer, ensinar e preparar a noiva, que é você!





V. Resumo dos personagens da tipologia de Isaque.

Resultado de imagem para os personagens da tipologia de Isaque.


Abraão viu que seu filho Isaque já estava na idade de se casar. Por isso, providenciou que Isaque se unisse a uma crente, pois vemos que Eliézer foi enviado á Mesopotâmia para encontrá-la no meio da sua parentela. Abraão não queria que ele se unisse a uma pagã cananita.

Flávio Josefo afirmou que Isaque já tinha 40 anos quando Abraão decidiu casá-lo. O casamento de Isaque trata-se de um casamento planejado nos céus. Mas, vemos nesse episódio uma tipologia, isto é, uma sombra de como será o arrebatamento da igreja. Vamos aos detalhes:

Abraão envia Eliézer para buscar uma esposa para seu filho

Assim como Eliézer, servo de Abraão, foi enviado para buscar uma esposa para seu filho, Isaque, Deus Pai enviou o Espírito Santo para buscar uma noiva para seu filho, Jesus Cristo (At 2.1). À semelhança do servo que não falou por si mesmo, o Espírito não fala por sua própria conta, mas fala acerca do Filho da promessa (João 16:13-15). Da mesma forma que o servo presenteou a Rebeca com coisas preciosas como uma antecipação das riquezas de Isaque, o Espírito concede dons e penhor do Espírito à Igreja (2 Co 1:22).

Sabemos que Isaque  ficou com Abraão enquanto Eliézer foi em busca de Rebeca. Assim, sabemos que O Filho, Jesus Cristo hoje está assentado á direita de Deus Pai (At 2.33; 5.31; Hb 8.1), enquanto o Espírito Santo prepara a noiva do Cordeiro que é a Igreja de Cristo (Jo 3.29; Ap 19.7;22.17;).

Eliézer orou ao Senhor para que lhe ajudasse a encontrar a noiva certa para o filho do seu senhor (Gn 24.12). O Espírito também intercede pela igreja de Cristo (Rm 8.28).  Rebeca era belíssima e virgem (Gn 24.16). Sabemos que virgindade simbologicamente refere-se á pureza, santidade. A igreja que o Espírito vai apresentar a Jesus é santa, pura e irrepreensível (Ef 5.27; Hb 12.24). Como Rebeca creu em Isaque e o amou sem havê-lo visto, o crente crê em Cristo sem vê-lo, ama-o e se alegra com alegria inefável e gloriosa (I Pe 1:8). Finalmente, vê-se na longa viagem que Rebeca tinha de fazer, a imagem da jornada do cristão para seu lar celestial.

Isaque vai ao encontro de Eliézer com sua noiva

Outro fato que me chama a atenção e me deixa maravilhado, é que Isaque estava orando no campo. Provavelmente ansioso para ver sua futura noiva (Gn 24.61). Isaque encontrou Rebeca e Eliézer no meio do caminho. É maravilhoso encontrar nas Escrituras que Cristo virá buscar a sua noiva entre os céus e a terra, isto é, no meio do caminho, nos ares:

(I Tessalonicenses 4:17) -  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Imagino a alegria e o amor de Isaque e Rebeca ao cruzarem seus olhos no campo. Da mesma forma, grande será o amor de Cristo para com a sua noiva, a igreja do Senhor. (Gênesis 24:67) - E Isaque trouxe-a... e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a...


O que está reservado para nós naquele grande dia!?



(I Co 2:9) -  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
Qual é o seu “Isaque”? Qual é a promessa que Deus te fez? Se hoje Ele te pedir para oferecer em sacrifício esse “filho” a quem você tanto ama, você O obedeceria tal como Abraão? Continuaria crendo mesmo contra a esperança? Colocaria sua fé Naquele que prometeu acima da confiança que tem em si mesmo? Correria o risco?

Deus não divide Sua glória com ninguém. Nem com seus pais, irmãos, filhos, sobrinhos, netos, amigos, cônjuge, emprego ou bens. Ele não compartilha Seu espaço com outros deuses e muito menos com Sua criação. A glória pertence somente ao Senhor e a mais ninguém. Deus não quer apenas metade de nós; Ele nos quer por inteiro. Não um meio-compromisso, meia-fé, meia-salvação. Deus busca todos os espaços do nosso ser para preenchê-los com Sua graça.

Quando Deus pede para colocarmos nosso “Isaque” no altar e oferecê-lo em sacrifício, Ele o faz para que sejamos forçados a ver onde está nosso coração. É claro que colocar seu “Isaque” no altar sem saber o que acontecerá é assustador, mas recusar-se a fazer isso, agarrar-se ao “Isaque” significa que este assumiu o lugar que pertence apenas a Deus. Nosso coração deve estar guardado no Dono da promessa e não apenas na promessa. Esta, por si só nada faz, quem efetua todas as coisas é Deus.

Toda promessa gerada por Deus, para que seja benção em nossas vidas, depende de nossa postura. Depende do quanto cremos em Deus, do quanto estamos dispostos para “dar à luz” à promessa.

A promessa de Deus está vinculada à obediência. Quando obedecemos vivemos a promessa; quando não obedecemos, abortamo-la.

Reflita nisso. Deus quer nos levar a um novo nível, a um novo tempo e para isso precisamos nos entregar totalmente. Ou confiamos em Deus ou não confiamos. Ou nos entregamos à Ele ou não nos entregamos. Ou colocamos nosso “Isaque” no altar ou não colocamos.

Qual é a sua escolha? Qual é o seu “Isaque”?


Em breve estaremos de volta, dando continuidade a esta série sobre os patriarcas, desta vez falando sobre Isaque, com o tema: A simbologia do seu casamento
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário