sábado, 28 de agosto de 2021

Série os Patriarcas - Abraão 10 - Abraão manda buscar a esposa para Isaque

 

Por Jânio Santos de Oliveira


 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena


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Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

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Gn 24.3,4,11,12,14,15,58,59,65-67

Gn 24.3 - Para que eu te faça Jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus no meio dos quais eu habito, 
4 - Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e daí tomarás mulher para meu filho Isaque.
11 - E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, Junto a um poço dágua, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.
12 - E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão! dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão!
14 • Seja pois que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que fizeste beneficência a meu senhor. 
15 - E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com seu cântaro sobre o seu ombro.
58 - E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei. 
59 Então despediram a Rebeca sua irmã, e a sua ama, e ao servo de Abraão, e a seus varões,
65 - E disse ao servo: Quem é aquele varão que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu, e cobriu-se. 
66 - E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera. 
67 - E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe ela por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.


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 Nós estamos de volta, já estudamos os seguintes temas na série "os patriarcas", se referindo inicialmente sobre Abraão:

  1. A sua biografia;
  2. A sua trajetória bíblica;
  3. As duas fases da sua chamada;
  4. A sua descida ao Egito;
  5. Abrão presta socorro a Ló.
  6. A separação entre Ló e Abrão
  7.  O nascimento de Isaque
  8. Deus destrói Sodoma
  9. A prova final de Abraão
Agora estaremos falando sobre Abraão manda buscar a esposa para Isaque.  .
Vamos continuar meditando neste estudo maravilhoso sobre os Patriarcas.



A promessa de Deus de Abraão ser uma grande nação começou a cumprir-se ao nascer Isaque. Todavia era preciso que este se casasse e tivesse filhos. Abraão não queria para seu filho uma esposa pagã, uma esposa das filhas de Canaã. Por isso designou seu fiel servo Eliezer para ir à sua terra, à sua parentela, à cidade de Naor na Mesopotâmia para lá tomar mulher para seu filho Isaque (Gn 24.3,4.10), pois Abraão Havia sido informado acerca de como crescera a família de seu irmão Naor (Gn 22.20- 23). Este assunto é um símbolo da missão dada pelo Pai ao Espírito Santo de preparar uma noiva para seu Filho Jesus.



I. Visão panorâmica do casamento de Isaque (Cap. 24).

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Abraão já estava bem velho, com 140 anos, e o SENHOR o havia abençoado em tudo; mas agora ele queria uma esposa para Isaque. Não, porém, dentre os cananeus, camitas, entre os quais ele vivia, pois eles levavam sobre si a maldição de Noé (capítulo 9:25).

A solução era encontrar uma moça que fosse de sua própria parentela, semita, e para isso alguém teria de ir procurá-la em sua terra nas proximidades de Harã (capítulos 11:31, 22:20 e 27:43), a mais de 800 quilômetros de distância. O casamento entre familiares era normal e aceitável naquele tempo.

Os pais usualmente escolhiam esposas para os filhos; não podendo ir em pessoa, Abraão mandou o mais antigo servo da casa, possivelmente Eliezer (capítulo 15:2-3), embora seu nome não seja mencionado aqui: significa Deus seu auxílio.

Ao lhe dar essa incumbência, Abraão insistiu para que ele jurasse pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomaria esposa para Isaque dentre as filhas da terra de Canaã. O servo colocou a mão debaixo da coxa de Abraão, costume da época para ratificar, ou selar, esta procuração verbal, da mesma maneira como hoje em dia assinamos papeis diante dum tabelião.

Abraão proibiu-o de levar Isaque para lá com ele: se a escolhida não quisesse vir com o servo, ele estaria desobrigado do seu juramento. Abraão confiava que Deus iria preparar o caminho para que seu servo encontrasse a noiva para Isaque.

Chegando lá, ele foi para o lugar mais apropriado para encontrar as moças: um poço de água. O poço era a fonte de água para a povoação, que naquele tempo não dispunha de água encanada. As moças vinham à fonte com seus cântaros para levar água para suas casas, e havia um bebedouro ao lado onde se despejava água para os animais beberem. Era um bom lugar para encontros, e para fazer amigos.

O servo pediu ao "SENHOR de Abraão" que o acudisse fazendo com que a moça que Ele havia designado para Isaque respondesse de certa forma ao seu pedido de água, indicando solicitude para com ele e seus animais.

Rebeca significa um laço. Ela tinha beleza física, mas o servo queria achar formosura interior. Esta foi encontrada quando ela se prontificou a tirar água para ele e seus dez camelos: os cântaros usados eram grandes e pesados, e era preciso muita água para satisfazer um camelo sedento - até cem litros cada um depois de uma viagem longa.

Ele a recompensou com um pendente de nariz e duas pulseiras, pesando quase 300 gramas de ouro ao todo. Quando ela declarou quem era sua família - a mesma de Abraão - e se prontificou a levá-lo para casa onde ele poderia ser hospedado com seus companheiros e seus animais, o servo se convenceu de que o SENHOR o havia dirigido, e então inclinou-se e O adorou.

Labão, irmão de Rebeca, parece que ficou impressionado com os presentes que o servo havia dado a ela, pois indicavam que ele tinha muita riqueza. Por isso ele saiu correndo para encontrá-lo e convidá-lo para entrar em casa.

Antes de comer a refeição que lhe foi oferecida, o servo insistiu em esclarecer quem ele era - "sou servo de Abraão" - e contar tudo o que havia ocorrido, e como o SENHOR. havia abençoado Abraão e dirigido a ele em sua tarefa. Terminando, ele pediu a Labão e Betuel para confirmarem se iriam usar de benevolência e verdade para com Abraão.

Eles, convencidos da sinceridade e da direção do SENHOR, declararam seu acordo com tudo, e permitiram que ele levasse Rebeca para ser mulher de Isaque. O servo novamente prostrou-se em adoração ao SENHOR, e depois distribuiu presentes a Rebeca, seu irmão e sua mãe. Estes presentes constituíam em uma espécie de dote, que garantia a boa situação financeira de Isaque.

De madrugada, tendo obtido o consentimento de Rebeca, que recebeu a bênção de sua família, eles partiram de volta com ela, acompanhada de sua irmã e ama.

Isaque viu a comitiva quando ele voltava do caminho de Beer-Laai-Roi (um poço dAquele que vive e me vê - capítulo 16:14).

Rebeca, quando lhe disseram que era Isaque, cobriu-se com seu véu. O véu era sinal de recato e respeito, suficientemente grande para envolver tanto o rosto quanto o corpo. Era costume tirá-lo após a cerimônia do casamento.

Após ouvir tudo o que acontecera, Isaque levou Rebeca à tenda que havia sido de sua mãe e ali recebeu-a como sua esposa. Ele a amou e ela o consolou pela morte de sua mãe.


II . Os personagens representam a santíssima trindade.

Neste capítulo distinguimos uma grande semelhança entre a atuação das personagens envolvidas, e as relações entre Deus Pai, Filho e Espírito Santo e a Igreja:

Abraão é como o rei que celebrou as bodas de seu filho, ou seja, o Pai (Mt 22:2 e Jo 6:44).

 Eliezer simboliza a pessoa do Espírito Santo.

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2. A PESSOA DE ELIEZER
a.  O principal servo de Abraão (Gn 15.2).
b. Seu nome significa Deus socorre ou Deus auxilia.
c. Damasceno, ou seja, natural de Damasco (Gn 15.2).

3. AS QUALIDADES DE ELIEZER
a.  Fiel e de absoluta confiança de Abraão (Gn 24.2a)
b.  Piedoso e temente a Deus (Gn 24.2b).
c. Obediente e determinado (Gn 24.3)

4. A TAREFA DE ELIEZER
a.  Foi designado para viajar até Harã, terra dos antepas­
sados de Abraão, depois que saíram de Ur dos caldeus (Gn 2 4 .4 ).
b.  A longa viagem de centenas de quilômetros feita por Eliezer aponta para a grande distância entre o céu e a terra (Gn 2 4 .1 0 ).
c.  Foi designado para buscar uma noiva para Isaque,  o filho  de  Abraão,  um  símbolo  da  Igreja  (Jo  3 .2 9 ;  Ap 1 9 .7 ;2 2 .1 7 ).
d.  Essa tarefa seria feita sob juramento (Gn 24.9).

5. O SUCESSO DA MISSÃO DE ELIEZER
a.  Eliezer  era  a pessoa  que  Deus  escolhera para  trazer Rebeca, a esposa de Isaque (Gn 2 4 .1 2 ).
b.  Os  presentes  que  Eliezer levou  para  a  futura  noiva apontam para os dons e favores de Deus concedidos pelo Espírito Santo à Igreja (2Co 1.22).
c.  O  encontro  de  Eliezer.  Rebeca  e  Isaque  no  campo aponta para o encontro da Igreja com Cristo, no Dia do Arrebatamento (lT s 4 .1 6 ,1 7 ).


 Foi enviado por Abraão para buscar uma noiva para Isaque. Assim também o Espírito Santo prepara uma noiva para Jesus.
Rebeca, tirada de sua família, simboliza a igreja chamada para fora, a noiva sem mácula de Cristo (2 Co 11:2, Ef 5:25-32).

Isaque, é como o Noivo a quem, não tendo visto, a noiva ama mediante o testemunho do servo (1 Pe 1:8).

Ainda Isaque exemplifica o Noivo que sai para encontrar e receber sua noiva (1 Ts 4:14-16).

 Isaque, foi filho de uma Promessa, e filho Único - Jesus, foi o unigênito do Pai, e prometido como "semente da mulher" ( Gl 4:23, Jo 1.14 e Gn 3:15).

. O nascimento de Isaque foi sobrenatural - O nascimento de Jesus foi sobrenatural ( Rm 4:19).

. Isaque foi oferecido em sacrifício e obediente em tudo - Jesus, foi obediente em tudo e sacrificou a sua vida na cruz (Gn 22 e Fp 2:8).

. No casamento de Isaque, o pai, através de um servo, providenciou-lhe a noiva - No casamento de Jesus com a igreja, o Pai enviou o Seu Espírito, para convencer, ensinar e preparar a noiva, que é você!



III. Eliezer é símbolo da evangelização.

1. A importante missão de Eliezer. A missão de Eliezer simboliza a evangelização feita com a ajuda do Espírito Santo. Eliezer foi à busca de uma moça que aceitasse ser noiva de Isaque. Hoje todos estão sendo convidados para vir a Jesus (Ap 22.17; Mt 4.18.19; Lc 5.27), o único meio predestinado por Deus para a salvação de todo aquele que crer. Os que aceitarem o convite serão parte da Noiva de Cristo, a Igreja do Deus vivo.

2. Eliezer, administrador dos bens de Isaque. Toda a fazenda de seu senhor estava em sua mão (Gn 24.10). Partiu com dez camelos carregados de presentes. O Espírito Santo opera na evangelização transmitindo as riquezas de Cristo aos que são chamados à salvação (Jo 16.15; Rm 10.12).

3. Eliezer chega a Harã. Quando Eliezer chegou a Harã, fora da Cidade, junto a um poço de água, ele orou pedindo: "Dá-me hoje bom encontro" (Gn 24. l l,l2).  Toda verdadeira evangelização é feita com oração (Cl 4.3; SI 2.8). Sigamos o exemplo de Eliezer.

4. O encontro de Eliezer com Rebeca. Eliezer havia pedido a Deus um sinal. Saberia, que encontrou a moça designada por Deus. se ao pedir-lhe água para beber, ela não só atendesse o seu pedido, mas oferecesse dar de beber também aos camelos. Enquanto Eliezer apresentava sua petição, a resposta já estava a caminho (Is 65.24). A jovem que se apresentava era, de fato, tal como ele havia suplicado a Deus. para ser a noiva do filho do seu senhor. Rebeca era, não somente extraordinariamente bela, como, também, hospitaleira, amável, gentil. Rebeca denotava inocência e pureza. Assim, também, deve ser a Noiva de Cristo, a Igreja ( Ct 2.1,2; l Co 6.11; Ap 7.14.)

5.  Eliezer no lar de Rebeca. Chegando à casa do pai de Rebeca, Eliezer contou ali a sua história e apresentou a proposta de seu senhor Abraão. Ao ouvirem as palavras de Eliezer, os parentes de Rebeca aceitaram a proposta como vinda de Deus e imediatamente deram o seu consentimento. Rebeca, indagada se aceitava acompanhar Eliezer, respondeu: "irei". A partir daquele momento já era noiva. Não podia mais permanecer no seu lar, unha que partir (Mt l0.37-.Sl 45.10-.Ef 5.31).


IV. Os nove camelos e os dons espirituais.

Quando Abraão vê que seu filho Isaque precisava de uma noiva para se casar e pedi a seu servo Eliezer para ir encontrar uma mulher digna e este sai ao encontro desta, e pedi a Deus um sinal para saber exatamente qual seria a mulher certa e tal coisa vem a acontecer, e Rebeca, que era a tal mulher escolhida por Deus para Isaque. Isso tudo representa Deus Pai representado por Abraão, encarregando o Espírito Santo, representado por Eliezer, de separar uma noiva, aqui representada por Rebeca, para se casar com seu filho Jesus, representado por Isaque, assim o espírito Santo vem a Terra, e sonda os corações de cada um dos moradores desse planeta e vê quem tem um coração sensível para aceitar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
Mas Eliezer, levou consigo a mando de Abraão, 10 camelos, sendo que ele foi montado em 1, então 10 menos 1, é igual a 9 camelos.
Estes nove Camelos como presentes para rebeca, descritos em Gênesis 24:10, representam os nove Dons do Espírito Santo para a Igreja Conforme 1ª Coríntios 12: 7 ao 11, pois como já foi dito, o décimo camelo era o transporte de Eliezer. Claramente, Rebeca representa a Igreja escolhida para ser a noiva de Isaque, representando Cristo, Eliezer representa o Espírito Santo.
É plano de Deus Pai, que toda a igreja tenha os 9 "camelos", ou seja, os 9 dons espirituais, que servem para edificação de toda igreja, igreja esta que é toda a pessoa que aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador e é fiel a Ele e seus mandamentos.
Busque os dons, valorize-os, dê liberdade para o Espírito Santo trabalhar em sua vida e nas vidas de outras pessoas através dos dons que Ele tem para nos dar e assim nos usar para honra e glória de Deus.
Quero que você me permita fazer uma analogia.
Imagine que os dons espirituais, são como um carro que você ganhou, mas todo carro precisa de combustível para funcionar, e você necessita ir até o posto comprar o combustível.
Isso quer dizer que o carro é o dom, mas você precisa do combustível, que é o poder de Deus, mas você tem que ir no posto, que é o Espírito Santo. Porém você precisa pagar o preço do combustível, ou seja, o preço para ter o poder de Deus, e este preço é:
Buscar a Deus; ir adorá-lo; orar; ler e praticar a Bíblia; jejuar as vezes; se afastar da pratica do pecado; ter prazer em está na casa de Deus; amar a Deus e ao próximo; evangelizar; ajudar quem necessita, nem que com um apoio; ter a pratica em sua vida dos frutos do Espírito Santo, que está descrito em Gl 5:22 e 23.
Os dons espirituais são fundamentais para todo crente em Cristo Jesus, pois na descida do Espírito Santo em Atos 2, Ele distribuiu os dons para toda a igreja, e isso ainda é ação do Espírito Santo, dar dons espirituais a nós, a igreja. Isto nos ajuda muito em nossa caminhada cristã, e ainda podemos ser instrumentos de Deus para outras pessoas através destes dons, que só funcionarão mediante a ação do poder de Deus, que vem através do Espírito Santo.

V . Rebeca se dispõe a encontrar com Isaque.

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Esta viagem serve de símbolo de como o Espírito Santo quer nos guiar até o encontro com Jesus nas nuvens.
1. Rebeca vai ao encontro do Noivo: Rebeca não precisava preocupar-se com o que haveria de levar na viagem ao encontro de Isaque. Eliezer responsabilizou-se por tudo. Ele tinha camelos. Ele tinha alimentos para a viagem. Assim Deus em todos os tempos tem-se responsabilizado pela viagem de seus servos (ÊX 19.3; Dt 32.11.12). Podemos descansar. Aquele que crê. entra no repouso (Hb 4.3). Não é por força c nem violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor (Zc 4.6). Para beneficiar-se desta ajuda. Rebeca precisava tão-somente deixar que Eliezer a guiasse (Rm 8.14; Gl 5.18). Deus quer nos ensinar a obedecer a sua direção (At 5.32).
2 Eliezer, o guia de Rebeca. Rebeca não conhecia o caminho para encontrar-se com Isaque, porém. Eliezer conhecia. O Espírito Santo quer nos guiar por todo caminho. Importa que sejamos guiados por ele. Diz o apóstolo Paulo: "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito" (Gl 5.25). Devemos ter cuidado para não entristecer o Espírito Santo (Ef 4.30). Nas encruzilhadas da vida a verdadeira direção está na Palavra de Deus. O Espírito Santo nos guiará em toda a verdade (Jo 16.13).
3. Eliezer, o protetor de Rebeca. Eliezer era responsável pela proteção de Rebeca durante a viagem. Do mesmo modo, o Espírito Santo nos protege, nos guia, e quer garantir que tenhamos vitória em todas as frentes. Vejamos alguns exemplos:
• Vitória sobre a carne: A Carne nos ataca. O Diabo usa a carne como porta de entrada (Ef 2.3). Se andarmos em Espírito não cumpriremos as concupiscências da carne (Gl 5.16). Não temos nenhuma obrigação com a carne (Rm 8.12).
• Vitóna sobre os pensamentos (2 Co 10.5J. Os maus pensamentos procedem de um coração não purificado (Mt 15.19). Da fonte de água doce não procedem águas amargas (Tg 3.11). Se o coração estiver puro, os maus pensamentos, que são ataques externos, não farão nele morada. E se resistirmos o Diabo ele fugirá de nós (Tg 4.7; Pv 16.32).
• Vitória sobre a língua (Sl 141.2; Sl 17.3; SI 39.1).
• Vitória sobre as obras das trevas. Devemos deixar a nossa luz brilhar para que os homens vejam as nossas boas obras (Mt 5.16).


VI . Eliezer promove o encontro entre Rebeca e Isaque.


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1. O encontro iminente. Eliezer e Rebeca estavam se aproximando do destino, ele havia contado a Rebeca tudo sobre Isaque. Ela certamente já nutria amor por ele. mesmo sem tê-lo visto. Assim faz o Espírito Santo. Ele glorifica a Jesus (Jo 16.14), e nós o amamos sem tê-lo ainda visto (l Pé l .8). E o Espírito Santo nos avisa que a vinda de Jesus se aproxima (Lc 21.28; l Ts 5.2).
2. Isaque recebe Rebeca, sua noiva. Isaque havia saído ao campo para orar. Viu que a caravana se aproximava. Rebeca viu Isaque de longe, e por não o conhecer, perguntou a Eliezer quem era o varão que vinha ao encontro deles. Ouvindo que era Isaque, desceu do camelo e se cobriu com um véu. Isaque a recebeu por esposa e amou-a toda a sua vida (Gn 24.63-67).
Na vinda de Jesus, o Espírito Santo fará com que os que dormem no Senhor ressuscitem e depois fará com que os crentes que estiverem vivos sejam transformados e arrebatados ao encontro do Senhor nos ares e assim estaremos para sempre com o Senhor (l Ts 4.17.18).



VII. Eliezer nos ensina como ser um mordomo de Deus.

1.      Definição de mordomo:
·        É aquele que é incumbido da direção da casa, o administrador. Ele não é dono, mas o dono da casa lhe confia tudo o que tem para ser cuidado e desenvolvido: terras, dinheiro, jóias, esposa, filhos, alimentação da família e administração de suas riquezas.
·        Quando o mordomo se sente dono dos bens do seu senhor, ele trai o seu senhor.
·        Quando o mordomo deixa de cuidar com zelo e fidelidade dos bens do seu senhor, ele torna-se infiel.

2.      Exemplos bíblicos de mordomia
a)      Eliezer – Gn 24:2 “Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuia…”. Eliezer não apenas cuidava dos bens de Abraão, mas também da família de Abraão. É incumbido de procurar uma esposa para Isaque. Eliezer obedece prontamente e fielmente. Ele depende de Deus para obedecer ao seu Senhor e ora, pedindo a direção de Deus (Gn 24:12-14).
b)      José – Gn 39:4,6: “logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha… Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava”.
c)      Paulo – Ele compreendeu que sua vida tinha um propósito definido (At 20:24). Alertou para o fato de que devemos manter sempre viva a verdade de que somos mordomos dos mistérios de Deus (1 Co 4:1-2).
d)      Jesus – Jesus veio ao mundo cumprir o propósito do Pai. Tudo o que o Pai lhe confiou ele executou fielmente. A agenda do Pai era a sua agenda. A vontade do Pai era a sua vontade. Mesmo sofrendo por sua fidelidade ao propósito do Pai, permaneceu firme, deixando-nos o exemplo. “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1 Pe 2:21).


VIII. Os motivos para sermos os mordomos de Deus.

1.      Porque Deus como o dono e sustentador do universo nos delegou essa função

a)      A função do homem é de mordomo e não de proprietário
·        Gn 2:15-17: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor lhe deu esta ordem: De toda esta ordem: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. O homem tinha ordens de coisas que permitidas, ordenadas e proibidas.
·        Gn 1:28: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”. Ao homem cabe não apenas encher a terra, mas também sujeitá-la. O crescimento populacional precisa ser responsável. O homem é mordomo!
·        Salmo 8:3-9: “… deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, tudos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares”.
·        Como mordomo da criação o homem tem cometido dois erros: VENERAÇÃO E DEPREDAÇÃO.

b)      Deus é o dono de tudo e não nos passou escritura do que lhe pertence
·        Gn 14:22 – Abraão disse para o rei de Sodoma que o “Deus altíssimo possui o céus e a terra”.
·        Dt 10:14 – “Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há”.
·        Salmo 24:1 – “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”. Os animais são de Deus (Sl 50:10-12), a terra é de Deus (Lv 25:23), a prata e o ouro são de Deus (Ag 2:8), o que a terra produz é de Deus (Os 2:8); até mesmo os bens que administramos e empregamos na obra de Deus é de Deus (1 Cr 29:13-16).
·        Sempre que granjeamos, administramos e gastamos os recursos como se eles fossem nossos, não observando que pertencem a Deus, tornamo-nos mordomos infiéis.

2. Porque nós mesmos não nos pertencemos, mas somos propriedade exclusiva de Deus

a) Por direito de criação (Gn 1:27; 2:7; Is 42:5; 43:1-7)
·        O homem não é produto do acaso, de evolução. Deus nos criou, nos formou, nos entreteceu. Ilustração: Marshall Nirenberg – 60 trilhões de célutas com 1,70 cm de  fita DNA e a perseguição do período da revolução Francesa.
b)      Por direito de preservação (At 14:15-17; 17:22-28)
a.      A doutrina da providência é maravilhosa. Ela alcança ímpios e remidos. Deus dá a chuva e o sol ao pai de santo e ao pastor. Ele dá saúde ao salvo e incrédulo. As bênçãos da graça comum, ele as distribui a todos.
b.      Nos dá vida, respiração, saúde, proteção, alimento, paladar, livramento. Ilustração: A diferença entre DEISMO E TEISMO.

c)      Por direito de redenção (1 Co 6:19-20; 1 Pe 2:9; Ap 5:9)
·        Deus nos criou para a sua glória (Is 43:7). O pecado nos afastou de Deus (Is 59:2). Então, Deus nos comprou pelo preço do sangue do seu Filho (At 20:28; 1 Co 6:20).
·        Somos de Deus porque ele nos criou, porque ele nos preserva e porque ele nos remiu.


IX . As consequências de sermos mordomos de Deus.

1. Passamos a ter um profundo senso do sagrado
·        Acaba-se a distinção entre sagrado e profano, ou atividades seculares e religiosas. Tudo passa ser sagrado e litúrgico. Exemplo: Isaque levanta um altar e cava um poço no mesmo lugar.
·        O trabalho é sagrado. Você é um mordomo no comércio e no templo.
·        O lar, a escola, o trabalho, a igreja participa da mesma esfera sagrada, porque Deus se importa com tudo o que é dele.

2.      Passamos a ter um profundo senso de responsabilidade
·        Vamos prestar conta da nossa mordomia (Lc 16:1). Como usamos nossa vida, família, bens, recursos, talentos, oportunidades, tempo, dinheiro.
·        O que se requer dos mordomos é que eles sejam encontrados fiéis (1 Co 4:1-2).

3.      Passamos a ter um profundo senso de dependência
·        1 Pe 4:10 “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.
·        2 Tm 2:21 “Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”.
·        Nenhum mordomo poderá desempenhar o seu sublime papel sem total dependência de Deus, sem o poder do Espírito Santo.



X. As lições do mordomo Eliezer Damasceno ( Gn 24).



Assim como Eliézer, servo de Abraão, foi enviado para buscar uma esposa para seu filho, Isaque, Deus Pai enviou o Espírito Santo para buscar uma noiva para seu filho, Jesus Cristo (At 2.1). À semelhança do servo que não falou por si mesmo, o Espírito não fala por sua própria conta, mas fala acerca do Filho da promessa (João 16:13-15). Da mesma forma que o servo presenteou a Rebeca com coisas preciosas como uma antecipação das riquezas de Isaque, o Espírito concede dons e penhor do Espírito à Igreja (2 Co 1:22).

Sabemos que Isaque  ficou com Abraão enquanto Eliezer foi em busca de Rebeca. Assim, sabemos que O Filho, Jesus Cristo hoje está assentado á direita de Deus Pai (At 2.33; 5.31; Hb 8.1), enquanto o Espírito Santo prepara a noiva do Cordeiro que é a Igreja de Cristo (Jo 3.29; Ap 19.7;22.17;).

Eliézer orou ao Senhor para que lhe ajudasse a encontrar a noiva certa para o filho do seu senhor (Gn 24.12). O Espírito também intercede pela igreja de Cristo (Rm 8.28).  Rebeca era belíssima e virgem (Gn 24.16). Sabemos que virgindade simbologicamente refere-se á pureza, santidade. A igreja que o Espírito vai apresentar a Jesus é santa, pura e irrepreensível (Ef 5.27; Hb 12.24). Como Rebeca creu em Isaque e o amou sem havê-lo visto, o crente crê em Cristo sem vê-lo, ama-o e se alegra com alegria inefável e gloriosa (I Pe 1:8). Finalmente, vê-se na longa viagem que Rebeca tinha de fazer, a imagem da jornada do cristão para seu lar celestial.




Isaque estava orando no campo. Provavelmente ansioso para ver sua futura noiva (Gn 24.61). Isaque encontrou Rebeca e Eliézer no meio do caminho. É maravilhoso encontrar nas Escrituras que Cristo virá buscar a sua noiva entre os céus e a terra, isto é, no meio do caminho, nos ares:

(I Ts 4:17) -  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Imagino a alegria e o amor de Isaque e Rebeca ao cruzarem seus olhos no campo. Da mesma forma, grande será o amor de Cristo para com a sua noiva, a igreja do Senhor. (Gn 24:67) - E Isaque trouxe-a... e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a...


O que está reservado para nós naquele grande dia!?



(I Co 2:9) -  Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.

a) Tinha procedência - v.2
Tinha um nome: Eliezer e tinha origem: Damasco
Igrejas muitas vezes tem sofrido com obreiros cuja procedência é duvidosa
Paulo considerava isto – Rm  16:1,2
João, de igual modo - disse que a Igreja dava boa recomendação do Presbítero Gaio - 3 Jo 4-6       e também de Demétrio - 3 Jo 12
b) Foi enviado (Não se auto enviou) - v.4
Eliezer não foi por conta própria
É maravilhoso ser enviado por Deus – João 1:6 (João Batista)
c) Era um homem submisso - v.10,54
Submisso significa: Debaixo de uma missão
Um obreiro submisso é uma benção (Alfabeto do cristão-OBDC)
Estar debaixo de autoridade é proteção
d) Sabia para onde devia ir - v. 10
Um obreiro dirigido pelo Senhor não fracassa - Ele tem o Espírito de Deus – Atos 16:6,7
e) Era homem de Oração - v. 12-14
Eliezer orava para que Deus prosperasse sua missão
Nenhum homem é tão grande, quando está de joelhos
Para muitos, o púlpito é uma vitrine…Mas no aposento de Oração, é que se conhece o homem de Deus
f) Era calmo e prudente no agir - v. 21
Não precipitou-se…Mas, aguardou...
Quanto prejuízo para a Obra de Deus, por causa de líderes precipitados
Genesis 33:12-14  (O exemplo de Jacó - queria ir no passo do gado)
g) Enriqueceu a noiva do filho de seu senhor - v. 22,53
Por duas vezes ele deu presentes a Rebeca
O obreiro não foi chamado para empobrecer a Igreja, mas enriquecê-la
Há obreiros como a palmeira - (Vitalidade no deserto)


Há obreiros como o cedro do Líbano - (Força e vigor)
Há obreiros como a Oliveira - (São cheios de unção)
Há obreiros como a videira - (Dão frutos p/ Deus)
Mas, há obreiro feito “Eucalipto”, mata todas as plantas ao redor e seca todo solo
O propósito do Ministério é o papel de Eliezer: Enriquecer a Igreja
h) Era um crente adorador - v. 26,27
João 4:23-24
Uma das bênçãos da Adoração - É Revelação:  O ex. De Jacó – Genesis 48:11-20
Genesis 24:26,27 - Eliezer adorou primeiro e como resultado recebeu revelação
i) Dava prioridade as coisas do seu senhor - v. 33
Fosse outro, comeria e beberia….e depois, quem sabe cumpro a missão
Eliezer, dava prioridade ao seu senhor que o enviara


Nós, obreiros devemos priorizar a coisas do Senhor - (Salmo 16.2))
j) Falava de seu senhor, mas não falava de si mesmo (nem de seu nome falou) - v. 34-36
Em nenhum instante falou dele….E, quantos se ufanam no ministério, e dizem: Eu sou isto e aquilo (Jo 3.30)
k) Inspirava confiança nas pessoas - v. 50,51
É triste, um obreiro que ninguém confia
l) Levou a noiva até o seu senhor - v. 61-67
Que cada um de nós, saiba, que estamos conduzindo a noiva de Cristo ao Céu
Daremos conta da Igreja ao Senhor - Portanto, não desanimemos e sejamos fiéis até o fim - 1 Co 15:58



Em breve estaremos de volta dando continuidade e este maravilhoso estudo com o tema: Abraão o  pai da fé. Até já na Paz do Senhor Jesus!

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