Por Jânio Santos de Oliveira
Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena
Contatos 0+operadora 21 36527277 ou (Zap)21 xx 990647385 (claro) ou 989504285 (oi)
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Gn 18.20,21; 19.1,13,16,17,22,26,29; Lc 17.28,29,30,32
Gn 18.20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 - Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo este clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
19.1 - E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro, e inclinou- se com o rosto à terra,
13 - Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo.
16 - Ele porém demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.
17 - E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
22 - Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
26 • E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
29 - E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina. Deus se lembrou de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derribando aquelas cidades em que Ló habitara.
Lc 17.28 - Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
29 - Mas no dia em quem Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
29 - Mas no dia em quem Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
30 - Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
32 - Lembrai-vos da mulher de Ló.
Estátua que provavelmente seria a mulher de Ló, localizada no Mar Morto, em Israel.
Nós estamos de volta, já estudamos os seguintes temas na série "os patriarcas", se referindo inicialmente sobre Abraão:
- A sua biografia;
- A sua trajetória bíblica;
- As duas fases da sua chamada;
- A sua descida ao Egito;
- Abrão presta socorro a Ló.
- A separação entre Ló e Abrão
- O nascimento de Isaque
Agora estaremos falando sobre Deus destrói Sodoma .
Vamos continuar meditando neste estudo maravilhoso sobre os Patriarcas.
I. Visão panorâmica da matéria.
As cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas por causa da grande maldade do povo que morava lá. Seus pecados já não podiam ser tolerados. A destruição de Sodoma e Gomorra também serve como exemplo sobre a justiça de Deus.
Deus é bondoso e paciente, mas quando os pecados se tornam demasiado grandes, sem haver arrependimento, Ele traz castigo. Quem continua a pecar deliberadamente corre o risco de sofrer castigo repentino. Foi isso que aconteceu com o povo de Sodoma e Gomorra.
Em certa altura de suas vidas, Abraão e seu sobrinho Ló seguiram caminhos separados. Ló se instalou na cidade de Sodoma, porque a região era muito fértil. Mas o povo da região era muito perverso (Gn 13:12-13).
Depois de algum tempo, os habitantes de Sodoma e Gomorra foram derrotados em uma batalha. Ló e todos os outros residentes foram levados cativos. Quando ouviu o que tinha acontecido, Abraão juntou uma tropa e salvou Ló, junto com os outros habitantes de Sodoma. O rei de Sodoma ofereceu riquezas a Abraão, em gratidão, mas ele recusou toda recompensa (Gn 14:21-23). Abraão não queria se contaminar com as riquezas de Sodoma!
Em outra ocasião, o anjo do Senhor visitou Abraão e lhe contou que iria investigar os crimes de Sodoma e Gomorra e trazer castigo sobre o povo. Abraão pediu então por misericórdia pelas pessoas justas que moravam na região (Gn 18:23-25). Por isso, Deus disse que, se encontrasse apenas 10 homens justos, não destruiria Sodoma e Gomorra.
Mas não havia nem 10 homens justos! Por amor a Abraão, Deus enviou dois anjos para tirarem Ló e sua família de Sodoma antes da destruição, porque ele era o único justo nesse lugar. Ló convidou os anjos (que se parecia com homens) para passarem a noite em sua casa.
Quando chegou a noite, todos os homens de Sodoma cercaram a casa de Ló e exigiram que ele trouxesse para fora seus dois hóspedes para serem estuprados (Gn 19:4-5). Ló tentou impedi-los, mas os homens se tornaram violentos. Então os anjos feriram os homens de cegueira e retiraram Ló e sua família da cidade. Eles fugiram e Deus destruiu Sodoma e Gomorra.
Fogo e enxofre choveram sobre Sodoma e Gomorra, destruindo tudo (Gn 19:23-25). Na manhã seguinte, Abraão avistou a região de sua tenda e viu apenas uma densa fumaça subindo da terra!
II. Os pecados de Sodoma e Gomorra?
O povo de Sodoma e Gomorra cometeram muitos pecados, que levaram à sua destruição. Eles não morreram apenas por causa de um pecado. Eles morreram porque abandonaram completamente o bem e a justiça, se dedicando por inteiro ao pecado.
Alguns dos pecados de Sodoma e Gomorra que a Bíblia menciona são:
Violência e imoralidade sexual – homossexualidade e estupro – Jd 1:7
Falta de vergonha – eles nem sentiam necessidade de esconder seu pecado! - Isaías 3:9
Arrogância e desprezo pelos necessitados – Ez 16.49-50
III. Ló é avisado pelos anjos da destruição da Cidade.
Quando os anjos haviam posto Ló e sua família fora da cidade, disseram- lhe: 'Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina" Apressa- te. escapa-te (Gn 19,22).
A mensagem que o Espírito Santo nos quer transmitir hoje é muito semelhante. Eis o que disse o Senhor Jesus: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas" (Ap 2.7,11,1729) .1. "Escapa-te". Foi a advertência do anjo de Deus a Ló. que enfatizou: Não olhes para trás". O autor de Aos Hebreus pergunta: "Como escaparemos nós se não atentarmos para uma grande salvação?" (Hb 2.3). O servo de Deus não tem o direito de olhar para trás, pois o Senhor Jesus afirmou: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás. é apto para o reino de Deus" (Lc 9.62).
2. "Apressa-te". Esta advertência também se aplica a nós, visto que o apóstolo Pedro recomenda a todos os crentes em todo o tempo e lugar:
"Aguardando e apressando-vos para a vinda do dia de Deus. em que os céus em fogo se desfarão, e os elementos ardendo se fundirão" (2 Pé 3.12). Diante de quadro tão sombrio só resta clamar: ó terra, terra, terra! ouve a Palavra do ' Senhor! "(Jr 22.29).
IV. O que a Bíblia diz sobre homossexualismo?
A Bíblia diz que o homossexualismo é errado, tal como qualquer outro pecado. Toda a prática sexual, fora o casamento entre um homem e uma mulher, é errada. Mas Deus enviou Jesus para nos libertar do pecado. O crente deve amar todas as pessoas, incluindo os homossexuais, mas não pode concordar com a prática do homossexualismo.
A Bíblia fala pouco sobre homossexualismo. A lei do Antigo Testamento proibia que dois homens tivessem relações sexuais, junto com outras práticas sexuais erradas (Lv 18.22-23). Esse foi também um dos muitos pecados que condenaram Sodoma e Gomorra.
No Novo Testamento, em Romanos 1.26-27 o homossexualismo generalizado é indicado como sintoma de uma sociedade que rejeitou a Deus. Na Grécia e em Roma, nos tempos de Paulo, a homossexualidade era bastante comum e não era segredo. Mas Paulo deixou bem claro que isso não é certo aos olhos de Deus.
Amar é o mandamento mais importante (Mt 22:37-39) mas amor e desejo sexual são duas coisas diferentes. Há amor sem desejo sexual e desejo sexual sem amor. Também há amor com desejo sexual, mas as duas coisas são distintas. A Bíblia aprova todas as formas de amor, mas não todo tipo de desejo sexual.
A Bíblia ensina que precisamos ter domínio próprio e fugir de toda a imoralidade sexual (1 Co 6.18). Para alguns, isso significa lutar contra desejos homossexuais. Isso pode parecer impossível, mas não é preciso lutar sozinho! Jesus morreu e ressuscitou para libertar a todos da escravidão do pecado. Quem aceita Jesus como seu salvador pode vencer qualquer pecado com Sua ajuda, não importa o que seja.
Quem tem dúvidas se o homossexualismo é certo ou errado deve pedir que o Espírito Santo o convença da verdade. Também precisa pedir força de Deus para fazer o que é certo.
A destruição de Sodoma e Gomorra também serviu como exemplo. Assim como Sodoma e Gomorra foram destruídas, um dia Deus trará castigo sobre todas as pessoas. Deus fará justiça (2 Pe 2:6). Os ímpios receberão aquilo que merecem mas Deus também tem poder para proteger os justos. Deus poupou Ló e também poupa aqueles que O amam, rejeitando o pecado que os rodeia (2 Pe 2:7-9).
V. O Juízo de Deus executado naqueles dias.
O castigo de Sodoma e Gomorra foi determinado por Deus de forma irrevogável. (SÁ) Deus informou a seu amigo Abraão sobre isto (Gn 18.17.22),e anjos foram enviados para executarem a sentença de Deus (Gn 19.1). Os anjos foram designados para retirar da cidade aqueles que seriam salvos da destruição determinada por Deus em sua justa ira contra tais pecados (Gn 19.15-16).
O castigo de Deus sobre o pecado de nossos dias se aproxima. Vivemos os últimos dias antes da vinda de Jesus. Os anjos, "espíritos ministradores enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação" (Hb 1.14). estão trabalhando. O Espírito Santo opera por toda parte convencendo o mundo do pecado e da justiça e do juízo (Jo 16.8). Deus, nosso Salvador, quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade (l Tm 14). Deus não nos destinou para a ira. mas para a aquisição da salvação por nosso Senhor Jesus Cristo (lTs5.9).
Por ocasião da Vinda do Senhor Jesus, só serão poupados da ira divina aqueles que estiverem ligados a Ele, isto é, os que foram lavados no sangue do Cordeiro (Ap 22.14.15).
VI. O comportamento daquela sociedade se repete em nossos dias.
1. A profunda depravação moral.
Nos dias de Ló o que mais caracterizava a vida de Sodoma era a sua tremenda depravação moral. Eis o que diz a Escritura: "Ora. eram maus os varões de Sodoma. e grandes pecadores contra o Senhor" (Gn 13.13). E ainda: 0 clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito' (Gn l8.20). O clamor daquele lugar havia engrossado diante da face do Senhor (Gn 19.13). O homossexualismo havia, de tal modo tomado conta dos varões daquele lugar que todo o povo, de todos os bairros, moços e velhos, tinha sido atingido (Gn 19.4). A podridão era total.
2. Assim será no dia do Filho do homem. Quando Jesus disse que tal como acontecera nos dias de Ló, assim seria no dia da vinda do Filho do homem, Ele estava dizendo que da mesma maneira o juízo de Deus se abaterá sobre os que praticam os mesmos tipos de pecados que os habitantes de Sodoma e de Gomorra praticavam. Atentemos, então, para a advertência de Jesus, pois Deus há de julgar o mundo (Ap 8.6-13; 16).
Nos nossos dias o homossexualismo atinge proporções que deixam Sodoma para trás. O número de homossexuais é tão grande que eles têm representação política para lutar por aquilo que eles chamam de "seus direitos", mas que a Bíblia chama de pecado. Exigem que as leis do País sejam modificadas para que pessoas do mesmo sexo possam casar-se e ter os mesmos direitos de casais normais. O mal se vem alastrando de tal modo. que hoje existem igrejas" de homossexuais, e existem 'pastores" dispostos a celebrar cerimônias de casamento entre dois homens ou entre duas mulheres, impetrando as "bênçãos" sobre uma união tão anormal, imunda e proibida por Deus. Tais degenerações são uma decorrência das doutrinas de demônios (l Tm 4.l.2).
A Bíblia é muito clara sobre o assunto. Não se trata de uma doença, trata-se de grave pecado. Na lei de Moisés, o castigo para este pecado era morte (Lv 20.13). Era uma abominação que precisava ser desarraigada (Lv 18.22-25). No Novo Testamento está claramente expresso que os que cometerem esse pecado, não herdarão o reino de Deus (l Co 6.10), pois vivem cometendo
VII. A História da Família de Ló
Ló era sobrinho de Abraão. O pai dele morreu antes da família sair de Ur dos caldeus, e Ló acompanhou Abraão nas suas jornadas depois (Gênesis 11:26-31; 12:5; 13:5). Ló, como seu tio, se tornou rico. Os rebanhos dos dois aumentaram tanto que decidiram se separar. Abraão deixou Ló escolher a melhor terra, e este foi na direção de Sodoma, na campina do Jordão. Ele viu terra fértil, boa para a criação dos seus rebanhos, e tomou uma boa decisão profissional. Ao mesmo tempo, se colocou num deserto espiritual. Além de se separar de um homem bom e justo, seu tio Abraão, Ló levou a família na direção de Sodoma, uma cidade conhecida por sua imoralidade e maldade. Com tempo, ele acabou mudando para a própria cidade de Sodoma.
Não sabemos quando Ló se casou. A primeira passagem que menciona mulheres na companhia dele é Gênesis 14:16, depois de ele fixar residência em Sodoma. Pode ser que Ló tivesse se casado com uma mulher da região, ou pode ser que já fosse casado e que ela fosse influenciada pelo ambiente das cidades da campina do Jordão.
Alguns anos passaram, e Deus resolveu destruir Sodoma e as cidades vizinhas, pois não achou quase nenhuma pessoa justa nelas (leia o relato em Gênesis 19). Naquele dia, Ló perdeu praticamente tudo. Os noivos de suas filhas não acreditaram nos anjos de Deus, e ficaram na cidade condenada (19:14). A mulher de Ló, em desobediência aos mensageiros de Deus, olhou para trás e se tornou numa estátua de sal (19:17,26). Logo em seguida, as duas filhas de Ló deram vinho para o pai e cometeram incesto com ele (19:30-38). O lugar de Ló na história é como pai das tribos nômades de Moabe e Amom, que se tornaram inimigos do povo de Israel, os descendentes de seu tio, Abraão.
No final de contas, a “boa” decisão profissional de Ló lhe custou caro. Perdeu as suas riquezas, a sua mulher, a inocência de suas filhas, e a sua participação com o povo de Deus. Foi uma boa decisão em termos financeiros? Talvez sim. Mas em termos da família e de sua vida espiritual, a mudança para Sodoma foi uma péssima decisão que estragou a vida de Ló.
· A mulher de Ló
Era o tipo do crente apenas nominal. Ela estava tão ligada à sociedade de Sodoma, que precisou ser tomada pela mão para que saísse da cidade (Gn 19.16). Mas não resistiu à tentação de olhar para a sua querida Sodoma que estava sendo destruída, e ficou convertida em uma estátua de sal (Gn 19.26). Em seus dias o Senhor Jesus advertiu: "Lembrai-vos da mulher de Ló!" (Lc 17.32). Atentemos para esta solene advertência do nosso Salvador.
A esposa de Ló foi transformada em uma estátua de sal porque desobedeceu a uma ordem dada por Deus e olhou para trás: “Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: ‘Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto!’… Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra. Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra… Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal” (Gn 19:17, 23-24, 26). Obviamente, não havia lugar para alguém como ela no Reino de Deus, porque seu coração estava naquilo que Deus havia condenado ao fogo.
Embora a palavra “sal” possa ser traduzida como outra substância em pó, uma coluna geralmente é um marco para lembrar alguém ou alguma façanha histórica. O que Deus fez com a mulher de Ló Foi, erigir um “monumento à desobediência” para que outros vissem e não caíssem no mesmo erro. Alguns escritores antigos dão conta de uma coluna que seria a mulher de Ló e que permaneceu por muitos séculos visível aos viajantes da região.
A mulher de Ló sabia que não deveria olhar para trás para poupar a própria vida (Gn 19:17), mas mesmo assim olhou (Gn 19:26). Rejeitar a salvação de Deus é algo sério: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13-14).
O Senhor Jesus mencionou o que aconteceu com a mulher de Ló quando falou da grande tribulação que iria ocorrer. Os judeus nessa época deveriam fugir sem olhar para trás, pois o juízo que cairia sobre a terra de Israel seria grande:
“Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará.” (Lc 17:31-33)
Uma vez que abraçamos a causa de Deus, não podemos olhar para trás, voltar ao passado.
Por que a mulher de Ló olhou para trás? Tudo que ela possuía, que Ló e ela lutaram para conseguir durante toda a vida, estava se tornando cinzas. Os bens materiais e a vida que ela tinha em Sodoma chamaram a atenção dela, e olhou para trás.
Ló e sua família eram ricos, possuíam muitos bens. Tudo o que tinham estava em Sodoma, a cidade que seria destruída. Os anjos avisaram a sua família para não olhar para trás, mas a sua esposa olhou, demonstrando interesse material naquilo que perderia. Não havia mais tempo para levar nada embora. Se quisessem salvar a vida, deveriam sair da cidade imediatamente. Do mesmo modo, quando Jerusalém fosse atacada, os judeus deveriam ir embora da cidade o mais rápido possível, sem levar nada, pois não haveria tempo para levar alguma coisa, e, quem tentasse levar algo, acabaria se atrasando e sendo pego pelos invasores. Por isso, Jesus os aconselhou a não voltar atrás para pegar algum bem material, mas ir embora sem olhar para trás. E disse ainda: “Lembrem-se da mulher de Ló!” O que Ele estava dizendo é que, se os judeus não quiserem morrer, deveriam se desapegar dos bens materiais e não seguir o mau exemplo da mulher de Ló, que agiu com interesse.
Imagine que a sua casa está pegando fogo e você só tem tempo de salvar a própria vida, saindo do imóvel. O que você faria? Sairia de casa logo, sem levar nada, ou ficaria na casa perdendo tempo pegando coisas, como, por exemplo, televisão, celular, notebook, enquanto o fogo se espalha mais e mais até lhe matar? Jesus lhe aconselha a sair o mais rápido possível, esquecendo todos os bens materiais. Por quê? Porque não há tempo de salvar mais nada. Ou você foge, salvando o único bem que realmente pode salvar – que é a sua própria vida – ou então volta para tentar salvar mais alguma coisa e acaba perdendo a vida. Tenha sensatez! Lembre-se da mulher de Ló!
Jesus disse para não nos prendermos às coisas materiais. O problema não está em possuir, mas em amar o senhor errado: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6:24). Quando sonhamos em acumular bens materiais, ou nos dedicamos à conservação das coisas que já temos, precisamos lembrar nos daquela estátua de sal.
Lembre-se também de outra mulher: Quando Ló partiu na direção de Sodoma, Abraão voltou para uma terra menos atraente, mas escolhida por Deus. Ele habitou algum tempo em Hebrom (Gn 13:18). Apesar de ser rico, este fato nunca é frisado nos relatos sobre Abraão e Sara. A Bíblia destaca a fé dele (Hb 11:8,9,17; etc.) e a submissão, obediência, santidade e fé dela (1 Pe 3:5-6; Hb 11:11). Nos relatos bíblicos, Sara não mostrou nenhuma preocupação em procurar uma habitação perfeita aqui, mas se preparou para a habitação eterna. Como uma mulher de fé, ela morreu com dignidade e se tornou mãe do povo da promessa (Gl 4:31).
"Corríeis bem; quem vos impediu para que não obedeçais à verdade ? Essa persuasão não vem daquele que vos chamou" ( Gl 5: 7, 8).
Que a lição da mulher de Ló nos sirva de alerta, e prossigamos para o alvo, que é Jesus. Façamos como o escritor aos Hebreus nos diz:
"Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé", ( Hb 12: 1, 2 a)
VIII. O que Jesus falou sobre a Mulher de Ló?
O Senhor Jesus faz referência ao que aconteceu com ela quando fala da grande tribulação que irá ocorrer. Os judeus nessa época deverão fugir sem olhar para trás, pois o juízo que cairá sobre a terra de Israel sera grande (isso acontecerá antes do início do reino milenial de Cristo).
Lc 17:31-33 "Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve desça para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará".
Resumindo, creio que o que Deus fez com a mulher de Ló foi erigir um "monumento à desobediência" para que outros vissem e não caíssem no mesmo erro. Rejeitar a salvação de Deus é algo sério.
Rm 11:22 "Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade"
Fp 3:13-14 "mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
Em breve estaremos de volta dando continuidade e este maravilhoso estudo com o tema: A prova de fogo Até já na Paz do Senhor Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário