Por: Jânio Santos de Oliveira
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra no texto de Hebreus 4.13-16; Provérbios 15:3; Salmos139.7-10 que nos diz:
13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
Provérbios 15:3
³ Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus
Salmos139.7-10
7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Pessoas que tentaram se esconder de Deus e de sua missão
I. Visão geral de como deva ser o nosso caráter.
II. Personagens bíblicos que tentaram se esconder de Deus
III. Adão e Eva: Tentaram se esconder do Senhor
IV. Abraão: Engano e Medo o fez se esconder no Egito e mentir
V. Moisés: Escondeu-se em Midiã, após matar o egípcio.
VI. Gideão: Evitando o Chamado de Deus se mostrou incapaz.
VII. Saul: Escondeu-se entre as bagagens para não assumir o trono.
VIII. Elias: Escondeu-se numa caverna com medo de jezabel.
IX. Jonas: Tentou esconder-se de Deus por não gostar dos ninivitas.
X. Pedro: Tentou esconder-se entre os inimigos de Jesus e o negou.
XI. Os discípulos no Caminho de Emaús: Tentou distanciar de Jesus.
XII. Saulo: Tentou esconder-se numa falsa religião; mas Jesus o encontrou.
XIII. É impossível fugir da presença de Deus
XIV. José foi um exemplo de testemunho longe de sua família
XV. Onde você está escondido?
Estamos de volta, desta vez para apresentar uma série de conferências sobre como deva ser o nosso caráter e a nossa integridade no dia-a-dia não só diante de Deus, mas também diante dos homens.
Ninguém consegue se esconder da presença de Deus. Vamos acompanhar!
I. Visão geral de como deva ser o nosso caráter.
Apesar da responsabilidade de ser modelo e referência aos liderados, a preocupação não deve ser preservar o bom testemunho apenas quando somos vistos. É possível ter desvios de conduta fora de vigilância, mas viver de forma teatral diante de observadores.
Uma definição popular e antiga é: “Caráter é o que você é quando ninguém está olhando”.
A conduta dúbia, com comportamentos diferentes quando há ou não plateia, revela a necessidade de se trabalhar verdadeiramente o caráter.
O marido pode esconder os pecados da mulher, os pais, dos filhos, o empregado, do patrão. Mas ninguém pode se esconder de Deus, Ele sabe tudo a seu respeito, para Deus não existem surpresas.
Vamos meditar juntos no Salmos 139:7-12 onde Davi fala da onipresença de
Deus.
É impossível escapar do teu Espírito; não há como fugir da tua presença. Se subir aos céus, lá estás; se desço ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu tomar as asas do amanhecer, se habitar do outro lado do oceano, mesmo ali tua mão me guiará, e tua força me sustentará.
Tendo descrito a onisciência de Deus de maneira impressionante, Davi fala nesses versículos de maneira igualmente impressionante sobre a onipresença de Deus. É impossível ir a qualquer lugar onde o Espírito de Deus não possa me alcançar, ou ir a qualquer lugar onde eu não esteja mais na presença de Deus (Sl 139:7; Jr 23:24). O profeta Jonas tentou, mas falhou (Jn 1:1-17).
Quando Davi fala de onde ele pode ir “do teu Espírito” e “fugir da tua presença”, ele não quer dizer que quer. Ele quer deixar ainda mais claro que Deus, que é Espírito (Jo 4:24), sabe de tudo e está presente em todos os lugares. É impossível para o homem se esconder Dele. Não há lugar na criação onde Ele não esteja, porque Ele criou tudo. A questão não é: Onde está Deus, mas: Onde Deus não está? Ele não faz parte de Seu universo, Ele não é um componente dele, mas o governa com perfeito conhecimento de cada detalhe nele.
Imagine, diz Davi, que eu subi ao céu (Sl 139:8; cf. Am 9:1-2). Então eu te encontraria lá, pois você mora lá. Agora, se eu desci ao lugar mais profundo da criação, Sheol, o reino dos mortos, então eu te encontrarei lá também, pois você também está lá.
Na altura e na profundidade, não posso escapar de Ti. Agora, se eu tentei na largura ou no comprimento (Sl 139:9). Deixe-me “tomar as asas da aurora” e “habitar na parte mais remota do mar”. Ou seja, ele se move na velocidade do nascer do sol, transformando a escuridão em luz – perto do equador isso é muito rápido – e vai morar no lugar mais remoto da terra.
As possibilidades que Davi menciona para escapar de Deus são respondidas no mesmo momento por ele mesmo: é simplesmente impossível ir a qualquer lugar onde Deus não esteja. Davi chega a uma conclusão reconfortante por meio de suas perguntas: a mão de Deus o conduz a todos os lugares (Sl 139:10). E ele descobre – não apenas que Deus não o abandona, mas – que a mão direita de Deus o segura.
A seção do Salmo 139:7-12 deixa claro que o SENHOR usa Sua onipresença para nos guiar (V.10) e nos iluminar com Sua presença (Vv.11-12).
Então, se a distância não oferece nenhuma maneira de escapar de Deus, pode ser possível ser engolido pela escuridão, e até mesmo a luz ao seu redor seria noite (Sl 139:11). Mas então o que acontece? Então, por causa da presença de Deus com ele, a noite se transforma em luz ao seu redor ( At 12,7). Ele vem em plena luz. Onde Deus vem, automaticamente se torna luz, porque Deus é luz.
A escuridão torna as coisas escuras para nós. Isso também é verdade espiritualmente. Muitas coisas em nossa vida são “escuras” para nós; nós não os entendemos. Para Deus, não é assim. Não faz diferença para Ele se é noite ou dia, se há escuridão ou luz (Sl 139:12). Tudo é luz para Ele. Dia e noite, luz e escuridão, tudo é criado por Ele e, portanto, nada está oculto Dele.
Salmos 34.15 “Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor”.
O segredo de um relacionamento com Deus se encontra na sua vida devocional. Uma vida onde ninguém vê a não ser o próprio Senhor. Neste lugar não existe aplausos, mas sussurros. Existe choro do arrependimento e revelação da Palavra.
Você conhece a história. Recém-saídos da criação do mundo, Adão e Eva vão e pecam no Jardim do Éden. Deus descobre e os confronta, perguntando onde eles estiveram.
Em vez de confessar, eles tentam se esconder Dele. Eles vão tão longe quanto costurar folhas de figueira juntos e fazem aventais para cobrir seus corpos. Mas Deus não se deixa enganar nem por um segundo.
O que podemos aprender com esses personagens bíblicos? Bastante, ao que parece. Este artigo examinará de perto a história deles e o que ela pode nos ensinar sobre as nossas próprias vidas.
O profeta Jeremias diz: “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja, diz o Senhor? Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor”. (Jr 23:24)
Desta forma, como alguém pode pensar em escapar da presença de Deus?
Se você tem um chamado, uma promessa de Deus na sua vida, entenda, não há êxito em fugir.
A melhor coisa que pode acontecer é ser chamado por Deus para um ministério específico. Não fuja da sua missão e nem da Sua Presença, mas encontre contentamento e satisfação em estar na Presença Dele, cumprindo tudo o que Ele determinou.
Não viva em função da vigilância dos homens
Caráter tem a ver com os valores que cultivamos no íntimo, os quais nos obrigamos a praticar mesmo sem ninguém para observar.
Quem deixa de fazer o mal apenas porque está sendo vigiado não está preocupado com caráter, mas somente com reputação, ou seja, com o que pensam dele.
O que sou à luz determina minha credibilidade. O que sou no escuro determina minha autoridade. Diante dos homens precisamos de reputação, pois ela traz credibilidade, mas diante de Deus o que vale é o caráter. É daí que vem a autoridade.
Zelar pela reputação é bom, não podemos falar contra isso. Até porque a Palavra de Deus nos ensina a dar valor a ela:
“Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.” (Pv 22.1).
Um bom nome (ou boa reputação) é um dos maiores tesouros que podemos cultivar. No entanto deve ser extensão do caráter, e não uma forma de enganar aos que não conseguem ver nosso íntimo.
Jesus confrontou os fariseus, repetidas vezes, por causa disso. Ele nos ensinou que uma boa reputação sem caráter não passa de hipocrisia!
“Tenham o cuidado de não praticar suas obras de justiça diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial” (Mt 6.1).
Obviamente Jesus não fala contra o ser visto pelos homens – uma vez que, no mesmo sermão do Monte, ele já havia dito que nossas boas obras, quando vistas pelos homens, podem levar outros a glorificar a Deus.
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5.16)
Jesus confrontava os fariseus pelo fato de que eles só faziam o bem porque queriam ser vistos pelos homens. Estavam apenas construindo reputação. Não fariam em oculto, no privado, aquilo que se propunham a fazer à luz, em público.
O mesmo ensino é encontrado em diferentes porções das Escrituras Sagradas. Observe o que Paulo falou acerca do comportamento que os servos devem ter:
“Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradá-los quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem o Senhor.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo o Senhor, que vocês estão servindo.” (Cl 3.22-24).
Repare na frase “não somente para agradá-los quando eles estão observando”. Indica que a produtividade do cristão não deveria melhorar só quando conta com uma plateia. Por essa razão, acrescenta a frase “mas com sinceridade de coração”, que denuncia o fingimento quando se faz só para ser visto. Então o apóstolo nos leva ao entendimento do que é caráter: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor”.
Esse é o segredo!
Não posso evitar o mal ou dedicar-me a fazer o bem só quando sou visto pelos homens. Mesmo que ninguém esteja me olhando, Deus vê. E é a Ele que devo me empenhar em honrar e agradar.
Com isso em mente, atente ao exemplo bíblico de integridade de José:
“E, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: ‘Venha, deite-se comigo!’ Mas ele se recusou e lhe disse: ‘Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o e tem deixou aos meus cuidados. Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?’ Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: ‘Vamos, deite-se comigo!’ Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela” (Gn 39.7-12).
Ele não estava preocupado apenas com sua reputação, com o que os homens diriam a respeito dele. Caso contrário, teria aproveitado as “oportunidades” que teve de se deitar com a mulher de Potifar. Até porque ele teve o “cenário perfeito” para o deslize quando se viu sozinho com ela em casa. Nenhum dos empregados estava ali. Seria, na perspectiva maligna, a “hora perfeita” para fazer aquilo sem ser visto por mais ninguém. Porém a Bíblia revela duas lições importantes sobre a atitude do homem de Deus
· Ele se recusava a deitar com ela e…
· Evitava ficar perto dela.
A decisão de recusar deitar-se com aquela mulher mostra integridade. Já a decisão de evitar ficar perto dela revela o reconhecimento de sua fragilidade. Reconhecer o perigo da queda leva a andar em vigilância. A Palavra de Deus alerta que quem brinca com fogo acaba se queimando:
“Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? Pode alguém andar sobre brasas sem queimar os pés?” (Pv 6.27,28).
Quando as Sagradas Escrituras registram que José fugiu da casa, aponta para uma atitude prudente, porém a própria prudência revela que a tentação se fez presente. Não acho que José fugiu com medo de ser violentado pela mulher. Acredito que ele foge para evitar embaraçar-se num laço maligno que se apresentou de forma bem atraente. Penso que o homem de Deus fugiu dele mesmo!
José queria agradar a Deus. Ele não falou apenas sobre pecar contra seu senhor terreno, mas contra o Senhor Celestial: “Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?”.
Aqui temos um dos pontos altos da lição que José ensina: Não importa se há ou não testemunhas humanas, os olhos de Deus estão sobre nós.
IV. Tudo a seu tempo será descoberto.
Nada que fazemos escondido permanecerá escondido… um dia tudo será revelado!
Não há nada oculto que não será descoberto, foi o próprio Senhor Jesus Cristo quem declarou:
“Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.” (Mt 10.2).
Muita gente “varre a sujeira para baixo do tapete”, achando que permanecerá sempre lá. Grande equívoco! Deus disse, pelo profeta Naum que “levantaria o vestido” da cidade de Nínive:
“Eis que eu estou contra ti diz o Senhor dos Exércitos; levantarei as abas de tua saia sobre o teu rosto, e mostrarei às nações a tua nudez, e aos reinos, as tuas vergonhas”(Na 3.5).
O significado era óbvio, explicado pelo próprio texto. O Senhor mostraria publicamente a nudez que Nínive queria manter oculta. Deus iria expor as suas vergonhas. Não acredito que esse tipo de juízo se limita somente a uma cidade, na antiguidade. Na verdade, esse tipo de juízo é parte de um padrão revelado na Palavra de Deus.
Meus amados irmãos logo estaremos de volta dando seqência analizando:
II.Personagens bíblicos que tentaram se esconder de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário