domingo, 5 de novembro de 2023

Série: Aprendendo a Conhecer o seu caráter 3

 Por: Jânio Santos de Oliveira

 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra

 Pastor Presidente: Eliseu Cadena

 Contatos 0+operadora (Zap)21 987704458 (Tim)

 Email ojaniosantosdeoliveira@gmai.com


 

Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor! 

Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra no texto de Hebreus 4.13-16; Provérbios 15:3; Salmos139.7-10    que nos diz:

13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Provérbios 15:3

³ Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus 

Salmos139.7-10 

7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Pessoas que tentaram se esconder de Deus e de sua missão

I.                  Visão geral de como deva ser o nosso caráter.

II.               Personagens bíblicos que tentaram se esconder de Deus

III.           Adão e Eva:  Tentaram se esconder do Senhor

IV.            Abraão: Engano e Medo o fez se esconder no Egito e mentir

V.               Moisés: Escondeu-se em Midiã, após matar o egípcio.

VI.            Gideão: Evitando o Chamado de Deus se mostrou incapaz.

VII.        Saul: Escondeu-se entre as bagagens para não assumir o trono.

VIII.     Elias: Escondeu-se numa caverna com medo de jezabel.

IX.            Jonas: Tentou esconder-se de Deus por não gostar dos ninivitas.

X.               Pedro: Tentou esconder-se entre os inimigos de Jesus e o negou.

XI.            Os discípulos no Caminho de Emaús: Tentou distanciar de Jesus.

XII.        Saulo: Tentou esconder-se numa falsa religião; mas Jesus o encontrou.

XIII.     É impossível fugir da presença de Deus

XIV.     José foi um exemplo de testemunho longe de sua família

XV.         Onde você está escondido?

Estamos de volta, desta vez para apresentar uma série de conferências sobre como deva ser o nosso caráter e a nossa integridade no dia-a-dia não só diante de Deus, mas também diante dos homens.


Vamos abordar agora:

2.        Abraão: tentou esconder-se no Egito por engano e Medo

Gênesis 12

10 - Houve fome naquela terra, e Abrão des­ceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa.

11 - Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: Bem sei que você é bonita.

12 - Quando os egípcios a virem, dirão: Esta é a mulher dele. E me matarão, mas dei­xarão você viva.

13 - Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e mi­nha vida seja poupada por sua causa.

14 - Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher muito bonita.

15 - Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio.

16 - Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos.

17 - Mas o Senhor puniu o faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai, mulher de A­brão.

18 - Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher?

19 - Por que disse que era sua irmã? Foi por isso que eu a tomei para ser minha mulher. Aí está a sua mu­lher. Tome-a e vá!

20 - A seguir o faraó deu ordens para que providenciassem o necessário para que Abrão partisse com sua mulher e com tudo o que possuía.

Abraão foi um dos mais famosos caracteres no Bíblia, e ele também foi um dos mais desonestos. Abraão estava com medo do que aconteceria se contasse a verdade sobre sua esposa, Sara, então ele mentiu e disse que ela era sua irmã. Como resultado, Abraão conseguiu que Sara fosse levada por outro homem.

Deus não muda. Se ele disse que mentira é pecado, então é pecado. Esta tendência de dar um jeitinho é proveniente de nossa fraqueza. Como poderia Deus aprovar uma criação satânica? Afinal, o diabo não é o pai da mentira? Veja o que um Comentário Bíblico diz:

“Durante sua permanência no Egito, Abraão deu prova de que não estava livre de fraqueza e imperfeição humana. Ocultando o fato de que Sara era sua esposa, evidenciou desconfiança no cuidado divino, falta daquela fé e coragem sublime tão frequente e nobremente exemplificada em sua vida. Sara era “formosa à vista”, e ele não duvidou de que os egípcios de pele morena, cobiçariam a bela estrangeira, e que, a fim de consegui-la, não teriam escrúpulo de matar a seu marido. Raciocinou que não seria culpado de falsidade ao apresentar Sara como sua irmã; pois que era filha de seu pai, posto que não de sua mãe. Mas esta ocultação da verdadeira relação entre eles, era engano. Nenhum desvio da estrita integridade pode encontrar a aprovação de Deus. Devido à falta de fé por parte de Abraão, Sara foi posta em grande perigo. O rei do Egito, sendo informado de sua beleza, fez com que ela fosse levada ao seu palácio, tencionando fazer dela sua esposa. Mas o Senhor, em Sua grande misericórdia, protegeu a Sara, enviando juízos sobre a casa real. Por este meio o rei soube a verdade a tal respeito; e, indignado pelo engano praticado para com ele, reprovou Abraão, e restituiu-lhe a esposa, dizendo: “Que é isto que me fizeste? … Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te” (Gn 12:18 e 19).

O fato de Abraão ter sido o “Pai da Fé” não implica que ele nunca tenha pecado. As Escrituras falam que o único que não pecou foi Jesus. Você pode olhar em Hebreus 11 e vai ver que quase todos os heróis da fé relatados ali foram homens que tiveram seus pecados relatados na Bíblia. O que mostra que este não é um livro parcial, de ficção ou um conto. Conta a realidade do que enfrentam os filhos de Deus neste campo da grande controvérsia entre o bem e o mal.

Sara teve relações sexuais com Faraó? (Gn 12. 10-20).

Ao ler o texto acima, chegando no versículo 19, normalmente o leitor se depara com uma dúvida e uma pergunta é feita: Sara teve relações sexuais com Faraó?

Diante da realidade da extrema beleza de Sara e o medo de ser morto por causa da beleza da esposa, Abraão recorreu a um estratagema e combinou com sara, já que eles eram meio irmãos (V.12), de dizerem que Sara era sua irmã. Assim a Bíblia nos afirma acerca do combinado: “Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida” (V.13).

Diante desse combinado, quando chegaram ao Egito, local onde peregrinavam por causa da fome em sua terra (Gn 12.1), de imediato, os príncipes daquela terra, encaminharam Sara para que fosse dada por mulher a Faraó. (V.15)

Lembremos que nesse tempo era muito comum que faraós tivessem haréns com muitas esposas. Apesar do texto não nos afirmar que esse faraó tivesse um harém com muitas mulheres, imagina-se que Sara tenha sido recrutada para ser mais uma dessas muitas esposas para servir a esse faraó.

À partir dessa realidade, a Bíblia nos afirma que Abraão ganhou muitos presentes do faraó. (V.16) – Há os que afirmam que esse versículo indica um tempo longo se passando e que em razão dessa realidade, faraó tenha tido relações sexuais com Sara.

Importante destacarmos que a Bíblia não nos responde claramente, quanto a essa dúvida que paira na mente de muitos. Contudo, podemos investigar os contextos e assim chegarmos a alguns argumentos que estejam em consonância com os propósitos de Deus manifestos em Sua Palavra.

Argumentos que revelam que Faraó não teve relações com Sara:

Os muitos presentes que Abraão ganhou, não indicam que tenha se passado muito tempo;

O texto Bíblico em Gênesis 12. 16 nos afirma que por causa de Sara, Faraó deu muitos presentes a Abraão. Apesar de muitos afirmarem que essa grande quantidade de presentes indicam que Abraão passou muito tempo no Egito e isso confirmaria Faraó consumando o matrimônio com Sara, na verdade o fato de Abraão ter ganhado esses presentes não necessariamente indica que se passou muito tempo. Faraó pode ter presenteado a Abraão de uma só vez, quando o hospedou como irmão da sua nova pretendente a esposa. E, mesmo que tenha se passado muito tempo, na época, era comum o costume da purificação das mulheres escolhidas para serem rainhas ou mulheres dos reis. Como exemplo temos a purificação de Ester, judia escolhida para ser rainha de Assuero, imperador medo-persa, que durou 12 meses (Et 2.12)

Isto serve então como desculpa para seguirmos também pecando? Pelo contrário, é uma de advertência a nós de que, embora estejamos seguindo a Deus, devemos sempre vigiar, porque não estamos isentos de cair em tentação, a menos que mantenhamos nossa comunhão com Cristo.

Embora a história de Abraão não o pinte da melhor maneira possível, ela nos mostra que mesmo grandes homens e mulheres podem cometer erros. Também nos mostra a importância de sermos honestos com Deus, mesmo quando temos medo do que pode acontecer.


próxima matéria: 

3.    Moisés escondeu o Egípcio na areia e se escondeu em Midiã

Nenhum comentário:

Postar um comentário