Por: Jânio Santos de Oliveira
Pastor e professor da Igreja evangélica Assembleia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena
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Email ojaniosantosdeoliveira@gmai.com
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra no Evangelho segundo Mateus 5: 1 – 11 que nos diz:
“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa”
Conteúdo da matéria
I. As definições do sermão do Monte.
II. O sermão do monte e o Antigo Testamento.
III. As bem-aventuranças do sermão do Monte.
IV. A Oração do Pai Nosso explicada.
V. O Jejum conforme Jesus nos ensinou.
VI. O não matarás e o Sermão da Montanha.
VII. O Sermão do monte e o adultério.
VIII. As Lições que aprendemos com o Sermão do Monte.
O Sermão da Montanha
contém muitas lições e ensinamentos importantes que continuam a ser relevantes
até hoje. Algumas das principais lições incluem:
1. Deus é justo e
recompensador
Jesus ensinou que os
que são pobres de espírito, que choram, que são mansos, que têm fome e sede de
justiça, que são misericordiosos, puros de coração, pacificadores e perseguidos
por causa da justiça, são bem-aventurados. Essas bênçãos são uma promessa de
felicidade divina e recompensas para aqueles que seguem a Deus e praticam a
justiça.
2. Ore e pratique
Jesus ensinou uma
oração que é amplamente conhecida e recitada até hoje, a oração do Pai Nosso.
Nesta oração, Jesus ensina aos seus seguidores a se dirigirem a Deus como um
Pai amoroso e a pedir-lhe que perdoe os seus pecados, lhes dê o pão de cada dia
e os guie no caminho da justiça.
A lição da oração do
Pai Nosso nos ensina que a oração deve ser um estilo de vida. Ou seja, devemos
viver o que oramos e orar o que vivemos. Um exemplo disso é o perdão. Jesus
ensina que somos perdoados na maneira que perdoamos. “E perdoa-nos as nossas
dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6:12).
3. Ame de verdade
Jesus enfatizou a
importância de amar o próximo e tratar os outros com amor e compaixão. Ele
ensinou que amar a Deus e amar ao próximo são os dois maiores mandamentos.
Além disso, Jesus ensina
sobre amar até os inimigos: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos,
bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que
vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos
céus.” (Mateus 5:43-44)
4. Não sejas como os
hipócritas
Jesus advertiu contra a
hipocrisia e o fingimento, e enfatizou a importância de ser autêntico e sincero
em nossas ações e palavras.
“Quando, pois, deres
esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas
sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo
que já receberam o seu galardão.” (Mt 6:2).
“E, quando orares, não sejas como os
hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das
ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o
seu galardão.” (Mt 6:5).
“E, quando jejuardes,
não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus
rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já
receberam o seu galardão.” (Mateus 6:16).
5. Seja praticante da
palavra
Jesus contou a parábola
da casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia para ensinar
a importância de construir nossa vida sobre uma base sólida e confiável, como a
palavra de Deus. “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as
pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a
rocha.” (Mt 7:24).
Essas são apenas
algumas das lições importantes do Sermão da Montanha. As palavras de Jesus
continuam a inspirar e guiar muitas pessoas em todo o mundo até hoje.
Nesse Sermão, encontrei
um guia para os aspectos essenciais da vida — nossos chamados, relacionamentos,
práticas, escolhas. Do sexo à oração, de conflitos a bens materiais, o Sermão
cobre os tópicos mais sombrios sem constrangimento ou subterfúgios. Nele,
descobri que pessoas “pequenas” como nós são os agentes de mudança no mundo. E
nele aprendi que, se colocarmos as palavras de Jesus em prática, teremos vidas
resilientes — vidas que se recuperam depois da dificuldade.
A multidão se reúne nas
exuberantes encostas ondulantes para ouvi-lo. Ele se assenta, tomando a posição
costumeira de um mestre, e olha para muitos deles nos olhos. Há tanto a lhes
dizer! Inspira profundamente e começa a falar. “Bem-aventurados os pobres em
espírito, pois deles é o Reino dos céus”.
Se você for como eu,
provavelmente terá lido as Bem-aventuranças, no Sermão do Monte, como virtudes
que Jesus quer que persigamos. Assim, achamos que Ele quer que sejamos humildes
(Mt 5:5), que tenhamos fome de justiça (5:6), que sejamos misericordiosos
(5:7), puros (5:8) e pacificadores (5:9). Todas essas são qualidades
maravilhosas e elas são reforçadas em outros lugares das Escrituras. E, como o
Sermão de Jesus tem tudo a ver com ação, esse é um jeito natural de ler esses
versículos.
No entanto, se
quisermos ser consistentes na leitura das Bem--aventuranças dessa forma,
algumas dessas virtudes se tornam complicadas. Será que Jesus realmente quer
que nos tornemos pobres (5:3), que choremos (5:4), que sejamos perseguidos e
insultados (5:10-11)? Essa maneira de ler as Bem-aventuranças pode também nos
levar a um entendimento da salvação, operada por Deus, como baseada nas obras:
somente quando formos humildes, gentis, misericordiosos e assim por diante,
Deus nos abençoará.
Talvez Jesus quisesse
afirmar outra coisa. O relato das Bem-
-aventuranças em Lucas
sugere que Jesus não estava falando para pessoas que se achavam pobres,
famintas ou tristes, mas para aquelas que realmente o eram (Lc 6:17-23
Aqueles que se reuniram
na montanha para ouvir Jesus falar compunham um grupo variado: não de pessoas
felizes e bem-sucedidas do mundo, mas daqueles que experimentaram provações e
problemas (Mt 4:23-25). Era este grupo de pessoas, aqueles que se reuniram
diante dele, que Jesus abençoou: os empobrecidos econômica e espiritualmente
(5:3), os abatidos (5:4), os simples (5:5), aqueles que buscavam a justiça, mas
a quem ela fora negada (5:6), aqueles que mostravam misericórdia e viviam justamente
(5:7-8), os pacificadores, em vez de políticos radicais (5:9), aqueles
perseguidos por fazerem o certo ou por seguirem Jesus (5:10-11) — todas essas
pessoas, que eram descartadas tanto pela sociedade secular quanto pela elite
religiosa dos dias de Jesus. Para os líderes do mundo, que valorizavam a força
em vez da humildade e a complacência com seus desejos em vez de rebelião pelo
amor de Deus, pessoas com essas qualidades tinham pouco valor, mas elas eram
muito valiosas para Jesus.
Se é isto que Jesus
está dizendo, significa que Ele começa seu Sermão com uma ideia radical.
Significa que Jesus ignora a lista de popularidade do mundo. Significa que Ele
aceita todos os que a sociedade rejeita. As portas do Seu reino estão
escancaradas para o doente, ignorante, feio, vitimado, machucado, esquisito,
morador de rua, traficante, explorador, vigarista, viciados, ou instáveis
emocionalmente; para você e para mim. Então, venha, venha como está!
Jesus nos recebe a
todos.
Que grupo variado de
pessoas é esse reunido na encosta ouvindo Jesus! Alguns são doentes, outros
sofrem de convulsões e dores crônicas, alguns são paralíticos e outros
possuídos por demônios (Mt 4:24). Jesus olha para todos eles e diz: “Vocês são
o sal da terra” (5:13).
Centenas se reuniram lá,
correndo de todos os cantos da região, para receber Sua bênção e obter a Sua
cura. Há judeus de Jerusalém e Judeia, e até gentios de Hippos e Gadara.
Jesus olha para eles e diz: “Vocês são a luz
do mundo” (5:14).
Sal da terra, luz do
mundo. Sério, Jesus? O Senhor tem certeza disso? Que efeito poderia este bando
de camponeses ter sobre qualquer coisa? Esses insignificantes? Esses gentios?
Essa gente comum? Ele já os tinha abençoado mesmo sendo pobres, mansos,
misericordiosos, humildes, tristes, repugnantes e oprimidos. Que tipo de
influência poderia essa gente ter num mundo que favorece poder e status? Talvez
Cristo só estivesse querendo ser legal com eles, dizendo coisas bondosas para
aumentar sua autoestima.
Não, Ele não está
fazendo isto. Logo, Jesus lhes dirá algumas coisas duras também. Jesus não está
tolerando qualquer senso de vitimização psicológica aqui. Ele está lhes dizendo
a verdade como Ele a vê — dizendo-lhes a verdade. Aqueles insignificantes são o
sal que dará sabor e preservará a sociedade. Esses humildes são luzes que
atrairão as pessoas para Deus. Essas pessoas comuns são os agentes escolhidos
por Deus para trazer novamente harmonia para o mundo de acordo com o Seu plano.
Como a história conta, logo eles virarão o mundo de cabeça para baixo (At
17:6).
Em nossos momentos de
desespero — quando nos sentimos com baixo desempenho e uns “zés-ninguém”, com
falta de popularidade, plataforma, poder político ou perfil, achando que não
exercemos qualquer influência no mundo e que temos pouco a oferecer a Deus —,
vamos lembrar quem Jesus proclamou como os reformadores do mundo: os pequenos,
gente comum, agricultores, suburbanos, os humildes. Não a elite ou poderosos ou
os mais inteligentes da turma. Tudo o que esses pequenos tinham era a bênção de
Jesus, uma santa distinção, atos luminescentes de amor e o Senhor como seu
ponto central.
A moeda de influência
no reino de Deus não é poder no mundo, mas proximidade de Jesus. Seja qual for
a quantidade de nossos dons, talentos, energia ou influência, Ele nos faz sal e
luz, fazendo Sua obra através de nossas mãos, dando-nos um chamado na vida que
não é nada menos que grandioso.
Lá no seu íntimo há um
lugar santo — o lugar dos seus desejos mais profundos e do seu verdadeiro eu;
um lugar onde Deus vem habitar e falar. Esse lugar é mais profundo que suas
emoções, embora afete o que você sinta; é mais profundo que seus pensamentos,
embora molde suas ideias e seu falar. É o lugar onde as crenças residem e de
onde as ações brotam. É o centro da sua existência.
Algumas pessoas o
chamam de alma, outros de ego. Jesus o chama de coração, enquanto está
assentado na encosta olhando para baixo, para as planícies gramadas até a
direção do mar da Galileia, e examinando o povo que se reunia diante de si —
pais, mães, irmãs, irmãos, colegas e amigos, numa rede de relacionamentos—, Ele
os relembra, com palavras bem fortes, da importância do coração.
Os líderes religiosos
nos dias de Jesus, os fariseus, eram peritos em boas obras. Eles calcularam os
613 mandamentos dentro da lei judaica e aspiravam a obedecer a todos. Mas, para
muitos deles, sua experiência é na conformidade externa em vez da pureza de
coração. Eles não matam, mas odeiam (Mt 5:21-22; 43-44). Não cometem adultério,
mas cobiçam (5:27-28). Eles dão aos pobres, mas o fazem para parecerem bons
(6:1-2). Fazem as coisas certas, mas partindo de seu coração mau, e Jesus chama
Seu povo para um padrão mais alto que esse (5:20). As obras importam, mas os
motivos importam mais.
Devemos amar a Deus de
todo o nosso coração. As palavras de Deus devem tocar fundo nos nosso coração
(Lc 8:15). Nossos tesouros revelam o estado do nosso coração (Mt 6:21). Uma
pessoa boa produz coisas boas, que brotam de seu coração (12:35). As palavras
de nossos lábios refletem o que está em nosso coração (15:18-19).
E isso será aparente em
tudo o que Ele diz a seguir sobre ira, cobiça e seu potencial destrutivo em
suas amizades, casamentos e comunidades. Devemos ser pessoas íntegras, Ele diz,
tendo congruência entre os motivos e as ações.
Isso pede uma reflexão
cuidadosa de você e de mim, pois nós também podemos ser como aqueles que Jesus
criticou. Em vez de servir aos outros voluntariamente, podemos ajudar para
conseguir alguma coisa em troca. Podemos nos opor a decisões políticas imorais
por ódio e não por amor. Podemos doar para a caridade somente para melhorar
nossa imagem pública. Como T. S. Eliot disse, a maior traição é fazer a coisa
certa pela razão errada. Mas tenha o coração certo e as coisas boas virão.
E agora Jesus fala
sobre “o coração” de nossa espiritualidade. O momento é perfeito. Depois de
esboçar Sua ética moral radical, Jesus explora as práticas que ajudam a nos
moldar em pessoas que possam vivê-la. Ele examina o doar, a oração, o jejum, a
confiança e como nós lidamos com os bens e a correção. Ações como essas moldam
nosso coração e caráter. É por isso que nós as chamamos de “práticas
espirituais.”
No coração de toda
espiritualidade está a adoração. E no coração da verdadeira adoração está o
amor a Deus, que transborda em amor pelos outros. A linha cintilante da lei do
amor deve ser tecida através de nossas práticas espirituais também. Jesus
assinala essas coisas e, ao mesmo tempo, algumas tendências corruptas a serem
evitadas.
Todo o nosso doar,
orar, jejuar e confiar deve ser centrado em Deus nosso Pai. Jesus falará muito
sobre isso — sobre em quem nossas práticas devem ser focadas. A espiritualidade
não tem a ver apenas com o benefício para nós, mas o benefício para o nosso
próximo. Esse é o aspecto do porquê, o qual Jesus mostrará que é também
vulnerável a sequestro. Podemos doar para sermos elogiados, orar para sermos
aplaudidos, jejuar para sermos congratulados — em resumo, podemos parecer
espirituais só para sermos admirados.
“Tenham cuidado!”,
Jesus diz na introdução desta parte do Sermão, “de não praticar suas ‘obras de
justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês
não terão nenhuma recompensa do Pai celestial” (Mt 6:1). Esse será um refrão
comum no que Ele vai dizer em seguida. Porque, embora a espiritualidade seja
popular hoje, muito dela é centrada em nós mesmos. E, mesmo que as boas obras
sejam sempre bem-vindas no mundo, o potencial para hipocrisia nunca está muito
longe. Então, Jesus agora ajusta nossas práticas espirituais.
No cerne delas, elas são
um ato de adoração. Uma adoração centrada em Deus que inspira o amor aos
outros.
Quando criança, eu
queria ser muitas coisas —, mas, quando cheguei na adolescência, desejava ser
DJ numa casa noturna. Poupei e comprei alguns equipamentos. Aprendi a mixar,
arranhar e a fazer outros truques que os DJs faziam. Montei minha coleção de
músicas, aprimorei minhas habilidades e comecei a frequentar alguns clubes e ia
bem nas competições. Quando tinha 19 anos, meu sonho leviano de ser DJ começava
a se tornar realidade.
Aí, tornei-me cristão e
logo entendi que casas noturnas não faziam parte dos planos de Deus para mim.
Saí de cena, vendi meu equipamento e comecei a me perguntar o que Deus queria
para minha vida. Eu não tinha a mínima ideia. Então, comecei a orar pedindo
direcionamento.
Orei diligentemente por
meses. Eu sabia que queria servir a Deus, mas não sabia como. Na escola eu era
bom em artes, então pensei em estudar design gráfico. Eu tinha interesse em
produção musical, então pensei em estudar isso também. Se fosse para servir
como missionário, eu orava para saber para onde. No caso de Deus querer me usar
onde eu trabalhava, também considerava opções aqui.
O primeiro vislumbre de
direcionamento surgiu quando eu ouvi sobre uma rede de rádio cristã compartilhando
o amor de Deus no estrangeiro. De repente, meu coração bateu ligeiro, o que foi
uma surpresa, pois eu nunca tive interesse pelo rádio. Orei a respeito disso,
mas não ouvi nenhuma voz do Céu, nem um sinal no Céu confirmando que eu deveria
prosseguir nesse caminho. Dois anos depois, e ainda não tinha uma direção clara
para minha vida.
Foi quando li as
palavras de Jesus sobre pedir, buscar e bater. Jesus havia nos convidado ao Seu
reino, nos dado um chamado, ensinado como amar e demonstrado o que era a verdadeira
espiritualidade. Agora, neste ponto de Seu Sermão, Ele nos mostra como fazer
boas escolhas num mundo de opções, distrações, tentações e falsos guias. O
primeiro passo para esse direcionamento é a oração — com expectativa,
persistente, uma oração dirigida a ação. “Peçam, e lhes será dado; busquem, e
encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta” (Mt 7:8).
Foi quando eu entendi!
A vida com Deus requer tanto a oração quanto a ação. Quando Isaque precisava de
uma esposa, o servo de Abraão orou e começou a busca (Gn 24). Quando Neemias
precisou de proteção, ele orou a Deus e colocou um guarda (Ne 4:9). Quando
Jesus alimentou as multidões, Ele orou e distribuiu o pão (Mt 14:19-20). Eu
havia orado por direcionamento, mas fiquei esperando no meu quarto por uma
epifania. Orei, mas não agi. Pedi, mas não bati.
Então fiz algumas
pesquisas, alguns telefonemas, escrevi algumas cartas e tive algumas conversas.
Se aquele coração batendo forte era um sinal, eu deveria servir a Deus através
da rede de rádio. Eu tinha que aprender sobre o rádio, obter algum treinamento
bíblico e ter dinheiro para fazer ambos. Em uma das experiências de
direcionamento mais memoráveis da minha vida, tudo isso aconteceu em um dia,
depois daquelas semanas que coloquei a ação após as minhas orações.
Jesus não nos diz para
orar e esperar. Ele diz: peça, busque e bata — aja! O princípio se aplica a
qualquer oração que fazemos e particularmente quando fazendo escolhas
importantes para nossa vida. Como um amigo me disse certa vez: “Deus move um
barco em movimento”.
Nos últimos anos,
pesquisadores começaram a investigar os fatores que levam à resiliência humana.
Depois de um trauma físico, emocional ou espiritual, o que ajuda alguém a se
recuperar ao invés de sucumbir? Os estudos sugerem que há quatro fatores
principais.
O primeiro fator é a
aptidão emocional, a capacidade de ampliar emoções positivas como paz,
gratidão, esperança ou amor, enquanto gerencia as negativas como amargura,
tristeza ou raiva. O segundo é a aptidão familiar, ter casamentos e
relacionamentos fortes construindo confiança, gerenciando conflito e estendendo
perdão. O terceiro é a aptidão social, ter boas amizades e bons relacionamentos
de trabalho desenvolvendo empatia e inteligência emocional. E o quarto é a
aptidão espiritual, definida como um senso de significado e propósito que vem
de servir a alguém maior do que nós mesmos.
Não demora muito para
que vejamos que o Sermão de Jesus nos fortalece em todas as quatro áreas. Somos
fortalecidos emocionalmente sendo os “abençoados” que são confortados em nosso
luto, cuidados pelo Pai, recebendo esperança para o futuro e equipados para
administrar a raiva e a preocupação. Somos fortalecidos nos relacionamentos,
vivendo com fidelidade, perdão, honestidade e graça. Somos fortalecidos socialmente,
vivendo a Regra de Ouro, a melhor maneira de desenvolver empatia. E somos
fortalecidos espiritualmente, servindo Aquele que é maior que tudo, que nos dá
a missão de ser sal, luz e amor no mundo.
Deixe-me dizer uma
coisa: nós não desenvolvemos resiliência somente ouvindo ou lendo sobre ela.
Desenvolvemos resiliência através da ação. Descobertos os fatores que nos levam
a ela, os colocamos em prática e desenvolvemos nossa aptidão. Agora Jesus diz o
mesmo: Não é suficiente ouvir Seus ensinamentos ou mesmo crer que são
verdadeiros. Devemos colocá-los em prática (7:24-27).
A maioria dos cristãos
de hoje tem uma oportunidade sem precedentes para ouvir as palavras de Jesus.
Podemos descer a rua e encontrar uma igreja ou baixar horas e horas de sermões
do nosso pregador favorito. Podemos ler a Bíblia em nossa própria língua, em
várias versões; podemos comprá-la com capa mole, letras vermelhas ou edições
mais finas; ouvir gravações da Bíblia ou assistir a dramatizações. Podemos
assistir ao Natal na TV, ouvir música cristã no rádio, ler blogs cristãos,
baixar música cristã; comprar calendários, camisetas, canecas e ímãs de
geladeira adornados com versículos bíblicos para sermos imersos na Palavra. Mas
Jesus diz que tudo conta como nada se não agirmos segundo o que ouvimos.
A resiliência é provada
em tempos de dificuldades. Quando a chuva vem em torrentes, as águas de
inundação sobem e os ventos batem contra nós, recuperamo-nos ou sucumbimos? A
chuva certamente virá — temporais de perda, traição, enfermidade, tragédia,
ataques à nossa fé ou dificuldades menores —, e o tempo para desenvolver força
é antes que as primeiras gotas caiam. Jesus diz que aqueles que escutam, mas
não agem de acordo com Suas palavras constroem sua vida na areia. Sem uma fundação
adequada, eles vão ter problemas. Mas aqueles que agem segundo as palavras de
Jesus constroem uma base para sua vida que resistirá aos ventos mais violentos
(7:26-27).
Para muitos de nós,
escutar outro sermão ou ler outro livro cristão é a última coisa que precisamos
fazer. Pare o podcast, feche o livro (mesmo que seja este). Vá e aja!
Transforme as palavras de Jesus em obras. Faça o que o Sermão o está chamando
para fazer.
Por que o Sermão do
Monte é tão importante?
“Por isso também Deus o
exaltou sobremaneira, e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao
nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo
da terra, e que toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória
de Deus Pai”. (Fp 2:9-11)
A autoridade de Deus
cobriu a encosta do mar da Galiléia, enquanto Jesus ensinava o Sermão da
Montanha . Este trecho da bíblia é importante porque solidifica a identidade de
Cristo e a nossa nele.
“Alguns constroem suas
esperanças na prosperidade mundana; outros em uma profissão externa de
religião”, explica Matthew Henry em seu comentário.
Nossa esperança não
está neste mundo, ou em qualquer coisa que ele possa nos oferecer. Nossa
alegria e paz em Cristo são eternas. A vida na terra será difícil, dolorosa e
injusta às vezes. Mas nada que este mundo possa jogar em nós pode superar o
amor de Cristo que reside em nossas próprias almas.
Somos selados, Seus
para sempre, e para sempre livres por causa de Seu sacrifício por nossa
salvação.
Quando memorizamos
alguns versículos da bíblia, ela se infiltra em nossos corações e mentes de uma
forma que nunca seremos capazes de entender completamente. Um estudo diligente
e diário da Palavra de Deus nos prepara e nos refina. Crescemos em sabedoria ao
olharmos para a Palavra de Deus.
O Sermão da Montanha
nos encoraja e nos convence! Mas a coisa mais incrível que obtemos dessa
passagem é uma imagem melhor de Jesus, Sua autoridade e uma apreciação mais
profunda da divindade sobrenatural que reside em cada seguidor de Cristo.
É Ele, fluindo através
de nós, que realiza qualquer “bem” que fazemos.
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