Por: Jânio Santos de Oliveira
Pastor e professor da Igreja evangélica Assembleia de Deus em Santa Cruz da Serra
Pastor Presidente: Eliseu Cadena
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Email ojaniosantosdeoliveira@gmai.com
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!
Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra no Evangelho segundo Mateus 5: 1 – 11 que nos diz:
“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa”
Conteúdo da matéria
I. As definições do sermão do Monte.
II. O sermão do monte e o Antigo Testamento.
III. As bem-aventuranças do sermão do Monte.
IV. A Oração do Pai Nosso explicada.
V. O Jejum conforme Jesus nos ensinou.
VI. O não matarás e o Sermão da Montanha.
VII. O Sermão do monte e o adultério.
VIII. As Lições que aprendemos com o Sermão da Montanha.
Para compreendermos a mensagem de Jesus, é necessário observarmos alguns versículos do Antigo Testamento e a dinâmica do aprendizado da Escritura naquela época. Dentre vários versículos destacamos:
“Bem-aventurado tu, ó
Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a
espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás
sobre as suas alturas” (Dt 33:29 );
“Provai, e vede que o
SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” (Sl 65:4 );
“Bem-aventurado aquele
a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios” (Sl
34:8 );
“Bem-aventurado o homem
cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados” (Sl 84:5 ).
Sobre a dinâmica do
aprendizado do povo judeu, destacamos:
Vários livros do Antigo
Testamento fazem referência à bem-aventurança. Dentre eles o livro de
Provérbios e o livro dos Salmos são os que mais fazem referências as
bem-aventuranças. Estes livros do Antigo Testamento eram lidos constantemente
nas sinagogas, e mesmo aqueles que não sabiam ler conheciam de cor algumas das
citações, entre elas as que envolviam a ideia da bem-aventurança.
É importante lembrar
que naquela época um livro era caríssimo, e o povo não tinha acesso ou não
sabiam ler, o que fortalecia a necessidade de memorizar o que era lido. Eles
dependiam da leitura no templo para ouvirem trechos da lei, dos profetas e dos
cânticos. O livro de Provérbios e os Cânticos dos Salmos auxiliavam em muito no
processo de memorização.
Outra característica
dos textos que fazem referência a bem-aventurança é a conexão com o nome do
Deus de Israel. No Antigo Testamento a ideia da bem-aventurança decorre do
favor de Deus para com os homens.
Um mestre sempre se
assentava para ensinar e Jesus assentou sobre o monte cercado pelos seus
discípulos e pela multidão. A multidão ao ver que Jesus se assentou, cercou-lhe
ansiosa para ouvir o discurso.
Jesus havia percorrido
toda a Galileia curando os enfermos, ensinando nas sinagogas e pregando o
evangelho. A notícia de suas ações percorria todas as cidades. Uma grande
multidão vinda de várias cidades o seguia (Mt 4:25 ).
Vendo Jesus a grande
multidão subiu a um monte e assentou-se ( Mt 5:1 ); os seus discípulos
aproximaram-se e ele passou a ensiná-los!
Há muito tempo que o
povo ouvia falar das bem-aventuranças prometidas nas escrituras, mas a situação
era de opressão e miséria.
A fama de Jesus havia
criado uma expectativa na multidão, e quando Jesus falou sobre a
bem-aventurança, materializou-se a esperança dos ouvintes. Anos após anos os
pais anunciavam aos filhos uma época de alegria plena, mais ainda não tinham
experimentado da alegria prometida por Deus.
O sermão do monte
iniciou-se com uma mensagem de alegria a um povo oprimido e sem esperança.
Jesus apresenta uma esperança viva, porém, o discurso endurece logo em seguida.
O povo esperava refrigério e segurança nesta vida. Esperavam um Messias que os
libertasse da escravidão política.
Qual a mensagem Jesus
transmitiu ao povo no sermão do monte? Sobre que alegria Jesus falou? Que
esperança foi transmitida? A alegria prometida dependia do cumprimento de mais
normas e regras?
Antes do sermão
começar, vemos no capítulo 4 o início do ministério de Jesus, quando anuncia a
vinda do Reino de Deus (Mateus 4:17, 23). Para consolidar as leis desse Reino,
Jesus transmite este sermão, com o objetivo de tornar claro a conduta esperada
dos seus súditos (seus seguidores, os cristãos).
Jesus Cristo ensinou
Seu evangelho e mostrou como podemos ser discípulos fiéis em um sermão chamado
de Sermão da Montanha. Nele, Jesus também deu oito ensinamentos importantes
chamados de bem-aventuranças. A palavra bem-aventurança significa “ventura
sublime” ou “estado de completa felicidade”. As bem-aventuranças destacam as
bênçãos maravilhosas que foram prometidas a nós se desenvolvermos certas
características de retidão.
Para compreendermos a
mensagem de Jesus, é necessário observarmos alguns versículos do Antigo
Testamento e a dinâmica do aprendizado da Escritura naquela época. Dentre
vários versículos destacamos:
“Bem-aventurado tu, ó
Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a
espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás
sobre as suas alturas” (Dt 33:29 );
“Provai, e vede que o
SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” (Sl 65:4 );
“Bem-aventurado aquele
a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios” (Sl
34:8 );
“Bem-aventurado o homem
cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados” (Sl 84:5 ).
Sobre a dinâmica do
aprendizado do povo judeu, destacamos:
Vários livros do Antigo
Testamento fazem referência à bem-aventurança. Dentre eles o livro de
Provérbios e o livro dos Salmos são os que mais fazem referências as
bem-aventuranças. Estes livros do Antigo Testamento eram lidos constantemente
nas sinagogas, e mesmo aqueles que não sabiam ler conheciam de cor algumas das
citações, entre elas as que envolviam a ideia da bem-aventurança.
É importante lembrar
que naquela época um livro era caríssimo, e o povo não tinha acesso ou não
sabiam ler, o que fortalecia a necessidade de memorizar o que era lido. Eles
dependiam da leitura no templo para ouvirem trechos da lei, dos profetas e dos
cânticos. O livro de Provérbios e os Cânticos dos Salmos auxiliavam em muito no
processo de memorização.
Outra característica
dos textos que fazem referência a bem-aventurança é a conexão com o nome do
Deus de Israel. No Antigo Testamento a ideia da bem-aventurança decorre do
favor de Deus para com os homens.
Um mestre sempre se
assentava para ensinar e Jesus assentou sobre o monte cercado pelos seus
discípulos e pela multidão. A multidão ao ver que Jesus se assentou, cercou-lhe
ansiosa para ouvir o discurso.
Jesus havia percorrido
toda a Galileia curando os enfermos, ensinando nas sinagogas e pregando o
evangelho. A notícia de suas ações percorria todas as cidades. Uma grande
multidão vinda de várias cidades o seguia (Mt 4:25 ).
Vendo Jesus a grande
multidão subiu a um monte e assentou-se ( Mt 5:1 ); os seus discípulos
aproximaram-se e ele passou a ensiná-los!
Há muito tempo que o
povo ouvia falar das bem-aventuranças prometidas nas escrituras, mas a situação
era de opressão e miséria.
A fama de Jesus havia
criado uma expectativa na multidão, e quando Jesus falou sobre a
bem-aventurança, materializou-se a esperança dos ouvintes. Anos após anos os
pais anunciavam aos filhos uma época de alegria plena, mais ainda não tinham
experimentado da alegria prometida por Deus.
O sermão do monte
iniciou-se com uma mensagem de alegria a um povo oprimido e sem esperança.
Jesus apresenta uma esperança viva, porém, o discurso endurece logo em seguida.
O povo esperava refrigério e segurança nesta vida. Esperavam um Messias que os
libertasse da escravidão política.
Qual a mensagem Jesus
transmitiu ao povo no sermão do monte? Sobre que alegria Jesus falou? Que
esperança foi transmitida? A alegria prometida dependia do cumprimento de mais
normas e regras?
Antes do sermão
começar, vemos no capítulo 4 o início do ministério de Jesus, quando anuncia a
vinda do Reino de Deus (Mateus 4:17, 23). Para consolidar as leis desse Reino,
Jesus transmite este sermão, com o objetivo de tornar claro a conduta esperada
dos seus súditos (seus seguidores, os cristãos).
Jesus Cristo ensinou
Seu evangelho e mostrou como podemos ser discípulos fiéis em um sermão chamado
de Sermão da Montanha. Nele, Jesus também deu oito ensinamentos importantes
chamados de bem-aventuranças. A palavra bem-aventurança significa “ventura
sublime” ou “estado de completa felicidade”. As bem-aventuranças destacam as
bênçãos maravilhosas que foram prometidas a nós se desenvolvermos certas
características de retidão.
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