sexta-feira, 22 de março de 2019

Série de mensagens sobre Moisés :1. Quando Deus quer






Por: Jânio Santos de Oliveira

                                                                                             
Presbítero e professor de teologia da Igreja

 Assembléia de Deus no Estácio

Rua Hadok Lobo, nº 92 - Pastor Presidente Jilsom

 Menezes de Oliveira

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Meus amados e queridos irmãos em cristo Jesus, a PAZ DO SENHOR!

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Estamos de Volta para apresentar a sequência de uma série de 10 mensagens da Palavra de Deus sobre Moisés.


Desta feita o tema é " quando Deus quer"



13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?



Este texto fala dos atributos de Deus. Da onipotência, 

onipresença e onisciência de Deus, exclusivo da divindade.


Quem é que pode impedir a ação, o mover, o agir e a operação de 

Deus? Quero fazer algumas considerações sobre esse agir de 


Deus para injetar na sua vida ânimo e fé, para você crer neste 


texto que acabamos de ler. Porque não basta você ler, precisamos 


crer que é uma verdade absoluta de Deus para a sua vida. 


OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ? Deus através do profeta 


está dizendo: Eu Sou antes de tudo, de qualquer coisa EU SOU 


Deus. Um ser eterno, OPERANDO EU, QUEM É QUE VAI 


IMPEDIR?


Isaías 14:27 – Pois esse é o propósito do Senhor dos Exércitosquem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar


Jó 42, 2 – Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Romanos 8, 31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Nenhum plano, propósito e promessa de Deus se frustra. Ele pode fazer e realizar tudo que quiser, desejar e planejar em nossas vidas. Nada do que Deus planeja nos frustra ou se tem erros, pois, Deus nunca nos decepciona, mas sim sempre nos surpreende e abençoa, já que tudo que promete e planeja simplesmente se realiza perfeitamente e surpreendentemente.
Ninguém pode impedir que a vontade de Deus seja realizada, pois, Deus age aos poucos e/ou de repente e ninguém pode detê-lo ou fazê-lo parar ou desistir.
Ninguém é forte o suficiente para impedir o agir de Deus e a realização de todos os seus planos, propósitos, milagres e promessas para as nossas vidas.
Quando Deus quer, nada impede! Não há impedimento forte o suficiente que possa impedi-lo, não há circunstâncias que não possam ser transformadas e nem incredulidade alheia que não pode ser quebrada.
Deus é poderoso para fazer o que quiser e nada e ninguém consegue impedi-lo.
Confie incondicionalmente no poder e no agir de Deus em sua vida. Ele não falha!

Em três momentos distintos houve um conflito de convergência entre Deus e Moisés.


Nesta matéria estaremos mostrando que a decisão divina prevaleceu sobre a decisão do profeta em momentos distintos quando este gostaria de fazer prevalecer a sua própria vontade.


I. Quando Deus não quer.


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11 E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a 
seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.

12 E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém 
ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.

13 E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus 
contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?

14 O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre 
nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu 
Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.

15 Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas 
Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de 
Midiã, e assentou-se junto a um poço.


Moisés achava que já estava na hora de ser levantado por Deus 
para dar  livramento ao seu povo.

Jovem e eufórico cheio de disposição, mas, inexperiente entendia ser o momento exato de agir como um instrumento poderoso da parte de Deus para livrar o seu povo e libertá-los da garras de Faraó

Como ele estava enganado! por conta disso ele vai pagar um 
preço caríssimo, vejamos:

1.  O ZELO  PRECIPITADO DE MOISÉS E SUA FUGA (ÊX 

2.11-22)

A. Moisés é levado ao palácio (Êx 2.10). 


Apesar de ter sido adotado pela filha de Faraó, Moisés foi 

criado por sua mãe. Não sabemos quanto tempo ele ficou na 

casa dos seus pais, porém, em determinado tempo o menino foi 

levado para o palácio. Deus cuidou de Moisés em cada etapa 

de sua vida. Ele também tem cuidado de você. Todos os 

acontecimentos em sua vida são parte do plano do Senhor. Não 

desanime! Deve ter sido difícil para Moisés deixar a casa dos 

seus pais. Entretanto, no tempo certo, ele o fez. 


 Moisés passou os primeiros quarenta anos de sua vida (At 

7.23) trabalhando para o governo egípcio. (Alguns estudiosos 

acreditam que ele estava sendo preparado para tornar-se 

Faraó.) O Egito parece o lugar menos provável para Deus 

começar a treinar um líder, mas os caminhos do Senhor não 

são os nossos caminhos. Ao capacitar Moisés para seu serviço, 

Deus usou várias abordagens. Educação:"E Moisés foi 


educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em 

palavras e obras"(At 7.22). O que fazia parte dessa educação? 

Os egípcios eram uma civilização extremamente desenvolvida 

para sua época, especialmente nas áreas de engenharia, 

matemática e astronomia. Graças a seus conhecimentos de 

astronomia, desenvolveram um calendário de precisão 

extraordinária, e seus engenheiros planejaram e 

supervisionaram a construção de estruturas que existem até 

hoje. Seus sacerdotes e médicos eram mestres na arte de 

embalsamar, e seus líderes possuíam grande competência em 

organização e administração. Aqueles que visitam o Egito hoje 

em dia inevitavelmente se impressionam com as realizações 

desse povo da Antiguidade. O servo de Deus deve aprender 

tudo o que puder, dedicar esse conhecimento a Deus e servi-lo 

fielmente. 


 Procurado por Faraó pela morte de um egípcio, Moisés fugiu 

para o deserto do Sinai e se estabeleceu em Midiã, nas 

proximidades do Horebe, localizado segundo a tradição na 

peníssula do Sinai, Moisés cuidava do rebanho de Jetro, seu 

sogro. Deus revelou-se a ele na sarça ardente e o chamou para 

voltar ao Egito. Retornando a Jetro, em Midiã, Moisés reuniu 

sua família e iniciou a viagem ao Egito].



B . O preparo de Moisés (Êx 3.9,10). 

Moisés passou sua juventude no palácio real. Como filho de 

uma princesa egípcia, ele frequentou as mais renomadas 

universidades egípcias, inclusive a de Om (At 7.22; Gn 41.45). 

O Egito era então uma potência mundial. Na educação 

superior egípcia constavam, conforme a História e as 

descobertas arqueológicas, administração, arquitetura, 

matemática, astronomia, engenharia, etc. Esse conhecimento 

adquirido por Moisés, e empregado com sabedoria, foi-lhe 

muito útil em sua missão posterior de libertador, condutor, 

escritor e legislador na longa jornada conduzindo Israel no 

deserto para a terra de Canaã. Deus pode utilizar nossas 

habilidades adquiridas em benefício de sua obra



C . A fuga de Moisés (Êx 2.11-22).

 Moisés foi criado como egípcio, porém, ele sabia que era 

hebreu. Estava no Egito, mas não pertencia àquele lugar. 

Certo dia, ao ver um egípcio maltratando um israelita, Moisés 

tomou as dores do seu povo e resolveu defender um de seus 

irmãos. Moisés acabou matando um homem e enterrando o 

corpo na areia. Ele queria libertar seu povo pela força 

humana, mas a libertação viria pelo poder divino e 

sobrenatural, para que ninguém dissesse: “Nós fizemos, nós 

conseguimos”. Moisés, assim como os demais hebreus, 

precisava ver e saber que fora o Senhor que os libertara. 

Quem nos libertou da escravidão do pecado? Deus. Somente 

Ele poderia quebrar o terrível jugo do pecado que estava 

sobre nós. Não demorou muito para Faraó descobrir que 

Moisés matara um egípcio. Ele deveria ser preso e morto. 

Então, com medo, fugiu para Midiã (Êx 2.15). Ali foi 

convidado para a casa de Jetro, um sacerdote. Moisés casou-

se com uma das filhas de Jetro e constituiu uma família, longe 

da casa dos seus pais e do seu povo. Teve que ir para um lugar 

desconhecido e tornou-se um estrangeiro, mas tudo fazia parte 

do plano de Deus. Em Midiã, Moisés pôde comprovar o 

cuidado providente do Senhor por ele. Talvez você tenha que 

ir também para um lugar distante, todavia, não tenha medo. 

Deus está com você. Pode ser parte do treinamento do Senhor 

em sua vida. 




 Êx 2.12 Matou o egípcio. Isso seguia princípio de "vida por 

vida” (Êx 21.23), uma espécie de defesa em favor da vida, 

embora o texto não diga que o egípcio estava prestes a tirar a 

vida do israelita. Moisés exagerou, não havendo como 

desculpar o crime. Moisés agiu por sua própria autoridade, 

mostrando uma audácia singular. Mas a coragem audaciosa, 

por si só, não é uma virtude. O diabo é audaz; resolveu 

enfrentar o próprio Deus. Mas isso não faz dele um ser justo. 

"Os comentadores judeus geralmente apreciavam o ato [de 

Moisés], ou mesmo elogiavam-no como uma ação patriótica e 

heroica. Mas sem dúvida foi um feito precipitado, efetuado em 

um espírito indisciplinado” . Moisés ocultara 

as evidências de seu crime; mas a questão não terminou com o 

egípcio sepultado na areia. No dia seguinte, Moisés tentou 

interromper uma briga entre dois hebreus. Mas acabou 

sabendo, da parte de um dos antagonistas, que seu ato 

homicida tinha sido visto e, sem dúvida, discutido entre os 

observadores. Isso significava que, em breve, a história inteira 

seria descoberta, e Moisés passaria a ser caçado pela justiça 

do Faraó. Talvez o hebreu tencionasse matar ao outro; mas 

afinal isso foi o que Moisés tinha feito (2Sm 14.6). A 

desintegração social e psicológica havia tomado conta do 

escravizado povo de Israel, e eles estavam abusando uns dos 

outros. O espírito de Moisés, pois, vexava-se diante do que via 

entre sua própria gente. Seu coração estava sendo preparado, 

mas um longo tempo seria necessário até tornar-se o 

instrumento devido do poder de Deus (Veja Atos 7.26 quanto 

ao paralelo neotestamentário desta perícope). O autor sacro 

segredava aqui que não chegara ainda o tempo de Moisés 

receber autoridade. Os israelitas ainda não estavam 

preparados; o próprio Moisés também não estava preparado. 

Moisés era um príncipe no Egito, por ser filho adotivo da filha 

do Faraó, e seu pai adotivo sem dúvida era também homem de 

grande autoridade (vs. 10). Para os hebreus, porém, ele nada 

significava. Não lhe cabia decidir quem estava com a razão e 

quem estava errado, ainda que, posteriormente, ele se tivesse 

tornado o grande legislador a quem todo o povo de Israel 

devia obediência. Moisés tinha aplicado a violência; tinha 

assassinado; tinha perdido 0 respeito dos outros. Agora seria 

preciso muito tempo para ele vencer essa situação. Moisés 

fugiu da presença de Faraó. Este estaria agora ouvindo a 

notícia ou em breve a ouviria, de que Moisés matara a um 

caminho.

Provérbios 25:28 - A pressa o faz se afastar da 

proteção do Senhor, tornando-se o próximo 

alvo egípcio. 

E então mandaria executar Moisés. Nisso 


consistia o maior temor de Moisés. E assim 


Moisés fugiu para seu exílio de quarenta 


anos, na terra de Midiã, o segundo grande 



ciclo de sua vida. Ele começara a tornar-se 


uma figura ameaçadora, intervindo onde não 


devia, agitando o povo. 

Alguns intérpretes veem neste texto um 

esforço abortado de emancipação. Mas o 


autor sacro apresenta 0 episódio 


como um simples passo na preparação divina 


do caminho de Seu servo. Este precisava 


internar-se no deserto por quarenta 

anos. 

Tudo isso fazia parte de sua preparação. 

Moisés fugiu na direção sudeste, afastando-se 


de onde vivia talvez quatrocentos quilômetros. 


Midiã tinha sido um do filhos de Abraão e 


Quetura (Gn 25.1-6). Assim, os midianitas 


eram parentes distantes de Moisés, uma tribo 


árabe que vivia na 

região ao sul do Sinai e na porção noroeste 

da Arábia. Esse deserto diferia muito da 


favorecida região de Gósen, no Egito, que era 


onde estava 0 grosso da população israelita. 


Os midianitas eram seminômades. Seu centro 


ficava às margens do golfo de Ácaba. O local 


tradicional do monte Sinai ficava naquela 


região, Os nabateus, mui provavelmente, 


foram os sucessores dos midianitas na região, 


tendo sido os que edificaram a famosa cidade 


de Petra.


2. A pressa a precipitação e as suas  consequências


Definições: Pressa é velocidade, 



ligeireza, rapidez. Necessidade intensa de atingir 


um objetivo, de apressar-se. Precipitação é 


uma pressa irrefletida. Reagir sem a devida 

deliberação (oração e reflexão) ou cautela.
A . A pressa é muitas vezes uma cilada do Diabo 
para nos fazer agir rápido demais e pegar-nos 
num momento de imprecaução, sem oração.

Provérbios 14:29b -Mas o de ânimo precipitado 

demonstra loucura.

Provérbios 19:2b Nem se apressar e errar o 

do diabo. Como a cidade derrubada, que não tem 

muros, assim é o homem que não pode conter o 

seu espírito.

Atos 19:36a Ora, não podendo isto 

ser contraditado, convém que vos aquieteis e 


nada façais precipitadamente.
B . A pressa também nos induz a palavras e atos 
desamorosos dos quais nos arrependemos depois.

Salmo 116:11 E na minha perturbação disse: 

Todos os homens são mentirosos.

Provérbios 18:13 Responder antes de ouvir é 

estultícia e vergonha.

Provérbios 25:8 Não te apresses a litigar, para 

depois, ao fim, não saberes o que hás de fazer, 

podendo-te confundir o teu próximo.

Provérbios 29:20 Tens visto um homem 

precipitado nas suas palavras? Maior esperança 

há para o tolo do que para ele.

Eclesiastes 5:2 Não te precipites com a tua boca, 

nem o teu coração se apresse a pronunciar 

palavra alguma diante de Deus. Deus está nos 

céus, e tu estás na terra, pelo que sejam poucas as 

tuas palavras.

Lucas 9:54,55 [Os discípulos de Jesus agiram 

rápido demais ao julgarem um vilarejo que não 

deu as boas-vindas imediatamente a Jesus.] Os 

discípulos Tiago e João, vendo isso, perguntaram: 

Senhor, queres que mandemos que desça fogo do 

céu e os consuma, assim como fez Elias? 

55 Mas Jesus voltou-se, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
C . “Quanto mais rápido eu vou, mais para trás 
eu fico!”

Provérbios 21:5 Os pensamentos do diligente 

tendem à abundância, tão certamente quanto a 

pressa leva à pobreza.

Lucas 14:28-30 [Olhe antes de saltar: conte o 

custo.] Se algum de vós está querendo edificar 

uma torre, não se assenta primeiro a fazer as 

contas dos gastos, para ver se tem com que a 

acabar? 

29 Para que não aconteça que, depois de haver 

posto os alicerces e não a podendo acabar, todos 

os que a virem comecem a escarnecer dele,

30 dizendo: Este homem começou a edificar e não 

pôde acabar.
D . A pressa às vezes é resultado de impaciência e 
de ira, o que é falta de fé.

Números 20:10-12 [O Senhor mandou Moisés 

falar com a rocha, mas ele, muito zangado, 

precipitou-se e bateu na rocha. Como resultado, o 

Senhor não deixou Moisés e Arão entrarem na 

Terra Prometida.] Moisés e Arão reuniram o povo 

diante da rocha, e lhes disseram: Ouvi, agora, 

rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha 

para vós?

 11 Então, Moisés levantou a mão, e feriu a rocha 

duas vezes com a sua vara. A água jorrou 

abundantemente, e a congregação e os seus 

animais beberam. 

12 Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: Visto 

que não crestes em Mim, para me santificardes 

diante dos filhos de Israel, não introduzirei este 

povo na terra que lhe dei.

Jó 13:5 Oxalá vos calásseis de todo! Isso seria a 

vossa sabedoria.

Provérbios 14:29 O longânimo é grande em 

entendimento, mas o de ânimo precipitado 

demonstra loucura.

Eclesiastes 7:9 Não te apresses no teu espírito a 

irar-te, pois a ira abriga-se no seio dos tolos.

Tiago 1:19,20 Sabei isto, meus amados irmãos; 

Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para 

falar e tardio para se irar,

20 pois a ira do homem não opera a justiça de 

Deus.
E . Siga o Senhor e deixe Ele guiar em vez de 
agir impulsivamente ou com pressa.

Salmo 23:1-3 O Senhor é o meu pastor; nada me 

faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me 

mansamente a águas tranquilas

Refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas 

da justiça, por amor do Seu nome.

Oséias 6:3a Conheçamos, e prossigamos em 

conhecer ao Senhor.

João 8:12 Jesus continuou a dizer à multidão: Eu 

sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará 

em trevas, mas terá a luz da vida.

João 10:14,27 Eu sou o bom Pastor; eu conheço 

as Minhas ovelhas, e as Minhas Me conhecem. 

27As minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu as 

conheço, e elas Me seguem.

João 12:26a Aquele que Me serve deve seguir-Me, 

e onde Eu estiver, ali estará também o Meu servo.

Apocalipse 14:4b [Os que O amam mais o seguem mais de perto.] Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai.
F . Aconselhe-se com outros para evitar decisões 
precipitadas.

Provérbios 11:14 Não havendo sábia direção o 

povo cai, mas na multidão de conselheiros há 

segurança.

Provérbios 15:22 Onde não há conselho frustram-

se os projetos, mas com a multidão de 

conselheiros eles se estabelecem.

G . Não entre em pânico nem aja 
precipitadamente quando sob pressão. Tenha fé e 
paciência e confie no Senhor.

Eclesiastes 7:8b Melhor é o paciente do que o 

orgulhoso.

Isaías 30:15a Assim diz o Senhor Deus, o Santo de 

Israel: Em vos converterdes e em repousardes 

está a vossa salvação, no sossego e na confiança 

está a vossa força.

Zacarias 4:6b Não por força nem por poder, mas 

pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.

Lucas 21:19 Na vossa perseverança ganhareis as 

vossas almas.

Romanos 12:12 [O que devemos fazer] Alegrai-

vos na esperança, sede pacientes na tribulação, 

perseverai na oração.

Hebreus 6:12 Não desejamos que vos torneis 

indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e 

paciência herdam as promessas.

Hebreus 10:35,36 Portanto, não lanceis fora a 

vossa confiança, que tem uma grande 

recompensa. 

36 Necessitais de perseverança, para que, depois 

de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a 

promessa.
H . Esteja em oração, não seja impulsivo ou precipitado.

Números 9:8 Disse-lhes Moisés: Esperai, e 

ouvirei o que o Senhor vos ordenará.

1 Samuel 9:27 [Samuel pede a Saul que primeiro 

ficasse quieto, antes de transmitir-lhe as palavras 

do Senhor.] Descendo eles para a extremidade da 

cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que 

passe adiante de nós (e ele passou); tu, porém, 

espera aqui, e te farei ouvir a Palavra de Deus.


Salmo 46:10a Aquietai-vos, e sabei que Eu sou 

Deus.

Isaías 28:16b Aquele que crer não será 

confundido.

1 Coríntios 14:33a [Se estiver confuso, pare e 

ore!] Pois Deus não é Deus de confusão.


1 Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar.




Tudo isso ocorreu porque Deus não queria ainda 

que Moisés se levantasse pra realizar a sua  Obra, 

pois para todo propósito há um tempo 

 determinado debaixo dos céus



II. Quando Deus quer (Ex 2.15; 4.31)

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Sempre andando na contra mão de Deus , agora Moisés com 80 anos desanimado do projeto de libertar os seus irmãos se encontra bem distanciado deles achando que tudo estava perdido.

Veja o que ele escreveu no Salmos 90.10: 

"A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos".


Como estava enganado o Moisés !


No deserto ele se encontra com Jetro, e para morar em Midiã teria que aprender a ser um pastor de ovelhas. Um homem que viveu no palácio do faraó, tendo como mãe a filha do rei, acostumado com banhos de perfumes e regalias, agora fede a esterco e urina de ovelha, e de novo ele ouve falar de um tal de Jeová, que ele nunca conheceu e nunca falou com ele.

1. Deus aparece a Moisés numa sarça

E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do 


meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a 


sarça não se consumia. 





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Êxodo 3:2

Moisés viu algo tremendo, ele via uma sarça que ardia em fogo, e 


ele já havia visto muitas sarças pegarem fogo naquele deserto, 


mas aquela era diferente, ela não se consumia, o fogo não 


danificava a sarça.



Sarça é planta espinhosa da família das fabáceas do gênero 


Acácia.





 O mesmo das árvores conhecidas genericamente no 


Brasil pelo vernáculo "Jurema". A sarça era comum naquela 


região, naturalmente nenhuma sarça chamou a atenção de Moisés 


(em especial), senão aquela que queimava.


O fogo simboliza a Glória de Deus (Êxodo cap 24 vs. 17), é 


simbolo do Espírito Santo. O fogo ilumina, aquece, purifica, 


transforma, entre outras características. Enquanto a sarça é o 


homem comum. Como eu ia dizendo nenhuma sarça chamou a 


atenção de Moisés, senão a que queimava.

Deus é maravilhoso, e como já falamos neste estudo, Deus 


trabalha de uma forma particular na vida de cada servo Seu, na 


vida de Moisés Deus usou uma sarça, e o mais importante o anjo 


do Senhor estava no meio da sarça, e esta visão prendeu a 


atenção de Moisés:


E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande 


visão, porque a sarça não se queima.


E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele 

do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me 


aqui. (Êx 3:3-4)




E veja que interessante, quando Moisés se virou para ver a 

grande visão, no mesmo instante Deus bradou do meio da sarça e 


chamou Moisés pelo nome.


Deus é Maravilhoso, Deus só chamou Moisés quando ele se 


colocou na direção da sarça. 


2. Tentando Fugir da Responsabilidade



Moisés, com 40 anos de idade e com todo o vigor físico e o desejo ardente de ajudar os parentes, não conseguiu fazer nada. Agora, com 80 anos, vai fazer o que? Vai entrar na presença do rei do país mais poderoso do mundo e exigir a libertação de milhões de escravos? Moisés se considerava um libertador pouco provável, e começou a oferecer suas desculpas ao Senhor. Vamos examinar as cinco desculpas que ele deu, e a maneira que Deus respondeu a cada uma. O relato se encontra em Êxodo 3 , 4.

Moisés tentou apresentar cinco desculpas:

A.  Quem sou eu?


"Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?" (3:11). Que convite para uma pregação positiva! Dá para ouvir alguns pastores, hoje em dia, fazendo belas pregações elogiando tal pobre sujeito que não reconhece sua força interior. "Você é alguém", diriam para Moisés. "Com pensamentos positivos, você pode realizar seus sonhos." Mas esses pastores não estão pregando a palavra do Deus que chamou Moisés. Deus não elogiou Moisés. Ele não fez algum grande discurso para mostrar que Moisés era alguém. Deus, implicitamente, concordou com Moisés. É verdade. Você não é ninguém.  Mas eu sou o Criador do universo e "Eu serei contigo" (3:12).

Muitas pessoas recusam cumprir os papéis que Deus lhes tem dado, porque se julgam incapazes. Olham para outras pessoas mais talentosas e acham desculpas por não fazer a vontade de Deus. O fato é que sempre encontraremos ao nosso redor pessoas mais inteligentes, mais fortes, mais eloquentes e mais conhecidas. Mas, Deus nunca usou tais qualidades para medir seus servos. Ele não quer pessoas auto-confiantes, mas pessoas que confiam nele. Se você tende a fugir da responsabilidade porque não é ninguém, está olhando na direção errada. Pare de olhar no espelho para ver suas limitações, e comece a olhar para Deus Todo-Poderoso.


B.  O que direi?


Deus respondeu à primeira desculpa, e Moisés já ofereceu a segunda. Tudo bem, eu vou lá para falar com o povo sobre a libertação, e eles vão perguntar para mim. Vão querer saber o nome do Deus que me enviou. O que eu direi para eles? (3:13).

Os egípcios serviam muitos deuses, e os hebreus foram corrompidos pela influência deles (veja Josué 24:14). Para alguém chegar no meio deles e dizer que "Deus me mandou" seria uma mensagem vaga. Ao mesmo tempo, Deus já tinha se identificado para Moisés (3:6). Da mesma maneira que Deus usa muitas descrições de si nos outros livros da Bíblia, ele usou várias neste capítulo. Além de ser o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e do pai de Moisés (3:6), ele se descreve como "Eu Sou o Que Eu Sou" (3:14). Esta descrição, a mesma usada por Jesus em João 8:24 e 58, é uma afirmação da eternidade de Deus. Ele é, e sempre existia. Mais ainda, Deus usou o nome traduzido na maioria das Bíblias atuais com maiúsculos: SENHOR. Este nome vem do tetragrama, ou nome de quatro letras (YHWH). Sem vogais, ninguém sabe a pronuncia correta deste nome (alguns sugerem Javé). Alguns séculos depois de Moisés, os judeus acrescentaram vogais e começaram pronunciar o nome como "Jeová". A tradução grega do Antigo Testamento usa a palavra "Kyrios" que é traduzida em nossas Bíblias como "Senhor".


Algumas pessoas hoje, incluindo as Testemunhas de Jeová, têm insistido que "Jeová" ou alguma forma semelhante é o único nome de Deus, e que devemos usar este nome exclusivamente. Usam passagens como Êxodo 3:15 ("este é o meu nome eternamente"). Algumas observações na Bíblia mostram claramente que Deus não estava dizendo que os servos dele usassem este nome como a única maneira de falar sobre Deus. Outras passagens usam diversos nomes ou descrições de Deus, mostrando seu poder, sua eternidade, etc. Um versículo é suficiente para provar o erro da doutrina de "um único nome" para Deus. Amós 5:27 diz: "...diz o SENHOR, cujo nome é Deus dos Exércitos". Se o próprio SENHOR  (YHWH) diz que seu nome é Deus (Elohim) dos Exércitos, nenhum homem tem direito de proibir o uso de descrições bíblicas de Deus. Para tirar qualquer dúvida, podemos ver o exemplo de Jesus. Ele citou, várias vezes, a tradução grega do Velho Testamento, que usa a palavra Kyrios (Senhor) no lugar de YHWH. (Por exemplo, ele cita a Septuaginta, que usa a palavra Kyrios, em Marcos 12:11). Mais uma observação nos ajudará: o nome YHWH não aplica somente a Deus Pai, como alguns falsos mestres sugerem. Mateus 3:3 fala sobre o papel de João Batista em preparar o caminho de Jesus, e cita Isaías 40:3. YHWH (Javé ou Jeová) de Isaías 40:3 é Jesus!

A resposta do Senhor a Moisés não foi dada para sugerir que haveria apenas um nome oficial de Deus. O Deus eterno e soberano queria se destacar dos falsos deuses adorados pelos egípcios e até pelos próprios hebreus.


C.  Eles não crerão


A terceira desculpa de Moisés mostra que ele continua preocupado com sua própria credibilidade. Eles não crerão na minha palavra, ele diz (4:1). Deus reconheceu que esta preocupação era válida, e ofereceu três sinais para confirmar a palavra de Moisés (4:2-9). O bordão se virou em serpente, a mão se tornou leprosa e a água tirada do rio se tornou em sangue. Esta é a primeira vez na Bíblia que Deus concedeu ao homem o poder para realizar milagres. O propósito dos milagres é bem explicado pelo contexto: para confirmar a palavra falada. Quando Elias e Eliseu introduziram a época de profecia do Velho Testamento, realizaram milagres. Quando Jesus e os apóstolos introduziram o evangelho, operaram vários sinais. Os milagres deles tinham o mesmo propósito: "...confirmando a palavra por meio de sinais..." (Marcos 16:20); "... a salvação, ... tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo..." (Hebreus 2:3-4). Quando Deus mandou pessoas com novas revelações, ele confirmou a palavra com sinais milagrosos.


D.  Eu nunca fui eloquente


Moisés ainda não foi convencido (4:10). Mesmo depois de ver os sinais, ele tinha dúvida! Parece que ele não conseguiu entender que o mensageiro não é ninguém. É a mensagem que importa. Sobre esta desculpa de Moisés, podemos observar: ì Que não tinha base em fato. Estêvão, comentando sobre os primeiros anos da vida de Moisés, disse que ele "foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras" (Atos 7:22). í Que não tinha importância. Mesmo se Moisés havia esquecido tudo que já aprendeu e não se achava eloquente, foi o Senhor que fez a boca do homem (4:11). O mesmo Deus que concedeu dons miraculosos para Moisés, o mesmo que fez o universo, o mesmo que escolheu o povo de Israel e o mesmo que apareceu na sarça ardente fez a boca do homem.Deus controlaria a língua de Moisés para comunicar o que ele queria.

Ainda hoje, os homens tendem a supervalorizar a eloquência. Enfatizam a homilética ao invés de ensinar como estudar e entender as Escrituras. Em muitos púlpitos, a embalagem se tornou mais importante do que o produto.

Paulo recusou valorizar a eloquência acima do conteúdo: "Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando_vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus" (1 Coríntios 2:1-5).


Observamos a mesma coisa quando estudamos as qualificações de obreiros na igreja (presbíteros, diáconos, etc.). Deus quer homens com conhecimento que mostram obediência nas suas vidas (1 Timóteo 3:1-13; Tito 1:5-9; Atos 6:3). Os homens querem homens que têm sido formados em seminários e institutos de teologia. Vamos seguir a sabedoria de Deus ou a dos homens?


E. Envie aquele que hás de enviar, menos a mim!


Pode ser que as primeiras "desculpas" de Moises mostraram uma preocupação válida sobre sua própria capacidade. Assim, Deus respondeu a cada objeção que ele ofereceu. Mas, agora, ele ultrapassou o limite. Moisés não tinha mais motivo para recusar, mas ainda não queria assumir a grande responsabilidade de tirar o povo do Egito. Quando Moisés pediu que Deus enviasse outro, o Senhor se irou contra ele. Ele resumiu todas as outras respostas, dizendo que tinha o bordão, que Arão iria com ele, etc. e mandou que Moisés fosse.

É natural se sentir inadequado para as responsabilidades da vida. Muitos homens não se sentem capazes de ser bons maridos e pais. Muitas mulheres não querem assumir a grande responsabilidade de ser donas de casa e mães dedicadas. Muitos cristãos têm medo de ensinar a palavra de Deus, de corrigir um irmão ou de ajudar com os problemas dos outros. Mas, nem sempre dá para fugir! Às vezes, somos as pessoas indicadas para determinados trabalhos. O pai de família tem que protegê-la. A mãe de filhos tem que cuidar deles. Os pastores de igrejas têm que alimentar e proteger as ovelhas.

E se fugirmos da responsabilidade que Deus tem nos dado? A ira do Senhor se acendeu contra Moisés. Será que ele ficará contente conosco, se recusamos fazer a vontade dele?


 Moisés obedeceu!

Depois de todas as desculpas, Moisés fez o que Deus pediu. Ele era um servo fiel na casa do Senhor (Hebreus 3:5), e ainda é um bom exemplo para nós. Às vezes, somos tentados fugir de alguma responsabilidade. Daqui para frente, vamos procurar ser servos fiéis, fazendo tudo que Deus pede de nós. O poder não está em nós, porque realmente não somos ninguém. O poder está em Deus. Precisamos aprender o que Paulo aprendeu: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).


É Claro que todo esse temor se resumia no fato de ele ter matado o Egípcio e se asilado em Midiã. Na verdade Ele estava mesmo, era com medo de Faraó ( que já havia morrido).

De nada adiantou as desculpas apresentas por Moisés ao Senhor, pois Ele queria usá-lo como instrumento poderoso nas suas mãos, e disso, Ele não abriu mão porque neste momento "Deus queria"

III. Quando Deus não quer 



Resultado de imagem para Deus não deixou moisés entrar na terra prometida


Agora já com 120 anos de idade e conduzindo povo por 40 anos no deserto, o que mais Moisés gostaria era de introduzi-los na terra da promessa, porém:


Também eu pedi graça ao Senhor no mesmo tempo, dizendo:

Senhor DEUS! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos?
Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano!
Porém o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o Senhor me disse: Basta; não me fales mais deste assunto;


Deuteronômio 3:23-26


Quantas vezes ao lermos este relato bíblico, perguntamos: 

“Porque é que o Senhor castigou Moisés e Arão?” Porque Moisés 

e Arão não souberam honrar a santidade do Senhor perante os 

israelitas?

Êxodo 17:7
"E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas 

reclamaram e puseram o SENHOR à prova, dizendo: “O 

SENHOR está entre nós, ou não?"

Números 20:6 a 13

“Moisés e Arão saíram de diante da assembleia para a entrada da 

Tenda do Encontro e se prostraram, rosto em terra, e a glória do 

SENHOR lhes apareceu. E o SENHOR disse a Moisés: “Pegue a 

vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante 

desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água 

da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”. Então 

Moisés pegou a vara que estava diante do SENHOR, como este 

lhe havia ordenado. Moisés e Arão reuniram a assembleia em 

frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que 

teremos que tirar água desta rocha para  lhes dar?” 

Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a 

vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam. O 

SENHOR, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não 

confiaram em Mim para honrar Minha santidade à vista dos 

israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra 

que lhes dou”. Essas foram as águas de Meribá, onde os israelitas 

discutiram com o SENHOR e onde Ele manifestou Sua santidade  

entre eles.”

Aparentemente não fez Moisés e Arão o que o Senhor lhes 

ordenou? Não pegaram na vara, e não reuniram toda a 

comunidade para falarem à rocha, e tiraram água para todos 

beberem? Então porque disse-lhes o Senhor que eles, por não 

honrarem a santidade Dele, não entrariam na terra prometida? 

Porque os dois aceitaram a murmuração do povo, levando-a à 

presença do Senhor por não confiarem Nele. Enervados com a 

rebelião do povo, rebelaram-se eles também, perderam a 

mansidão e não obedeceram a Deus. Ele não mandou Moisés 

chamar o povo de rebeldes, mas Moisés chamou-os mesmo 

assim. Deus mandou Moisés falar à rocha mas Moisés bateu duas 

vezes na rocha e ainda falou sem refletir como se fosse dele e de 

Arão, a capacidade de fazer o milagre. Moisés deu a entender ao 

povo que o Senhor estava zangado com eles; Moisés não soube 

representar o Senhor devidamente. Tanto Moisés quanto Arão 

não deram glórias a Deus, quando a rocha verteu água e o 

milagre aconteceu porque Deus é bom com o Seu povo:

Salmos 106:32,33.

“Provocaram a ira de Deus junto às águas de Meribá; e, por 

causa deles, Moisés foi castigado; rebelaram-se contra o Espírito 

de Deus, e Moisés falou sem refletir.”

Quantas vezes por não se refletir, se perde a mansidão, e somos 

levados pelo mundo ou por satanás, a pecar contra Deus: 

Romanos 8:8.

“Quem é dominado pela carne* não pode agradar a Deus.” 



1. As contendas de Meribá
Após a passagem pelo Mar Vermelho, o povo de Israel deu início a sua jornada no deserto, mas antes de chegarem ao monte Sinai, o povo murmurou pela falta de água. Deus conduziu os israelitas a Elim, "onde havia doze fontes e setenta palmeiras" (Nm 33:9). Em outra ocasião, ainda por causa de água, o povo contendeu com Moisés em Refidim. Deus disse a Moisés para usar o bordão: "Ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá" (Ex 17:6). A rocha fendida representa Cristo sendo ferido por nós, pois Dele saiu a água da vida para nos suprir (1Co 10:4).
Havia muita murmuração entre o povo de Israel. Quando não havia comida, Deus enviou o maná (Ex 16:14-15). Ele havia preparado tudo, entretanto o povo continuava reclamando. Era um povo de dura cerviz, a ponto de o próprio Senhor falar em destruí-los e fazer da casa de Moisés uma grande nação (Ex 32:10). Contudo Moisés não concordou e suplicou ao Senhor em favor do povo: "Então se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo" (vs. 11-14). Moisés orou por eles e os defendeu várias vezes.
Em Meribá, novamente o povo reclamou por causa de água, e Moisés e Arão buscaram o Senhor. Deus disse então a Moisés que tomasse o bordão e, junto com Arão, falassem à rocha (Nm 20:8). Eles deveriam apenas falar à rocha, prefigurando que o Senhor Jesus só podia ser ferido uma vez. Os dois, porém, não estavam suportando as reclamações do povo, por isso Moisés se irou e feriu a rocha novamente. A água fluiu, mas ele errou. Bastava falar, mas ele não obedeceu ao que o Senhor dissera. Por fim, por causa disso, Moisés e Arão não entraram na terra de Canaã.
Podemos aceitar o fato de Arão não entrar na boa terra, por causa de sua rebelião contra seu irmão, quando Moisés escolheu uma mulher cuxita como esposa. Arão deveria ter procurado Moisés para ter comunhão como ele, mas em vez disso, ele e sua irmã Miriã atacaram-no abertamente, expressando a verdadeira razão de sua insatisfação: "Por ventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós?" (Nm 12:2). Mas o fato de Moisés não entrar na terra de Canaã é dificil de entender. Moisés até pediu perdão e negociou com Deus: "Também eu, nesse tempo, implorei graça ao Senhor, dizendo: Ó Senhor Deus! Passaste a mostrar a teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos? Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano" (Dt 3:23-25). Moisés sabia que havia errado, mas mesmo assim rogou ao Senhor para que o deixasse passar e ver a terra.
Deus porém, disse: "Basta! Não me fales mais nisto" (v. 26b). Por ter ferido a rocha uma segunda vez e ter-se irado contra o povo, contrariando a determinação de Deus, Moisés não pode entrar na terra de Canaã, apenas contemplou-a do alto do monte Pisga (vs. 26-28). O Senhor não permitiu que Moisés, apesar de Lhe ser tão íntimo e tão útil em Seu propósito, entrasse na terra prometida. Isso mostra que os que saíram do Egito, de vinte anos para cima, incluindo Arão, Miriã e Moisés, tiveram de cair no deserto; apenas Josué, Calebe e a nova geração puderam entrar. A velha geração não pode entrar, apenas a nova geração.
A boa terra de Canaã simboliza o Reino de Deus, que será estabelecido na terra após a vinda do Senhor Jesus, onde Cristo reinará com os vencedores por mil anos, e isso foi mostrado para o apóstolo João na visão de apocalipse: "O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos" (Ap 11:15). Isso irá durar por mil anos: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos" (Ap 20:6).
A velha geração de Israel que não pode entrar na boa terra de Canaã simboliza o velho homem, quem ainda está em Adão, que não poderá entrar no Reino de Deus que está por vir. Assim como apenas a nova geração entrou na boa terra de Canaã, somente quem é novo homem, quem está em Cristo, pode entrar no Reino de Deus: "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3:5). Portanto hoje, amado irmão, nós que já nascemos de novo, nascemos de Deus, devemos a cada dia abandonar tudo do velho homem que ainda resta em nós, fazer cair no "deserto" a velha criação e nos revertir do novo homem: "Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (Cl 3:9-10).
Portando, a história de Moisés nos serve como séria advertencia, principalmente para os que são líderes nas igrejas e irmãos usados pelo Senhor, mesmo que sejamos úteis nas mãos do Senhor, não podemos ir contra Sua vontade.


No livro de Hebreus, ao fazer uma comparação entre o descanso de Israel na terra de Canaã com a entrada dos santos do novo testamento no reino vindouro, a palavra nos diz: "Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência" (Hb 4:9,11).
2. O verdadeiro pecado de Moisés

Qual teria sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra prometida? O que teria levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Vamos analisá-lo.
O que mais se afirma é que Moisés teria ferido a rocha para dela tirar água, quando Deus apenas havia dito para ele FALAR à rocha. Há quem diga que o verdadeiro pecado de Moisés foi o de ferir a rocha DUAS VEZES,quando deveria tê-la ferido apenas uma.
Em Meribá, Deus diz para ele tomar a vara (Êxodo 17.5) e ferir a rocha (17.6). Em Refidim Deus manda novamente que ele tome a vara (Números 20.8) e fale à rocha (mesmo versículo). Moisés, então, levantou a sua mão e feriu a rocha DUAS VEZES (Números 20.11).
Deus chega a Moisés e Arão e afirma algo tremendamente duro. Fica até difícil de ser entendido o porquê. Veja o que ele diz.
- Porquanto não me crestes em mim, PARA ME SANTIFICAR diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Números 20.12).
No livro de Deuteronômio (32.51), encontramos uma repetição do que Deus falara, desta vez com mais detalhes.
- Porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas da contenção em Cades, no deserto de Zim. Pois ME NÃO SANTIFICASTES no meio dos filhos de Israel.
A primeira coisa que entendemos é que o problema maior foi o de NÃO SANTIFICAR A DEUS, o que significa deixar de dar-lhe glória por algum motivo.
Outra coisa que também entendemos é que na segunda vez Deus mandou Moisés TOMAR A VARA.Se não fosse para ferira rocha pela segunda vez, para que tomar a vara? Se fosse apenas para falar, não haveria qualquer necessidade de DEUS MESMO mandar Moisés tomar a vara.
Quanto a ter ferido uma ou duas vezes (e as duas vezes indicam provavelmente uma certa dose de ira), não vem tanto ao caso, porque Deus não se referiu a tal.
O problema, como já dissemos, foi mais profundo, algo mais sério. A Bíblia mostra sem sombras de dúvidas o que sucedeu. Antes de vermos diretamente o texto, vamos ver outra ênfase que se encontra em Salmos 106.32,33, falando a respeito do mesmo assunto.
"Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles. Porque irritaram o seu espírito, de modo que FALOU IMPRUDENTEMENTE com seus lábios".
Vê como o caso foi relacionado com o FALAR IMPRUDENTEMENTE? Tem a ver com algo que Moisés falou que desagradou profundamente a Deus. Vamos, agora a Números 20.10, onde se reconhece facilmente o que aconteceu.
"E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disse-lhes. Ouvi agora, rebeldes, porventura TIRAREMOS água desta rocha para vós?"
Vemos aqui uma expressão egoísta ("tiraremos"), uma dúvida ("porventura"), e uma ausência total da glória devida a Deus, o que deveria ser expressão tal como."Ouvi agora, rebeldes, COM CERTEZA Deus tirará água desta rocha para vós!"
Esta imprudência no falar, deixando de dar glória a Deus, para lançar aquele feito sobre si mesmo e Arão, fez com que Moisés perdesse a bênção de penetrar com o povo na terra Prometida.


3. A morte de Moisés

Moises conseguiu a água para matar a sede do povo que mais 

uma vez reclamava da sua situação no deserto, era sempre ele 


quem ouvia as queixas daquele povo e neste dia Moises irado com 


as atitudes deles desonrou a Deus, ele não poderia ferir a rocha, 


Deus disse apenas para ele falar a rocha e a água verteria, mas 


Moises zangou-se e ao ferir a rocha tirou de Deus a honra e o 


primeiro lugar, ele Moises não poderia fazer a rocha dar água a 


não ser pela mão de Deus e ele ao faze-lo tomou para si aquilo 


que pertencia a Deus. Depois disto deus disse a Moises que ele 


não entraria na terra prometida, e assim o pecado culminou com 


sua morte, Deus ainda permitiu a ele entregar a mensagem final 



ao povo, resolvesse os problemas destes, visse a terra que seria 


deles e então ordenou que Moises subisse ao monte Nebo pois lá 


ele morreria. Assim esta no texto: “ Sobe ao monte de Abarim, ao 


monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê 


a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão. E 


morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como 


Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo. 


(Deuteronômio 32:49-50)”. 



“Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, 


conforme a palavra do Senhor. E o sepultou num vale, na terra de 


Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar 


da sua sepultura. (Deuteronômio 34:5-6)



Não se sabe o propósito de Deus ter se encarregado de enterrar 


Moisés, talvez para que a sua sepultura não fosse conhecida pelo 


povo para que não lhe fossem prestar adoração ou outra 


manifestação que pudesse levar ao povo a idolatria, a verdade é 


que o corpo de Moisés não foi encontrado





4. Quando Deus Diz Não

"Basta; não me fales mais neste negócio" (Dt 3.26)

É extremamente difícil pensar numa resposta negativa de Deus aos nossos pedidos. Moisés teve esta experiência ao rogar aos Senhor que o deixasse entrar em canaã. Paulo também teve este experimento ao ouvir de Deus as seguintes palavras: "A minha graça te basta", 2 C0 12.9. É sabido de todos que a resposta divina aos nossos pedidos é tríplice. Ele pode dizer sim, e proporcionar com isso uma grande satisfação no coração do pedinte. Ele pode dizer espera; e, assim, deixar o coração do suplicante anelando ansiosamente pela realização do pedido. Mas ele pode vociferar um não, e deixar desorientado o necessitado. Esta é a condição em que a maioria dos pedintes ficam quando recebem uma resposta negativa de Deus. A grande questão é o que devemos fazer  quando Deus diz não. Quero tentar ajudar a todos os que já receberam, assim como eu,  um não como resposta divina tomando as atitudes de Davi, quando passou pela mesma situação.
Davi havia pecado com a mulher de Urias, o heteu. Deste pecado nasceu uma criança que Deus disse, através do profeta Nata, que feriria. Davi então se pois a orar pela recuperação da criança por uma semana de jejum, vigília e oração. No final da semana a criança morre. Deus havia dito não. Então, o que fez Davi? O que fazer quando a resposta é não?
Davi reagiu ao infortúnio da morte de sua criança (2 Sm 12.20a). Ele se levantou. A maioria de nós, diante do não, nos abatemos e ficamos cabisbaixos e sem reação. Davi mostrou que a vida continua  a despeito de quem vive ou de quem morre. É preciso continuar. Se a resposta de Deus para sua petição foi não, prossiga. Vá em frente. Nem tudo esta perdido. Levante, sacuda a poeira e dê a volta por cima.
Davi refugiou-se na casa de Deus (2 Sm 12v.20b). A casa do Senhor é um refúgio para os fracos e abatidos (Sl 84.1,4,10). Na casa do Senhor há alegria (Sl 122.1). Não abandone a casa de Deus, mesmo quando Ele te diz não. Precisamos mostrar a Ele que O servimos pelo que Ele é e não pelo que Ele pode dar-nos.

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