domingo, 12 de maio de 2024

Série: Aprendendo a conviver com as diferenças (9)

 Por: Jânio Santos de Oliveira

 Pastor e professor da Igreja evangélica Assembléia de Deus em Santa Cruz da Serra

 Pastor Presidente: Eliseu Cadena

 Contatos 0+operadora (Zap)21 987704458 (Tim)

 Email ojaniosantosdeoliveira@gmai.com





Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor! 

Nesta oportunidade estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra nos textos de Neemias 5.1,6-12; Salmos 133.1-3; Atos 2:42-47 que nos diz:

Neemias 5.

1 - Foi, porém, grande o clamor do povo e de suas mulheres contra os judeus, seus irmãos.

6 - Ouvindo eu, pois, o seu clamor e essas palavras, muito me enfadei.

7 - E considerei comigo mesmo no meu coração; depois, pelejei com os nobres e com os magistrados e disse-lhes: Usura tomais cada um de seu irmão. E ajuntei contra eles um grande ajuntamento.

8 - E disse-lhes: Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às gentes, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis vossos irmãos ou vender-se-iam a nós? Então, se calaram e não acharam que responder.

9 - Disse mais: Não é bom o que fazeis: Porventura, não devíeis andar no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio dos gentios, os nossos inimigos?

10 - Também eu, meus irmãos e meus moços, a juro, lhes temos dado dinheiro e trigo. Deixemos este ganho.

11 - Restituí-lhes hoje, vos peço, as suas terras, as suas vinhas, os seus olivais e as suas casas, como também o centésimo do dinheiro, do trigo, do mosto e do azeite, que vós exigis deles.

12 - Então, disseram: Restituir-lhe-emos e nada procuraremos deles; faremos assim como dizes. Então, chamei os sacerdotes e os fiz jurar que fariam conforme esta palavra.

Salmos 133.

 1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre 

42 - E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.

Atos 2

 43 - Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor.

44 - Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham.

45 - Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um.

46 - Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.

47 -  Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.

Veja nesta edição

       I.            As diferenças que existe entre irmãos

     II.            A origem do termo "irmãos"

  III.            Fatores que impedem a nossa unidade e comunhão

 IV.            Neemias elimina as causas da desunião entre os Judeus

    V.            Os motivos e benefícios da comunhão entre irmãos

 VI.            A igreja como o corpo de Cristo o que isso significa ?

VII.            Os motivos porque devemos ir à Igreja

VIII.            Não devemos deixar de congregar

  IX.            Deus abomina a contenda entre irmãos

    X.            A maneira correta de resolver conflitos entre irmãos


Estamos de volta para dar continuidade a série de estudos bíblicos sobre o tema: Aprendendo a conviver com as diferenças

Agora falaremos sobre:

IX. Deus abomina a contenda entre irmãos


Semear contendas entre irmãos é uma grande abominação

 Primeiro, listemos cada um dos sete pecados que compõem essa lista. São eles:

·       Olhos altivos (Pv 6:17)

·       Língua mentirosa (Pv 6:17)

·       Mãos que derramam sangue inocente (Pv 6:17)

·       Coração que trama projetos malignos (Pv 6:18)

·       Anda atrás do mal, praticando-o (Pv 6:18)

·       Dá testemunho falso usando mentiras (Pv 6:19)

·       Semeia contendas entre irmãos (Pv 6:19)

Observe que na lista acima, o pecado dessa pessoa começa com o orgulho.

O orgulho impede a pessoa de humildemente reconhecer erros, já que ela acha que está certa no que faz. Mas não para por aí.

Esse orgulho provoca um uso incorreto da língua usada nesse contexto para manipulações mentirosas, e chega até a possibilidade de violência grave contra inocentes!

O abismo da maldade é tão profundo que a lista de pecados mostra que o coração dessa pessoa vive tramando coisas que não tem nada a ver com Deus. Isso porque ela não é sábia e não pesa suas ações tendo por base a sabedoria de Deus!

Ela anda não nos caminhos do Senhor, mas nos caminhos do Mal , pois não reflete em suas condutas tendo como base a lei do Senhor. Isso a leva a não ter atitudes de justiça. Sendo orgulhosa e manipuladora, ela usa até da mentira pública para adequar (manipular) a opinião de outros ao que ela quer, destruindo reputações!

Tudo isso que já foi citado, aborrece o Senhor (Pv 6:16). No original em hebraico a ideia é de coisas odiosas, ou seja, causam ódio em Deus! O que já é bastante grave!

Mas a sétima coisa, diz o texto, Deus abomina. No hebraico a expressão é “to Ìebah”, e traz a ideia de uma coisa repugnante para Deus, detestável a Ele!

Essa coisa é tão grave para Deus porque a ideia é de alguém que faz algo pensado para colher destruição onde deveria reinar a bênção. Seria alguém que joga gasolina onde tem um fogo controlado e natural (a relação entre irmãos), com o fim de espalhá-lo e ferir o máximo de pessoas!

Esse tipo de pessoa tem criatividade para avaliar situações, manipulá-las e entregar uma contenda pronta a explodir. Ela é a criadora da bomba e aquela que acende o pavio!

Esse pecado é tão grave porque ele não é o simples ato de discordar naturalmente de questões, de debater ou até mesmo de brigar que “irmãos” podem viver na vivência natural de amadurecimento de suas vidas e relacionamento…

Espalhar contendas entre irmãos é uma maquinação consciente e maligna com objetivo claro de destruição, de humilhação. Ele vem, conforme vimos na lista, de um coração que é capaz de maquinar o mal sem ter a sabedoria como guia; antes, a loucura maligna é quem guia!

É por isso que quem age dessa forma é chamado no contexto de “homem de Belial”. Em uma tradução livre, seria algo como um homem do diabo, sem valor, vazio de Deus!

 Sabemos que no contexto bíblico, a união é algo que agrada a Deus de forma profunda. Por exemplo, temos o Salmos 133 que nos mostra essa realidade profunda.

Sendo assim, não é de se admirar que qualquer que seja um instrumento de destruição da união, agindo exatamente com esse objetivo claro, seja abominável para Deus!

Por fim, essa lista de provérbios tem um objetivo claro: Se você é um homem de Deus, um sábio, nunca deverá agir dessa forma! Essa lista de pecados não pode ser algo que faça parte da sua vida!

No próximo segmento abordaremos o seguinte tema:

A maneira correta de resolver conflitos entre irmãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário